APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quinta ago 13, 2020 4:21 am

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jun 09, 2009 12:27 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 12, 2008 10:47 am
Mensagens: 2126
Localização: Carcavelos/Lisboa
Boa tarde,

É já amanhã que começa a Volta APAU 2009! :D Quando puder, colocarei aqui algumas fotos do evento.

Imagem

Programa

10 de Junho Braga – Chaves – Bragança
11 de Junho Bragança – Mogadouro – Monfortinho
12 de Junho Monfortinho – Campinho – Faro
13 de Junho Faro – Herdade do esporão



10 de Junho - 4ª feira
Braga – Chaves – Bragança

09:00 – Recepção dos Participantes
09:30 – Briefing
10:30 – Partida de Braga
12:30 – Chegada a Chaves
Abastecimento, Almoço e Visita
16:00 – Partida das Aeronaves
18:00 – Chegada a Bragança
Abastecimento
19:00 – Transporte p/ alojamento
20:00 – Debriefing / Jantar

11 de Junho – 5ª feira

Bragança – Mogadouro – Monfortinho
08:30 – Saída do Hotel
09:30 – Briefing
10:00 – Partida de Bragança
12:00 – Chegada a Mogadouro
Abastecimento, Almoço
16:00 – Partida de Mogadouro
18:00 – Chegada a Monfortinho
Abastecimento
19.30 – Debriefing/Jantar
21:30 – Transporte p/ alojamento

12 de Junho – 6ª feira

Monfortinho – Campinho – Faro

08:30 – Saída dos alojamentos
09:30 – Briefing
10:00 – Partida de Monfortinho
12:30 – Chegada a Campinho
Abastecimento e Almoço
15:00 – Partida de Campinho
17:45 – Chegada a Faro
Abastecimento
18:30 – Transporte p/ Guerreiros do Rio
20:00 – Debriefing/Jantar (Guerreiros do Rio)
Transporte p/alojamento

13 de Junho - Sábado
Faro – Herdade do Esporão

Alcoutim

10:00 – Visita ao Castelo e Museu
11:30 – Passeio Fluvial

Guerreiros do Rio
10:00 – Transporte Fluvial para Alcoutim
11:30 – Visita ao Castelo e Museu

13:00 – Almoço em Alcoutim
14:00 – Briefing
14:30 – Transporte p/ Faro
16:00 – Partida de Faro
18:00 – Chegada à Herdade do Esporão
Abastecimento
19:00 – Visita à Herdade
20:00 – Debriefing/ Jantar de encerramento
23:00 – Transporte p/ Alojamentos

14 de Junho – Domingo
Regresso Livre

10:30 – Transporte p/ Herdade do esporão

Nota: Algumas aeronaves prosseguirão para o Montijo (LPMT) para integrar a representação da APAU no Festival Aéreo de Lisboa (frente ribeirinha do Parque das Nações) com início às 14h00 LT.
O festival é co-organizado pelo AeCP e pela FAP. As aeronaves foram pré-registadas por exigência da Organização. A nossa representação está prevista com uma passagem sequencial (simultânea e separada por alturas) de ULs de 1ª, 2ª e 3ª geração e um anfíbio.

Imagem

Imagem

_________________
André Garcez
Sócio Nr. 170

Imagem

---> http://www.facebook.com/andregarcezphotography
---> http://www.facebook.com/siriusmagazine


Topo
   
MensagemEnviado: quarta jun 10, 2009 12:13 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 27, 2009 11:58 pm
Mensagens: 638
Localização: Arnoso Santa Eulália-V.N.Famalicão
Boas Garcez,
tudo farei para estar presente em Braga para registar todas as aeronaves.
Mas desde já aviso que neste momento as condições climatéricas não são as melhores.
Espero que amanhã tudo esteja diferente para melhor pois será sem duvida um grande acontecimento em Braga com a presença de todos os participantes na volta APAU 2009.
:dance :P :dance :P :dance :P

_________________
Luís Sousa
Sócio Nr. 205


Topo
   
MensagemEnviado: quarta jun 10, 2009 12:36 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 27, 2007 2:19 pm
Mensagens: 510
Localização: Braga
Citar:
Boas Garcez,
tudo farei para estar presente em Braga para registar todas as aeronaves.
Mas desde já aviso que neste momento as condições climatéricas não são as melhores.
Espero que amanhã tudo esteja diferente para melhor pois será sem duvida um grande acontecimento em Braga com a presença de todos os participantes na volta APAU 2009.
:dance :P :dance :P :dance :P
Olá Luis,
Segundo o que o André me disse, devido às péssimas condições meteorológicas, eles irão de Espinho (e outros aeródromos onde estão outras aeronaves, suponho) até Bragança, directos. Caso o tempo melhore em principio irão passar por cá.
Já agora Luis, se for do seu interesse, estão cá em Braga 6 ultraleves da volta + o kamov, um helicopetro espanhol e um Air Tractor de matricula Australiana (VH-LIH).
Já agora, e mais uma vez: Muito obrigado André por todas as informações! :wink: :!:

Um abraço!

_________________
João Guimarães
Sócio Nr. 140


Topo
   
MensagemEnviado: quarta jun 10, 2009 12:04 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 12, 2008 10:47 am
Mensagens: 2126
Localização: Carcavelos/Lisboa
Neste momento estamos 11 aviões em Espinho... e por aqui vamos almoçar. :?

Devemos seguir directos para Chaves ou Bragança... se der!

_________________
André Garcez
Sócio Nr. 170

Imagem

---> http://www.facebook.com/andregarcezphotography
---> http://www.facebook.com/siriusmagazine


Topo
   
MensagemEnviado: quarta jun 10, 2009 4:20 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 27, 2009 11:58 pm
Mensagens: 638
Localização: Arnoso Santa Eulália-V.N.Famalicão
Olá,
obrigado João pelas informações.
passei esta manha por Braga e fiz o registo das aeronaves que se encontravam na pista mais algumas que me deixaram fotografar nos hangares. Já coloquei os registos nos movimentos de Braga,e sim João também fotografei o VH-LIH.
André Garcez foi pena não poderes vir a Braga,mas paciência fica para a próxima.
Votos de uma excelente volta e que o tempo ajude.
Quando saí de Braga ainda não sabiam se saíam hoje.
Abraços e bons vôos.


Anexos:
_MG_5771.JPG
_MG_5771.JPG [ 152.69 KiB | Visto 5807 vezes ]

_________________
Luís Sousa
Sócio Nr. 205
Topo
   
MensagemEnviado: segunda jun 22, 2009 1:02 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 12, 2008 10:47 am
Mensagens: 2126
Localização: Carcavelos/Lisboa
Olá Luís,

Os aviões de Braga, tal como todos os outros espalhados por vários aeródromos... seguiram directos para Bragança! :cry:

Foi uma excelente Volta! Realmente um passeio com temática (Rios e Fortalezas de Fronteira) é muito mais interessante, mas também muito mais cansativo... quase 20h de voo total!!!! :mrgreen: Comentário final do Presidente da APAU, António Mesquita Rocha:
Citar:
Meus Amigos

No balanço desta Volta APAU 2009, sinto, acima de tudo, o grato prazer de a ter partilhado convosco. :D

Arriscámos um evento temático, e confesso-me satisfeito com o resultado. O tema de Fronteira não é novo… está lá há uns anos e, como disse o nosso Amigo Francisco Sousa Lobo, é, em personalidade, a mais sólida da Europa. 8)

O desafio técnico, considerando que se trata de Aviação de lazer, esteve a um nível elevadíssimo. As contingências operacionais foram uma constante… Referindo apenas algumas:

• Situação meteo extremada (alternando baixas visibilidades e tectos com temperaturas elevadíssimas e "térmicas");
• Aterragens em pistas “alternantes” e em pistas limitadas;
• Ajustes/alterações à rota;
• Contaminação de combustível;
• Complexidade da navegação
• A fadiga e o stress induzidos pelas dificuldades

A operação “Faro” deixou um excelente cartão de visita da nossa modalidade. Podem orgulhar-se da vossa participação. Como disciplina operacional, foi exemplar. 8) 8) 8)

Ao longo da Volta tivemos o exemplo da valia que representa a pro-actividade individual quando se tem em vista um objectivo comum.
Nota negativa para o bypass forçado ao programa de Chaves. Apenas os mais experientes lá conseguiram chegar . De facto, o Aeroclube de Chaves preparou um programa interessantíssimo para a nossa breve passagem… Honrámos o compromisso financeiro, mas ficámos a dever uma visita presencial. :oops:

Expresso um reconhecido agradecimento a todas as Entidades, Patrocinadores e Particulares que se envolveram neste nosso projecto. Tornaram-no possível a preço acessível. Também ao Aeroclube da Costa Verde pelo determinante suporte aos Aviadores que divergiram para Espinho.
Sendo que todos os participantes estão de parabéns pelo magnífico desempenho, é devido um destacado agradecimento:

Francisco Sousa Lobo e Sofia Macedo, pelo contributo, pelo entusiasmo e pela coragem de nos acompanhar. Foram, na minha opinião, uma excelente valia no evento.

Luis Rodrigues, companheiro de “lides” de há uns anos, largado em Quick Silver desde 1986, pela espinhosa missão que lhe foi confiada…

Graça Costa Pereira e Rui do Ó, pela forma entusiástica como se integraram no nosso evento, onde se aguentaram estoicamente até ao final. A sua presença é importante para a divulgação da modalidade. A “coragem” de se elevarem de “Quick” é reveladora da confiança que depositaram no Aviador de serviço…

António e Ana Heleno, pelo empenho no novelo logístico quando mais ninguém conseguiria 50 quartos para 1 único dia num fim-de-semana de 4… nos diversos locais por onde fomos ficando.

David Claudino, amigo, entusiasta e “estudante da Arte”, pela inestimável prestação com o carro dos “bidons”. Na parte do “diesel”, só participou na drenagem. Foi inexcedível!

Maria José Domingos, Francisco Fernandes, João Dantas, Pedro Simões, Bruno, Pedro Gaivão… Pelo distinto contributo operacional. Impressionante o que uma equipa motivada consegue construir com prazer!!

Eduardo Baptista. Foste determinante… Obrigado. :wink:

André Garcez… não pára de nos surpreender! Dispensa apresentações.

Mário Ferreira… Obrigado por trazeres um Ultraleve ao evento :D

Acho que correu bem... Venham de lá essas fotos!! 8)
Fotos? Querem fotos? :mrgreen: Cá vão as primeiras... na véspera do início da Volta:

Descolagem de Benavente (rumo a Braga, mas acabámos por não passar de Espinho), passagem ABEAM da Base Aérea da Ota:

Imagem

Eu conto 9 aviões... conseguem descobrir todos? :mrgreen:

Imagem

Com este ficam 10... :lol:

Imagem

A bordo do TL-96 do Comandante Pedro Gaivão, a passar a Serra de Montejunto, eram já visíveis as extensas formações estratiformes que se adensaram e "baixaram" a Norte... Rápidamente se transformaram, potenciadas com a nossa deslocação, em precicipitação contínua, associada a baixas visibilidades e tectos pouco praticáveis... :? :roll:

Imagem

11 Ultraleves divergiram para Espinho, onde foram distintamente suportados pelo Aeroclube da Costa Verde...

Imagem

Imagem

... e 9, onde se inclui o "bravo" Quick, (um dia relembro-vos a história da lebre e da tartaruga...) aguardavam impacientemente em Braga, também distintamente recebidos pelo Aeroclube de Braga, na pessoa do seu Presidente da Direcção e Director de Aeródromo, Francisco Andrade! :wink: Foto de António Mesquita Rocha:

Imagem

Os restantes inscritos encontravam-se divididos pelos seus campos "base", aguardando melhor tempo... :|

Sunset oblige, sem viabilidade de juntar a "aviação", optou-se por juntar os "bravos" Aviadores... no Hotel em Braga. O pessoal que aterrou em Espinho, trajado a rigor, lá se fez ao caminho... "de ferro", única e exclusivamente com a finalidade de não chegar atrasado ao briefing operacional que se seguiu... :twisted: :mrgreen:

Imagem

Carradas de jerricans e transeudes com fato de voo a entrarem em massa num comboio... acham que alguém notou? :lol:

Imagem

O Bruno já ia dormindo... Enquanto que o (vejam lá se reconhecem este senhor da aviação militar...) ia adiantando trabalho nos pontos GPS:

Imagem

Com todos os possíveis presentes, realizou-se no Hotel Turismo de Braga um animado jantar de grupo. Era elevada a expectativa sobre a evolução meteo para o dia seguinte...

Imagem

A presença da simpática equipa da SIC, Graça Costa Pereira e Rui do Ó, com António Mesquita Rocha à esquerda:

Imagem

Seguiu-se o "ponto de situação" e o briefing operacional para o dia seguinte, assim como a entrega de uma lembrança ao Presidente da Direcção do Aeroclube de Braga, Francisco Andrade, que, veladamente, nos acompanhou durante a nossa estadia:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para véspera de evento, fico por aqui. Brevemente os dias seguintes! :wink:

_________________
André Garcez
Sócio Nr. 170

Imagem

---> http://www.facebook.com/andregarcezphotography
---> http://www.facebook.com/siriusmagazine


Topo
   
MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 4:50 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 12, 2008 10:47 am
Mensagens: 2126
Localização: Carcavelos/Lisboa
Dia 10... início da Volta!

O Pessoal manteve a esperança de que o tempo, pelo menos de tarde, teria condições de permitir o troço de ligação Braga-Chaves, Espinho-Chaves e Coimbra-Chaves... A precipitação, pelo TAF, tenderia a diminuir, aliviando intermitentemente a visibilidade horizontal e deixando-nos “a braços” apenas com um “simples” problema de tecto.

Viseu-Braga e Viseu-Chaves também estavam inviabilizadas. Para as aeronaves que ainda se encontravam a Sudeste do sistema montanhoso Sintra/Montejunto/Estrela/Marão… ganhava forma a sugestão DCT Bragança, via Castelo Branco.

Estava irremediavelmente “adiada” a descida do Rio Lima, a subida do Rio Minho e a transposição do Gerês. Chaves deixou-nos um amargo. Depois de um forte empenho da Câmara Municipal para nos proporcionar uma visita guiada ao Ft de S Francisco, ao Ft de S. Neutel e ao Castelo de Chaves, onde teriamos o prazer de reencontrar os nossos Amigos dos Castelos…

O Aeroclube de Chaves foi inexcedível na coordenação da nossa passagem… tendo ido muito além de prepar nas suas instalações uma refeição destinada ao colectivo, em que apenas um grupo muito restrito (que optou pela rota NE) teve "arte e engenho" para nos representar.

O dia começou cedo para os Aviadores que iam para Espinho… Um motivado Pequeno-Almoço e um comboio para apanhar ás 8h30 na Estação de Braga…

Imagem

Imagem

A recepção e solidariedade no Aeroclube da Costa Verde, perante a contingência, foi do mais reconfortante que se possa imaginar...

Imagem

Imagem

Os determinados mas prudentes Aviadores, estavam prontos para se "fazerem ao ar" pelo Douro acima...

Imagem

Imagem

Imagem

Último olhar ao Aeródromo de Espinho...

Imagem

... e estamos nos maravilhosos vales do Rio Douro!

Imagem

Um tecto extremamente baixo... parecia que o céu nos ia cair na cabeça!

Imagem

Régua:

Imagem

Tal como se esperava, o tempo entre Vila Real e Bragança melhorou um pouco:

Imagem

Finalmente na final curta de Bragança 8)

Imagem

Parqueamento dos aviões, sempre com o mau tempo ao fundo, à espreita:

Imagem

Imagem

O Dornier da Aero Vip também decidiu aparecer:

Imagem

O excelente aeródromo de Bragança:

Imagem

Torre de Controlo:

Imagem

A chegada dos Aviadores retidos em Braga, algumas horas após a chegada de quem veio de Espinho:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tudo arrumado para a noite:

Imagem

Hora de jantar, já com as malas arrumadas nos quartos!

Imagem

E para acabar, um briefing acerca do que estava para vir:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Poder-se-á dizer que o pessoal de Braga, considerando a rota escolhida, bem poderia ter ido de barco para Bragança... De facto, não sem alguma dificuldade na transposição de Barcelos, a opção foi:

:arrow: descer o Cávado até à foz em Esposende 8)
:arrow: descer a Costa até à Barra do Douro 8) 8)
:arrow: subir o Douro até à foz do Sabor 8) 8) 8)
:arrow: subir o Sabor até Gimonde, com uma espreitadela ao Castelo do Algoso pelo Vale do Angueira :D
:arrow: Dct Bragança :wink:

Se pensarmos que se tratou de uma rota alternativa ao Lima/Linha de Costa/Minho e Gerês... em termos de beleza paisagística, confesso-vos uma opção muito equilibrada!

Dos que já tinham "saído de casa", estávamos quase todos reunidos... Almeida Jorge em Coimbra e, devido à chuva e a uma decisão muito sensata dos seus Aviadores, O Quick do Mário e o FK9 do Francisco Soares em Braga... Ficaram os Aeroplanos, mas os Aviadores foram resgatados para o jantar em Bragança! 8)

"Amanhã, logo se reequaciona"... :roll:

_________________
André Garcez
Sócio Nr. 170

Imagem

---> http://www.facebook.com/andregarcezphotography
---> http://www.facebook.com/siriusmagazine


Topo
   
MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 11:45 pm 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Mensagens: 1633
Localização: Povoa de Varzim
Parabens André como sempre belas imagens.

_________________
Carlos Gois
Sócio Nr. 109


Topo
   
MensagemEnviado: sexta ago 14, 2009 11:32 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 12, 2008 10:47 am
Mensagens: 2126
Localização: Carcavelos/Lisboa
Obrigado Gois! 8)

Dia 11... finalmente chegou o bom tempo!

... e como tal, o pessoal começou a preparar-se para a primeira etapa do dia: Bragança - Mogadouro:

Imagem

Últimas inspecções e afinações...

Imagem

Imagem

Belíssima paisagem...

Imagem

Enchem-se os depósitos:

Imagem

Imagem

Briefing:

Imagem

Imagem

A rota traçada a azul no mapa:

Imagem

Teste de motor:

Imagem

Thumbs up!

Imagem

O GRANDE David Claudino, ia no carro de apoio à Volta:

Imagem

O Dornier da Aero Vip é uma constante em Bragança:

Imagem

Tanto avião...

Imagem

E cá vou eu estrear-me num novo avião e piloto... um Tecnam P96 Golf com o Bruno aos comandos:

Imagem

Sessão de ar-ar com o Francisco Fernandes e o repórter de imagem da SIC, Rui do Ó:

Imagem

A primeira fortaleza do dia... Castillo de Alba:

Imagem

Ponte de Ricobayo:

Imagem

Imagem

Barragem de Ricobayo:

Imagem

Foz do Esla no Douro... Onde o Rio que seguíamos (Rio Esla) se cruza com o Rio Douro:

Imagem

Barragem de Presa de Castro:

Imagem

Miranda do Douro:

Imagem

Fermoselle, com a Barragem de Almendra ao fundo:

Imagem

Barragem de Bemposta:

Imagem

Fabuloso miradouro, com uma escarpa enorme que vai dar ao Rio lá em baixo:

Imagem

Castelo de Penas Roias:

Imagem

Castelo do Mogadouro:

Imagem

Chegada ao Aeródromo do Mogadouro:

Imagem

Final:

Imagem

Imagem

À espera que todos chegassem:

Imagem

Uma bela formação, a fechar a etapa:

Imagem

Break!

Imagem

Saudades de voar num Quicksilver... 8)

Imagem

Por agora é tudo... :wink:

_________________
André Garcez
Sócio Nr. 170

Imagem

---> http://www.facebook.com/andregarcezphotography
---> http://www.facebook.com/siriusmagazine


Topo
   
MensagemEnviado: sábado ago 15, 2009 6:27 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mar 24, 2003 2:37 am
Mensagens: 487
Localização: vila nova da telha - maia
Parabéns Garcez!
Fotos 5*.

_________________
Vitor Santos
Sócio Nr. 153
Imagem


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal