APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quarta jul 08, 2020 10:27 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Balanço de 2010
MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 5:48 am 
Desligado

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Boa noite a todos, talvez ainda seja cedo para isto, mas cá fica o meu!

2010 foi e ainda está a ser o meu segundo ano de spotting, muitíssimo mais positivo que o primeiro.
Foi-me concedida a oportunidade de fotografar em Lisboa, Porto, Vigo e Vilar de Luz. São poucos locais mas valeram-me uns 700 registos!
Realizei apenas duas viagens de avião, Porto-Ibiza e Ibiza-Porto, conhecendo um novo aeroporto, o de Ibiza! Viajei menos do que em 2009, pois normalmente eu voo na Páscoa e no Verão.

O material que tinha disponível para fotografar já era Reflex, a Canon 1000D com a objectiva 75-300mm, presentes que recebi a 4 de Outubro de 2009.

JANEIRO

Janeiro foi um mês fraco. Apanhei um ou dois bizjets novos e o meu primeiro avião da companhia XL Airways a fazer voo para a Aigle Azur.

FEVEREIRO

O mês de Fevereiro não podia ter começado melhor! Apanhei logo na primeira semana o meu primeiro TAAG e aqui no Porto! :P Sim, estava mau tempo em Lisboa (nevoeiro) e então este avião sofreu um desvio para aqui para o norte. Fiquei muito espantado e contente por ter apanhado o D2-TEF, mas claro que agora é um movimento banal! Também ao Porto chega o CS-TNA “frigorífico”. E acontecem as férias do Carnaval, em que apenas 1 dia não fui ao aeroporto! Consigo alguns registos novos… Também é nestas férias que decorre a primeira operação “Bolas do Natário”. Muito obrigado ao nosso caro Lomba por este “evento”. :D
Este mês vai ficar na minha memória porque foi em Fevereiro que consegui a minha primeira foto num site de aviação (Airliners.Net). Tudo graças ao meu amigo João Melim, que me ajudou na sua edição. Desde já lhe agradeço tudo o que fez e tem feito por mim. :wink:
Anexo:
1655893.jpg
1655893.jpg [ 201.36 KiB | Visto 7872 vezes ]
MARÇO

Em Março chega ao Porto o CS-TNB, fazendo companhia ao irmão CS-TNA. Foi neste mês que apanhei o meu primeiro Hércules C130, da Força Aérea Belga, registo CH-09. :dance
Anexo:
CH-09.jpg
CH-09.jpg [ 709.51 KiB | Visto 7872 vezes ]
ABRIL

Abril… Ui, que mês sensacional e fantabulástico! O melhor do ano! :dance :dance :dance
Na segunda semana desloquei-me à capital. Foi a primeira vez que fui a Lisboa e consequentemente a primeira vez que spottei na Portela! Foram 4 dias memoráveis, com 130 registos novos! Um espectáculo. Desde já também agradeço aos meus grandes e bons amigos Carlos Gomes e José Geada pela boa disposição e a bela maneira como me acolheram. Um bem-haja! :wink:
Anexo:
CS-TOA.jpg
CS-TOA.jpg [ 474.3 KiB | Visto 7872 vezes ]
Outro acontecimento importantíssimo, a nuvem de cinzas… Enquanto muitos sofrem nos terminais dos aeroportos por um voo, os spotters portugueses, principalmente os portuenses são brindados por excelentes movimentos! Estes dias recordo-os com particular emoção. Apanhei relíquias que de certeza absoluta não voltarei a apanhar, como é o caso do DC8 Murray Air, que eu considero o melhor registo da minha colecção! :) Ainda outros, como um Jumbo da Kalitta e muitos Omni´s. Mais um acontecimento que não me vou esquecer de maneira alguma! :roll:
Anexo:
N155CA.jpg
N155CA.jpg [ 290.33 KiB | Visto 7872 vezes ]
MAIO

Em Maio recebi a Canon 500D, com que agora habitualmente trabalho, juntamente com a Canon EF 70-200mm f4/L USM. Estas aquisições permitiram-me uma melhoria significativa dos trabalhos fotográficos que produzia. Muito obrigado aos meus pais pelo investimento que realizaram! 8) :wink:
Regressando aos aviões, a saga continuou. Apanhei mais movimentos interessantes e raros aqui no Porto.

JUNHO

Junho… Outro belíssimo mês. :P Mas só na segunda quinzena. Dia 24 estava eu no aeroporto quando a certa altura ouvi no rádio algo do género “Portugal ***, please hold short Rwy 35, we have traffic on emergency contacting approach”. Eu não tinha percebido muito bem a mensagem, mas ouvi “emergency”! Nunca estive tão atento ao scanner… Estava ansioso por saber o que se iria passar. Uns minutos mais tarde, ouço um callsign que me parecia ser Monarch… Seria mesmo? Sim, foi. Momentos mais tarde vejo um 330 na final. OH MY GOD, fantástico!!! :dance :dance :dance E aterra o bicho. Seguidamente fui ao fórum da APEA através do computador do meu amigo Vítor Silva. Ia colocar a notícia, mas o “speedy” Stephane Ferreira já a tinha colocado! :lol: Só faltava a foto, foto essa que eu tratei em 40 segundos e rapidamente coloquei no fórum, como “prova” daquilo que o Canadair tinha dito. E assim foi, a minha primeira emergência no Sá Carneiro. Mais um dia para recordar! :)
Anexo:
1742693.jpg
1742693.jpg [ 475.21 KiB | Visto 7872 vezes ]
Junho também significa altura para a visita de Verão APEA (dia 26), muito fraquinha em movimentos e nas condições climatéricas. Valeu o Follow Me ter proporcionado a alguns uma visita ao cockpit do A320 EasyJet Switzerland HB-JZR e a outros uma volta pela pista e uma visita à nova placa pertencente ao novo terminal de carga, onde os CS-TNA e B estavam parqueados na altura. Eu tive o privilégio de ir à pista e aos Airbus... :P Nessa mesma tarde apanho um frigorífico da Calima, EC-LDN a fazer voo para a White. Estava o dia salvo. :D
No dia 28 apanho um movimento que para uns é sonho, para outros já farta. Este movimento é o Dreamliner! Fiquei também muito contente por ficar a possuir tão cobiçado registo. 8) (Um grande abraço meu ao Tiago Palla, ao Carlos Gomes, ao Orlando Silva e ao Luís Rodrigues) :lol: :mrgreen: :lol:
Anexo:
EI-DCL.jpg
EI-DCL.jpg [ 432.6 KiB | Visto 7872 vezes ]
JULHO

Julho, outro mês generoso. 8) No dia 7 apanho um dos melhores movimentos do ano no aeroporto, um ATP da Atlantic Airlines.
Dia 18 foi a minha estreia no Festival Aéreo de Vigo. Foi um excelente dia, muito solarengo e agradável, na companhia de bons amigos e com excelentes movimentos. No total, 54 registos novos. Ainda nesse mesmo dia regresso a Portugal e ainda passo pelo Porto! Pela primeira vez spottei em dois aeroportos diferentes. 2011 é para regressar a Vigo! :wink:
Anexo:
C14-18.jpg
C14-18.jpg [ 700.2 KiB | Visto 7872 vezes ]
Dia 21 parto para Ibiza num voo White. É a minha estreia em Airbus A310. Estava ansioso pela viagem, pelo Sol de Ibiza, pelas praias e pelo aeroporto! Tudo correu bem, apanhei alguns bizjets mas menos do que eu esperava de uma ilha com tanta fama de privados… Mesmo assim valeu a pena. Apanhei um Ryanair novo (primeiro Ryanair novo que apanhei sem ser no Porto), apanhei também o meu primeiro Mistral Air, Livingston, 757 Thomas Cook, 733 Jet2, DeHavilland Air Nostrum com pintura Arik Air e o magnífico privado “France Soleil” com uma pintura espectacular! 8)
No voo de regresso tive direito a uma visita ao cockpit. :P

AGOSTO

Agosto, mês do meu aniversário… Apanho um Tailwind Airlines a fazer voo para a Tunisair, três Karthagos (ficando-me a faltar só um), o meu primeiro 739, da Sky, 74Y da Air France Cargo, entre outros. :)
No meu dia de anos (11) fotografo novamente o Dreamliner! Dia 14 levo bolo para o aeroporto. A adesão é elevada (para comer está tudo sempre pronto!) :lol: . Nessa tarde o convívio é excelente e apanho o EC-LET, um dos privados mais pequenos que já vi… No dia seguinte apanho um Gulfstream N63MU e na Segunda-feira o meu primeiro Bulgaria Air com pintura! Finally! :roll:
A 18 de Agosto vou passar mais uns dias de férias à minha casa de praia em Mindelo. Como é perto do aeroporto, passo por lá todos os dias! Apanho muita coisa nova, principalmente cargueiros.
Dia 31 é especial porque finalmente acabo a frota de 330 da TAP, fotografando o CS-TOM que me andava a escapar!

SETEMBRO

Setembro foi altura de ir a Vilar de Luz. Spottei alguns teco-tecos que não tinha. Foi-me ainda concedida a oportunidade de ir fotografar dentro da placa a aterragem dos pára-quedistas. Atravessei a pé a pista 34… :P Mais um momento para guardar na memória! Já em OPO tive muitos bizjets novos para mim e quase no final do mês, o meu primeiro Ukraine Intl! 8)
Anexo:
UR-GAT.jpg
UR-GAT.jpg [ 549.86 KiB | Visto 7872 vezes ]
OUTUBRO

Outubro foi um mês mau para mim porque os melhores movimentos apareciam nos dias que eu não podia ir ao aeroporto… :oops: Apenas uma excepção, a vinda de Hugo Chavez a Portugal, que se processou a um Domingo. Nessa madrugada acordei às 07h00 ouu e fui logo para o computador vigiar o radar do Lomba, o Radarvirtuel e o Localizatodo para ver se detectava o “0001”, A319CJ presidencial de Hugo Chavez. Eis que no Localizatodo consegui ver o Airbus a FL350 já a caminho do Porto. Fui a correr para o Sá Carneiro e apanhei o A319 e mais TRÊS Falcons da comitiva! Belo Domingo! :dance
No Domingo seguinte tive oportunidade de fotografar dois privados novos e o Ryanair “Zegnamy Pll Lot”. :)
Anexo:
0001.jpg
0001.jpg [ 552.69 KiB | Visto 7872 vezes ]
NOVEMBRO

Novembro chega com um Antonov 26 no dia 7. E no final do mês, mais um Domingo com dois privados novos, HB-VOL e N666MF, a chegar já de noitinha. Valeu ter o tripé à beira! 8) ouu 8)
Anexo:
HA-TCO_best.jpg
HA-TCO_best.jpg [ 596.05 KiB | Visto 7872 vezes ]
DEZEMBRO

Dezembro, o mês ainda corrente! Um dos melhores para mim, sem qualquer dúvida! :D
Dia 03 (Sábado) vou à catequese normalmente e depois ao Shopping com a minha tia. Chego a casa, vou à Internet e ao MSN. Abro o Messenger e aparecem-me mensagens do Alberto Guedes a avisar-me que estavam A346 NO PORTO! Fiquei eufórico e chateei o meu pai até conseguir estar no radar. Foi lindo ver A343 e A346 Iberia no Porto pela primeira vez. Tudo era novo para mim! Mais um dia memorável! Muito obrigado ao Alberto por me ter avisado! :wink:
No dia 12 apanho o primeiro Ryanair “Comunitat Valenciana” e um belo privado, HB-JGJ. :)
Dia 18, visita de Natal. Espectacular em convívio e razoável em aviões. Destaco o ATR marroquino. A minha terceira visita à placa de LPPR, seguida da futebolada e do jantar de convívio. Tudo muito bom! Obrigado a todos!
No dia 22 acordo às 05h50 para estar no aeroporto às 06h30. Objectivo? Apanhar o CS-TFS da EuroAtlantic e assim acabar a frota 767 da companhia. Por me ter levantado tão cedo ainda fui brindado com um 737 TNT, três privados novos e outros excelentes movimentos.

Depois de uma análise aprofundada sobre o ano que está prestes a acabar, vamos a totais relativos…

220 horas de spotting no Porto (LPPR) ouu ouu ouu ouu ouu
30 horas de spotting na Portela (LPPT)
6 horas de spotting em Vigo (LEVX)
3 horas de spotting em Vilar de Luz (LPVL)

TOTAL HORAS DE SPOTTING: 260
TOTAL REGISTOS: 944 (Pessoal, são poucos mas tenho orgulho no que tenho) :wink:

FOTOS EM SITES DE AVIAÇÃO
JETPHOTOS: 98
AIRLINERS: 97
PLANEPICTURES: 120
PLANESPOTTERS: 160
(Valores até à data de realização deste post)

Conheci muitos spotters, APEA e “não-APEA”, a associação não importa, aqui o importante é todos nos darmos bem, que o convívio seja excelente e que haja muitos aviões! Acreditem que isto faz mesmo bem e é altamente viciante, como diz o meu caro amigo Stephane e muito bem! :D

O maior agradecimento vai para o meu pai que é quem me acompanha em 95% das idas ao aeroporto e que tem a paciência de estar ali horas e horas. Vá lá vá lá, vai-se entretendo a filmar e a fotografar com a 1000D… :mrgreen:

Muito obrigado APEA por tudo! Um bem-haja! Bom 2011, que seja o melhor ano de sempre! :D :wink:

Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238

Canon EOS 5D Mark IV
Canon EF 24-105mm f4/L IS II USM | Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM | Canon EF 70-200mm f4/L USM | Canon EF 50mm f/1.8 STM | Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (3664) | AirplanePictures gallery (351) | Instagram (730)

Imagem

Assunto da Mensagem: Re: Balanço de 2010
MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 12:46 pm 
Desligado

Registado: sábado jun 12, 2004 4:08 pm
Após um ano em grande, nada melhor do que recordá-lo em fotos. Vou deixar uma foto de cada aeroporto/aeródromo que estive.

Faro
Imagem

Monte Real
Imagem

Portimão
Imagem

Cascais
Imagem

Santarém
Imagem

Lisboa
Imagem

Palma de Maiorca
Imagem

Sevilha
Imagem

Porto
Imagem

Lagos
Imagem

Londres
Imagem

Madeira
Imagem

Barcelona
Imagem

MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 1:45 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Já dizia o outro, "recordar é viver". Venham de lá mais balanços de 2010. :wink:

MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 2:02 pm 
Desligado

Registado: sábado nov 05, 2005 7:35 pm
2010 foi porreiro.

Que 2011 seja ainda melhor.

(gosto)

MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 8:58 pm 
Desligado

Registado: quarta abr 16, 2008 4:10 pm
O ano de 2010 para mim foi muito bom a nivel de aviação, no mêz de fevereiro na habitual ida a Basileia fiquei em casa do Luis Rodrigues onde fui muito bem recebido tanto pelo Luis como pela familia o meu muito obrigado, alem de ter fotografado em Geneve ainda fui A Anemasse que fica perto da casa do Luis onde deu para fotografar os avioes da escola.
Nos meses seguintes fotografei algumas coisas novas, em fim o mêz de agosto onde fui até Paris passar um fim de semana magnifico na companhia do meu mano, Luis e João, no dia 29 a tal viagem no A380 que grande passaro simplesmente impressionante.
mais algums meses passaram e fui até ao país da tulipas e chocolates de 2 a 5 de outubro de facto aqule aeroporto de amsterdam é fantastico, só em cargueiros vale mesmo a pena no dia 4 estive em Bruxelas porque havia a cimeira europa asia oceania, mas infelizmente as melhores coisas já tinham chegado e ainda deu para apanhar um BBJ chines e alguns cargueiros.
depois foi esperar pela cimeira da nato que a nivel de aviões fui muito bom mas o são pedro não quis na comnosco.
A340-300 SURINAM AIRWAYS em AMS
Imagem
A310-300 PIA em AMS
Imagem
B737-400 LOT em BRU
Imagem
B747-400 ASIANA em BRU
Imagem
B747-400 CATAHY PACIFIC em BRU
Imagem
a viagem neste maginifico avião
Imagem

Imagem

Imagem
A380-800 AIR FRANCE em CDG
Imagem
A330-200 XL FRANCE em CDG
Imagem
A320-200 SOLOMONS em CDG
Imagem

"O MEU FORTE É O POSTAL"

MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 9:33 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda out 25, 2004 3:25 pm
Num balanço muito rápido, e sem fotos, 2010 = ano 1 da crise :roll: .
Quanto ao que me toca particularmente vem-me logo à ideia a minha primeira ida a Faro (logo de autocarro Ryanair :mrgreen: ), sem referir pormenores, agradeço a amizade e os gestos de quem eu acompanhei.
Depois foi uma ida a Madrid num fim de semana, e a parte final da frase de cima aplica-se aqui igualmente.
Houve um ponto alto, tambem, que foi a final da Champions em Madrid que me permitiu pôr um visto em mais uma visita a uma placa de um aeroporto
A todos vós com quem tive oportunidade de acompanhar e partilhar o "bichinho" o meu muito obrigado pelos bons momentos.
Fica sempre na memória os laços de amizade reforçados em torno de uma paixão que nos une, a aviação.

MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 10:54 pm 
Desligado

Registado: sexta nov 21, 2008 12:58 pm
Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.

Apenas distingo dois tipos de aviões no céu: Airbus e os outros...
Imagem

Última edição por Emmanuel Lomba em segunda dez 05, 2011 11:22 am, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: segunda dez 27, 2010 11:58 pm 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Boas, ora aqui vai o balanço...fotografei semanalmente em casa no Puerto....Lisboa,Madrid,Zurich,Londres,Vigo em destaque..saliento o mes de Abril graças ao nosso amigo vulcão com nome esquesito por ter propocionado movimentos fantásticos ...............um bom 2011 a todos os cabeças no ar (av) (av) (av) (av) (av) (av)

MensagemEnviado: terça dez 28, 2010 1:33 am 
Desligado

Registado: segunda mar 31, 2008 11:22 pm
Boas
vou deixar algumas fotos de destaque do ano de 2010

LISBOA
Na greve dos controladores aereos espanhois.
Imagem

Imagem

o inpensavel

Imagem

Imagem

Imagem

Outro momento, para mim,memoravel foi a cimeira da nato aonde tive a oportunidade de fotogravar o air force one.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

fotos em
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=962145
http://www.jetphotos.net/showphotos.php?userid=44326
http://www.airliners.net/search/linkhere.php?id=1768821

Album em
http://www.jetphotos.net/palbum/photoal ... album=2256

PAGINA PESSOAL
http://www.facebook.com/pages/LPPT-PLAN ... 2317509914

MensagemEnviado: terça dez 28, 2010 8:29 pm 
Desligado

Registado: sábado mai 08, 2010 10:44 pm
Este foi o meu primeiro ano como spotter. Aproveitei a minha Sony Alpha230 e nos primeiros meses apenas dispunha a lente 18-55 (meses esses em que surgiram alguns dos melhores movimentos). Depois dei seguimento aos meus registos com a lente 75-300 e aí a história já mudou de rumo 8)

Deixo-vos alguns dos meus melhores movimentos do ano (peço desde já desculpa pela qualidade de algumas imagens pois eu ainda não as sabia corrigir correctamente :oops: |o )
Anexo:
Air Dolomiti I-ADJL Embraer 190-200LR.jpg
Air Dolomiti I-ADJL Embraer 190-200LR.jpg [ 519.12 KiB | Visto 7713 vezes ]
Anexo:
Bulgaria Air LZ-FBC A320-214.jpg
Bulgaria Air LZ-FBC A320-214.jpg [ 734.82 KiB | Visto 7713 vezes ]
Anexo:
G-RAJJ - Cello Aviation - British Aerospace Avro RJ100.jpg
G-RAJJ - Cello Aviation - British Aerospace Avro RJ100.jpg [ 717.24 KiB | Visto 7713 vezes ]
A estes movimentos iriam juntar-se dois aviões da Omni Air International cujas imagens não irei pôr aqui pois quero manter a minha dignidade intacta :lol:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal