APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quinta jul 09, 2020 12:12 am

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Balanço de 2010
MensagemEnviado: quinta dez 30, 2010 4:55 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Ufa!!! Com que então chegou ao fim 2010… O balanço de 2010 é muito simples, foi o melhor ano da minha vida (até à data…). Tenho que me socorrer do meu flight log para me lembrar por onde andei, pois foi um ano farto de viagens e novos aeroportos. Para este ano tinha como objectivo visitar novos aeroportos e para tal tive que me libertar das low-cost e começar a usar mais as companhias de bandeira para ir mais longe e a locais novos. No final faço um overview, para já uma pequena análise de 2010, mês a mês.

JANEIRO

Numa altura em que Londres andava com alguns aeroportos fechados por causa da neve, viajei até Stansted.

Imagem

Uma vez lá fiz uma viagem de um dia até ao aeroporto de Belfast City. Foi a 1ª vez que fotografei com neve e logo num dia de céu limpo com temperaturas de 0º

Imagem

FEVEREIRO

Mais uma estreia, desta vez a minha 1ª visita a França para ir ao aeroporto de Lyon. Tempo nublado com chuva, mas com alguns bons movimentos incluindo um B777 da Air Austral e a oportunidade de ver algum tráfego regional Francês.
Uma semana depois seguiu-se aquilo que eu quero que seja uma tradição anual, ou seja uma visita à Asia. O destino foi Tokyo tendo estado 4 dias em Narita e 1 em Haneda. Frio e neve, poucas fotos mas um log muito bom.

Imagem

Imagem

Antes de regressar a Portugal ainda tive uma manha de spotting em Gatwick.

Imagem

Imagem

MARÇO

Estreia na Lufthansa e a 1ª de 6 passagens em trânsito pelo brilhante aeroporto de Munique. Duas visitas em 2 fins-de-semana a uma das melhores cidades onde já estive, Budapeste. A nível de spotting fiquei a zero a nível de fotos mas o aeroporto a nível de movimentos correspondeu às expectativas. Vale bem a pena a visita, mas não se fiquem só pelo aeroporto.

ABRIL

Visita anual à Holanda para a minha 4ª edição do evento “Trance Energy”. Boa música, bom ambiente, uma excelente noite. A nível de spotting foi uma boa oportunidade para limar mais umas arestas da frota da KLM e acabar a frota de MD-11 da Martinair.
No fim-de-semana seguinte seguiu-se mais uma visita à capital Húngara.

Imagem

Ainda no fim-de-semana seguinte (foi uma bela sequencia de viagens), mais uma ida ao aeroporto de Barajas. Nesta altura um certo vulcão andava a causar danos no tráfego aéreo Europeu. Isso viu-se no log com a falta de muitos voos cancelados da Europa, mas mesmo assim foi uma viagem positiva.

MAIO

Maio foi mês de férias. Quis voltar a Antalya para me redimir da viagem do ano passado, mas meti-lhe um bocado de sal e pimenta pelo meio e acabei por fazer um itinerário que me levou até Kiev e Moscovo SVO. Fiquei fascinado com Kiev e voei em A330 e B767 da Aeroflot de e para AYT. Segundo li foi o último ano de operações de IL-86 em Antalya.

Imagem

Imagem

JUNHO

Duas semanas depois, voltei à capital Ucraniana. Muito bom tempo, e uma cidade bela de se conhecer. Consegui sacar umas fotos no aeroporto de Borispol e passei 5 dos melhores dias da minha vida em Kiev…

Imagem

Imagem

No final do mês mais uma visita a MAD, a 1ª vez a partir de Faro com a Ryanair. Alguns movimentos interessantes bem ao jeito deste aeroporto tais como o B737 freighter da Turca MNG ou o B757 do Turkmenistan.

Imagem

JULHO

Viagem até Birmingham para um dia de spotting. Chuva mais chuva e alguns movimentos regionais que valeram bem a pena uma visita de pouco mais de 24H a este aeroporto, entre eles 1 An-26 e 1 Saab340 Húngaros, 2 ATP da West Atlantic entre outros.

AGOSTO

Em finais de Agosto foi passar 5 dias à capital Finlandesa. Apesar de ter estudo bem a lição para fazer spotting nunca cheguei a ir ao aeroporto para tal. Cidade muito agradável para se viver e que vale bem a pena uma visita. Consegui 8 ATR da Finncomm e mais alguns Finnairs e Blue 1 e dei-me como satisfeito. À vinda em Frankfurt consegui o meu 1º registo do Afeganistão.

SETEMBRO

Mais uma viagem motivada pela música Trance, mais precisamente para ver o DJ Tiësto a actuar em Estocolmo. Foram dois dias e noites muito boas na capital Sueca. A noite é cara, mas vale bem a pena… De assinalar que no aeroporto de Arlanda registei aquilo que na altura julgo que seria uma novidade, A320 da Air Sweden

OUTUBRO

Um fim-de-semana em Bucareste na Roménia. Apesar do mau tempo, consegui visualmente confirmar dois locais de spotting para os dois aeroportos que servem a capital Romena. Não consegui nenhum ATR da TAROM mas consegui os dois A310. A cidade não tem assim muito para ver, mas a nighlife é barata e muito boa. Adorei.

NOVEMBRO

A grande viagem de 2010. 3 Semanas a viajar pela América do Sul. Para minha grande surpresa não tirei nenhuma foto e consegui menos registos do que estava à espera, mas pelo menos consegui o objectivo de fazer spotting num continente novo. Passeio pelo Rio de Janeiro, Assunção, Montevideu, Rosário, Buenos Aires e Santiago do Chile. Conheci gente fantástica de muitos países do nosso pequeno mundo e foram até hoje as melhores férias da minha vida. Foi uma viagem feita sem compromissos para com datas ou destinos e adorei essa liberdade e flexibilidade. No regresso apanhei com a greve dos controladores Espanhóis e a minha estreia em A346 ficou um dia adiada.

DEZEMBRO

Ainda me falta publicar este trip-report. Antes do Natal fui passar 5 dias à capital Búlgara, Sofia. Eu cheguei a Sofia, mas a minha mochila não (e até hoje ainda não a tenho). No entanto, não deixei que isso me impedisse de me divertir. Apesar do frio e da neve, nunca choveu ou nevou e descobri que o facto de ser semana não é de forma alguma impeditivo de se fazer festa nos diversos bares e clubes até às tantas da madrugada. Sofia foi uma boa surpresa.

Foi um ano bem mexido. No total foram feitos 66 voos tendo conseguido ultrapassar feito o meu 200º voo comercial entre Munique e Sofia. Sem contar com a Europa estive na Ásia e América do Sul e os aeroportos visitados foram os seguintes e por esta ordem: FAO,STN,BHD, LIS, LYS, LGW, LHR, CPH, NRT, HND, MUC, BUD, FRA, MAS, MAD, KBP, SVO, AYT, OPO, BHX, HEL, AGP, ARN, CDG, OTP, GIG, SDU, ASU, MVD, EZE, SCL e SOF.
Quando comecei este ano não me lembro com quantos registos comerciais tinha, mas neste momento já lá vão mais 7400 e espero que seja para continuar a subir.

2010 foi um ano que me mudou muito e apenas espero que 2011 seja uma viagem tão agradável e excitante como 2010. Lembrem-se que a vida não são só os aviões… Já estão a ser feitos planos para 2011 e digamos que até Abril já está tudo praticamente decidido. Sem querer divulgar destinos, dentro de 2 semanas espero voltar a dizer adeus à Europa, até porque o bronze ganho na América do Sul não dura para sempre ouu

Queria deixar uma especial mensagem de apreço à direcção da APEA por todos os esforços desenvolvidos que proporcionam aos seus associados momentos muitos bons como por exemplo as visitas aos aeroportos. Orgulho-me de fazer parte desta associação e desejo um excelente 2011 a todos!

Rui Miguel Rodrigues
Sócio Nr. 171

MensagemEnviado: quinta dez 30, 2010 10:49 pm 
Desligado

Registado: segunda mar 31, 2008 11:22 pm
sem palavras rui.....

fotos em
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=962145
http://www.jetphotos.net/showphotos.php?userid=44326
http://www.airliners.net/search/linkhere.php?id=1768821

Album em
http://www.jetphotos.net/palbum/photoal ... album=2256

PAGINA PESSOAL
http://www.facebook.com/pages/LPPT-PLAN ... 2317509914

MensagemEnviado: sexta dez 31, 2010 1:02 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Utilizando uma conhecida expressão de um famoso jornalista português recentemente falecido, assim aconteceu em 2010.
Janeiro
O ano começou bem, com a viagem a Zurich para a Cimeira de Davos. Dezenas de aviões executivos, muita neve e bons amigos. Pela primeira vez fiquei retido durante umas horitas no avião devido à queda de neve ter encerrado o aeroporto. Uma deslocação que vale sempre a pena!
Imagem
Imagem

Fevereiro
Em Fevereiro realizou-se a Assembleia-Geral da APEA no Aeródromo de Santarém. Para além da discussão de assuntos importante para a vida da nossa associação, foi possível voar em C172 e fotografar as aeronaves presentes. Foi também neste mês que se realizou um Spotters day em Monte Real no decurso do exercício Real Thaw
Imagem
Imagem

Março foi mês para recuperar de um início do ano animado.

Abril. O mês das cinzas vulcânicas. Graças a um vulcão amigo na Islândia que fechou o espaço aéreo do norte da Europa, recebemos muitas visitas inesperadas e invulgares por estas bandas!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Maio
Maio, mês da Final da Liga dos Campeões, da visita do Papa, do primeiro voo Porto – Faro, do Spotters Day no Montijo e do aniversário da BA5. Ou sejam um mês muito agitado
Graças ao convite dos colegas espanhóis, fui fotografar pela primeira vez dentro da placa do Aeroporto de Madrid, aproveitando a realização da Final da Liga dos Campeões em Madrid. Mais um voozito na Ryanair e um dia passado junto a um dos principais taxiways do aeroporto da capital espanhola
Imagem
Imagem
No espaço 4 dias, duas actividades militares, o aniversário da BA5, com a presença da equipa de demonstração de F16 holandês e o Spotters Day na BA6.
Imagem
Imagem
Imagem

Para terminar uma semana de loucos, ainda fui a Faro com mais 3 bons amigos. Sol, 2 voos tranquilos, movimentos q.b. e uma bela espetada no Manos. Em resumo, um dia muito bem passado
Imagem

Junho
Em Junho fizemos mais uma visita ao Aeroporto do Porto. O mau tempo matinal mais fazia lembrar a visita de Inverno mas a boa disposição e os passeios proporcionados pelo follow-me na placa serviram para manter a malta entretida!
Imagem
Junho foi também mês de regresso a LHR. A Meca europeia da aviação, o aeroporto mais movimentado da Europa, 4 dias muito bem passado com excelentes amigos. O tipo de viagem que vale sempre a pena repetir!
Imagem
Imagem

Julho
Julho é um dos meses mais quentes do ano e altura em que a APEA realize as suas actividades mais a Sul
No espaço de 3 dias fomos a Faro e a Beja, duas visitas sempre muito aguardadas!
A visita a Faro, sempre com aquele agradável calor algarvio. O grande destaque foram os 757 da Mint e da Aurela.
Imagem
Imagem
Em Beja, fotografei pela primeira vez com temperaturas à volta dos 45º. Como é que os pilotos aguentam dentro do avião com aquelas temperaturas é algo que me surpreende. A saída da Esquadra 101 deixou um vazio difícil de preencher…
Imagem
Imagem

Mas antes destas viagens todas, não podia deixar de ir apanhar um belo sol e uns quantos aviões na praia do Samil em Vigo!
Imagem

Agosto
Agosto, mês de férias, praia, fotografias em Faro, fim-de-semana com os amigos em Madrid e fogos no país real…
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Setembro e Outubro foram meses tranquilos, sem nada de especial para mim… Se calhar passei demasiado tempo no escritório

Novembro
Visita à BA5. Aproveitando a realização do exercício FWIT em Portugal, voltámos a Monte Real para um dia de fotografia excepcional. Nunca tinha assistido a descolagem de tantos F16 seguidos. Impressionante!
Imagem
Imagem

Pela primeira vez Portugal acolheu uma Cimeira da NATO. A estrela foi sem dúvida o Presidente dos EUA, que visitou Portugal pela primeira vez. Mas outras delegações trouxeram aeronaves raras por estas bandas. De destacar a cooperação entre os entusiastas e as autoridades policiais, que permitiu fotografar as aeronaves sem problemas de monta.
Imagem
Imagem

E para terminar o mês em beleza, lá se deu um pulinho até à BA6 – Montijo. Ficou uma vez mais demonstrada a forma espectacular como os militares sabem receber!
Imagem

Dezembro
No último mês do ano realizou-se a visita de Natal ao Aeroporto do Porto.
Imagem
Frio quanto baste mas bastante animação e boa disposição. Aproveitando a presença dos associados, organizou-se um jogo de futebol para combater o frio e preparar o corpo para o jantar de Natal.

Ao nível de voos, eu destacaria o facto de ter aterrado no cockpit do CRJ900 da Air Nostrum em Madrid e no Porto, verdadeiramente espectacular. Não foi um ano com muitas viagens, mas ainda assim deu par experimentar uma rota nova, OPO-FAO, e mais importante, usufruir da companhia de bons amigos sempre que fui fotografar aviões!

MensagemEnviado: sexta dez 31, 2010 3:12 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: quinta dez 06, 2007 9:51 pm
Não coloquem mais de 10 fotos por mensagem. Um topico com 17 mensagens já tem mais de 150 fotos.

MensagemEnviado: sexta dez 31, 2010 4:32 pm 
Desligado

Registado: domingo ago 08, 2010 4:15 pm
Boas
Bem, por onde começar... Talvez pelo inicio, não é? :P

Janeiro
Começou bem o ano! Foram algumas boas surpresas que apareceram nas Lajes, entre elas o A310 da Blue Line, C130's da FA da Turquia, 2 C-17s da NATO, Antonov 124 da FA Russa e um da Antonov Design Bureau (entre os habituais caças que por lá pararam)! Fui também a Lisboa, onde fiz dois grandes voos (TER - LIS em C295, e LIS - TER em C-130, ambos da FAP). Claro que em Lisboa apanhei alguns movimentos engraçados :dance
Imagem

Fevereiro
Este mês começou também bastante bem, com aparição do B747 da Air Atlanta Cargo! Ainda apareceram alguns PC-12 da USAF (adoro o avião), um MD-11 da CargoItalia, e a nivel de emergências apanhei um B777 da Air France, um A319 da Twinjet, A330 da Livingston e B757 da Continental!
Não posso deixar de referir o primeiro voo do Q400 inter-ilhas, em voo de testes!
Imagem

Março
Logo no primeiro dia do mês, houve duas grandes novidades! B737 da AirBerlin, B757 da Finnair desviados para as Lajes devido ao mau tempo em LPPD! A nível de emergências, apareceu ainda um B777 da British Airways! Gostei imenso também de ver o DC-8 da ATI a aterrar e dia!
Imagem

Abril
Um mês bem mais calmo em termos de novidades, mas mexido em aviação militar! Em termos de emergências, veio para cá um Gulfstream privado devido ao mau tempo em São Miguel, dois B767 da United (um veio buscar os pax). Foi bom também ver a Southern Air com B747s cá (ainda por cima um deles já trazia pintura nova)! Para mim um dos movimentos do ano foi claramente um clássico (logo eu que sou grande fã de clássicos), um DC-3 alterado!
Imagem

Maio
Novamente devido ao mau tempo em São Miguel, um B737 da Primera! Melhor ainda foi um A330 da XL devido a emergência médica que aterrou cá, e ainda apareceu um A340 da Air France no fim do mês. Ainda devido às cinzas vulcânicas, apareceram cá umas coisas engraçadas, mas a vida não dá para tudo!
Estive em LPAZ a tirar umas fotografias, e continuo a adorar aquela ilha!!
Entrando em viagens de avião, fiz o meu primeiro voo de Dash Q400, entre LPPD e LPLA! E ainda antes de terminar o mês tive o prazer de participar no último voo comercial do ATP nos Açores (memorável)!!
Imagem

Junho
Destaque para os Tornados da FA Italiana e para os Harriers dos Marines dos Estados Unidos!
Mas o meu highlight deste mês vai certamente para o Dash 7!! De resto foi fraquinho
Imagem

Julho
Começou bem com um IL-76 remotorizado da Volga-Dnepr Airlines e com os títulos dos 20 anos da companhia! Foi algo triste também fotografar o B737-200 da USAF sabendo que seria dos últimos voos que estava a fazer..
Ainda tive o prazer de dar um pequeno passeio na companhia do meu grande amigo Fábio dentro do C295, no aniversário da FAP! E ainda fomos ao Reino Unido, assistir ao RIAT 2010, com direito a spotting em Heathrow!
A pérola do mês foi sem dúvida o Atlantique!
Imagem

Agosto
Especial destaque para o B737 da Small Planet que nos visitou!
Emergências foram o B767 da Royal Air Maroc e B747 da Virgin Atlantic. De resto foi mais um mês fraco.
Imagem

Setembro
Especial atenção para o ATR 72 da Air Caraibes! Para mim o claro vencedor do mês. De resto apareceram umas coisas bonitas, mas as Lajes para mim tinham ficado para trás! Rumei para o continente, estudar! É claro que por estar no continente, temos outras facilidades, e foi possivel ir ao Helitech 2010! Ainda pude fotografar um B777 da Alitalia de emergência!
Imagem

Outubro
Outro mês, e outro evento visitado! Desta vez foi o Aeronostalgia 2010, sempre com boa companhia, e bons aviões! De resto ainda deu para ver bons movimentos no aeroporto de Lisboa, como vários Antonov 124, B767 da FA do Chile, B747 da Singapore Airlines Cargo, entre outros!
Em termos de viagens, fui com bons amigos ao aerodromo de Coimbra, onde vi muitos teco-teco.
Imagem

Novembro
Belo mês com muito avião bom!! Cimeira da NATO foi brutal, e já há muito tempo que não passava o dia inteiro no aeroporto! Alguns aviões de destaque passaram pelo B707 do Governo do Mali, o B747 da Air China entre outros e um A340 da Air France de emergência!
Ainda melhor que a Cimeira, para mim foi o meu primeiro voo de Singe Engine Piston, num Grob 115! Começou a concretização de um sonho de criança!
Imagem

Dezembro
O último mês do ano também trouxe alguns aviões!
Ainda tive o prazer de ir a Faro fazer um voo de Cessna 152, e conhecer tanto LPFR como o aerodromo de Portimão!
Para além disso, e para terminar o ano em grande, foi altura de ir a casa de férias uma semaninha!
Imagem

My Aviation Photography
Airliners / JetPhotos

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal