APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: terça set 26, 2017 11:45 am

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Balanço do que viram em 2011
MensagemEnviado: domingo jan 01, 2012 10:04 pm 
Desligado

Registado: quarta abr 16, 2008 4:10 pm
Venho por este meio propor que os associados digam qual foram os melhores aviões e melhores viagens que fizeram durante 2011

"O MEU FORTE É O POSTAL"

Assunto da Mensagem: Re: Balanço do que viram em 2011
MensagemEnviado: domingo jan 01, 2012 10:42 pm 
Desligado

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Já me estava a esquecer do balanço...

Em 2011 tive a sorte de realizar três spotting trips. A primeira a Barcelona por alturas da Páscoa, a segunda a Madrid com os meus melhores amigos e a terceira foi individual a Palma de Maiorca, sendo esta última a maior e mais produtiva de todas. De BCN consigo 250 registos, de MAD 222 e de PMI 491 (estes valores podem não coincidir com os que tenho nos trip reports, isto deve-se a ter encontrado talvez mais um ou dois registos analisando as fotos mais tarde). Somando os valores, consegui uns magníficos 963 registos novos em 3 viagens ao estrangeiro. Só no Porto, consegui 409 novos :shock: :shock: :shock: (deve estar algum cálculo errado :lol: :lol: ), o que perfaz um total geral de 2316 registos. Dobrei o número do ano anterior pela última vez na minha vida (não me imagino a chegar ao fim de 2012 com 4630 matrículas... :nao :wink: ).

As viagens foram todas extraordinárias mas foi no Porto e no estrangeiro apenas em Palma que consegui raridades que muitos só vêem uma vez na vida e outros nem sequer têm essa felicidade.
No Porto, na minha opinião, este é o TOP:

1º: C-FTGI (BT67)
2º: VP-BHS (DC87)
3º: N311AG (B727)

Outros excelentes movimentos nos visitaram. Lembro-me assim de repente do ZK-FNZ (P750), T154 AeroRent (talvez das maiores perdas este ano para mim), EI-UPI MD11 Cargoitalia (que também não cheguei a ver |o ), F-GNIH A343, VT-AIN A31F, entre outros muito bons.
Em Palma vi duas raridades inesquecíveis, o HZ-MIS B732 e o 1225 C17 UAE.

Passei mais horas que nunca a fazer spotting (só no Porto :lol: ). No ano passado foram cerca de 220, este ano não calculei qualquer número mas atingi certamente as 300. O record de tempo num dia apenas foi de quase 13h aqui no Porto! :mrgreen:

Na área da fotografia, permaneci com a 500D durante quase um ano e depois das férias adquiri a 7D, que me abriu novas fronteiras neste mundo. A lente predilecta continua a ser a 70-200 f4/L.

A minha foto preferida deste ano é a do flare do 727.

Imagem

Fotos em sites de aviação

SITE - 2011 (2010)
JETPHOTOS: 213 (98)
AIRLINERS: 175 (97)
PLANESPOTTERS: 270 (160)
(Valores até à data de realização deste post)

Conheci novos aeroportos, fiz novas amizades, passei por sensações únicas. Foi um ano fenomenal em spotting.

De 2012, espero uma normal quebra do nº de registos novos no meu home airport, não espero fazer tantas spotting trips. Apenas uma "mega-trip" está planeada e o resto vem por acréscimo.
Meta de 2012? 3316 registos (mais 1000 do que o número actual).

Feliz ano! :wink:

Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2074) | Airliners gallery (799) | AirplanePictures gallery (315) | Instagram (560)

Imagem

MensagemEnviado: segunda jan 02, 2012 11:14 am 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda out 25, 2004 3:25 pm
Orlando, saudo a tua iniciativa em abrir este tópico.
Não fiz ainda o balanço de 2011, talvez lá para a Páscoa :roll:
Foi um ano dificil, sem duvida.
Há um facto que gostaria de realçar já, foi o reforço da amizade que me une aos colegas deste hobbie, em particular aqueles com quem lido mais, por força da proximidade geográfica.
Esse é, sem duvida o balanço positivo que faço já.
Obrigado a todos.

MensagemEnviado: segunda jan 02, 2012 12:21 pm 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Idem.....faço das palavras sabias do meu amigo Alberto.....o mais importante do ano AMIGOS..... (gosto)

MensagemEnviado: segunda jan 02, 2012 3:46 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda out 25, 2004 3:25 pm
carlosgois Escreveu:
Idem.....faço das palavras sabias do meu amigo Alberto.....o mais importante do ano AMIGOS..... (gosto)

Mas um "antonovio", um dc, um SP ou mesmo um bizjetezito, são sempre bem vindos :dance :lol:
É aquela cereja no cimo do bolo (gosto)

MensagemEnviado: segunda jan 02, 2012 7:41 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Há um ano atrás, estava eu muito contente com 2010 e pensar que bom bom seria se 2011 fosse ainda melhor. E não é que 2011 foi um ano muitas vezes melhor de que 2010 :D :D !! Continuei a tradição de uma viagem pelo menos por mês, visitei novos Países e cidades e conheci muita gente excelente! Aqui vai um flashback de 2011:

JANEIRO

Nada melhor do que começar o ano com um mês de férias. Viagem até à Tailândia com escala em Milão e Doha. A Full Moon Party foi das melhores coisas que fiz na minha vida. Fica a vontade de lá regressar quanto antes…

FEVEREIRO

Continuação das férias e visita ao Camboja, dos melhores países onde já estive com praias fenomenais e gente do mais humilde que há neste planeta. No regresso escalas em Bangkok, Doha e Milão. Em Milão, e enquanto passava pelas brasas no aeroporto, roubaram-me a camara fotográfica (entre outras coisas) e deixei de fazer spotting a nível de fotografia. Mas nem nuto foi mau, comecei a viajar de uma forma mais descontraída e leve, deixei de despachar bagagem e hobby passou a ser feito apenas quando estava no aeroporto para apanhar um voo, de binóculos e bloco de notos. Lembrem-se que todos os acontecimentos negativos tem uma vertente positiva.
Uma semana após ter chegado, fui passar o fim-de-semana à Holanda para um festival de música Trance. À vinda ainda fiz escala em Frankfurt.

MARÇO

Visita à minha capital favorita Europeia, a mítica Budapest, via Munique. 4ª vez em BP e mais uma vez, sem palavras...

ABRIL

Já lá tinha feito escala em 2006, mas a acolhedora capital Irlandesa justificava mais do que uma simples passagem pelo aeroporto.

MAIO

Surpreendentemente longe de ser uma prioridade nas capitais a visitar, ei que em Maio visito a capital Checa, que já nessa altura estava apinhada de turistas. A viagem foi via Frankfurt e Bruxelas.

JUNHO

Uma semana depois da Rep. Checa viajo até Londres para “apanhar” um amigo, seguindo viagem para um fim-de-semana de Sol e festa no Báltico em Riga.
Dois dias antes de acabar o mês, e após escala em Munique, aterro pela 4ª vez no aeroporto de Boryspil, Kiev para 7 dias e 6 noites fulminantes na bela capital Ucraniana.

JULHO

Ao dia 5 e já habituado a falar algumas palavras em Ucraniano volto a Portugal, com mais escala em Munique, diga-se um brilhante aeroporto.

AGOSTO

Mês de Sol e festivais pela Europa fora. Infelizmente não tive sorte com o tempo e apanhei alguma chuva, mas nada que me tenha impedido de festejar a vida em geral com som a ser passado pelos melhores DJs da actualidade.
Primeiro foi uma visita a Amsterdão para o Dance Valley seguindo-se um fim-de-semana a acampar nas redondezas de Liverpool para aquele que deverá ser o melhor festival de Verão da Europa, tal é o cartaz: Creamfields.

SETEMBRO

Por esta altura andava com a pica de “2 viagens por mês é que é bom”. Dito e feito. A convite de um amigo regressei a Dublin e ainda pude matar saudades de uma outra amiga que tinha conhecido no Camboja. Dias depois, e com escala em Stansted, fui até Gotemburgo, a 1ª vez que fui à Suécia sem ser a Estocolmo. Adorei, sem palavras! Por estava altura os últimos 8 voos tinham sido todos na Ryanair, excelente patrocinadora de viagens baratas, independentemente de gostarem dela ou não.

OUTUBRO

Férias! Viagem a África que começou com uma despedida à Europa em… Budapest. Até Windhoek, Namíbia, fiz escala em Heathrow e Joanesburgo. Após 3 dias de safari, fui de autocarro até á bela Cidade do Cabo, no pais dos Springbooks. Aqui concretizei o meu 2º maior sonho na minha vida e pude observar lado a lado Tubarões Brancos tudo dentro de uma jaula. Fenómenal! No total nesta viagem, voei com 4 companhias aéreas novas (Wizz, Malev, British Airways e Air Namíbia)

NOVEMBRO

A precisar de poupar uns trocos, fui até Madrid fazer spotting. Liguei-me à net e deixei-me estar pelo aeroporto. Um fim-de-semana muita tranquilo.

DEZEMBRO

Com escala em ambos os sentido em Frankfurt, visitei uma Polónia que ainda não tinha neve tal e qual como eu esperava. Era o maior pais europeu onde eu nunca tinha estado e portanto uma prioridade. Adorei! Pelo meio fiz Couch Surfing, ficando alojado em casa de pessoas que só conheci quando me abriram a porte de sua casa. Uma experiencia positiva e a repetir.

Quanto ao nosso hobby… é páh, vi muita coisa gira mas menos do que em anos anteriores. A nível de registos passei recentemente a meta dos 8000 (só comerciais).

Mas é como dizem os comentários acima, bem melhor do que o hobby são as pessoas. Conheci gentes de muitos cantos do mundo e com histórias fantásticas. Com elas aprendi, cresci, e acima de tudo, vivi. São por mim muito facilmente adoptadas como família. Orgulho-me de poder dizer que não conheci nenhuma pessoa má durante as minhas viagens.
Escusam de pensar que sou rico, apenas tenho um estilo de vida que me permite “ter uma agenda mais preenchida do que o Mário Soares”, como já me disseram, e sou livre e independente para fazer o que gosto.

Estou muito confiante que 2012 vai ser um bom ano, pode até não ser tão bom como 2011, mas vai ser um bom ano!
A prova disso é que para a semana vou realizar o meu maior sonho na vida, aquele que está no meu pensamento há muitos anos… afinal a vida é feita de sonhos :dance :dance :dance .

Votos de um excelente 2012!

MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 11:22 am 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Ehpa, depois de ler o balanço do Rui Miguel vi que o meu ano foi uma pasmaceira mesmo :lol: |o |o |o O que vale é que cada vez que leio as histórias dele sinto que viajo um pouco mais :D

MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 6:10 pm 
Desligado

Registado: quarta out 06, 2010 3:12 pm
Olá.
Em 2011 foi um ano com alguma actividade.
As visitas APEA a Beja, Montijo.
Algumas visitas a LPMR.
Museu Aéreo de Madrid e Aeroporto de Barajas.
Ainda algumas visitas ao Aeroporto de Lisboa, ao Museu do Ar na Granja do Marquês incluindo os 59 anos da FAP.
Para finalizar um voo num Land Africa com algumas fotos aéreas. O voo foi muito fixe acompanhado de um piloto excelente que até me deixou pilotar um pouco.
Resumindo, foi cerca de uma ou duas actividades por mês.
Espero que 2012 seja ainda melhor!

http://www.airfighters.com/photosearch.php?key=freitas

MensagemEnviado: terça jan 03, 2012 11:20 pm 
Desligado

Registado: quarta out 06, 2010 3:12 pm
Apesar de gostar muito de caças, este foi o avião que mais me surpreendeu este ano. Enormissímo. Ia a entrar no Museo de Aire e "dei de caras com ele" até fiquei...

Anexos:
2011_05210461.JPG
2011_05210461.JPG [ 164.67 KiB | Visto 2809 vezes ]

http://www.airfighters.com/photosearch.php?key=freitas

MensagemEnviado: quarta jan 04, 2012 2:23 pm 
Desligado

Registado: domingo ago 08, 2010 4:15 pm
Bom dia

O que há a dizer de 2011... Em termos de spotting foi fraco para mim uma vez que com o meu curso, tive que deixar um pouco de parte a fotografia. Infelizmente vi várias coisas só com os olhos e que ficaram por registar. Contudo foi um ano único a nível pessoal e a meteorologia até ajudou imenso :dance
Vamos ao que realmente interessa, os aviões!

- Em Janeiro fotografei pela primeira vez um Metro, um avião que adoro! Para além deste, fotografei também três Texan T-6 em voo de entrega para a FA de Marrocos (aqui)!
Imagem
Fairchild C-26D Metro 23 - USA - Navy

- Em Fevereiro fui pela primeira vez a Madrid e fiquei com vontade de lá regressar! Há-de ser um dia destes!
Imagem
Boeing 767 - Air Europa

- Como Março foi data que marcou os meus primeiros exames no INAC, não houve muitas fotografias! No entanto deu para ver alguns GA em Cascais, que não deixam de ser boas surpresas!
Imagem
Beech 58P Pressurized Baron

- Abril foi mês de muitas coisas diferentes! Primeiro Caravan, um Cessna 402 Alemão, Antonov 12, Dornier 228... Enfim, um mês excelente!!
Imagem
Cessna 208B Grand Caravan

- Maio trouxe outras tantas surpresas! Um lindo 727, a visita aos aeródromos de Alqueidão, de Benavente e foi também o mês de um jogo grande em Dublin que nos levou ao Porto para ver um movimentos muito interessantes!
Imagem
Boeing 727

- O mês de Junho mostrou-se também interessante com outra visita a Benavente (com muito "teco-teco" novo) e a primeira vez que vi um An26!
Imagem
Antonov An-26B -CityLine Hungary

- Ora, se até agora não correu nada mau, Julho não deixa nada para trás!! Foi neste mês que houve o CAD nas Lajes e apesar de não ter férias, fui a casa passar um excelente fim-de-semana!! Vimos algumas aeronaves militares bem de perto (como antigamente) e até houve tempo para umas fotografias, nada mau! O lindo 750XL foi também uma surpresa extremamente agradável para os meus olhos!
Imagem
Pacific Aerospace 750XL

- Agosto foi outro dos vários meses em que não houve muito tempo para o hobby, mas lá se foi fazendo algumas fotos, principalmente em casa! Foi bastante bom poder fotografar várias aeronaves da Força Aérea Canadiana e outras coisinhas nada más!
Imagem
Lockheed LC-130H - USA - Air Force

- Também em Setembro tivemos um grande clássico a aterrar em Lisboa, e destes penso que ninguém se cansa! Entre tantos outros, conto com três A300(!), o 777 da Turkish e o A330 da Air Transat com a nova pintra! Nada mau mesmo!!
Imagem
Boeing 727

- Outro mês em que houve poucos registos! Outubro serviu para fotografar o famoso A340 a ser entregue à Aerolineas Argentinas e que ficou por cá uns tempos grandes até seguir para o Porto! Ainda houve a oportunidade de ir até Alverca passar um excelente dia e ver muito avião novo, e não esquecer o C-17 da United Arab Emirates AF!
Imagem
Airbus A340 - Aerolineas Argentinas

- Novembro foi um mês que não deu para muito... Foi-se fotografando o que dava e perdi algumas coisas interessantes! Mesmo assim consegui dar um salto ao aeroporto para ver este belo 767!
Imagem
Boeing 767 - Colombia - Air Force

- E o que dizer do último mês do ano!! Se o mês passado foi fraco, este foi bem pior!! Dezembro foi mês de um último esforço em relação ao curso, em que tive de por a máquina encostada praticamente o mês inteiro!! Só agora que cheguei a casa é que tive algum tempo para umas fotografias, mas mesmo assim foram poucas. Never the less, como há alguns que dizem que o melhor vem para o final, alguém reservou-nos não um, mas dois B747 da Virgin Atlantic Airways a divergirem para as Lajes por razões médicas! Not bad, not bad...
Imagem

E pronto... Está aqui um "resumo" do meu ano de 2011! Palavras para o descrever? Maravilhoso!! A ver o que este ano me reserva, mas se tudo correr como gostava, tenho a sensação que vai ser exótico em termos de movimentos para fotografar :dance

Um grande abraço e votos de um 2012 ainda melhor do que o ano passado!
PS

PS photography / Airliners \ JetPhotos

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal