A Agência Espacial Europeia lançou um concurso para selecionar um cidadão adulto europeu que queira experimentar a ausência de gravidade num voo parabólico de avião.
Chama-se "After Earth", termina no dia 21 de julho às 11h00, é um concurso da Agência Espacial Europeia (ESA) e pretende selecionar uma pessoa saudável com mais de 18 anos que queira experimentar o ambiente de gravidade zero provocado por um voo parabólico de avião.
Os resultados do concurso serão conhecidos no final de agosto e o voo está marcado para 25 de outubro em Bordéus (França), podendo competir qualquer cidadão com mais de 18 anos que resida num dos 19 estados-membros da ESA, o que inclui Portugal.
Os concorrentes têm de responder a um questionário e devem estar em boas condições de saúde, mas o vencedor só fará o voo parabólico de avião depois de passar num exame médico rigoroso.
O concurso integra-se na promoção do filme "After Earth" (Depois da Terra), a que a ESA se associou porque "promove a preservação da vida na Terra como o nosso bem mais precioso", explica um comunicado da agência espacial. O filme do conhecido realizador indiano-americano Night Shyamalan já estreou em Portugal e é baseado numa história de Will Smith, que aparece também como ator, contracenando com o filho, Jaden Smith.
Pairar dentro de um Airbus A300
Os voos parabólicos da ESA são feitos no "Zero-G Novespace", um Airbus A300 adaptado para o efeito. São a única maneira de os astronautas experimentarem a ausência de gravidade sem saírem da atmosfera terrestre, pairando dentro do avião.
Usados por várias agências espaciais para treinarem os astronautas, algumas delas organizam também voos comerciais para o público em geral. Há ainda empresas privadas com voos comerciais parabólicos destinados ao público, em especial nos EUA e na Rússia.
Num voo parabólico do "Zero-G", cada subida e descida da do avião na rota em forma de parábola proporciona 20 segundos de ausência de gravidade ou de gravidade muito reduzida (microgravidade) aos seus passageiros, podendo totalizar até 10 minutos em várias parábolas.
Uma rota típica em forma de parábola demora 65 segundos e começa nos 7000 metros de altitude, com o avião a subir num ângulo de 45 graus até aos 10.000 metros, descendo depois com a mesma inclinação até à altitude inicial. A velocidade do avião chega a ultrapassar aos 1000 km por hora.
Para concorrer ao "After Earth" basta aceder ao site
http://www.esa.int/ESA/Competition/Afte ... tion_rules
In:
http://expresso.sapo.pt/como-podemos-ex ... ro=f820192