APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quinta dez 13, 2018 12:20 pm

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo mai 27, 2007 4:38 pm 
Desligado

Registado: sábado mar 20, 2004 11:55 pm
Mensagens: 48
Localização: Oporto / Portugal
Boas

O primeiro-ministro visita oficialmente a Rússia entre 27 e 29 deste mês, fazendo-se acompanhar por vários membros do Governo e por uma comitiva de empresários.

Os primeiros três dos 10 helicópteros que o Ministério da Administração Interna (MAI) adquiriu no ano passado para combate aos incêndios florestais chegam a Portugal a 5 de Junho, segundo a empresa fornecedora.

Trata-se de dois helicópteros pesados Kamov-32, de fabrico russo, e um aparelho ligeiro Ecureuil AS350, de produção europeia, disse a mesma fonte da Heliportugal, empresa que ganhou o concurso para o fornecimento das aeronaves ao Estado português.

Os restantes sete aparelhos - quatro Kamov 32 e três Ecureuil AS250 - deverão chegar nos meses de Julho e Agosto.

A fonte do ICEP em Moscovo confirmou hoje à agência Lusa que os dois primeiros Kamov-32 russos chegam a Portugal no dia 5 de Junho.

A Heliportugal ganhou o concurso para fornecimento dos 10 helicópteros ao Estado português em Abril de 2006 - seis pesados (Kamov 32) e quatro ligeiros (Ecureuil AS350) - pelo valor de 105 milhões de euros.

Os helicópteros Ecureuil AS350 virão a voar desde França, o que servirá para os primeiros testes de voo, para experimentar toda a aviónica e o motor da aeronave.

O primeiro helicóptero ligeiro chega a 5 de Junho e os três restantes a 5 de Julho.

Em relação aos Kamov 32, está prevista a chegada de dois a 05 de Junho, dois a 5 Julho e os últimos dois a 5 de Agosto.

Estes aparelhos pesados vêm de Moscovo transportados em aviões de carga, que aterram em Alverca, na pista da Força Aérea Portuguesa*, segundo este ramo militar.

Os seis helicópteros pesados Kamov 32 têm capacidade de transporte de 13 passageiros mais dois pilotos, uma velocidade de cruzeiro de 230 quilómetros/hora, tempo útil de operação igualmente de hora e meia e capacidade de transporte de água em balde de 5.000 litros.

Entretanto, a Beriev vai estacionar em Portugal durante o Verão um avião, ainda antes de o Governo tomar uma decisão sobre que tipo de aeronave anfíbia pesada vai alugar para combate aos incêndios florestais, disse hoje à Lusa fonte da empresa em Moscovo.

A fonte admitiu a possibilidade de o aparelho intervir no combate aos fogos «em caso de necessidade», mesmo que o Governo ainda não tenha tomado uma decisão sobre o concurso.

O concurso para aluguer de dois aviões pesados de combate a incêndios florestais aberto pelo Governo foi adiado no dia 11 deste mês para 1 de Junho, devido a uma segunda reclamação da Aeronorte, uma das duas empresas concorrentes.

O MAI garantiu em Abril que estes dois aparelhos estariam operacionais em Portugal a 1 de Julho - o início da «fase Charlie», a de maior risco de incêndios -, pelo que o Estado tem assim 30 dias a partir de 1 de Junho para abrir as propostas das duas empresas, escolher a vencedora, adjudicar e contratualizar o aluguer.

Ao concurso internacional para fornecimento de dois aviões pesados anfíbios, com capacidade para pousar e abastecer na água, concorreram as empresas Aeronorte - Transportes Aéreos SA e a Joint Stock Company Beriev Aircarft Company (JSCBAC, sigla em inglês).

A JSCBAC concorre com o aparelho russo Beriev BE 200, avião com dois reactores e com capacidade para descarregar mais de 12.000 litros de água de cada vez.

A Aeronorte - empresa que apresentou a reclamação que adiou a decisão governamental - não revelou ainda publicamente que marca de aparelho apresenta a concurso.

(*) - Num avião Russo

Diário Digital / Lusa

_________________
Hugo Lourenco
Sócio Nº 080
www.spotterzone.net
Imagem


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal