Na sua primeira viagem oficial como ministro da Administração Interna, Rui Pereira fará, ao lado de Sócrates, a apresentação dos helicópteros Kamov 32, que integrarão a frota de combate a incêndios. A comitiva irá encontrar-se com os 14 pilotos portugueses que estão a receber formação para operar as aeronaves.
Os 14 pilotos (oito dos quais da Unidade de Aviação Ligeira do Exército) chegaram a Moscovo há duas semanas e deverão estar prontos a integrar o dispositivo de combate no próximo dia 1 de Julho, altura em que se entra na chamada Fase Charlie - a de maior risco. Para operar os seis Kamov que adquiriu, o Governo conta ainda com 12 pilotos russos, contratados excepcionalmente para apoiar, este ano, as operações.
Os primeiros dois Kamov 32 deverão chegar a Portugal no dia 5 de Junho, um mês depois da data contratualizada. Aliás, esse atraso originou nos últimos dias uma polémica negociação com vista à locação, por ajuste directo, de meios para o mês de Junho. Os restantes serão entregues pela empresa vencedora do concurso, a Heliportugal, em Julho e Agosto. A frota do Estado incluirá ainda quatro helicópteros Eurocopter
IN: JN
_________________ Luis Lourenço
Sócio Nr. 075
|