Olá,
Aproveitando uns valentes dias livres que tive por ocasião do Natal, decidi lançar-me para mais uma aventura pela Europa do Leste. Escolher o destino não foi nada fácil pois por um lado queria visitar um país novo, mas por outro lado todos destinos que estavam na calha eram um bocado carotes em relação às minhas expectativas. No final acabou por vencer a capital Búlgara de Sofia. Pensei para com os meus botões “Algum dia terias que ir lá…”.
E assim foi, dia sábado dia 18 de Dezembro, num voo operado pelo CS-TTE descolei de Lisboa com destino a Munich tendo chegado por voltas das 23 horas a um aeroporto coberto com uma fina camada de neve, numa altura em que alguns dos principais aeroportos Europeus iniciavam uma longa batalha contra a neve. Como tinha feito o check-in da bagagem até Sofia, fiquei no terminal servido pela Lufthansa onde pernoitei. Infelizmente o meu computador, que me serviu ao longo de pouco mais de 5 anos, deu o badagaio, durante o voo, pelo que a noite foi uma valente seca. Lá fora os aviões ficavam cada vez mais cobertos de neve, cá dentro estava bem quentinho e as máquinas de café de borla disponibilizadas pela LH também ajudaram.
O voo para SOF estava previsto para sair pelas 13, pelo que até lá fiquei entretido a fazer spotting e a observar o brilhante trabalho dos carros limpa-neves que deram muito bem conta do recado. O tempo começara entretanto a melhorar. Consegui 12 registos novos entre os quais 3 bizjets. Não pensem que é coisa pouca, pois esta foi a minha 6ª vez em MUC. Destaco os 2 Dash 8 da Croatia Airlines, o B773 da ANA, o B737 da Jettime e ainda lá estava parado um B772 da BAW do qual não consegui registo.
9A-CQB Croatia Airlines DHC-8 402
9A-CQC Croatia Airlines DHC-8 402
9V-SWD Singapore Airlines B777-312/ER
A7-AEC Qatar Airways A330-302
C-GHLV Air Canada B767-333/ER
CS-TTG TAP A319-111
D-ABVR Lufthansa B747-430
D-ACKA Lufhtansa CityLine CRJ 900
D-ACKC Lufhtansa CityLine CRJ 900
D-ACKE Lufhtansa CityLine CRJ 900
D-ACKG Lufhtansa CityLine CRJ 900
D-ACKI Lufhtansa CityLine CRJ 900
D-ACPN Lufthansa Cityline CRJ 700
D-ACPP Lufthansa Cityline CRJ 700
D-ACPT Lufthansa Cityline CRJ 700 Star Alliance
D-ADHA Augsburg Airways DHC-8Q 402
D-ADHB Augsburg Airways DHC-8Q 402
D-ADHP Augsburg Airways DHC-8Q 402
D-ADHR Augsburg Airways DHC-8Q 402
D-ADHT Augsburg Airways DHC-8Q 402
D-AEBA Lufthansa Cityline ERJ-195LR
D-AEBC Lufthansa Cityline ERJ-195LR
D-AEBE Lufthansa Cityline ERJ-195LR
D-AEMA Augsburg Airways ERJ-195AR
D-AEMB Augsburg Airways ERJ-195LR
D-AEMC Augsburg Airways ERJ-195AR
D-AEMD Augsburg Airways ERJ-195AR
D-AEME Augsburg Airways ERJ-195AR
D-AIFF Lufthansa A340-313
D-AIGP Lufthansa A340-313
D-AIHC Lufthansa A340-642
D-AIHV Lufthansa A340-642
D-AIHX Lufthansa A340-642
D-AIKA Lufthansa A330-343
D-AIKO Lufthansa A330-343
D-AILB Lufthansa A319-114
D-AILD Lufthansa A319-114
D-AILE Lufthansa A319-114
D-AILK Lufthansa A319-114
D-AILL Lufthansa A319-114
D-AILW Lufthansa A319-114
D-AILY Lufthansa A319-114
D-AIPB Lufthansa A320-211
D-AIPC Lufthansa A320-211
D-AIPD Lufthansa A320-211
D-AIPK Lufthansa A320-211
D-AIPM Lufthansa A320-211
D-AIPR Lufthansa A320-211
D-AIPX Lufthansa A320-211
D-AIPW Lufthansa A320-211
D-AIPZ Lufthansa A320-211
D-AIRE Lufthansa A321-131
D-AIRH Lufthansa A321-131
D-AIRI Lufthansa A321-131
D-AIRS Lufthansa A321-131
D-AIRW Lufthansa A321-131
D-AISI Lufthansa A321-231
D-AISO Lufthansa A321-231
D-AIZA Lufthansa A320-214
D-AIZB Lufthansa A320-214
D-APBB Privatair B737-8Q8
D-AVRH Lufthansa Cityline BAe 146-RJ85
D-AVRM Lufthansa Cityline BAe 146-RJ85
D-AVRN Lufthansa Cityline BAe 146-RJ85
D-AVRP Lufthansa Cityline BAe 146-RJ85
I-ADCB Air Dolomiti ATR-72 212A
I-ADCC Air Dolomiti ATR 72-212
I-ADCE Air Dolomiti ATR 72-212
I-ADJK Air Dolomiti ERJ-195LR
I-ADJM Air Dolomiti ERJ-195LR
I-ADJO Air Dolomiti ERJ-195LR
I-ADLJ Air Dolomiti ATR 72-212
I-ADLK Air Dolomiti ATR 72-212
I-ADLO Air Dolomiti ATR 72-212
I-ADLS Air Dolomiti ATR-72 212A
I-ADLT Air Dolomiti ATR 72-212
I-ADLW Air Dolomiti ATR-72 212A
JA789A ANA B777-381/ER
LX-LGJ Luxair EMB-145LU
N285AY US Airways A330-243
N779UA United Airlines B777-222/ER
N781UA United Airlines B777-222/ER
OE-LFR Austrian Arrows Fokker 70
OY-JTC Jettime B737-3L9
OY-KBR SAS A319-132
S5-AAH Adria Airways CRJ-200LR
S5-AAR Adria Airways A319-132
SP-LFC Eurolot ATR-72 202
SU-GCM Egyptair B737-866
SX-DVR Aegean Airlines A320-232
SX-DVY Aegean Airlines A320-232
TC-JFC Turkish Airlines B737-8F2
TC-JFY Turkish Airlines B737-8F2
ZS-SNI South African Airways A340-642
Bizjet:
CS-DUB Hawker 750
OM-LBG Citation 525B
VP-BMH BAe-125
Foi a 2ª vez que voei na Augsburg Airways e para grande azar meu este voo foi novamente operado pelo ERJ-190 D-AEME, o mesmo que em Março me tinha levado até BUD. O voo teve a duração de cerca de 2 horitas e contou com um excelente load factor, tendo a aproximação ao aeroporto de SOF sido de uma beleza que eu raramente tinha visto devido a algumas montanhas que rodeiam a cidade e a um lindíssimo cenário de neve. As primeiras aeronaves que vi no aeroporto foram sem dúvida algumas reliquias para os meus olhos. Tu-134 e Tu-154 em storage e ainda alguns Let-410 e Yak-40. Welcome to an Eatern European Airport! Após desembarque ainda fiquei um bocadinho no terminal a coleccionar registos e só depois é que segui para ir buscar a minha mochila… Que nunca apareceu

. Pela 3ª vez deparei-me com esta situação. Deixei a minha reclamação a quem devido e segui com a minha mochila, onde por acaso tinha metido alguma roupa interior para remediar nestas situações.
Foram 5 dias e 4 noites muito agradáveis na capital Búlgara. A nível de meteorologia, nunca choveu ou nevou, apesar da muita neve que havia no chão. As temperaturas até estavam muito boas para uma capital da Europa do Leste durante o Inverno e até me desenrasquei bem a andar só com uma t-shirt e um casaco e sem luvas ou cachecol ou gorro, essas roupas manhosas propícias desta altura do ano. Por falar em roupa, ao 3 dia fui ao aeroporto perguntar pela bagagem (apesar de ser possível fazer o tracking on-line). Foi-me dito que ainda não sabiam dela, e que poderia demorar mais uns dias devido ao mau tempo e vários voos cancelados em Munich. Seria muito fácil ser um chico esperto qualquer e criar um alarido e barafustar, dizer isto ou aquilo e insultar a companhia aérea, como infelizmente se vê, mas preferi a opção mais difícil, ser cordial e educado. Deram-me 100Lev (pouco mais de 50€ tendo ficado a ganhar pois se me tivesse sido pago em euros não teria sido tão vantajoso devido a câmbios) e ainda um kit de higiene da Star Alliance. Sofia fez-me lembrar a cidade de Kiev, não só pela escrita utilizada cirílico mas também pelo vários edifícios e respectiva arquitectura.
A Rua de Santa Catarina lá do sitio, Vitosha Blv.
Um pequeno parêntesis para referir a vida nocturna. Se eu tinha dúvidas fiquei devidamente esclarecido. Para mim a Europa do Leste é o melhor local para se sair à noite. Há bares que estão muito pouco sinalizados e quando uma pessoa entra fica pasmado com o aspecto algo “pesado” da arquitectura. Estes locais são os melhores, e são conhecidos pela malta local. Não aparecem no “Lonely Planet” e raramente há reviews na internet. Preços baratos e convidativos e um ambiente de festa, por vezes como se fosse o último dia das nossas vidas. Ah, e a vista é muito boa coisa e tal… O facto de ter ser semana não impossibilita o facto de haver bares abertos durante praticamente a noite toda. Simplesmente divinal!
A nível de spotting, não foi nenhum dos dias ao aeroporto. Nunca estiveram reunidas condições que me satisfizessem por completo, pelo que fiquei pela cidade. Os registos que consegui foi após chegada e antes da descolagem para Frankfurt no dia 23. Destaco o facto de ter conseguido mais um easyJet novo (feito cada vez mais raro) e de ter conseguido terminar a frota de B737s da Malev e os dois A319 da Hamburg Intl. com cores da Paquistanesa Air Blue. Neste momento as aeronaves já têm o registo AP.
4X-EKE El Al B737-758
9H-AEM Air Malta A319-112
D-ABXS Lufthansa B737-330
D-AHIH Hamburg International A319-111 Air Blue colours
D-AHII Hamburg International A319-111 Air Blue colours
D-AIRH Lufthansa A321-131
D-AISZ Lufthansa A321-131
G-BIKF DHL B757-236(F)
G-EUXE British Airways A321-231
G-EZTX EasyJet A320-214
HA-LOM Malev B737-8Q8
LZ-BOW Bulgaria Air B737-347
LZ-DOB Hemus Air Yak-40 Albanian Airlines colours, stored
LZ-FBC Bulgaria Air A320-214
LZ-FBE Bulgaria Air A320-214
LZ-HBB Hemus Air BAe 146-200
LZ-HBC Hemus Air BAe 146-200
LZ-RMK Air MAx Let-410 Stored
LZ-TIM Hemus Air BAe 146 RJ70
OE-LVB Austrian Arrows Fokker 100
OE-LVJ Austrian Arrows Fokker 100
SP-LIF LOT ERJ-175SR
UR-DNV Dniproavia ERJ-145LR
VP-BQW Aeroflot A320-214
No dia 22 o aeroporto de Frankfurt estivera com grandes atrasos na grande maioria dos voos e ao longo do dia, com um melhoramento a partir da tarde, pelo que no dia 23 fiquei muito contente com o facto de o meu voo estar dentro do horário. Estava previsto o voo LH1427 ser operado por um B737-300 mas houve um upgrade para um charuto A321 (D-AISZ) que fez as cercas de duas horas de voo com um load factor de 100%. Cheguei a FRA pelas 15 horas. Havia pouca neve no chão e o aeroporto estava com as operações praticamente normalizadas. A porta de embarque para o voo TP571, a realizar-se no dia seguinte pelas 6AM, ainda não estava anunciada, mas por experiencia própria dirigi-me para o mais de que provável local. Como era de noite não deu para fazer um log muito por ai além, no entanto consegui 3 registos novos:
B-2385 Air China A340-313X
CS-TTO TAP A319-111
D-ABEB Lufthansa B737-330
D-ABEW Lufthansa B737-330
D-ABIA Lufthansa B737-530
D-ABIL Lufthansa B737-530
D-ABUZ Condor B767-330/ER "Snoopy"
D-ABVS Lufthansa B747-430
D-ABXP Lufthansa B737-330
D-AIBC Lufthansa A319-114
D-AILN Lufthansa A319-114
D-AILR Lufthansa A319-114
D-AIMD Lufthansa A380-841
D-AIQT Lufthansa A320-211
D-AIRP Lufthansa A321-131
D-AISF Lufthansa A321-231
D-AISK Lufthansa A321-231
D-AISQ Lufthansa A321-231
D-AISX Lufthansa A321-131
SX-DVZ Aegean Airlines A321-231
O voo TP571 foi dos primeiros a descolar de FRA nessa manhã do dia 24. Novamente um load factor muito elevado (a roçar os 100%) tendo chegado a Lisboa pelas 0830 da manha e à minha cidade natal de Gaia (onde já não metia os pés à mais de dois meses…) pelas 1230, portanto ainda com tempo de sobra para jantar um belo de um bacalhau
Ir a Sofia foi uma excelente opção. Recomendaria a cidade por vários motivos, mas talvez o principal seja pura e simplesmente por ser diferente daquilo que temos aqui na nossa Europa Ocidental… Quanto à malograda mochila chegou finalmente a Portugal no dia 31 e às minhas mãos (a Beja) no dia 6 Janeiro. Não se deixem enganar, a Lufthansa continua a ser das melhores companhias para se viajar, muito segura, muito profissional, e muito correcta. E continuará a ser uma escolha pessoal em futuras viagens pela Europa e Mundo fora. Como se diz em Búlgaro, Merci [obrigado]Lufthansa!
Espero que tenham gostado e podem contar com mais um trip-report para breve

...
Rui