APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: domingo set 24, 2017 11:54 pm

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: CouchSurfing na Polónia
MensagemEnviado: sábado dez 24, 2011 12:24 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Antes de começar o relato desta viagem sou como que obrigado a fazer uma pequena introdução para quem lê melhor perceber. Regra geral sempre que visito um pais novo fico-me pela capital e não passo dai. Mas desta vez quis aumentar a fasquia um bocado mais. A ideia era chegar a Varsóvia e ir para uma cidade qualquer, mas não muito longe e com preferência com boas ligações de transporte público., aí mais ou menos duas horitas de viagem. Com a ajuda do Hostel World, identifiquei dois “alvos” que tinham esta possibilidade muito económica (e divertida) de alojamento: Lodz e Lublin. A primeira dispõe de um aeroporto e é uma das principais cidades Polacas, a segunda é mais desconhecida se bem que tem uma população de mais de 300.000 habitantes. Como eu queria um local menos conhecido, escolhi Lublin. Agora vem a segunda parte. Couch Surfing. Ok, isto em poucas palavras o CS é basicamente ficar em casa de outros (sem que para tal se tenha que pagar), assentando numa troca de conhecimentos e hospitalidade entre as pessoas. Regra geral estamos a falar de pessoas com uma grande abertura de espirito e com um enorme gosto por viajar e conhecer outras culturas. O seu site tem mais de 3 milhões de pessoas inscritas em mais de 200 países, mas nem todas oferecem alojamento, algumas estão só disponíveis para ocasionais encontros para tomar um copo e trocar experiencias (já vos estou a ler os pensamentos, e não, não é um site desses :mrgreen: ). E prontos, fiz um search por pessoas a oferecer um local para eu passar duas noites em Lublin e encontrei uma pessoa com a qual, através do perfil, senti que me relacionava melhor. E assim começou a viagem ao maior país Europeu onde ainda não tinha estado.

Para companhia aérea havia duas opções, TAP e Lufthansa. Os preços eram muito parecidos mas no final acabei por escolher a Lufthansa pois pressenti que nesta altura do ano a TAP poderia ter uns dias de greve, embora tenho que admitir que o voo para FRA foi operado pela TAP.
Depois de ter feitos umas compras de presentes para quem me ia receber (afinal de contas isto do CS não é só ficar à borla) dirigi-me para a porta de embarque. A descolagem para Frankfurt foi feita no CS-TTG (A319) no sábado de manhã no voo TP572. À chegada à FRA foi presenteado com algumas aeronaves que não estava à espera de ver, nomeadamente dois A330 da Thai e ainda um B767 branco, tudo na área de manutenção da LHT. A ligação foi muita curta e pouco depois estava num autocarro a cruzar as placas do aeroporto em direcção ao CRJ-700 da Lufthansa Cityline D-ACPQ (com as cores da Star Alliance). Diga-se que foi o meu 1º voo em CRJ e até gostei bastante. A configuração é 2X2 e existe bom espaço para que os joelhos não esbarrem no banco da frente. Mais uma vez experimentei o bom serviço da Lufthansa, que é neste momento a minha companhia aérea favorita, por todas e mais algumas razões. O voo teve a duração de duas horas e quando cheguei a WAW (Warsaw Chopin Airport) pelas 16:00 não perdi muito tempo. Levantei dinheiro no multibanco, enfiei-me num taxi e fui para a estação central de comboios. O comboio para Lublin partia às 16:55 e 20 minutos antes já eu lá estava com bilhete na mão. O comboio é o equivalente ao nosso Inter Cidades só que as carruagens têm compartimentos para 8 pessoas. Escolhi uma que estava mais livre e comecei a viagem de duas horas até Lublin. Nada posso acrescentar sobre o cenário pois já era noite ai desde as 15:30. Á chegada tinha a hipótese de apanhar um autocarro, mas após esperar ai uns 5 minutos ao frio, decidi apanhar um taxi e ir para a morada que eu tinha escrito num pequeno papel.
A casa da pessoa que me recebeu ficava a 10 minutos do centro da cidade num local com vários apartamentos novos. Aproveitei para a conhecer melhor e ela a mim e ficamos à conversa umas boas horas. Precisamente nessa noite estava a decorrer um dos encontros semanais que são organizados em Lublin (e em muito locais do mundo) pela malta que faz CS. Infelizmente ela disse que preferia descansar um bocado em vez de ir, mas para mim este tipo de encontro serve também para se conhecer ainda mais gente. Fica para uma próxima. Quem tinha estado nesse encontro foi o namorado dela que para a cidade de Lublin é um embaixador de CS, ou seja não é um chefe mas é uma pessoa com mais responsabilidade, sendo ele quem muitas das vezes organiza estes encontros.
Após muita conversa finalmente chegou a hora de descansar. Tinha acordado às 03:30 para sair de Beja e 4 viagens depois estava em Lublin, Polónia.

No dia seguinte ofereceram-se para uma visita guiada à cidade e uma almoço num local por eles conhecido, diga-se muito giro, bom e muito barato.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas nem sempre tive com eles tendo também explorado a cidade por minha conta. No final do dia regressei a “casa” onde passei a última noite em Lublin. Ah é verdade, o local onde dormi foi num sofá cama na sala, num saco de cama com alguns cobertores disponibilizados por eles.
No dia seguinte (19 de Dezembro) sai de manhã cedo. Feitas as despedidas apanhei o autocarro para a estação de comboios onde comprei um bilhete para o IC das 08:22. Apesar de não haver neve (fiquei algo desiludido…) estava frio mas o céu encontrava-se limpo, uma boa combinação.

Imagem

A viagem para Varsóvia teve a duração de cerca de 02:10 minutos. A paisagem tinha uma tonalidade castanha e é dominada por vegetação e campos agrícolas. Com um Solzinho de Inverno, estava de facto um cenário muito giro. Á chegada a Warsaw Centralna ainda tive oportunidade de ver o novo estádio de futebol que fora construído para o EURO 2012, que segundo me foi dito é o mais caro estádio da história do futebol (!!!). Cheguei a Varsóvia sem qualquer tipo de alojamento reservado. Poderia fazer novamente CS mas optei pela opção Hostel, tendo ficado no Oki Doki, que aparentemente é um dos melhores da capital Polaca.
Após check-in fui fazer algumas compras de Natal e conhecer um bocado a cidade tentando maximizar o tempo que tinha de luz solar disponível. Aqui ficam algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

À noite conheci um grupo muito divertido de Suecos que estavam a aproveitar as férias da Universidade e tinham vindo conhecer Varsóvia por uns dias, estando, tal como eu, na sua última noite. Após aproveitarmos a happy hour do hostel e algumas cervejas depois, saímos para jantar

Imagem

… e farra claro está :dance .

No dia seguinte de manha quando fiz o check-out, já eles tinham saído. A caminho do aeroporto ainda travei conhecimentos com um casal Finlandês, e após ter feito o check-in nos Kiosks do aeroporto e ter passado a segurança, quem é que eu encontro? Os Suecos! Ainda a recuperarem da ressaca tivemos na galhofa mais um bocado até aparecer a indicação de “last Call” para o voo para Mälmo. Feitas as despedidas, fui encontrar um local sossegado para fazer spotting. O meu voo era só às 16:45 o que me deu bastante tempo para o nosso hobby. Muitos “SPs” depois, lá chegou a altura de embarcar para o entretanto atrasado voo LH1351 que foi novamente operado pelo D-ACPQ. Ainda estivemos um bocado à espera de um passageiro que nunca chegou a aparecer, e após terem retirado a bagagem, começamos o voo de regresso a FRA. Há uma nota imensamente positiva que tenho de partilhar com vocês acerca deste voo. Como alguns devem de saber este ano o aeroporto de FRA inaugurou uma nova pista que fica a norte do Terminal. Eu vinha sentado do lado esquerdo e começo a reparar nas luzes do aeroporto e alguns aviões, no entanto ainda estávamos um bocado altos. Foi ai que me lembrei que estávamos a efectuar a aproximação à nova pista, tendo o privilégio de ver o aeroporto do meu lado esquerdo. A vista é bastante impressionante e o facto de ser de noite e haverem muitos postes de iluminação ligados fazia com que o aeroporto se assemelhasse a uma maquete, algo surreal e muito giro de se ver. Após aterragem seguiu-se um longo taxi para uma posição de estacionamento remota, e uma vez no aeroporto seguiu-se mais uma espera, desta vez cerca de uma hora antes de voltar a enfiar-me num avião da Lufthansa, desta vez no D-AIRF (A321) para o voo LH1172 de regresso a Lisboa.
Uma vez em Lisboa fiz novamente uma escala, e só às 7 da manhã é que fiz a derradeira viagem, desta feita para Gaia, casa e desta vez sem aspas :D .
Esta foi sem dúvida uma viagem que possibilitou abrir os horizontes. Considero voltar a fazer CS no futuro, sendo a opção perfeita para aquelas cidades que não oferecem Hostels como alternativa, portanto é provável que pró ano começa a frequentar cidades da Europa do Leste que neste momento nem eu nem vocês ouviram sequer falar, uma cena mais “hardcore”. Gostei muito de ir à Polónia e recomendo bastante uma visita, por mim partia já para outra. Os preços praticados por lá são dos mais baratos que tenho encontrado nesta região.
E pronto 2011 está fechado. Das belezas da Europa do Leste falta-me agora visitar 3 países que já estão no radar: Lituânia, Moldávia e Eslováquia. Também quero visitar a Bielorrússia, mas esse parece que dá um bocado de trabalho por causa do visto, tenho que investigar melhor.

Cumprimentos a todos e votos de um feliz Natal e boas entradas. Ah e não se esqueçam de viajar tanto quanto puderem. Não me canso de o fazer e se não for agora, então para quando?

Assunto da Mensagem: Re: CouchSurfing na Polónia
MensagemEnviado: sábado dez 24, 2011 2:21 pm 
Desligado

Registado: sábado nov 05, 2005 7:35 pm
Já tinha ouvido falar em couchsurfing, muito fixe. Só mesmo para pessoas com grande abertura de espírito, como mencionaste.

Excelente report, as always.

Abraço e boas festas!

MensagemEnviado: terça dez 27, 2011 10:29 am 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Gostei desta tua aventura do CouchSurfing. Já estou a ver que as tuas viagens vão começar a ficar mais baratas apartir de agora :)
Fico a aguardar os reports das tuas viagens à Lituânia, Moldávia e Eslováquia :mrgreen:

Abraço

Canon 700D, 450D
Sigma Objectiva 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

MensagemEnviado: terça dez 27, 2011 11:54 am 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Espectáculo Rui. E a passagem de ano, onde vai ser desta vez? Iémen, Uzbequistão? É que já te começam a faltar destinos :mrgreen: :mrgreen:

MensagemEnviado: quarta dez 28, 2011 2:58 pm 
Desligado

Luis Gonçalves Escreveu:
Espectáculo Rui. E a passagem de ano, onde vai ser desta vez? Iémen, Uzbequistão? É que já te começam a faltar destinos :mrgreen: :mrgreen:

Apesar dos convites tentadores desses destinos tropicais para uma passagem de ano em folia, vou mesmo passa-la em Beja... a contar os dias para cruzar o Atlântico :dance

Cumprimentos a todos e boas entradas :D

MensagemEnviado: quarta jan 04, 2012 2:55 am 
Desligado

Registado: quinta fev 24, 2005 1:19 pm
Só por curiosidade, em Lublin ficaste em casa de quem?

Abraço,

Nuno

MensagemEnviado: quarta jan 04, 2012 8:03 pm 
Desligado

Nuno, não me digas que também praticas a modalidade :mrgreen: ? Foi da Weronika e do Tom, ambos com uma mentalidade muita aberta e muito porreiros :)

Abraço.

MensagemEnviado: sexta jan 06, 2012 7:33 pm 
Desligado

Registado: quinta fev 24, 2005 1:19 pm
Yeaps, estou também no Couchsurfing mas só recebo. Perguntei isto porque já cá tive 2 casais de Lublin, o primeiro completamente doidos |o , ainda estiveram aqui umas 2 semanas.

Abraço,

Nuno

Sócio Nº 097

MensagemEnviado: quinta mar 06, 2014 1:21 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 10:47 am
Que saudades da Polónia... love it!

Imagem

---> http://www.facebook.com/andregarcezphotography
---> http://www.facebook.com/siriusmagazine

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ]