APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: terça set 26, 2017 10:11 am

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta fev 03, 2012 4:54 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Todos temos sonhos, e uns são maiores que outros e daí a importância em atribuir-lhes prioridades. À anos que o meu sonho número 1 na vida permanecia como um sonho que levaria o seu tempo a alcançar: ter estado em todos os Continentes (e não me refiro aos da Sonae…).
Depois de ter estado na América do Norte / Sul, Oceânia, África e Ásia faltava agora uma visita à América Central ( a Antártica joga para já numa liga à parte). A questão era para onde? Comecei por pensar nos turísticos Costa Rica e Panamá, até que em Outubro último conheci um casal Norte-Americano com larga “bagagem” nas pernas e recomendaram-se as Honduras. Deste país pouco ou nada sabia e quando fiz uma pesquisa no Google e vi paisagens com praias fenomenais, comecei a pensar seriamente neste candidato de última hora. Tal como Portugal, as Honduras tem a parte Continental e+ Ilhas, neste caso o Arquipélago chama-se “Bay Islands” e é constituído por 3 ilhas: Útila, Roatan e Guanaja. Das 3 Roatan é a maior e mais popular, tendo um aeroporto com voos internacionais.

Arranjar voos para lá foi uma tarefa que deu boa luta e que colocou os EUA no mapa como o local mais barato para se fazer uma escala. A rota MAD-MIA-SAP (San Pedro Sula, Honduras) era bem barata (tendo posteriormente o preço subido consideravelmente), mas implicava após lá chegar a apanhar um bus para La Ceiba e posteriormente o ferry. Eu não me importava nada com isto, mas nestas férias queria fazer o menos possível e desfrutar o máximo possível. Por isso acabei por escolher a United Airlines fazendo a rota LIS-EWR/LGA-IAH-RTB (Roatan). Só após reserva é que reparei que em Nova York iria ter que mudar de aeroporto, mas não havia crise.
Após reserva fui tratar da autorização para viajar para os “States” que custou 14$ sendo válida até finais de 2013.
No dia 6 Janeiro, no aeroporto de Lisboa, embarquei no N12114, um B757-200 da UA, antigo Continental, rumo ao aeroporto de Newark, New Jersey. Cada lugar tem PTV e o voo de 7 horas foi muito tranquilo tendo visto dois filmes, por sinal bem divertidos, e desfrutado do excelente atendimento das hospedeiras. Não deixou de ser estranho fazer tal voo de longo-curso num “narrowbody”… Após desembarque em EWR segui para o controlo fronteiriço onde recebi mais um carimbo no passaporte. Desde este aeroporto apanhei um “shutlle” para o aeroporto de La Guardia. A viagem demora mais do que uma hora e passa-se por New York. Do muito pouco que vi, gostei bastante e espero lá voltar um dia destes...
O Sol estava-se a por quando cheguei a LGA e ainda me faltava fazer o check-in para os voos LGA-IAH-RTB. O 1º segmento seria só um pouco antes da 6 da manhã do dia seguinte pelo que decidi ir beber umas Heinekens num bar com excelente vista para umas das placas deste surpreendentemente movimentado aeroporto, por entre alguns dedos de conversa com outros passageiros.
Consegui durmir umas fantásticas 4 horas, tendo pouco depois feito o check-in até às Honduras. O voo UA1078 para Houston Intercontinental foi operado por um B737-500 com winglets (N24633) e foi dos primeiros a descolar naquela bela manhã de Inverno de LGA.
Ainda é um voo longo, algures entre 3 e 4 horas se não me falha a memória, até que aterramos em IAH, um aeroporto que há muito tempo tinha curiosidade de conhecer, infelizmente a Continental já aqui não mora, apenas as suas cores agora com títulos United. A fusão entre as duas gigantes aos poucos e poucos vai-se aproximando do fim. Ainda há aviões com os títulos da CO e por vezes davam-me cartões de embarque ora com o código UA, ora com o código UA. Uma vez lá dentro do terminal, fiz o meu melhor para que as 4 horas de espera passassem o mais depressa possível. Adivinharam: planespotting timi :mrgreen: . O log é grande e aparecerá oportunamente.
De Houston, Texas descolei num B737-800 para a Roatan, Honduras. O voo ia cheio. Apesar de todos os lugares terem PTV é preciso pagar para se puder ver séries, desporto ou noticias. As bebidas ligeiras são de borla, mas uma saborosa Heineken custou-me 6$.
Por volta das 15 horas do dia 7 de Janeiro consegui cumprir com o sonho. Chegara finalmente à América Central.
Em Roatan fiquei 12 dias. Nunca antes tinha ficado num só sitio tanto tempo, mas verdade seja dita, não havia necessidade de mudar. Por falta de bateria andava sempre com o telemóvel desligado e sem nunca saber as horas. Se tinha fome comia, se tinha sono dormia (mesmo que fossem apenas 8 ou 9 da noite). Não havia horas para nada, ou como eu e os amigos que lá fiz dizíamos “It’s Island time”, por outras palavras, pode ser facilmente traduzido “sem pressas, sem stress” :D . O tempo esteve sempre bastante quente com temperaturas a rondar os 32ºC tendo chovido 2 ou 3 dias, mas nada de preocupante.
O hostel não estava cheio o que deu para conhecer melhor quem lá estava. As pessoas que lá conheci foram a minha família e como noutros tantos casos, neles confiava e eles em mim. Não fiz muito em quanto lá estava, nem sequer tirei muitas fotos. Aqui ficam algumas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No dia 19 de Janeiro (quinta-feira) foi dia de fazer as despedidas e regressar à Europa… mas ainda não a Portugal. Tamanho feito na minha vida necessitava de um evento à altura para comemorar, pelo que decidi fazer um afterparty em Amsterdão :dance .
Pelas 14:30 descolei, e após recolher alguns registos no aeroporto, descolei de Roatan a bordo do B737-800 N37281 de volta a Houston. Uma vez lá, e com o check-in já feito até Amsterdão só tinha que me dirigir novamente para a zona das portas de embarque. Entre sair do avião e chegar a essa zona demorei cerca de duas horas e não estou a exagerar. Começa-se por passar o controlo fronteiriço, depois recolher a bagagem (no meu caso como só viajo com uma mochila ao ombro é sempre a andar, acreditem que facilita bastante as coisas), passar caso necessário por um controlo de raio X da bagagem que vai no porão e depois seguir para os normais controlos de segurança antes de se aceder à zona das portas de embarque.
Já era noite quando lá recolhi os registos do Embraer da Aeromexico e do B747 da BA, entre poucos outros. Jantei num dinner típico chamado “Rubbys” (muito bom!), dormi umas boas horas e no dia seguinte após um valente pequeno-almoço, fui fazer spotting. No total a minha escala em Houston era de umas 22 horas (!!) e o meu voo só descolava pelas 15:30. Quando me fui embora já tinha conseguido um bom número de registos, entre os quais algumas boas novidades, tais como o B747 da Atlas Air (versão passageiros) que faz os voos para a SonAir para Luanda, ou, por exemplo, o B747-800F da Cathay Pacific.
O UA58, operado pelo B767-400 N68061, descolou com um ligeiro atraso de Houston em direcção a Amsterdão. À nossa frente seguia o voo da KLM. O sistema de entretinimento a bordo ainda tem que ser actualizado. Os vídeos estão em modo “Play” constantemente e a variedade é muito reduzida em comparação ao voo do B757. Como ao meu lado não ia ninguém, aproveitei para esticar as pernas e repor energias (bem que ia precisar delas). Quando acordei estávamos já a sobrevoar a Irlanda. O pequeno-almoço foi servido e pouco depois, aí pelas 08:30 do dia 21 de Janeiro, estávamos a aterrar numa Amsterdão que acordava com céu nublado e muito vento.
Após andar no aeroporto, sem nada para fazer, decidi cruzar o controlo fronteiriço e ir até a um lounge bar que frequento desde 2005, chamado “Lost in Amsterdam”. Cheguei por volta das 12 e ali fiquei até ficar com um bocadinho de fome. Após andar pelas ruas de Amsterdão (o tempo tinha melhorado significativamente e andava muita gente nas ruas naquela sábado) encontrei um restaurantezito, onde acabei por me juntar na mesa a uma rapariga Espanhola e Francesa. Estavam na Holanda a trabalhar e era a 2ª vez que vinham a Amsterdão, pelo que após almoço fomos dar um passeio. Deveria ter tirado algumas fotos, mas fui preguiçoso, confesso.
Pelas 22:30 cada qual foi para seu lado e eu fui para o Heineken Music Hall, junto ao estádio do meu clube, o Ajax. Ai estava a decorrer um concerto produzido pela Q-Dance chamado X-Qlusive Noisecontrollers. Os Noisecontrollers são um duo de DJ Holandeses de Hardstyle, aos quais se juntaram alguns outros DJ muito conceituados neste tipo de música. Os Holandeses são muito apaixonados por música electrónica, é na verdade admirável, por exemplo, o facto de que nunca haver problemas de violência. Tanto que poderia ser aprendido com este povo…

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Apesar de o concerto terminar às 07:30 e sai pelas 04:30. Exausto. Muito exausto, mas ainda mais feliz. Não há palavras. Para perceberem bem o que aquilo foi, recomendo que vejam o video oficial de apenas 4 minutos qualquer coisa. Vale bem a pena:

http://www.youtube.com/watch?v=IPUa8nCTtTc

Feliz da vida, regressei ao aeroporto. Fiz o check-in num kiosk para o voo HV5951 para Lisboa que só descolaria pelas 16 e qualquer coisa. Após passar o controlo de segurança, sem hesitar, dirigi-me para uma zona com uns bancos muito confortáveis para durmir umas horas. Esta tinha sido a 3 noite que tinha passado sem ter dormido numa confortável cama…
Acordei pelo meio-dia. Almocei, recolhi alguns registos, e após o PH-HZK ter recolhido o trem, decido descansar os olhos e adormeci, tendo chegado a Lisboa já era noite no dia 22 de Janeiro (domingo).
No espaço de 4 meses completei 2 de 3 sonhos que tenho/tinha na vida: mergulho com o tubarão Branco na África do Sul e ter estado em todos os Continentes. O 3º passou agora a ser um alvo a abater (muito provavelmente ainda este ano), mas não digo o que é… Claro que há outras coisas a fazer, mas na vida tudo é uma questão de prioridades. Até ao final do ano (altura em voltarei a ter férias ) é altura de continuar a conquistar a Europa do Leste/Escandinávia e talvez começar com os Balcãs… mas por agora faço-o já bronzeado :dance :dance :mrgreen:

Obrigado por lerem!

MensagemEnviado: sexta fev 03, 2012 7:26 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
E prontes... lá está o Rui Miguel a trazer-nos histórias que mais ninguém as teria vivido :D

MensagemEnviado: sexta fev 03, 2012 8:30 pm 
Desligado

Registado: domingo fev 20, 2005 6:15 pm
Obrigado Rui Miguel !

Mais um excelente trip report!

PM

MensagemEnviado: sexta fev 03, 2012 11:34 pm 
Desligado

Registado: quarta mai 14, 2008 12:53 am
Não vai demorar muito e vais ter um dilema.
Para onde vou agora ????
Mas acredito que vais encontrar destino, nem que para isso tenhas que descobrir um novo País :mrgreen:
Um abraço Rui Miguel.

MensagemEnviado: domingo fev 12, 2012 11:13 am 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Rui, muitos parabens por teres concretizado o sonho de visitar os 5 continentes :D

Roatan?? Nunca tinha sequer ouvido falar deste lugar. Fizeste mais uma viagem magnifica, aquele azul do mar nas primeiras fotos convida logo a dar um mergulho. (gosto)

Grande abraço ;)

Canon 700D, 450D
Sigma Objectiva 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

MensagemEnviado: domingo fev 12, 2012 1:54 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Muito obrigado Alberto :D As imagens que tu mencionas da praia são praticamente as mesmas que vi uns meses antes no "Google Images" quando fiz uma pesquisa por Roatan, e que acabariam por ser o motivo de ir para lá.

Quanto ao comentário do amigo Zé Manel "Para onde vou agora ????", essa é mesmo a minha dúvida existencial do momento...

Grande abraço :D

MensagemEnviado: domingo fev 12, 2012 3:01 pm 
Desligado

Registado: domingo fev 20, 2005 6:15 pm
Rui Miguel Escreveu:

Quanto ao comentário do amigo Zé Manel "Para onde vou agora ????", essa é mesmo a minha dúvida existencial do momento...

Grande abraço :D

Então vamos lá dar uma ajuda! Onde será a próxima aventura do Rui Miguel?

Aceitam-se sugestões!

Eu proponho: Alaska! que tal?

Abraço
PM

Sócio Nº 111

Imagem

MensagemEnviado: domingo fev 12, 2012 3:46 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
paulomendes Escreveu:
Então vamos lá dar uma ajuda! Onde será a próxima aventura do Rui Miguel?

Eu proponho: Alaska! que tal?

Aceitam-se sugestões!

Agora que o objectivo de estar nos 5 continentes está cumprido, eu proponho.... conhecer as 7 maravilhas do mundo (as que ainda não conhece).

Canon 700D, 450D
Sigma Objectiva 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

MensagemEnviado: domingo fev 12, 2012 4:12 pm 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Boas Rui..já pensaste em ir a marte..... :dance

MensagemEnviado: domingo fev 12, 2012 4:17 pm 
Desligado

Registado: segunda set 01, 2008 9:10 pm
É pá... excelente, sem palavras (gosto)

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Yahoo [Bot] e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal