APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: domingo nov 19, 2017 8:47 pm

Hora +01:00 UTC+1


Regras do Fórum





Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: LIS-MUC-LAX-MUC-LIS na Lufthansa
MensagemEnviado: terça mar 20, 2012 5:51 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 12, 2004 4:08 pm
Mensagens: 761
Localização: Loulé
Como alguns de vocês devem saber, fiz uma viagem de uma semana até Los Angeles, quatro dias foram exclusivamente para Spotting.

No dia 29 de Fevereiro, o dia começou bastante cedo para nós. Pelas 4 horas estávamos no terminal 1 do aeroporto de Lisboa para fazer o bag-drop.

Voo: Lufthansa LH 1793
Data: 29 de Fevereiro de 2012
De: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)
Para: Flughafen München - Franz Josef Strauß (MUC/EDDM)

Check-in: Terminal 1, Balcões 14 a 17
Porta de Embarque: 14
Hora para embarque: 5:35 LT
Hora real do início do embarque: 5:37 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 114
Avião: Airbus A321-200, D-AISL
Lugar: 33F
Hora prevista para a partida: 6:05 LT
Hora real de partida: 6:12 LT

Altitude máxima: FL360

Hora prevista para a aterragem: 10:05 LT
Hora real de aterragem: 10:07 LT
Stand onde parqueou o avião: 208

Imagem
Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com

A chamada para o embarque praticamente não atrasou mas o mais complicado foi a fila que estava feita para o embarque, havendo passageiros a passar à frente de outros. Não há pressa, o meu lugar está marcado. Às 6:04 estava a começar o push-back e depois de terminado, seguimos para a pista 03. Entrámos na pista pela taxiway N2.

Em espaço aéreo espanhol passou por nós um Boeing 757 da American Airlines a fazer o voo AAL94 com destino a Madrid.

Imagem

Imagem

Minutos depois deste cruzamento foi servida a refeição ligeira. Devo de dizer que fiquei impressionado, no que toca à qualidade em comparação com a TAP. Deixo uma foto daquilo que foi servido.

Imagem

Outra das coisas que gostei da Lufthansa foi dos interiores dos aviões. Gostei bastante da estética dos bancos.

Imagem

Durante o nosso voo sobrevoámos os Pirinéus e os Alpes. A vista lá de cima era fantástica.

Imagem

Imagem

Perto das 9:16, hora local, começámos a nossa descida para a pista 26L de Munique. Às 10:07 aterrámos na pista 26L.

Imagem

Imagem

Durante o taxi para o stand 208 deu para fotografar alguns aviões.

D-AEBG | Embraer ERJ-190 | Lufthansa Regional
Imagem

D-AILR | A319 | Lufthansa
Imagem

D-AVRJ | BAe 146 | Lufthansa Regional
Imagem

Pelas 10:22 estava a sair do avião. Seguimos para a zona H do terminal 2 designada como a zona "Não Schengen" à espera do próximo voo, para Los Angeles.

_________________
Imagem
Sócio Nr. 099
My Blog: http://rsgomeslpfr.blogspot.com


Topo
   
MensagemEnviado: quarta mar 21, 2012 1:02 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Mensagens: 7352
Localização: Porto
Muito bem, ficamos à espera do resto da viagem :dance :mrgreen:

_________________
Luis Gonçalves
Sócio Nr. 001
Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 02, 2012 6:21 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 12, 2004 4:08 pm
Mensagens: 761
Localização: Loulé
Voo: Lufthansa LH 452
Data: 29 de Fevereiro de 2012
De: Flughafen München - Franz Josef Strauß (MUC/EDDM)
Para: Los Angeles International Airport (LAX/KLAX)

Check-in: ?
Porta de Embarque: Terminal 2, Hall H, Gate 14
Hora para embarque: 15:00 LT
Hora real do início do embarque: 14:55 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 162
Avião: Airbus A340-600, D-AIHR
Lugar: 45A
Hora prevista para a partida: 15:40 LT
Hora real de partida: 16:04 LT

Altitude máxima: FL370

Hora prevista para a aterragem: 19:20 LT
Hora real de aterragem: 18:52 LT
Stand onde parqueou o avião: 103

Imagem
Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com

Depois de uma longa espera no terminal 2 do Aeroporto de Munique fomos para a porta do nosso voo, a H14. Tivemos de passar de novo pelo rastreamento da bagagem de mão e pelo detector de metais. Como viram que transportávamos máquinas fotográficas, um elemento da segurança pediu para retirarmos a lente do corpo da máquina para ver se tínhamos algo lá dentro...

A fila para o embarque começou cedo. Mais uma vez não havia pressa, mas quando a fila tomou grandes proporções lá nos metemos. O embarque começou 5 minutos antes da hora prevista, algo raro. O embarque foi feito de autocarro para um stand remoto. Embora fosse um stand remoto, isto é, um stand que não tem ligação directa ao terminal, o acesso ao avião é feito por uma manga.

Às 15:31, hora local, estava sentado no meu lugar. Naquele momento estava prestes a fazer a estreia de voar num avião a jacto com quatro motores, avião wide-body, Airbus A340 e voo intercontinental.

Imagem

Enquanto não foi feito o push-back, passaram pelo nosso aviões os seguintes:

HS-HRH | B737-400 | Thailand Air Force
Imagem

CS-DKI | Gulfstream G-V-SP Gulfstream G550 | Netjets Europe
Imagem

Às 15:51 começou o push-back. Passados quatro minutos seguimos para a pista 26.

LX-LGD | De Havilland Dash 8-Q400 | Luxair
Imagem

Perto das 16:05 alinhámos à pista e descolámos para Los Angeles.

Imagem

Imagem

Com uma hora e meia de voo foi servida a primeira refeição. Chau-Ming de galinha.

Imagem

Com a barriga cheia foi tempo de tirar umas fotos ao por-do-sol e dormir uma soneca. Esta foi a primeira vez que dormi num avião!

Imagem

Imagem

Imagem

Passadas quatro horas, acordo, abro a janela e reparo que é de dia outra vez!

Imagem

Com 10 horas de voo foi servida a segunda refeição. Às 18 horas, hora de Los Angeles, começámos a nossa descida. Perto das 18:50 aterrámos na pista 24R do aeroporto de Los Angeles.

Imagem

O link seguinte é de um vídeo que está colocado no facebook mas não consigo inseri-lo aqui. O vídeo não está editado e é da aterragem em Los Angeles.
https://www.facebook.com/video/video.php?v=10150637236254464

Depois da aterragem seguimos para o stand 103 e assim chegamos aos Estados Unidos da América. Não queria acreditar! O controlo de passaportes foi simples. "Welcome to the US" foi a frase com que fui recebido. Recolhemos a bagagem e seguimos para o hotel. A minha missão propriamente dita estava prestes a começar.

_________________
Imagem
Sócio Nr. 099
My Blog: http://rsgomeslpfr.blogspot.com


Topo
   
MensagemEnviado: segunda abr 02, 2012 11:39 pm 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Mensagens: 3336
Localização: Gaia
Estou a gostar Ricardo :)

E desejoso de ver o resto.......

_________________
Alberto Guedes
Sócio Nr. 154
Imagem
Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM


Topo
   
MensagemEnviado: terça abr 03, 2012 11:05 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Mensagens: 7352
Localização: Porto
LAX... que saudades :D

_________________
Luis Gonçalves

Sócio Nr. 001

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: domingo mai 20, 2012 2:06 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 12, 2004 4:08 pm
Mensagens: 761
Localização: Loulé
Depois de uma semana de estadia nos E.U.A., no dia 7 de Março chegava a hora de voltarmos para Portugal. O balanço seria positivo, sem dúvida. Pelas 12 horas fomos para o Terminal TBIT, onde a Lufthansa opera.

Voo: Lufthansa LH 453
Data: 7 de Março de 2012
De: Los Angeles International Airport (LAX/KLAX)
Para: Flughafen München - Franz Josef Strauß (MUC/EDDM)

Check-in: TBIT, Balcões C43 a C52
Porta de Embarque: TBIT, Gate 103
Hora para embarque: 20:40 LT
Hora real do início do embarque: 20:40 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 103
Avião: Airbus A340-600, D-AIHP
Lugar: 46K
Hora prevista para a partida: 21:10 LT
Hora real de partida: 21:24 LT

Altitude máxima: FL350

Hora prevista para a aterragem: 17:35 +1 LT
Hora real de aterragem: 16:49 +1 LT
Stand onde parqueou o avião: 224

Do lado de fora deu para fotografar alguns aviões. Deixo algumas fotos para verem.

N425QX | De Havilland Canada DHC-8-400 | Horizon Air
Imagem

N581AS | B737-800 | Alaska Airlines
Imagem

Dentro do terminal
B-16702 | B777-300 | EVA Air
Imagem

Perto das 17 horas fizemos o "bag-drop" pois já tínhamos feito o check-in on-line. Passámos o controlo de segurança para as salas de embarque. Deu para fotografar alguns aviões, mas ao ficar de noite complicou um pouco.

Imagem

O avião em que iríamos para Munique, o D-AIHP, chegou pelas 18:20, curiosamente, ao mesmo stand onde desembarcámos no dia 29 de Fevereiro.

Imagem

O embarque começou pontualmente às 20:40. Como seria de esperar, demorou até chegar ao meu lugar devido ao número de passageiros. Às 21:07 iniciámos o push-back e daí seguimos para a pista 25R. Às 21:24 estávamos a descolar.

Imagem

Após duas horas de voo e termos passado por uma zona com turbulência, foi servida a primeira refeição.

Imagem

Depois pus-me a dormir. Quando acordei estávamos a sobrevoar a Irlanda, e quando olho pela janela tenho uma surpresa.

Imagem

A segunda refeição

Imagem

Um pormenor do A340-600 que gostava de vos mostrar e não tinha conhecimento. As casas-de-banho são na "cave" do avião.

Imagem

Aspecto da cabine na classe económica

Imagem

Aspecto da classe executiva (Business Class)

Imagem

Às 16:35, hora de Munique e no dia 8 de Março, começámos a descida para a pista 26R.

Imagem

Às 16:49 chegámos a Munique.

Imagem

De seguida taxiámos para o stand 224 e assim tínhamos chegado ao continente europeu. Passámos o controlo de passaportes e seguidos para a zona G do terminal 2. O embarque do voo para Lisboa seria apenas às 19:10.

_________________
Imagem
Sócio Nr. 099
My Blog: http://rsgomeslpfr.blogspot.com


Topo
   
MensagemEnviado: segunda mai 21, 2012 8:41 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: segunda set 01, 2008 9:10 pm
Mensagens: 1396
Localização: Maia / VN Gaia
Excelente report, Ricardo (gosto)

ricardogomes Escreveu:
Um pormenor do A340-600 que gostava de vos mostrar e não tinha conhecimento. As casas-de-banho são na "cave" do avião.

Deve ser específico desta configuração da LH (talvez outras). Por exemplo na Iberia não me recordo de ver isso, pese embora não tenha andado a explorar todos os WCs :mrgreen:

_________________
José Saraiva
Sócio Nr. 186
Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda mai 21, 2012 4:54 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 12, 2004 4:08 pm
Mensagens: 761
Localização: Loulé
Obrigado José! Não sei se será só na Lufthansa, mas nos dois A346 que viajei tinham esta configuração, pelo menos na parte de trás do avião.

Por ter sido de noite, o relatório do último voo não contém fotos.

Voo: Lufthansa LH 1792
Data: 8 de Março de 2012
De: Flughafen München - Franz Josef Strauß (MUC/EDDM)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)

Check-in: ?
Porta de Embarque: Terminal 2, Hall G, Gate G46
Hora para embarque: 19:10 LT
Hora real do início do embarque: 19:19 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 223
Avião: Airbus A321-200, D-AISO
Lugar: 18F
Hora prevista para a partida: 19:35 LT
Hora real de partida: 19:52 LT

Altitude máxima: FL370

Hora prevista para a aterragem: 21:50 LT
Hora real de aterragem: 21:19 LT
Stand onde parqueou o avião: 208

Imagem
Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com

Espero que tenham gostado, até ao próximo voo :wink:

_________________
Imagem
Sócio Nr. 099
My Blog: http://rsgomeslpfr.blogspot.com


Última edição por ricardogomes em segunda mai 21, 2012 9:58 pm, editado 1 vez no total.

Topo
   
MensagemEnviado: segunda mai 21, 2012 5:16 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Mensagens: 7352
Localização: Porto
josesaraiva Escreveu:
Excelente report, Ricardo (gosto)

ricardogomes Escreveu:
Um pormenor do A340-600 que gostava de vos mostrar e não tinha conhecimento. As casas-de-banho são na "cave" do avião.

Deve ser específico desta configuração da LH (talvez outras). Por exemplo na Iberia não me recordo de ver isso, pese embora não tenha andado a explorar todos os WCs :mrgreen:

Confirmo que na IB também não vi nenhum WC na cave :D

_________________
Luis Gonçalves

Sócio Nr. 001

Imagem


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal