APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda set 25, 2017 6:01 pm

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta jul 06, 2012 3:43 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

Webjet, uma agradável surpresa …

Dia: 19/06/2012
Companhia: Webjet
Voo: WH 5748
Rota: Rio de Janeiro Galeão – Foz do Iguaçu
Horário: GIG 10h34 – IGU 12h28
Avião: Boeing 737-800 (PR-GGQ) (cn 37596/3103 – 1º voo em 25/11/2009)
Lugar: 23A (janela)
Distância: 735 mi / 1183 km
Ocupação: 142 passageiros
Preço: 252,56 R$ (100,91€ ao câmbio de hoje)

A marcação:

Neste meu regresso ao Brasil decidi visitar as Cataratas do Iguaçu com partida do Rio de Janeiro. Consultei os preços e horários nos sites de várias companhias brasileiras e escolhi o Webjet 5748. Este voo apresentava o menor valor R$ para um voo direto e o seu horário era bom para os meus planos de viagem … e ainda podia experimentar mais uma companhia brasileira.

Consegui comprar o voo sem CPF (número de contribuinte) e com um cartão de crédito português, o que nem sempre é possível em sites de companhias brasileiras.

Conheço a Webjet desde o seu nascimento e lembro-me de estar no RJ-Galeão em 2005 a olhar para o seu único avião, um B737-300 ainda com o logótipo antigo. Um logótipo que lhe daria a alcunha de «Ervilhinha».

Depois, com mudanças de acionistas pelo meio, a «Ervilhinha» cresceu e conseguiu afirmar-se no panorama brasileiro da aviação. Hoje, tal como a marca Varig, pertence à GOL e, se a GOL fizer as coisas bem (no meu entender), será o braço “low cost” do grupo.

A sua imagem é de companhia económica, com aviões apertados e a primeira a cobrar (à parte) pelas refeições a bordo … a primeira companhia de baixo custo do Brasil.

A antiga Webjet, a “Ervilha”, com os seus B733
Foto de Juliano Damásio - Airliners:
Imagem

A atual Webjet, com os seus B738 cedidos pela “casa mãe, a GOL
Foto de Flávio Guerra - Airliners:
Imagem

O voo:

Depois de alguns avisos em relação ao trânsito no Rio de Janeiro devido a conferência «Rio +20», acabei por acordar bastante cedo e chegar igualmente cedo ao aeroporto internacional António Carlos Jobim, o Galeão (GIG).

O Galeão, naquela manhã de terça-feira:
Imagem

Os voos domésticos com partida do GIG:
Imagem

A loja da Webjet:
Imagem

Uma vez no aeroporto, fui logo fazer o check-in, processo que conclui em menos de 10 minutos. Fiz o controlo de segurança e fiquei um pouco na sala de embarque a ver os aviões e a deliciar-me com uma das melhores iguarias brasileiras, o batido de Ovomaltine da Bob’s.

A area de check-in da Webjet:
Imagem

Imagem

Imagem

O check-in automático também é disponibilizado pela “verde”:
Imagem

Quando reparei num B737-800, o primeiro que vi com as cores da Webjet, dirigir-se para uma manga de embarque, estava longe de imaginar que aquele seria o avião do meu voo. Só mais tarde, ao ser anunciada a porta de embarque, é que percebi que ia voar num dos “novos” B738 da Webjet.

A chegada daquele que viria a ser o avião do meu voo:
Imagem

O embarque foi rápido e ordenado e depressa estava a bordo do PR-GGQ. O avião já conta com os interiores com as cores da Webjet, o verde. Este avião tinha sido entregue pela GOL à “Ervilhinha” apenas 4 dias antes deste meu voo. O seu interior foi alvo de uma profunda remodelação e, como tal, estava em excelente estado de conservação. Parecia um avião “à estreia”.

A cabine do B737 da WB, praticamente "novo de fábrica”:
Imagem

Imagem

Imagem

Um dos receios que tinha sobre a Webjet, fruto do meu conhecimento da companhia, era do pouco espaço disponível entre os assentos. Confesso que ao sentar-me neste “800” fiquei bem agradado com o espaço oferecido. Foi feito um discurso explicando aos passageiros a atual alteração na frota da WH com a troca dos aviões mais antigos pelos modernos B737-800. Pontual no embarque, avião novo e relativamente espaçoso e confortável, a experiencia na WH começava bem ...

O meu assento:
Imagem

Espaço para pernas (1m72 de altura):
Imagem

O avião com 31 filas, tem como filas de emergência a 15 e a 16. O voo contava com 142 passageiros, se o avião tiver 186 lugares (31 filas x 6 bancos), dá uma taxa de ocupação de 76%. Sentado na fila 23 à janela esperei até às 10h29 (-5m) pelo push-back. O comandante Franquini já tinha feito o discurso de boas vindas e informado que o voo tinha uma duração prevista de 1h55. Às 10h38 começamos o nosso voo a partir da pista 10 do GIG.

A partida do belo Rio de Janeiro:
Imagem

Imagem

O voo contou sempre com um céu encoberto e contou com 3 períodos de turbulência. O serviço de bordo pago chegou a minha fila às 11h20. Paguei 10 R$ por um chocolate e uma lata de sumo. A tripulação de cabine era composta por 4 elementos. Estive bastante tempo à conversa com um simpático comissário gaúcho. Segundo ele a tripulação já tinha feito POA-GIG, fazia agora o GIG-IGU e de seguida faria o IGU-GRU.

O cartão de segurança:
Imagem

Imagem

O menu com os preços da comida, algo recente no mercado brasileiro:
Imagem

Imagem

Optei com comer um pequeno chocolate e beber um sumo:
Imagem

Começamos a perder altitude e em breve comecei a ver o solo do Paraná. Consegui ver a gigantesca barragem de Itaipu antes da aterragem, que ocorreu às 12h39. O desembarque foi a pé até ao terminal. Não foi preciso esperar muito pela minha bagagem. Estava assim concluída a minha primeira experiência na “Ervilhinha”.

A descer para o aeroporto de IGU, com a barragem de Itaipu como cenário:
Imagem

Imagem

A aterragem em Foz do Iguaçu:
Imagem

O B737-800 da WH já parqueado em IGU:
Imagem

O terminal do aeroporto de Foz do Iguaçu:
Imagem

Conclusão:

Nota positiva para a Webjet ! Voo pontual, tripulação simpática, avião em excelente estado e (relativamente) espaçoso e confortável.
Parece que tive sorte nesta “troca” de aviões (B737-300 por B737-800), mas fiquei com uma boa impressão da “Ervilha” e voltaria a viajar na Webjet !

Um abraço,

João Pedro Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido