APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda set 25, 2017 5:56 pm

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda jul 16, 2012 8:49 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

Voo na GOL entre Iguaçu e SP-Congonhas com escala em Curitiba …

Dia: 21/06/2012
Companhia: GOL
Voo: G3-1227
Rota: Foz do Iguaçu – São Paulo Congonhas (com escala em Curitiba-CWB)
Horário: IGU 19h20 – CGH 21h46
Avião: Boeing 737-800 (PR-GGH) (cn 36147/2864 – 1º voo em 30/03/2009)
Lugar: 8A (janela)
Distância: 538 mi / 865 km (IGU-CWB 332 mi + CWB-CGH 206 mi)
Ocupação: cerca de 70/80% em ambos os voos
Preço: 250,85 R$ (100,94€ ao câmbio de hoje)

A marcação:

Depois da visita às Cataratas do Iguaçu pretendia chegar a São Paulo naquela noite e ao mesmo tempo aproveitar o dia inteiro em Foz do Iguaçu. A solução passava por marcar um voo ao final da tarde.

Consultados os horários e os preços, decidi comprar o voo GOL 1227 que permitia aproveitar o dia todo em Iguaçu e chegar ao centro de São Paulo ainda antes das 22 horas.

Estive uns dias a acompanhar as tarifas da GOL para este voo e depois de uns quantos aumentos sucessivos, decidi que não podia esperar mais e parti para a compra do voo. À segunda tentativa e utilizando um cartão de crédito virtual (MBNet.pt) lá consegui efetuar o pagamento e obter o código de reserva.

O voo:

Estava com um pouco de receio quanto ao tempo necessário para o embarque em Iguaçu que acabei por chegar bastante cedo ao aeroporto. Efetuados os procedimentos de embarque (check-in e controlo de segurança), que afinal não são nada demorados, restou-me esperar na sala de embarque.

Nota negativa para a sala de embarque: antiga, lotada e um pouco claustrofóbica. Aqui comecei a verificar que seria impossível o voo partir à hora programada. Já depois das 19h20 iniciou-se o embarque. A pé, pela placa, lá chegamos ao B737-800 que aguardava pelos passageiros com destino a Curitiba e São Paulo.

O B738 no embarque em Iguaçu
Imagem

O B738 fez o seu primeiro voo em 30/03/2009 e foi entregue à GOL passados 10 dias. Um avião praticamente novo e em excelente estado de conservação e limpeza. Os assentos são confortáveis para estes voos de curta duração.

Os interiores do PR-GGH da GOL:
Imagem

Imagem

O meu assento:
Imagem

O espaço para pernas (1m72 de altura)
Imagem

O push-back aconteceu às 19h39 (+19m). O comandante Admir Couto fez o discurso de boas vindas e às 19h46 começamos a voar utilizando a pista 14. Ganha a altitude de cruzeiro, a tripulação começou a servir o snack às 20h09 acompanhado de uma bebida à nossa escolha.

O snack servido:
Imagem

O voo foi calmo e às 20h33 aterramos em Curitiba na pista 15. Após a aterragem, o piloto travou forte e saiu logo no primeiro taxiway em direção ao terminal, penso eu para compensar o ligeiro atraso que o voo registava.

O cartão de segurança:
Imagem

Imagem

Uma vez acoplado à manga de desembarque, os passageiros com destino a Curitiba saíram do avião e os que, como eu, tinham São Paulo como destino permaneceram dentro da aeronave. Sinceramente fiquei admirado com a grande quantidade de passageiros que fizeram apenas o Iguaçu-Curitiba.

A revista de bordo, o único entretenimento a bordo:
Imagem

Os procedimentos de desembarque e embarque foram rápidos, exigindo à equipa de bordo e à equipa que limpava o avião rapidez e eficiência no seu trabalho. Os novos passageiros (CWB-CGH) entraram, as portas voltaram a fechar e às 21h14 voltamos para a cabeceira da pista 15 do Aeroporto Afonso Pena.

Depois de um longo período de espera, devido ao tráfego existente, só (re)começamos a voar às 21h33. Pensei: «caiu por terra o esforço da tripulação para recuperar tempo na paragem em CWB». No início deste voo passamos por alguns períodos de turbulência. Às 21h51 foi-me servido um snack, em tudo igual ao servido na primeira parte do voo (IGU-CWB).

Na aproximação a Congonhas tive o meu primeiro “borrego/Go around” da minha vida. De repente sinto toda a potência dos motores CFM56 a trabalhar e a começarmos novamente a ganhar altitude. Dentro do avião, um grande silêncio, penso que o acidente do TAM 3054 veio à cabeça de muita gente. Afinal de contas estávamos na curta pista de Congonhas, num voo vindo do Sul, era noite e chovia …

Uma assistente de bordo fez um breve discurso e passados uns 10 minutos o comandante deu a sua explicação para o sucedido. Devido aos fortes ventos o sentido da pista iria ser alterado. Depois de uma nova e longa aproximação lá aterramos na pista 35L de Congonhas, eram 22h35. Chegava assim ao fim este IGU-CWB-CGH …

O B737-800 PR-GGH (foto de AirSpeed – Airliners)
Imagem

Conclusão:
Este foi o voo que menos gostei de fazer neste meu regresso ao Brasil. A profissional equipa da GOL ainda tentou minimizar o atraso com que saímos de Foz do Iguaçu, mas fruto das circunstâncias o atraso à chegada a São Paulo era significativo.

cumprimentos,

João Pedro Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: segunda jul 16, 2012 10:15 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Sim senhor João. Mais um trip report da saga brasileira :D

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes