APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda out 23, 2017 7:36 pm

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta set 13, 2012 11:52 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

Londres com a British Airways.

A marcação da viagem:

Além de praticante, adoro desporto e ver uns Jogos Olímpicos era algo com que sempre sonhei. O processo de candidatura aos ingressos não correu bem e não tive nenhum bilhete no sorteio realizado uns meses antes. Mesmo assim não perdi a esperança de estar presente, pois a Maratona – uma das minhas provas preferidas – seria disputada nas ruas de Londres, bem à vista de toda a gente.

Mentalizado que ia ver os JO - Londres 2012 tinha então de pensar nos voos para a capital do UK. Devido ao trabalho apenas podia voar na sexta ao final da tarde e regressar segunda ao início da manhã. Tinha também a limitação do aeroporto, devido ao pouco tempo disponível queria voar para o mais central Heathrow. Assim sendo tinha apenas duas hipóteses, a portuguesa TAP e a britânica BA.

Numa primeira consulta aos preços, os mesmos estavam de ... fugir !. Normal, fim-de-semana a meio de agosto e os Jogos Olímpicos a decorrerem. Mas nem assim desisti ...

Um pouco desiludido com o programa TAP Victoria decidi aderir ao cartão Barclaycard que atribui 1 milha por cada 1€ gasto, e com 13000 milhas oferece uma viagem na Europa. Como tinha as milhas suficientes neste cartão, achei que era uma boa altura para as gastar, pois a poupança era significativa.

Entrei em contato com este programa e foi-me proposto voos na BA, algo que já adivinhava pois a outra hipótese para a minha viagem, a TAP, estava ligeiramente mais cara. Confesso que preferia ter viajado na TAP pelas vantagens (cartão Victoria Gold) que tenho nesta companhia, mas "a bilhete dado não se olha a companhia" ...

Gastei 118€ em taxas e fui conhecer melhor a BA, uma companhia onde só tinha feito um voo há uns anos atrás e que não me convenceu muito na altura.

Os voos:

Dia: 10/08/2012
Companhia: British Airways
Voo: BA 503
Rota: Lisboa – Londres Heathrow
Horário: LIS 18h25 – LHR 21h00
Avião: Airbus A320 (G-EUUH) (cn 1665 – 1º voo em 05/09/2002. Na BA desde 25/10/2002)
Lugar: 11F (janela e segunda fila de emergência)
Distância: 972 mi / 1565 km
Ocupação: Praticamente cheio (apenas 4 lugares livres)
Preço: 118,13€ (taxas) LIS-LHR-LIS

Fiz o check-in online no dia anterior, um processo fácil e rápido. No dia do voo cheguei ao aeroporto de Lisboa com mais de 1h antes da partida, o aeroporto estava calmo neste final de tarde e com apenas bagagem de mão, rapidamente passei pelo controlo de raio-X e controlo de passaporte (zona não Schengen). Vinte minutos antes da hora programada para o fecho das portas já estava junto à porta 44A.

O embarque na parte nova do aeroporto de Lisboa
Imagem

O voo BA rumo a Londres
Imagem

O embarque foi ordeiro e parti com o último grupo de passageiros num autocarro até ao avião que estava estacionado nos "Alfas". Stand 106.

A viagem de autocarro até ao A320 da BA, onde é possível ver os outros aviões em LPPT
Imagem

O embarque
Imagem

O voo estava praticamente cheio, apenas faltando 4 lugares para os 100% de ocupação, tendo entrado pela porta dianteira e sentei-me no meu lugar, o 11F. Este lugar, situado na segunda fila de emergência era bastante espaçoso. Houve um discurso de segurança destinado aos passageiros das filas de emergência.

O meu assento
Imagem

O espaço para pernas (1m72 de altura)
Imagem

Às 18h17 (-8m) saímos do nosso stand e fomos para a pista 03 onde descolamos às 18h31. Foi um voo muito tranquilo sem nenhum período de turbulência. O entretenimento a bordo foi composto da revista da companhia, dos jornais entregues aquando do embarque e das informações sobre o voo exibidas nos pequenos ecrãs espalhados pelo avião.

A partida da pista 03 de Lisboa
Imagem

Sobrevoando a Ponte Vasco da Gama, na zona norte de Lisboa
Imagem

Dados sobre o voo
Imagem

A tripulação serviu-me a refeição às 18h50. Uma sandes fria com carne e um tempero a fazer lembrar a comida indiana. Gostei ! Uma nota negativa para a diferença de tempo entre o entregar a comida (sandes) e servir as bebidas. Desagradável esperar tanto tempo pela bebida ou ter que comer sem bebida a acompanhar. Para beber escolhi um Ginger Ale, quando pedi gelo fui informado que o mesmo tinha acabado. Pedi um chá e a funcionária esqueceu-se, passado 10m tive de fazer o mesmo pedido a uma outra assistente. Falhas no serviço da BA ...

A refeição
Imagem

Imagem

O chá, bebida escolhida por mim a seguir à refeição
Imagem

A cabine deste A320 da BA
Imagem

As instruções de segurança
Imagem

Imagem

Às 20h39 aterramos no sempre movimentado aeroporto de LHR. Depois de 3m de espera, as portas abriram e os passageiros puderam entrar nos autocarros que nos haveriam de levar ao terminal 3 de Heathrow. Controlo de passaporte e, viajando apenas com bagagem de mão, fui de metro até ao centro da cidade.

A aterragem em Londres
Imagem

O A320 G-EUUH (Foto de Krzysztof Puziak - Airliners)
Imagem

---------------------------------------------------------------------------------------

Dia: 13/08/2012
Companhia: British Airways
Voo: BA 500
Rota: Londres Heathrow - Lisboa
Horário: LHR 7h40 – LIS 10h15
Avião: Airbus A320 (G-EUYN) (cn 4975 – 1º voo em 20/12/2011. Na BA desde 12/01/2012)
Lugar: 10A (janela e primeira fila de emergência)
Distância: 972 mi / 1565 km
Ocupação: 100%, completamente cheio

Acordei cedo e fui de metro até ao principal aeroporto londrino, um percurso que durou mais de 1h (Arsenal-Heathrow T1,2 e 3). Uma vez chegado ao aeroporto fui logo fazer o controlo de segurança, pois já tinha feito o check-in no dia anterior pela internet.

O embarque para o voo BA500 foi uma vez mais por autocarro. Uma vez no avião não pude deixar de reparar que o mesmo apresentava-se em excelentes condições de limpeza e conservação, o que não é de estranhar num avião com apenas 8 meses de idade. O meu lugar era, uma vez mais na fila de emergência, sendo por isso mais espaçoso que os restantes. O assento era confortável.

A sala de embarque em LHR
Imagem

Jornais diários à disposição
Imagem

O autocarro usado para o embarque dos passageiros
Imagem

A entrada para o Airbus A320
Imagem

Às 7h45 (+ 5m) o avião saiu do seu stand e iniciou o voo com destino a Lisboa. Houve uma gravação com as instruções de segurança em português. Foi preciso esperar algum tempo até ser dada ordem para descolar, o que aconteceu às 8h01.

A revista de bordo da BA para o mês de agosto
Imagem

Imagem

A caminho da pista 27L
Imagem

Os momentos iniciais do voo LHR-LIS
Imagem

Passados 11m a simpática tripulação, composta por 4 PNC, começou a servir a refeição deste voo. Uma pequena sandes de bacon e ovos mexidos acompanhada de sumo de laranja e café ou chá. Um pouco a fazer lembrar o tradicional "english breakfast" ...

A refeição servida, já com a bebida incluída. Um bom pormenor !
Imagem

Imagem

Depois de um voo também ele muito calmo no que toca a turbulência, aterramos na pista 03 do aeroporto de Lisboa às 10h20. Após a aterragem o avião dirigiu-se para o stand 106, sendo por isso o desembarque feito através de autocarro.

A bordo, as indicações de rota
Imagem

Imagem

A “entrada” em Lisboa
Imagem

Sobrevoando a capital portuguesa
Imagem

A aterragem na pista 03 de LPPT
Imagem

A caminho do stand, um recente problema com uma manga do aeroporto de Lisboa
Imagem

O desembarque por autocarro
Imagem

Confesso que nunca tinha reparado neste pormenor do A320
Imagem

O A320 G-EUYN (Foto de Thomas Ernest – Airliners)
Imagem

Conclusão:
Dois voos feitos com relativa qualidade e pontuais, mas que não fizeram mudar a minha opinião quanto à "mediania" da BA. O segundo voo melhorou a minha opinião sobre a companhia inglesa, mas as pequenas falhas no serviço do primeiro voo, levam-me a dar uma nota de apenas suficiente a estes voos na BA.

cumprimentos,

João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido