APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quinta nov 23, 2017 12:15 pm

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Voando com a Air One [MXP-PMO]
MensagemEnviado: sexta nov 23, 2012 9:04 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

Voando pela primeira vez com a italiana Air One.

A marcação da viagem:

Itália é daqueles destinos que gosto de visitar pelo menos uma vez por ano. Para 2012 decidi visitar a ilha da Sicília e logo em fevereiro comecei a planear a viagem que seria realizada em finais de setembro.

Como não há voos (regulares) diretos entre Portugal e a Sicília teria de ver voos "com ligação" em qualquer outro aeroporto. Estudei varias hipóteses e a que mais me agradou foi aproveitar uma promoção da TAP e comprar dois voos que ligassem o norte de Itália à ilha situada no Mediterrâneo.

A TAP, por menos de 90€, colocava-me em Milão e permitia o regresso por Turim, podia assim aproveitar para conhecer esta cidade beneficiando da nova rota da companhia portuguesa. Tinha então que marcar voos entre estas duas cidades e a Sicília.

Sempre que posso, dependendo obviamente do preço e dos horários, gosto de experimentar companhias diferentes. Deste modo pesquisei os voos da Alitalia, Meridiana, Blu Panorama, AirOne e da Windjet, tendo optado por estas duas últimas.

Com a AirOne faria o Milão-Palermo e a saida da ilha seria através de um Catania-Turim operado pela Windjet. O plano parecia-me perfeito, mas ...

Em agosto recebi a triste noticia que a Windjet tinha falido. Tive então de arranjar uma alternativa a este voo. Procurei no site da Meridiana e vi um voo com um horário e um preço que eram do meu agrado, mas uma hesitação de apenas um dia fez que esse voo ficasse a preços pouco convidativos. A solução de recurso passou por reservar um voo na Ryanair entre Trapani, do outro lado da ilha, e Turim.

Mas as más notícias não se ficaram por aqui. Cerca de quinze dias antes do voo Turim-Lisboa fui contatado pela agência de viagens onde tinha comprado os voos da TAP, que esta companhia tinha cancelado este meu voo de regresso. Tive de pensar numa outra alternativa com esta companhia e escolhi regressar a Lisboa a partir de Milão.

Se adivinhasse estes dois contratempos tinha organizado a viagem de modo diferente, mas fazer o que ?! Há situações que um passageiro não domina, apenas pode encontrar as melhores alternativas ...

------------------------------------------------------------------------------------------

Os outros voos:

Dia: 20/09/2012
Companhia: TAP Portugal
Voo: TP806
Rota: Lisboa – Milão Malpensa
Horário: LIS 9h15 – MXP 12h55
Avião: Airbus A319 (CS-TTH) (cn 917 – 1º voo em 11/11/1998)
Embarque: Por ponte telescópica
Lugar: 5A (janela)
Distância: 1028 mi / 1655 km
Ocupação: 75 passageiros (57% de ocupação)
Desembarque: Por ponte telescópica
Preço: 81,46€ (LIS-MXP-LIS, antes LIS-MXP e TRN-LIS)

Voo pontual, excelente tripulação, boa refeição, enfim ... um voo "5 estrelas" por parte da TAP.

O A319 CS-TTH (foto de Rui Miguel – Airliners):
Imagem

A partida de Lisboa (pista 21):
Imagem

A sobrevoar a Base Aérea do Montijo:
Imagem

A refeição (pequeno almoço) servida:
Imagem

Já no norte de Itália, os Alpes:
Imagem

---------------------------------------------------

Dia: 24/09/2012
Companhia: Ryanair
Voo: FR 8628
Rota: Trapani – Turim
Horário: TPS 20h15 – TRN 21h55
Avião: Boeing 737-800 (EI-EBV) (cn 35009 – 1º voo em 02/04/2009)
Embarque: A pé
Lugar: 18D (corredor)
Distância: 562 mi / 904 km
Ocupação: 189 passageiros (100%)
Desembarque: Por autocarro.
Preço: 35,65€ (TPS-TRN)

Alguma confusão no embarque e no "free seating", sobretudo porque há sempre uns quantos passageiros difíceis que insistem em não colaborar. Alguma turbulência a meio do voo. Os horários foram cumpridos. Voo simples, com ocupação no máximo e mais uma prova que a Ryanair é uma companhia eficaz com o seu produto e uma “máquina de fazer dinheiro”.

O aeroporto e base aérea de Trapani:
Imagem

O seu interior:
Imagem

As rotas da Ryanair a partir de TPS:
Imagem

A publicidade sobre a inexistência das taxas de combustível:
Imagem

O B737-800 EI-EBV (foto de Fabrizio Berni – Airliners)
Imagem

---------------------------------------------------

Dia: 25/09/2012
Companhia: TAP
Voo: TP809
Rota: Milão Malpensa – Lisboa
Horário: MXP 18h35 – LIS 20h15
Avião: Airbus A319 (CS-TTJ) (cn 979 – 1º voo em 22/02/1999)
Embarque: Por ponte telescópica.
Lugar: 4F (janela)
Distância: 1028 mi / 1655 km
Ocupação: 78 passageiros a bordo (59% de ocupação)
Desembarque: Por ponte telescópica
Preço: 81,46€ (LIS-MXP-LIS, antes LIS-MXP e TRN-LIS)

O voo chegou a Milão com um ligeiro atraso mas conseguiu recuperar boa parte desse atraso. Push-Back às 18h44 (+9m), voo tranquilo, poucos passageiros a bordo, tripulação muito simpática, eficaz e prestável. Bom lanche e avião em boas condições. Com voos destes é um prazer voar na TAP.

O lounge em Milão Malpensa:
Imagem

Imagem

A refeição (lanche) servida:
Imagem

O A319 CS-TTJ (foto de Edgar Baptista – Airliners):
Imagem

------------------------------------------------------------------------------------------

O voo principal:

Dia: 20/09/2012
Companhia: Air One
Voo: AP 136
Rota: Milão Malpensa – Palermo
Horário: MXP 17h55 – PMO 19h35
Avião: Airbus A320 (EI-DSY) (cn 3666 – 1º voo em 16/10/2008)
Lugar: 18D (corredor)
Distância: 561 mi / 903 km
Ocupação: 118 passageiros (66% de ocupação)
Preço: 37,00€ (MXP-PMO)

Depois de umas horas de espera no aeroporto de Malpensa, dirigi-me à porta de embarque para iniciar o voo AP136 da Air One rumo a Palermo.

Fiz o check-in online no dia anterior e foi-me atribuído o lugar 18D, mesmo com lugares atribuídos formou-se uma pequena fila junto à porta de embarque. Fomos de autocarro até ao avião que estava estacionado na placa de Malpensa.

Uma vez entrado no avião reparei que a sua configuração é semelhante a outros A320 de companhias de baixo custo, com 180 lugares numa só classe. No interior o avião apresentava uns assentos “finos/slims” e a cor predominante era o cinzento claro. Uma vez sentado constatei que apesar de não ser dos aviões mais espaçosos, o espaço para pernas era suficiente para estes voos de curta duração.

O estado de conservação e limpeza era muito bom e rapidamente os 118 passageiros a bordo estavam sentados e prontos para o inicio do voo. Precisamente à hora inicial o avião saiu da sua posição e às 18h04 estávamos a voar.

A tripulação de cabine, constituída por quatro elementos, foi simpática “QB” e eficiente. A comida a bordo é paga e os preços são semelhantes a outras companhias ou lojas de aeroporto.

O voo foi tranquilo, sem períodos de turbulência, e à hora prevista estávamos a efetuar a aproximação ao aeroporto de Palermo, bem junto ao mar que banha esta ilha no sul de Itália. Gostei de ver a aproximação a esta pista, juntos ao mar e a ver a acidentada ilha da Sicília.

Após uma aterragem normalíssima, os passageiros, na sua maioria italianos, começaram logo a levantar-se mas ainda foi preciso esperar algum tempo pela abertura de portas. O desembarque foi por autocarro até à gare. Uma vez chegado ao terminal, viajando apenas com bagagem de mão, rapidamente estava junto à estação de comboios que liga o aeroporto com o centro de Palermo.

O aeroporto de Milão Malpensa (MXP)
Imagem

O interior de MXP durante a minha espera:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os voos a partir de Milão Malpensa:
Imagem

O medidor de dimensões de bagagens da Air One:
Imagem

A fila para o embarque para o meu voo:
Imagem

Voo em code-share com a Alitalia:
Imagem

A entrada no A320 para o voo AP136:
Imagem

Os interiores deste aparelho da Air One:
Imagem

Imagem

O meu assento:
Imagem

O espaço para pernas (passageiro com 1m72 de altura):
Imagem

A revista da companhia:
Imagem

O mapa de assentos na revista de bordo:
Imagem

As rotas:
Imagem

O cartão de segurança:
Imagem
Imagem

A voar:
Imagem

O cardápio (comida e bebidas não incluídas no preço do voo):
Imagem

Imagem

Em aproximação a Palermo:
Imagem

O aeroporto de Palermo:
Imagem

Imagem

O A320 EI-DSY (foto de Hans Schulze – Airliners)
Imagem

Site: http://flyairone.com/
Saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Air_One

Conclusão:
Nota positiva para a Air One. Horários cumpridos, nada a apontar à tripulação, avião recente e um produto dentro do que é expectável numa companhia de baixo custo.

Um abraço,

João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

Assunto da Mensagem: Re: Voando com a Air One [MXP-PMO]
MensagemEnviado: sexta nov 23, 2012 11:24 pm 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Nota positiva (gosto)

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado: