APEA
http://forum.apeapt.com/

FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013
http://forum.apeapt.com/viewtopic.php?f=16&t=6603
Página 1 de 1

Autor:  ricardogomes [ sexta jun 07, 2013 12:54 am ]
Assunto da Mensagem:  FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Como alguns de vocês devem saber, estive em Heathrow em Maio. Mais uma vez fui na TAP e parti de Faro, com escala em Lisboa. Para aproveitar ao máximo o tempo em Heathrow fui no primeiro voo para Lisboa.

Voo: TAP Portugal TP 1900
Data: 15 de Maio de 2013
De: Aeroporto Internacional de Faro (FAO/LPFR)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)
Check-in: 7 a 10
Porta de Embarque: A52
Hora para embarque: 5:35 LT
Hora real do início do embarque: 5:55 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 16
Avião: Airbus A319-100, CS-TTB
Lugar: 15F
Hora prevista para a partida: 6:05 LT
Hora real de partida: 6:17 LT

Altitude máxima: FL180

Hora prevista para a aterragem: 6:50 LT
Hora real de aterragem: 6:47 LT
Stand onde parqueou o avião: 801

O Push-back começou às 6:09. Descolámos às 6:17, sendo o primeiro avião do dia a descolar.

http://www.youtube.com/watch?v=_mPk4n3zgE0

Imagem

Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=-u00qLDnwto

Às 6:29 começámos a descida. Sim, em menos de 15 minutos descolámos, chegámos à altitude cruzeiro de 18000 pés e começámos a descida. A aproximação à pista 21 em Lisboa foi "apertada" e às 6:47 aterrámos. Foram 30 minutos certos de pista a pista. A saída foi feita pela pista 17 e às 6:50 chegámos a calços.

http://www.youtube.com/watch?v=MvWzGWHiwMM

No autocarro, após o desembarque.
Imagem

Alguns dos aviões que vieram a Lisboa neste dia para transportarem adeptos do Benfica para Amsterdão para o jogo da final da Liga Europa.
Imagem

Autor:  albertoguedes [ domingo jun 09, 2013 8:54 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Espectáculo essa primeira foto :D

Tou a gostar.

Autor:  ricardogomes [ sexta jun 14, 2013 8:20 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Voo: TAP Portugal TP 354
Data: 15 de Maio de 2013
De: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Internacional de Londres - Heathrow (LHR/EGLL)

Check-in: Terminal 1, 66-85
Porta de Embarque: 43A
Hora para embarque: 7:10
Hora real do início do embarque: 7:14
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 104
Avião: Airbus A320-200, CS-TNU
Lugar: 17A
Hora prevista para a partida: 7:50
Hora real de partida: 8:02

Altitude máxima: FL380

Hora prevista para a aterragem: 10:30
Hora real de aterragem: 10:32
Stand onde parqueou o avião: 121R

Imagem
Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com

Imagem
Rota aproximada dos circuitos em Londres-Heathrow. Retirado do site Flightradar24.com

Ao chegar à porta de embarque 43A já o embarque tinha começado. Com o Edgar Santos, seguimos para o autocarro. O autocarro que demorou a encher e só partiu para o avião quando ficou cheio. O avião estava no stand 104. O avião seria o CS-TNU, um dos A320's mais recentes na frota da TAP.

Imagem

O embarque foi lento, como sempre. O push-back começou à hora que devíamos de estar a partir, 7:50. Descolámos pela pista 03 via Mike 5. O avião teve de fazer hold-short para poder aterrar um A330 da TAP.

Imagem

Imagem

Alinhado na pista 03. Envio a foto original ao spotter se ele se acusar e se tiver fotografado o avião. Foto tirada às 8:02.

Imagem

Airborne

Imagem

Imagem

Seguiu-se um voo calmo, sem nada a apontar. A taxa de ocupação rondava os 85%. A aterragem foi feita na pista 27L pelas 10:32, apenas dois minutos depois da hora. Durante o taxi deu para fotografar alguns aviões.

Imagem

Imagem

A7-HJJ | A330-200 | Qatar Amiri Flight
Imagem

N720AN | B777-300 | American Airlines
Imagem

Às 10:39 chegámos ao stand 121R. Como sempre fomos os últimos a desembarcar do avião. De seguida foi recolher a bagagem, deixá-la no hotel e seguir logo para o Spotting propriamente dito, na Myrtle Avenue.

Autor:  Luis Gonçalves [ sexta jun 14, 2013 10:40 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Citar:
Às 10:39 chegámos ao stand 121R. Como sempre fomos os últimos a desembarcar do avião. De seguida foi recolher a bagagem, deixá-la no hotel e seguir logo para o Spotting propriamente dito, na Myrtle Avenue.
E agora a malta fica à espera das fotos de LHR!

Autor:  ricardogomes [ quinta out 10, 2013 4:32 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Voo: TAP Portugal TP 377
Data: 18 de Maio de 2013
De: Aeroporto Internacional de Londres - Heathrow (LHR/EGLL)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa, Portela (LIS/LPPT)

Check-in: Terminal 1, Zona K
Porta de Embarque: 39
Hora para embarque: 18:05
Hora real do início do embarque: 18:06
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 139
Avião: Airbus A320-200, CS-TNT
Lugar: 22A
Hora prevista para a partida: 18:35
Hora real de partida: 18:41

Altitude máxima: FL370

Hora prevista para a aterragem: 21:15
Hora real de aterragem: 20:50
Stand onde parqueou o avião: 506

Imagem
Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com

Imagem
Rota aproximada da aproximação em Lisboa. Retirado do site Flightradar24.com

O embarque para o voo começou praticamente à hora prevista. O taxi foi bastante longo pois a descolagem foi pela 27L. Durante o taxi consegui fotografar o Concorde que está exposto em Heathrow. Esta foi a melhor forma que o consegui fotografar.

G-BOAB | Aerospatiale-BAC Concorde 102 | British Airways
Imagem

Às 18:41 descolámos da pista 27L em direcção a Lisboa.

http://www.youtube.com/watch?v=ifli5LoQyW8

Imagem

Pelas 20:35 começámos a aproximação a Lisboa, para aterrar na pista 03 e aterrámos pelas 20:50.

Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=xn62gs8EgGk

Chegado a Lisboa, ainda tinha duas horas de espera até ao último voo, para Faro.

Autor:  ricardogomes [ quinta out 10, 2013 5:08 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Voo: TAP Portugal TP 1917
Data: 18 de Maio de 2013
De: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)
Para: Aeroporto Internacional de Faro (FAO/LPFR)
Check-in: ???
Porta de Embarque: 22
Hora para embarque: 22:30
Hora real do início do embarque: 22:30
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 122
Avião: Airbus A319-100, CS-TTH
Lugar: 19F
Hora prevista para a partida: 23:10
Hora real de partida: 23:13

Altitude máxima: FL150

Hora prevista para a aterragem: 23:55
Hora real de aterragem: 23:36
Stand onde parqueou o avião: 16

Imagem
Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com

Imagem
Rota aproximada da aproximação a Faro. Retirado do site Flightradar24.com

Como o voo foi de noite, apenas tirei uma fotografia e foi à chegada.

Imagem

Autor:  andremalhao [ domingo nov 17, 2013 11:03 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Citar:
O embarque foi lento, como sempre. O push-back começou à hora que devíamos de estar a partir, 7:50.
A hora de partida é sempre a hora de calços - logo o voo saíu exatamente no horário! Por isso mesmo os tempos de voo são normalmente inferiores ao tempo previsto entre a partida e a chegada de horário.

Autor:  ricardogomes [ segunda nov 18, 2013 2:33 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Obrigado pela correcção, André. Sempre pensei que a hora de partida fosse mesmo a hora de descolagem. Abraço :wink:

Autor:  Carlos Seabra [ segunda nov 18, 2013 9:32 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Citar:
Citar:
O embarque foi lento, como sempre. O push-back começou à hora que devíamos de estar a partir, 7:50.
A hora de partida é sempre a hora de calços - logo o voo saíu exatamente no horário! Por isso mesmo os tempos de voo são normalmente inferiores ao tempo previsto entre a partida e a chegada de horário.
Na ANA (e em todo o lado) a considerada 'hora de partida' é a hora em que o avião levanta as rodinhas da pista. Outro dia o A124 aqui no Porto descolou às 10h01, mas a hora de saída de calços foi aproximadamente 20/25 minutos antes... quer dizer que ele partiu às 09h35? Peço desculpa mas acho isso estúpido (refiro-me à "teoria", claro!)... mas quem sou eu para achar o que quer que seja. :)

Autor:  andremalhao [ segunda nov 18, 2013 9:50 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: FAO-LIS-LHR-LIS-FAO na TAP - 15 e 18 de Maio 2013

Para as companhias, a hora de saída (a que vem no bilhete) é o EOBT que conta para cumprir e é o que faz sentido cumprir.

Página 1 de 1 Hora +01:00 UTC+1
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
https://www.phpbb.com/