APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quarta nov 22, 2017 8:41 am

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Nantes-Veneza num B717 da Volotea
MensagemEnviado: segunda jul 22, 2013 8:26 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

A primeira vez na Volotea e no Boeing 717.

A marcação da viagem:

A criação da Volotea surpreendeu-me, devo confessar. Apostar em cidades de média dimensão e num modelo de avião tão invulgar nos dias de hoje, como é o caso do B717, foi uma decisão de risco. O certo é que a companhia já leva um ano e quatro meses de vida.

Obviamente tinha curiosidade em conhecer esta companhia e voar no B717. A conjugação de preços e horários entre a Transavia e a Volotea, aliado ao meu gosto por Itália, permitiram-me criar uma viagem interessante.

Voaria Lisboa-Nantes na Transavia numa sexta-feira à tarde e no domingo faria um Nantes-Veneza. O regresso a Lisboa seria a partir de Milão na easyJet. Trajeto definido, passei a marcação da viagem ...

A marcação da viagem no site da Volotea foi um processo simples e rápido, o site é bastante intuitivo e apenas tive o trabalho de recorrer ao serviço "MB Net" para evitar a taxa de pagamento Visa.

Fiz o check-online na semana antes da viagem, algo também muito fácil. Se pretendermos um determinado lugar este é pago à parte, não quis pagar este extra e foi-me atribuído o 10B.

Gostei do modelo do cartão de embarque, nomeadamente da barra com os vários horários a cumprir antes do voo, a saber: 09:15 abertura do check-in, 10:40 fecho do check-in, 10:45 embarque e 11:15 descolagem.

O voo:

Dia: 14/07/2013
Companhia: Volotea
Voo: V7 2212
Rota: Nantes-Veneza
Horário: NTE 11h15 – VCE 13h10
Avião: Boeing 717 (EI-EXB) (cn 55173/5123)
Lugar: 10B (troquei pelo vago 10A de modo a ir à janela)
Distância: 677 mi / 1089 km
Ocupação: 82% de ocupação (103 passageiros)
Preço: 49,99€ (comprado em 26/02/2013)

Fui no autocarro que liga o centro de Nantes ao aeroporto, onde cheguei pouco depois das 10h00. O aeroporto de Nantes é tranquilo, com os seus 3.631.693 passageiros em 2012, e depressa verifiquei que não ia perder muito tempo nas tarefas de embarque. Cada vez gosto mais destes aeroportos secundários/regionais, aeroportos grandes só para ver aviões.

A chegada ao aeroporto de Nantes:
Imagem

O interior do aeroporto:
Imagem

Imagem

O balcão da Volotea:
Imagem

O embarque foi pelo Hall 4 de Nantes, a segurança (raio-x) foi feita apenas para este voo, pelo que foi muito rápido chegar a porta de embarque 65, local de onde partiria este V7 2212. Controlaram a identificação e o cartão de embarque, assim como as dimensões da bagagem de mão.

O B717 deste voo tinha chegado uns minutos antes, fez uma rotação foi rápida (cerca de 30/40m), e em breve os passageiros foram a caminhando até à aeronave. Todo o embarque decorreu de forma rápida e ordeira.

Um B717 da Volotea na placa:
Imagem

Aqui nesta foto é possível ver a farda da tripulação:
Imagem

A fila para o embarque:
Imagem

O medidor das dimensões da bagagem de mão:
Imagem

O embarque a pé para o meu voo:
Imagem

O avião do meu voo pertenceu à Midwest Airlines, tendo aqui voado de 09/2003 a 11/2009. Após esta data foi transferido para o centro de manutenção de Victorville, a Volotea foi busca-lo ao deserto em 06/2012 para a sua "segunda vida".

O EI-EXB:
Imagem

O meu primeiro voo em B717:
Imagem

A primeira impressão do interior do B717 foi bastante agradável, pode não ter o design mais moderno em alguns itens, mas os bancos estavam em excelente estado de conservação, sendo em couro e com o conforto adequado para estes curto voos. A configuração é 2 + 3 e tive a sorte de ter a fila de 2 bancos só para mim.

A cabine do B717 com a configuração 2+3:
Imagem

Os bancos da Volotea:
Imagem

Imagem

O espaço para pernas (tenho 1.72m de altura):
Imagem

O espaço para arrumação:
Imagem

A ocupação deste voo registava o valor de 82%. Estavam 103 passageiros num avião com 125 lugares disponíveis. Esta era uma das minhas maiores duvidas em relação à opção da companhia em voar para cidades mais pequenas, qual seria a sua taxa de ocupação. Os passageiros deste voo eram sobretudo famílias francesas a viajar em lazer.

A simpática tripulação foi eficiente a ajudar os passageiros a ocuparem os seus assentos. Em breve os quatro tripulantes de cabine fecharam as portas e começaram as demonstrações de segurança. Uma das assistentes na simulação de insuflar o colete salva vidas, levou a coisa "mais a sério" e fez o movimento com tal força que o colete insuflou mesmo, resultado: risada geral dentro do avião e a "pobre moça" corada de vergonha.

O momento em que a assistente insuflou acidentalmente o colete:
Imagem

O cartão de segurança é colado nas costas do banco da frente:
Imagem

O push-back foi exatamente à hora programada (11h15) e cinco minutos depois descolávamos da pista 03. O avião, além de silencioso na fila 10, revelou uma enorme capacidade/razão de subida. Parecia um foguete rumo ao céu ...

O cartão de embarque:
Imagem

Com o B717 “transformado em space-shuttle”, depressa Nantes ficou para trás:
Imagem

Às 11h32 a tripulação trouxe o menu para a escolha da refeição (paga à parte). Escolhi uma lata de icetea (2,50€) e uma sandes de queijo e fiambre (5,00€). Paguei 7,50€ pela refeição, com uma particularidade, é que a companhia apenas aceita cartão de crédito. Não há notas, moedas ou problemas com os trocos, precisamos é ter um cartão de crédito.

O menu:
Imagem

Imagem

Pormenor dos preços:
Imagem

A comida que escolhi:
Imagem

Fui à casa de banho, em bom estado mas com um design mais antigo, vi o aspeto geral da cabine e aproveitei para escrever (parte) destas linhas. O comandante fez o discurso aos passageiros às 12h32 e às 12h40, já na descida para Veneza, sentimos pela primeira vez o efeito da turbulência.

A sobrevoar os Alpes:
Imagem

A casa de banho:
Imagem

Imagem

A aproximação ao aeroporto Marco Polo (VCE) é muito bonita. Neste voo a bela cidade de Veneza ficou do lado direito e eu, sentado à esquerda, pode ver Mestre e os pântanos que cobrem esta área.

A aproximação a Veneza:
Imagem

Imagem

Às 12h56, 14m antes do previsto, aterramos na pista 04R do aeroporto de Veneza. Aterragem suave e ficamos na placa central. O desembarque fez-se utilizando dois autocarros.

A chegada a Veneza:
Imagem

O desembarque em VCE:
Imagem

O B717 EI-EXB (Foto de Marco Papa – Airliners)
Imagem

Conclusão:
Nota positiva para a Volotea. Horários cumpridos, nada a apontar à tripulação e um avião confortável. Foi uma agradável surpresa esta recente e pequena companhia. Se tiver oportunidade voltarei a voar na Volotea, nem que seja apenas para sentir imensa força do B717 rumo ao céu.

cumprimentos,

Jopeg

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 12:17 am 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Gostei Joao.....bota mais ....um abraço (av)

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 8:04 am 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Bastante completo como sempre... pena que a Volotea já não voe para o Porto.

Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido