APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda set 25, 2017 12:04 am

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Lisboa-Nantes na Transavia
MensagemEnviado: terça ago 06, 2013 12:05 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

A minha estreia na Transavia France, a companhia de baixo custo do grupo Air France/KLM ...

A marcação da viagem:

As companhias de baixo custo, ou as promoções das restantes companhias, têm a particularidade de criar mercado, isto é, fazer com que as pessoas viagem até um certo destino motivadas pelo preço baixo da passagem.

Foi o que aconteceu nesta minha viagem a Nantes, ao ver o preço bastante baixo da Transavia, pensei: «é porque não ir a Nantes ?!. Por certo vou encontrar alguns motivos de interesse na viagem».

Comecei então a planear a viagem, a ver que rotas poderia fazer a partir de Nantes e aqui pesou o facto de poder seguir viagem para Itália, numa outra companhia nova para mim, a Volotea.

A compra do voo foi efetuada no site da companhia, num processo rápido e fácil. Em poucos segundos recebi um e-mail com confirmação da reserva e restava-me aguardar pela data da viagem.

Bem vindos à Transavia.com (foto de Carlos Seabra – Airliners)
Imagem

O voo:

Dia: 12/07/2013
Companhia: Transavia (France)
Voo: TO.3929
Rota: Lisboa – Nantes
Horário: LIS 14h10 – NTE 17h15
Avião: Boeing 737-800 (F-GZHA) (cn 34901/2267 – 1º voo em 07/05/2007)
Lugar: 16F (janela na segunda fila de emergência)
Distância: 692 mi / 1114 km
Ocupação: cerca de 95% de ocupação
Preço: 29,00€ (comprado em 26/02/2013)

No dia anterior tentei fazer o check-in online, mas tal não foi possível pois surgia uma mensagem de erro. A solução seria fazer este processo no aeroporto, algo que já não estou habituado e que obrigava-me a ir com mais antecedência para o Terminal 2 de Lisboa.

Uma vez chegado a este terminal, "casa" de algumas companhias de baixo custo, fui levantar o cartão de embarque ao balcão de check-in. Tudo rápido e sem filas, assim como o controle de raio-x, começo a ficar fã deste terminal ...

A área de alimentação do T2:
Imagem

Passageiros aguardando pelo embarque:
Imagem

Os voos daquela tarde no T2 de Lisboa:
Imagem

Comprei uma revista e bebi um café enquanto esperava pelo embarque. Ao anúncio sonoro do embarque, formou-se a habitual fila. Fomos chamados para a área da porta 204 e mais tarde as funcionárias da Portway abriram o espaço da porta 205. O embarque foi a pé até ao avião.

O meu voo:
Imagem

As portas de embarque do teminal low-cost de Lisboa:
Imagem

O embarque no B737-800 da TO:
Imagem

Imagem

A primeira imagem ao entrar no avião da Transavia é o, pouco habitual, verde das cadeiras. O avião oferece o habitual pouco espaço da configuração 189 lugares em económica, mas para viagens curtas acaba por servir.

Aspeto geral da cabine:
Imagem

Os assentos:
Imagem

Imagem

Na fila de emergência o espaço para pernas era enorme:
Imagem

O avião desta viagem foi o F-GZHA, um dos 11 Boeing 737-800 que compõem a frota da Transavia France, o "braço low-cost" da AF/KLM. Este avião fez o seu primeiro voo em 2007, mantendo sempre este registo mesmo quando voou com a pintura da canadiana Canjet Airlines. O avião apresentou-se em bom estado de conservação e limpeza.

Com os quase 180 passageiros sentados, foram fechadas as portas e fez-se o push-back às 14h14 (+ 4m). Taxiar até à pista 21 e descolagem passado cinco minutos. O teto estava baixo e rapidamente deixamos de ver Lisboa.

Uma pouco habitual tarde de verão cinzenta em Lisboa:
Imagem

A taxiar em LPPT:
Imagem

O momento da descolagem:
Imagem

Com o nevoeiro denso, depressa deixei de ver Lisboa:
Imagem

O voo foi calmo, apenas alguns desvios à rota. A tripulação de cabine, constituída por quatro elementos, fez o serviço de bordo e depois passou com os produtos duty-free.

A voar:
Imagem

Imagem

Atendendo à hora do voo, acabei por não escolher nada do menu. Este apresentava as coisas típicas (sandes, bolachas, chocolates e bebidas) que as companhias vendem a bordo. Os preços praticados eram semelhantes aos das outras companhias e dos aeroportos.

O menu da Transavia.com:
Imagem

Imagem

Imagem

O merchandising da companhia francesa:
Imagem

A companhia vendeu também os auscultadores de modo a que os passageiros pudessem ouvir os programas que passavam nos ecrãs coletivos.

O entretenimento a bordo:
Imagem

As instruções de segurança:
Imagem

Imagem

Uma revista presente a bordo:
Imagem

Informações sobre os destinos da companhia:
Imagem

Depois de algum tempo a sobrevoar o mar no Golfo da Biscaia, quando o avião já perdia altitude, começou a surgir a costa francesa e os campos verdejantes da região de Nantes.

O verde desta região francesa:
Imagem

Imagem

Eram 17h01 (- 14m) quando o avião tocou suavemente o solo do aeroporto de Nantes Atlantic, tendo demorado cerca de 5m até imobilizar-se. O desembarque foi realizado com os passageiros a percorrer a pé as dezenas de metros que separavam a aeronave do terminal.

A aterragem em Nantes:
Imagem

A caminho do terminal:
Imagem

O Boeing 738 deste voo já parqueado em NTE:
Imagem

Não sendo um aeroporto grande e viajando apenas com bagagem de mão, rapidamente encontrava-me na saída do aeroporto terminando assim este meu primeiro voo na Transavia France.

O F-GZHA (foto de Jose L. Guerrero – Airliners):
Imagem

Site: http://www.transavia.com/hv/pt-PT/pagina-inicial

Conclusão:
Um bom voo por parte da Transavia. Uma excelente relação preço/qualidade e um voo muito pontual. O único problema a apontar foi a impossibilidade de fazer o check-in online o que obrigou-me a ir mais cedo para o aeroporto.

Abraço,

João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

Assunto da Mensagem: Re: Lisboa-Nantes na Transavia
MensagemEnviado: quinta ago 08, 2013 8:22 am 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
joaogomes Escreveu:
As companhias de baixo custo, ou as promoções das restantes companhias, têm a particularidade de criar mercado, isto é, fazer com que as pessoas viagem até um certo destino motivadas pelo preço baixo da passagem.

Foi o que aconteceu nesta minha viagem a Nantes, ao ver o preço bastante baixo da Transavia, pensei: «é porque não ir a Nantes ?!. Por certo vou encontrar alguns motivos de interesse na viagem».

É aquilo que às vezes digo, no caso da Ryaniar que é a companhia em que estou mais atento aos preços, que é a companhia que escolhe para onde e quando vamos. Não é assim em todos os casos, obviamente, mas muitas das vezes ao ver preços de 10 e 20€, mesmo não havendo planos de ir a determinado local, lá vamos nós porque aquele preço é de aproveitar. Pelo menos comigo aconteceu por várias vezes.

Quanto ao restante report, muito completo como sempre. Também já viajei pela Transavia até Paris e gostei.

Abraço

Canon 700D, 450D
Sigma Objectiva 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

Assunto da Mensagem: Re: Lisboa-Nantes na Transavia
MensagemEnviado: domingo ago 18, 2013 11:02 am 
Desligado

Registado: quinta jan 06, 2011 7:10 pm
Boas

João Gomes, parabéns por este report magnífico. Só faltou sentir o vento e os cheiros.

Venha o próximo !

Cps

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: