APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: quarta nov 22, 2017 8:41 am

Hora +01:00 UTC+1


Regras do Fórum





Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça out 29, 2013 12:08 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Mensagens: 135
Localização: Mafra
Caros,

A minha estreia na Flybe.

A marcação da viagem:

Um pouco inesperadamente decidi fazer umas férias no Reino Unido em finais de setembro. Londres seria o primeiro destino da viagem, mas como não queria ficar apenas pela capital – onde já estive por várias vezes – decidi adicionar um outro destino à viagem, tendo a escolha recaído na Irlanda do Norte.

Neste território tinha como objetivo visitar as cidades de Belfast e Londonderry e a zona costeira da Calçada dos Gigantes. Comecei então a estudar os voos para a Irlanda do Norte. Tinha a hipótese de voar para Londonderry a partir de Stansted pela Ryanair, ou voar para Belfast tendo várias companhias a fazer esta rota. Consultados os preços e os horários, decidi voar para Belfast pela Flybe.

Sendo uma companhia nova para mim, tendo um bom preço, um horário conveniente, aviões diferentes dos "habituais A320/B737" e voando para o mais central Belfast City ... acabou por ser esta a minha escolha.

O voo:

Dia: 28/09/2013
Companhia: Flybe
Voo: BE962
Rota: Londres Gatwick – Belfast City
Horário: LGW 08h55 – BHD 10h25
Avião: Bombardier Dash 8-400 Q400 (G-KKEV) (MSN 4201 / primeiro voo em 17/04/2008)
Lugar: 17C (corredor. Configuração AB_CD)
Distância: 338 mi / 547 km
Ocupação: Cerca de 90% de ocupação (capacidade para 78 passageiros)
Preço: 41,73€ ou 34.49£ (comprado em 07/07/2013)

Devido ao horário do voo e do tempo de deslocação até Gatwick optei por dormir a noite anterior nas proximidades do aeroporto num hotel Premier Inn. Estando junto ao aeroporto, bastou no dia seguinte ir a pé até ao terminal.

Tinha algum receio do tempo perdido nos procedimentos de embarque no aeroporto de Gatwick, mas para minha surpresa não perdi muito tempo nestas tarefas. Para isso ajudou o facto de ter o cartão de embarque, impresso na noite anterior numa máquina automática do aeroporto, e de viajar apenas com bagagem de mão. Às 8h03 estava despachado do controlo de segurança e podia ir até a porta de embarque.

As maquinas de check-in automático:
Imagem

A área de check-in da companhia britânica
Imagem

Os voos em Gatwick naquela manhã:
Imagem

Quando cheguei ao "hall central" do aeroporto ainda não era conhecida a porta de embarque. Passados alguns minutos apareceu a indicação da mesma nos painéis eletrónicos e fui até ao local do embarque. As funcionárias que controlavam os cartões de embarque e a identidade dos passageiros à entrada da sala, não foram rigorosas quanto ao tamanho, quantidade e peso da bagagem de mão.

A sala de embarque:
Imagem

Era este o avião que estava na manga, mas não foi obviamente o avião do meu voo:
Imagem

Fui de autocarro até ao avião, não sabendo até aquele momento em que modelo de avião iria voar, pois o site da companhia nos detalhes do voo não fornece este tipo de indicação. Pelo trajeto do autocarro depressa percebi que iria voar num Dash 8-400, confesso que preferia voar no Embraer 195.

O embarque para o Dash 8-400
Imagem

O avião deste meu voo foi o G-KKEV, um aparelho que sempre pertenceu à Flybe tendo realizado o seu primeiro voo em 17/04/2008 (5,4 anos de idade). Apresentava um bom estado de conservação e limpeza. A bordo, duas assistentes esperavam os passageiros.

O embarque fez-se utilizando a duas portas do aparelho, tendo eu escolhido a porta traseira. Consegui colocar a minha mala na bagageira, mas os últimos passageiros a entrar já tiveram de arrumar as suas bagagens debaixo das cadeiras. A velha questão de "flexibilidade no embarque" criar dificuldades na arrumação das malas a bordo.

O espaço para bagagens:
Imagem

O espaço para pernas é suficiente para os curtos voos regionais que este aparelho realiza. Os assentos são em couro azul. O entretenimento a bordo resumia-se às revistas de bordo da companhia. Com todos os passageiros devidamente sentados, fez-se o push-back às 9h17 e passado uns minutos o Dash descolou do aeroporto londrino de Gatwick.

Os assentos do Dash da Flybe:
Imagem

Imagem

O espaço para pernas (tenho 1.72m de altura):
Imagem

As revistas de bordo da companhia:
Imagem

Imagem

A frota:
Imagem

Imagem

Os destinos:
Imagem

A voar:
Imagem

O voo foi bastante tranquilo, com bom tempo em rota e sendo possível durante um longo período ver o solo britânico. A tripulação efetuou o serviço de bordo pago a bordo. Os preços estão dentro daquilo que é cobrado nos aeroportos e nas outras companhias que não incluem as refeições no preço do bilhete.

As instruções de segurança:
Imagem

Imagem

O menu da companhia:
Imagem

Imagem

Imagem

O interior do avião:
Imagem

(as escadas da porta dianteira)
Imagem

Imagem

Às 10h34 aterrava no pequeno e central aeroporto George Best em Belfast. A aterragem foi suave e o desembarque fez-se caminhando até ao terminal. Sendo um voo doméstico realizado apenas com bagagem de mão, depressa cheguei ao exterior do aeroporto.

A preparar a aterragem em BHD:
Imagem

Já no solo de Belfast:
Imagem

Imagem

Um tapete de bagagens no aeroporto Belfast City:
Imagem

O interior do aeroporto George Best:
Imagem

Imagem

O G-KKEV (foto de Roberto Bianchi P.S. - Airliners)
Imagem

Site: http://www.flybe.com/


Conclusão:
Um bom voo por parte da Flybe. A companhia cumpriu horários, apresentou um avião em bom estado e confortável ... e tudo com uma boa relação preço/qualidade.



Um abraço,

João Pedro Gomes

_________________
Imagem

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal