APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda set 25, 2017 5:57 pm

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça nov 05, 2013 1:18 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

A estreia na companhia turca Onur Air.

A marcação da viagem:

Decidi juntar a Turquia e o Chipre nas mesmas férias, iniciando e terminando a viagem na Turquia precisava de voos para entrar e sair do Chipre.

Por uma questão de custos e também de disponibilidade verifiquei que o mais conveniente seria voar numa companhia turca para o aeroporto de Ercan, situado na República Turca do Norte de Chipre.

Sendo a R.T.N.Chipre um país reconhecido unicamente pela Turquia, o aeroporto de Ercan não é reconhecido pela IATA pelo que apenas existem voos para a Turquia. Contudo é fácil e barato conseguir um voo para este aeroporto.

Consultei horários e preços e a minha escolha recaiu na Onur Air, uma companhia nova para mim, com um voo a partir cedo do aeroporto Ataturk (IST) e a um preço muito em conta.

O voo:

Dia: 22/08/2013
Companhia: Onur Air
Voo: OHY 292
Rota: Istambul-Lefkosa
Horário: IST 09h00 – ECN 10h30
Avião: Airbus A320 (TC-OBU) (MSN 661 / primeiro voo em 04/02/1997)
Lugar: 17A (janela)
Distância: 476 mi / 766 km
Ocupação: cerca de 80% de ocupação
Preço: 43,70€ (comprado em 31/07/2013)

Fui de metro até ao aeroporto de Istambul IST ainda antes das 7h00. Logo à entrada do aeroporto, e por questões de segurança, tive de passar a bagagem pelo controle de raio-X. O check-in feito nos balcões da Onur Air foi bastante rápido e em menos de 5m tinha o cartão de embarque. O próximo passo foi passar pela imigração e logo de seguida por novo controlo de segurança (Raio-X).

A área de check-in da companhia no aeroporto de Istambul (IST):
Imagem

O meu voo:
Imagem

O medidor de bagagens de mão da Onur Air:
Imagem

A caminho da porta de embarque pude constatar como o aeroporto de Istambul é movimentado. A companhia principal é sem duvida a Turkish Airlines. Dezenas e dezenas de aviões da TK e muitos deles de longo curso, apesar de alguns deles estarem destinados a voos de médio curso, como foi o caso do A340 que embarcava centenas de passageiros para Dusseldorf.

O sempre movimentado aeroporto Ataturk (IST):
Imagem

A AtlasJet era uma outra hipótese para o IST-ECN:
Imagem

A chegada à manga de embarque do avião do meu voo:
Imagem

Imagem

O embarque correu de uma forma muito ordeira e a entrada no avião fez-se por ponte telescópica. Ainda antes das 9h00 todos os passageiros estavam a bordo do A320 deste voo, o TC-OBU. Com uma boa ocupação, os passageiros eram sobretudo turcos e habitantes da KKTC (República Turca do Norte de Chipre).

Este avião fez o seu primeiro voo em fevereiro de 1997 (16 anos) tendo pertencido a várias companhias. A primeira foi a alemã Aero Lloyd, depois voou nas companhias norte americanas America West Airlines e US Airways, tendo voado ainda na Avia Nova antes de ingressar na Onur Air.

O seu estado, nomeadamente os assentos, já denotam a sua idade. Numa configuração de 180 lugares em económica o espaço para pernas não é, obviamente, muito generoso. Um avião que fica claramente a perder na comparação com o que tinha voado no dia anterior, um novíssimo B738 da Turkish Airlines.

A cabine do TC-OBU:
Imagem

Os assentos:
Imagem

O espaço para pernas (1m72 de altura):
Imagem

O push-back ocorreu às 9h10 (+ 10m), mas num aeroporto congestionado como é o caso do IST, só começamos a voar às 9h33. Sentado à janela lá fui consultando a revista de bordo da Onur Air. Tudo aqui é "muito mediano", nada parece novo e não tem "o brilho" de outras companhias ...

À espera para descolar de IST:
Imagem

O inicio do voo:
Imagem

Como a noite anterior não foi muito bem dormida, depressa adormeci e não fui acordado para o serviço de bordo, que é gratuito. Quando acordei vi que os meus companheiros de fila já tinham comido um snack acompanhado de bebidas.

O único entretenimento a bordo, a revista da Onur Air:
Imagem

A frota:
Imagem

Imagem

As rotas da companhia turca:
Imagem

As instruções de segurança:
Imagem

Imagem

O voo foi tranquilo e em apenas 8m atravessamos o mar que separa a Turquia da ilha de Chipre. A paisagem era sobretudo árida e algo montanhosa. Passados poucos minutos os pilotos começaram os procedimentos para a aterragem em Ercan (ECN). Às 10h41 (+ 11m) aterramos no aeroporto que serve a R.T.N. Chipre, a manobra foi suave e procedeu-se ao desembarque dos passageiros, que foram a pé até ao pequeno, mas funcional, terminal do aeroporto cipriota.

A “entrada” na ilha de Chipre:
Imagem

A aproximação a ECN:
Imagem

A aterragem:
Imagem

Junto ao terminal de Ercan:
Imagem

O desembarque:
Imagem

Passei pelo controlo de passaportes/fronteira deste "país pirata", recolhi a minha bagagem do tapete e fui de autocarro até à parte turca de Nicósia, Lefkosa na língua turca. Terminava assim a curta viagem entre Istambul e a ilha de Chipre.

O A320 TC-OBU (foto Airliners - Borut Smrdelj):
Imagem

Conclusão:
Com um avião a acusar o peso dos anos, sem grande conforto, posso dizer que a companhia turca não deslumbrou … mas cumpriu !, ao apresentar um preço baixo e respeitando os horários. Nota positiva, ainda que ligeiramente, para a Onur Air.

Abraço,

João Pedro

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: terça nov 19, 2013 12:35 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Muito bom João. E que tal a parte turca de Chipre?

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited