APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda set 25, 2017 6:07 pm

Hora +01:00 UTC+1


Regras do Fórum





Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jun 24, 2014 12:27 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Mensagens: 135
Localização: Mafra
Caros,

Um voo na Aigle Azur transformado num voo da XL Airways France ...

A marcação da viagem:

Depois de uns meses de muito trabalho decidi tirar dois úteis de férias e viajar até França para assistir às comemorações do 70º Aniversário do Desembarque na Normandia.

Por uma questão de preços, horários e sobretudo localização do aeroporto a minha escolha recaiu na Ryanair e no voo Lisboa-Paris Beauvais. Depois recebi a notícia que este aeroporto estaria encerrado para obras de manutenção e que tinha que optar por marcar a viagem para uma outra data ou o reembolso do bilhete. Obviamente escolhi esta última opção e passei à procura de alternativas para os voos até França.

Com sete companhias a operar a rota Lisboa-Paris tinha muito que procurar. Um voo às 9h45, um preço simpático e o meu desejo em experimentar/voar numa companhia diferente fizeram com que a minha escolha fosse para a Aigle Azur, uma pequena companhia francesa que opera sobretudo para Portugal e Norte de África.

O regresso seria num voo direto da Vueling a partir do aeroporto de Paris Orly. Aqui foi determinante o aeroporto, o horário do voo e o preço acessível.

Tinha os voos reservados, restava-me esperar umas longas semanas até à viagem para a Normandia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

O voo LIS-ORY:

Dia: 05/06/2014
Companhia: XL Airways (a operar para a Aigle Azur)
Voo: ZI.302
Rota: Lisboa-Paris Orly
Horário: LIS 09h45 – ORY 13h00 (+ 1h)
Avião: Boeing 737-800 (F-HAXL) (MSN 35279 – 1º voo em 22/05/2008)
Lugar: 8F (janela)
Distância: 894 mi / 1439 km
Ocupação: 131 PAX – 69,31% de ocupação (configuração 189Y)
Preço: 52,02€ (comprado em 21/02/2014)

Fiz o check-in dois dias antes pela internet, um processo fácil e rápido, que permite a escolha gratuita de lugar e imprimi o cartão de embarque. No dia do voo cheguei ao aeroporto da Lisboa 1h15 antes do voo e, ao contrário daquilo que esperava, o controlo de segurança estava sem grandes filas, pelo que foi rápido chegar à porta 22 de onde partia este voo da Aigle Azur.

Os voos em Lisboa nesta manhã:
Imagem

A porta de embarque:
Imagem

A sala de embarque:
Imagem

Quando cheguei à zona de embarque ainda não tinha chegado o avião deste voo. Passado uns minutos vi aproximar-se um Boeing 737 da XL Airways, em vez de um dos quatro A319 da Aigle Azur, e pensei: «não será desta que vou voar num avião da Aigle Azur ... mas ao menos é também uma companhia nova para mim». Nas pesquisas que fiz reparei que num dos dias anteriores este voo foi feito também por uma outra companhia (Enter Air), pelo que não foi uma completa surpresa.

O B738 da XL em Lisboa:
Imagem

O avião na manga de embarque:
Imagem

O embarque, recorrendo a ponte telescópica, foi um pouco demorado, apesar de ordeiro. Começaram por chamar os passageiros das filas 16 à 32 e só depois os restantes. Os passageiros eram um misto de emigrantes portugueses em França, jovens famílias, alguns turistas franceses, um grupo de crianças em viagem de escola e uns poucos passageiros de negócios. Foi já com algum atraso em relação à hora inicial que todos os ocupantes entraram no B737-800.

O avião da XL Airways utilizado neste voo apresentava-se em bom estado de conservação e limpeza, sendo um avião com seis anos de idade. Este avião sempre pertenceu "ao grupo" XL, tendo tido por poucos meses uma matricula inglesa (G-XLFR). A configuração é de 189 lugares numa só classe, a mesma utilizada em várias companhias de baixo custo. Os assentos, embora sem muito espaço para pernas, eram confortáveis e em couro azul. Mesmo tendo feito o check-in pela internet com base num A319 e o avião ter sido substituído por um B737, mantive o lugar 8F.

Saímos da nossa posição às 10h11 (+ 26m) e dirigimo-nos para a pista 21, pois entretanto o sentido das pistas tinha sido alterado. 17 minutos depois (10h28) o Boeing começava o seu voo rumo a Paris. Algumas nuvens logo nos primeiros minutos da viagem, mas nada de turbulência.

Na cabeceira da pista 21:
Imagem

Já na pista ...:
Imagem

O início do voo a sobrevoar Lisboa:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já na margem sul do Tejo:
Imagem

Imagem

Imagem

Depois da fase de subida a tripulação começou a fazer o serviço de bordo, que nos voos para Portugal da Aigle Azur é pago a bordo. Devido à falta do menu junto aos assentos, não cheguei a perceber qual a variedade do mesmo e quais os preços praticados.

O cartão de segurança:
Imagem

Imagem

A revista de bordo:
Imagem

A frota da companhia francesa:
Imagem

O modelo deste voo:
Imagem

Os destinos voados pela XL Airways France:
Imagem

A cabine deste Boeing 737:
Imagem

O meu assento:
Imagem

O voo foi bastante tranquilo, apenas marcado pelo entusiasmo das crianças, muitas delas a realizarem o seu primeiro voo. Às 13h29 (+ 29m), depois de "alguns safanões" à passagem pelas nuvens, aterrávamos no aeroporto de Paris Orly. O desembarque também foi realizado por ponte telescópica e depressa cheguei ao terminal de ORY. Este é o aeroporto secundário de Paris e "nem compromete, nem deslumbra", se bem que no voo de regresso gostei da área de embarque utilizada pela Vueling e também pela TAP. Terminava assim este meu voo da Aigle Azur operado por uma outra companhia.

A voar sobre solo francês:
Imagem

Já com a Torre Eifel à vista:
Imagem

A aterragem em Paris Orly:
Imagem

A caminho do terminal:
Imagem

Imagem

O avião já no aeroporto de ORY:
Imagem

O B738 F-GXLS (foto T. Laurent - Airliners)
Imagem

-----------------------------------------------------------------------------------------------

O voo de regresso:

Dia: 08/06/2014
Companhia: Vueling
Voo: VY.1981
Rota: Paris Orly – Lisboa
Horário: ORY 17h40 – LIS 19h00 (- 1h)
Avião: A320 (EC-JTR) (cn 2798 – 1º voo em 24/05/2006)
Lugar: 27C (corredor). Troquei pelo 30D (corredor)
Ocupação: Entre 80 a 90%, ou mesmo ligeiramente superior a 90% (configuração 180Y)
Preço: 66,74€ (comprado em 12/03/2014)

Em poucas palavras: Voo pontual, os bancos do avião a acusar o uso, o chão com algumas nódoas, simpáticas e prestáveis as quatro tripulantes da Vueling.

Com tantas companhias na rota Lisboa-Paris tinha uma certa curiosidade em saber a ocupação deste voo da Vueling, fiquei surpreendido com tão boa ocupação.

O A320 EC-JTR (foto Jens Breuer - Airliners)
Imagem

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Em resumo:
Tive pena de não ter voado num avião da própria Aigle Azur. Tirando o facto do voo ter sido efetuado por uma outra companhia, a XL Airways France, foi um voo sem grande história.



cumprimentos,

João P. Gomes

_________________
Imagem

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230


Topo
   
MensagemEnviado: terça jun 24, 2014 10:26 am 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Mensagens: 3322
Localização: Gaia
joaogomes Escreveu:
Tive pena de não ter voado num avião da própria Aigle Azur.

Ora aí está mais um motivo para voltares a França ;)

Obrigado pelo report, bastante completo como é habitual.

_________________
Alberto Guedes
Sócio Nr. 154
Imagem
Canon 700D, 450D
Sigma Objectiva 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal