APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda set 25, 2017 6:07 pm

Hora +01:00 UTC+1


Regras do Fórum





Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jul 22, 2014 12:53 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Mensagens: 135
Localização: Mafra
Caros,

A estreia na Germanwings, a companhia de baixo custo da Lufthansa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A marcação da viagem:

Para as ferias de junho decidi visitar a "ex-Jugoslávia". Aproveitar para conhecer as capitais Podgorica, Belgrado e Sarajevo, percorrer a costa do Montenegro e visitar uma zona da Croácia que ainda não conhecia.

Um dos requisitos seria estar em Sarajevo no dia 28 de junho, precisamente 100 anos após o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando da Áustria que deu origem à I Guerra Mundial. O objetivo seria "entrar" por Sarajevo e "sair" por Belgrado, ou vice-versa. Tinha então que passar à compra dos voos ...

Com a viagem à Turquia em agosto de 2013 ganhei bastantes milhas no cartão Tap Victoria e pensei emitir um bilhete utilizando os voos da Lufthansa gastando 30000 milhas. Ao saber que as taxas superavam os 200€ desisti deste plano.

Comecei a ver que companhias voavam para Sarajevo e descobri que a Germanwings voava para aqui a partir de Colónia. Pensei que podia utilizar esta cidade para chegar à capital da Bósnia, aproveitando para conhecer Colónia.

Com o voo Colónia-Sarajevo "debaixo de olho", tinha de pensar nos restantes voos. Reparei que a TAP tinha um voo a bom preço para Dusseldorf, a escassos 40Km de Colónia. Para o regresso decidi utilizar parte das minhas milhas e emiti um Zagreb-Lisboa pagando apenas as taxas. Tinha assim a viagem definida, ficando mais económica que utilizar o programa Victoria com voos da Lufthansa e poupando 20000 milhas. E deste modo iria experimentar uma nova companhia, a Germanwings.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O voo CGN-SSJ:

Dia: 26/06/2014
Companhia: Germanwings
Voo: 4U.492
Rota: Colónia-Sarajevo
Horário: CGN 17h40 – SJJ 19h25
Avião: Airbus A319 (D-AGWE) (MSN 3128 – 1º voo em 11/05/2007)
Lugar: 20A (janela)
Distância: 715 mi / 1150 km
Ocupação: Cheio ou praticamente cheio (configuração 144/150Y)
Preço: 59,89€ (comprado em 20/09/2013)

Fiz o check-in três dias antes pela internet, foi fácil, rápido e permitiu a escolha gratuita de lugar. Fui de comboio do centro de Colónia para o aeroporto. O comboio é barato, rápido (-15m), pontual e confortável. Uma vez na estação é apenas subir as escadas para o terminal e está tudo muito bem sinalizado. Nota máxima para a organização alemã.

A chegada à estação do aeroporto de Colónia:
Imagem

O exterior do aeroporto:
Imagem

O aeroporto de Colónia é conhecido como Colónia-Bona e oficialmente tem o nome de Konrad Adenauer. É uma estrutura pequena, com cerca de 9.3 milhões de passageiros em 2012, mas muito organizado e eficaz. Confesso que gosto deste tipo de aeroportos.

A área de check-in da Germanwings:
Imagem

O terminal:
Imagem

Os voos do dia em CGN:
Imagem

Depois de passar pelo controlo de segurança (raio-x), fiz uma pequena compra e passei pela fronteira, já que este voo saia da zona Schengen. Aguardei uns minutos pelo embarque que começou à hora prevista. Foram utilizados autocarros para transportar os passageiros para o avião, isto apesar de haver uma ponte telescópica naquela porta de embarque.

O meu voo:
Imagem

O embarque no A319 da companhia alemã:
Imagem

O avião utilizado neste voo foi o D-AGWE, um dos 41 Airbus A319 da companhia alemã. Além deste modelo a Germanwings possui mais 9 Airbus A320. O avião deste meu voo conta com com sete anos de idade, mas parece bem mais recente, em parte por ter assentos novos.

O meu assento:
Imagem

O espaço para pernas (1m72 de altura):
Imagem

Assentos:
Imagem

Imagem

Os assentos "premium":
Imagem

Imagem

Cabine:
Imagem

O comandante pediu para que todos os passageiros ocupassem os seus lugares com rapidez pois não queira perder a hora (slot) de descolagem. Com o ultimo cliente ainda a sentar-se, o A319 fez-se à pista, eram 17h55 (+ 15m). Foi tudo num registo de: "toca a despachar que se faz tarde".

O cartão de segurança:
Imagem

Imagem

A ocupação deste foi muito boa, talvez mesmo todos os lugares do avião estivessem ocupados. Não deu para definir o "passageiro típico", mas não pareceu ter muitos passageiros do segmento empresarial. Eram mais famílias alemãs, bósnias e alguns turistas.

Às 18h03 descolamos. Assim que o avião atingiu a altitude de cruzeiro, os quatro membros da tripulação (PNC) começaram o serviço de bordo. Daquilo que consegui perceber, o mesmo é grátis para alguns passageiros e comprado a bordo para os restantes. Tudo tem a ver com a tarifa pela qual compraram o voo. A meu lado, por exemplo, viajava uma ex-refugiada da Bósnia nos EUA. Devido aos problemas com a greve dos controladores aéreos franceses, o seu plano original sofreu atrasos e foi colocada neste voo como forma de chegar a Sarajevo, ela tinha direito a serviço de bordo. Para a generalidade dos passageiros o mesmo era pago e os preços os normais em companhias aéreas e aeroportos.

O inicio do voo:
Imagem

Imagem

O menu da Germanwings:
Imagem

Os preços:
Imagem

Imagem

Imagem

Entretenimento a bordo era composto apenas pela revista de bordo da companhia alemã. O tema principal da mesma era o campeonato do mundo de futebol. Havia, como é habitual, referência à frota, aos destinos e ao cartão de passageiro frequente da companhia.

A revista de bordo da Germanwings, dedicada em parte ao Mundial 2014:
Imagem

Os momentos de mundiais anteriores:
Imagem

Imagem

As rotas da Germanwings, a companhia "baixo custo" da Lufthansa:
Imagem

O programa de passageiro frequente:
Imagem

Um uniforme na revista de bordo:
Imagem

O comandante fez o seu discurso, informou que a rota deste voo iria atravessar os Alpes, sobrevoar Zagreb e depois a aproximação para Sarajevo, cerca de 1h40 de voo. Informou igualmente sobre o resultado dos jogos do mundial, o Portugal-Gana e o Alemanha-EUA. O tempo em rota era bom, mas nuvens baixas na descida rumo ao aeroporto de Sarajevo.

A aproximação a Sarajevo:
Imagem

Às 19h31(+ 6m), e sobre chuva, dava-se a aterragem no aeroporto da capital bósnia com palmas de alguns passageiros para o trabalho dos pilotos. O desembarque foi através de ponte telescópica e tivemos de passar pelo controlo de fronteira. Como viajei apenas com bagagem de mão passados uns minutos saía do pequeno aeroporto de Sarajevo.

Já em solo da Bósnia:
Imagem

No aeroporto de Sarajevo:
Imagem

O A319 D-AGWE (foto de Helmut Schnichels - Airliners):
Imagem


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O voo de ida:
Dia: 25/06/2014
Companhia: TAP Portugal
Voo: TP.542
Rota: Lisboa - Dusseldorf
Horário: LIS 8h40 – DUS 12h35 (+ 1h)
Avião: A319 (CS-TTE) (cn 821 – 1º voo em 23/04/1998)
Lugar: 3F (janela). Upgrade para executiva
Ocupação: 100% (configuração 15C + 117Y)
Preço: 69,60€ (comprado em 21/11/2013)

Em síntese ...
Este voo ficou marcado pela greve dos controladores aéreos franceses. Depois de um embarque pontual, fomos informados pelo comandante Tiago Pereira que devido aos problemas que afetavam o espaço aéreo francês teríamos a partida adiada para as 9h20, depois nova comunicação que a mesma só aconteceria às 10h00 e posteriormente nova informação de mais um adiamento. Eram 11h09 (+ 2h29) quando iniciamos o nosso voo.
Se a TAP, mesmo quando não tem responsabilidade, por vezes peca na informação prestada aos passageiros neste voo isso não aconteceu. O comandante foi informando os seus clientes sobre a demora.
De resto, foi um excelente voo por parte da TAP.

O A319 CS-TTE (foto de José Ferraz - Airliners):
Imagem

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em resumo (voo da Germanwings):
Um voo em que a Germanwings cumpriu. Pontualidade, avião bem conservado e profissionalismo da tripulação. Sem ter ficado deslumbrado, penso voltar a voar na Germanwings se a companhia tiver voos do meu agrado.



Um abraço,

João Pedro Gomes

_________________
Imagem

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal