APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: domingo set 24, 2017 11:54 pm

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jul 29, 2014 8:26 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

A estreia no ATR e na Air Serbia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A marcação da viagem:

Na visita à "ex-Jugoslávia" o planeamento passou por entrar pela Bósnia, seguir até ao seu vizinho do sul, o Montenegro e daqui seguir para a Sérvia, isto antes de acabar em terras croatas. Precisava portanto de viajar entre o Montenegro e a Sérvia.

Atendendo à distância, à necessidade de "acelerar a viagem" e aos custos, optei por deslocar-me de avião entre as capitais do Montenegro e da Sérvia. Precisava assim de comprar um voo entre Podgorica e Belgrado.

Analisadas duas alternativas, Montenegro Airlines e Air Sérbia, a opção recaiu por esta última, em grande parte devido ao avião utilizado. Na altura ainda não sabia que a TAP/PGA iria substituir os seus B1900 pelo ATR.

Feita a escolha, foi com facilidade que reservei o voo no site da companhia sérvia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O voo TGD-BEG:

Dia: 02/07/2014
Companhia: Air Serbia (ex: JAT)
Voo: JU.175
Rota: Pogdorica-Belgrado
Horário: TGD 20h45 – BEG 21h45
Avião: ATR 72-202 (YU-ALN) (MSN 180 – 1º voo em 18/06/1990)
Lugar: 3A (janela)
Distância: 178 mi / 286 km
Ocupação: cerca de 50 PAX (configuração 66 lugares)
Preço: 72,00€ (comprado em 07/11/2013)

Tal como outros aeroportos dos Balcãs, Podgorica não tem transportes públicos para o aeroporto. Tive de deslocar-me de taxi, o que custou 8€. Depois de uma curta visita à desinteressante capital do Montenegro cheguei cedo ao terminal. Este surpreendeu-me pela positiva, apesar de pequeno é bastante funcional e confortável, disponibilizando internet grátis aos seus clientes. Em 2013 este aeroporto serviu 680854 passageiros.

O aeroporto de Podgorica:
Imagem

O interior do aeroporto TGD:
Imagem

Imagem

Quando abriu o check-in, duas horas antes do voo, fui para a curta fila e em menos de dois minutos tinha o cartão de embarque comigo. Aproveitei para pedir um lugar à janela. Depois foi passar pelo controlo de segurança e fronteiriço, tudo muito rápido.

O check-in:
Imagem

Quando cheguei à porta de embarque já lá estava o ATR preparado para este voo. Juntamente estavam na placa três aviões da Montenegro Airlines, o seu recente E195 e dois F100. À hora marcada os passageiros passaram pela porta de embarque e dirigiram-se a pé até à aeronave.

A porta de embarque:
Imagem

O meu voo:
Imagem

A Air Serbia tem na sua frota cinco aparelhos ATR 72, sendo três mais antigos (72-202) e dois mais recentes (72-212A). Para este meu voo o avião escalado foi o YU-ALN, um dos mais antigos que conta já com com 24 anos de idade. Tal facto nota-se ao entrar no avião, parece que recuamos uns anos na história da aviação.

A cabine do ATR da Air Serbia:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A tripulação, formada por três assistentes, deu as boas vindas aos passageiros e ajudou a que todos encontrassem os seus lugares. As bagagens maiores, por não caberem nos respetivos espaços, foram entregues à porta do avião e carregadas pela porta da frente. Já com bagagens e passageiros instalados partimos para o nosso voo, o relógio marcava 20h42 (-3m) quando saímos da nossa posição. O avião estava parqueado em diagonal (noise-free) pelo que nem foi preciso push-back para o mesmo dirigir-se à pista. Nada que chegue a aeroportos pequenos ...

O meu assento:
Imagem

Imagem

Imagem

O espaço para pernas (1.72m de altura):
Imagem

Outros assentos:
Imagem

Imagem

Passados menos de três minutos o avião começava a voar a partir da pista 36. Senti umas quantas vibrações, pelo que estou desejoso que chegue agosto (Málaga-Lisboa no ATR da PGA) onde tenho um voo neste mesmo modelo, mas onde o avião deve ser bem mais recente. Quero fazer a comparação ...

A caminho da pista:
Imagem

O aeroporto de Podgorica ficava para trás:
Imagem

Os primeiros minutos de voo:
Imagem

O ATR 72 utilizado neste voo tem uns consideráveis 24 anos. Foi entregue à JAT em julho de 1990, ainda o país era a Jugoslávia, pois a guerra civil para a separação do país começa apenas em 1991. Esteve sempre na JAT até que em finais de 2013 passou para a Air Serbia, a companhia que pertence à Ethiad.

Se a sua pintura sofreu uma remodelação profunda, com a passagem das cores da JAT para a Air Serbia, o mesmo não se passou com o seu interior. Seja pelo uso, seja pela decoração apresentada, dá para perceber que este ATR já acusa o peso dos anos.

O peso dos anos neste ATR ex-JAT:
Imagem

O folheto de segurança:
Imagem

Imagem

As 20h56 a tripulação entregou um saco de papel, sem qualquer escrito/logótipo, dobrado a meio. Dentro estava a refeição, que na companhia sérvia é gratis em todos os voos. A mesma era constituida por uma sandes de queijo e chouriço e uma gafarra de água. Depois a tripulação dava sumos e chá ou café a quem o desejasse. A sandes era apenas razoável, para meu gosto.

O saco com a refeição servida a bordo:
Imagem

A sandes:
Imagem

A refeição completa:
Imagem

O curto voo corria tranquilamente, sem atravessar zonas de turbulência, e aproveitei o tempo para ver a revista de bordo da recente companhia Air Serbia, nascida a partir da ex-JAT. Esta era a única forma de entretenimento a bordo.

A revista de bordo da Air Serbia:
Imagem

As rotas da companhia sérvia:
Imagem

A frota da Air Serbia:
Imagem

O modelo ATR:
Imagem

Publicidade ao cartão de passageiro frequente:
Imagem

Um uniforme da companhia na revista de bordo:
Imagem

Como a distância que separa estas duas capitais é curta, este TGD-BEG é um voo regional, um voo que o "habitat natural" do ATR 72. Depressa começamos a aproximação a Belgrado, onde aterramos às 21h35. O desembarque fez-se atravês de autocarro. Uma vez no terminal tive de passar o controlo de fronteira e fui de transportes públicos até ao alojamento no centro da cidade. Terminava assim a minha estreia na Air Serbia e no ATR 72.

O ATR 72 YU-ALN (foto Jan Jurecka - Planespottters)
Imagem

O voo de regresso:

Dia: 06/07/2014
Companhia: TAP Portugal
Voo: TP.867
Rota: Zagreb - Lisboa
Horário: ZAG 11h30 – LIS 12h55 (-1h)
Avião: A320 (CS-TNN) (cn 1816 – 1º voo em 31/05/2002)
Lugar: 4C (corredor).
Ocupação: 100% (161 passageiros)
Preço: 45,92€ + 12500 milhas (comprado em 09/10/2013)

Voo muito pontual da TAP, avião em ótimo estado de conservação e limpeza e tripulação excelente. O curioso deste voo é que não houve distinção entre económica e executiva. As cortinas não se fecharam durante o voo e a refeição foi igual para todos os passageiros. O avião vinha completamente cheio, em grande parte graças a um grande grupo de turistas a cargo da Nortravel.
Um excelente voo por parte da TAP !

O A320 CS-TNN (foto de Rui Alves - Planespotters)
Imagem

Em resumo (voo da Air Serbia):
Gostei da Air Serbia. Voo pontual, refeição grátis e o fazer lembrar do "voar de antigamente".
Quanto ao ATR72 vou querer voar num aparelho mais recente para poder ter uma melhor noção do conforto do avião.

cumprimentos,

João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: terça jul 29, 2014 10:38 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Outro excelente report. ATR72 da Air Servia, este não é fácil de ter no currículo :wink:

Canon 700D, 450D
Sigma Objectiva 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido