APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: domingo nov 19, 2017 8:38 pm

Hora +01:00 UTC+1


Regras do Fórum





Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta set 05, 2014 12:51 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Mensagens: 135
Localização: Mafra
Caros,

A suposta estreia no ATR da Portugalia (a operar para a TAP).

A marcação da viagem:

Nas minhas férias de agosto devido a algumas restrições decidi viajar para um destino próximo, tendo escolhido o sul de Espanha. Apenas conhecia Sevilha, Ronda e Gibraltar, pelo que escolhi visitar Córdova e Granada.

Já tinha visto as ligações em comboio de alta velocidade entre Madrid e estas cidades pelo que decidi traçar um percurso deste tipo:
Madrid-Córdova
Córdova-Granada
Granada-Málaga

Em termos de voos, com a TAP a ser a única companhia a voar entre Málaga e Lisboa, apenas tive de escolher se a ida seria por Málaga e o regresso por Madrid ou o contrário. Depois de uma pesquisa pela internet cheguei à conclusão que o melhor seria voar primeiro para Madrid e regressar a partir de Málaga.

A escolha do voo para Madrid foi igualmente simples, escolhi a easyJet já que tinha umas milhas da Emirates que podiam ser trocadas gratuitamente por um voo LIS-MAD.

--------------------------------------------------------------------------------------

O voo de ida:
Dia: 19/08/2014
Companhia: easyJet
Voo: EZY7613
Rota: Lisboa - Madrid
Horário: LIS 13h20 – MAD 12h55 (- 1h)
Avião: A319 (G-EZDT) (cn 3720 – 1º voo em 19/11/2008)
Lugar: 19F (janela, mas a pedido de um casal com um bebé troquei pelo 19C).
Ocupação: À volta de 140 passageiros
Preço: 0,00€ (troca de 10,000 milhas da Emirates)

Voo super pontal da easyJet, avião um pouco abaixo do padrão easyJet, tripulação de cabine portuguesa num voo sem, felizmente, grande história.

O A319 G-EZDT (foto de Rui Miguel - Airliners)
Imagem

--------------------------------------------------------------------------------------

O voo AGP-LIS:

Dia: 23/08/2014
Companhia: TAP (operado por PGA, por sua vez operado pela White/OMNI)
Voo: TP1079
Rota: Málaga-Lisboa
Horário: AGP 18h45 – LIS 19h00 (-1h de diferença horária)
Avião: ATR 72-212A (OY-EBW) (MSN 743 – 1º voo em 15/02/2007)
Lugar: 5F (janela)
Distância: 293 mi / 471 km
Ocupação: cheio (apenas a fila da frente do lado direito tinha dois lugares livres)
Preço: 79,53€ (comprado em 07/05/2014)

Cheguei ao aeroporto de Málaga por comboio. Tendo visto o centro da cidade em poucas horas, resolvi ir cedo para o aeroporto. Fiquei agradado com a infraestrutura, moderna, luminosa, bem sinalizada e rápida nos processos até ao embarque. Aguardei o voo na Sala VIP, uma sala grande, confortável, com várias opções de comida, mas estranhamente nos dias de hoje só disponibiliza 15m grátis de Wifi.

A chegada ao aeroporto de Málaga:
Imagem

O interior do terminal:
Imagem

Os voos daquela tarde em AGP:
Imagem

A sala VIP:
Imagem

Imagem

Um lounge com muitas opções de comida e bebida:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os voos da TAP para Málaga tinham sido operado nas últimas semanas sempre por este avião e sempre com um considerável atraso, pelo que foi com admiração que constatei pelo site Flight Radar que o voo iria ser pontual.

O embarque correu de uma forma rápida e a companhia utilizou um autocarro para transportar os passageiros da porta de embarque até à aeronave. Reparei que muitos passageiros desconheciam o tipo de aeronave usada neste voo.

A porta de embarque:
Imagem

O autocarro deixou os passageiros à porta do ATR72 branco apenas com o logótipo da White, as malas de maiores dimensões foram entregues à equipa de handling e a tripulação de cabine deu as boas vindas aos clientes. Os PNC, em número de dois, e o primeiro oficial eram portugueses enquanto o comandante era estrangeiro.

O embarque no ATR72 ao serviço da TAP:
Imagem

Imagem

O logótipo da White, a proprietária (alugado) do avião:
Imagem

O avião pareceu-me em muito bom estado de conservação e bem mais moderno do que o ATR da Air Serbia que tinha voado no mês anterior. Este aparelho está a fazer voos da TAP enquanto o segundo ATR42 (CS-TRV) não é entregue. Este avião foi entregue à indiana Kingfisher Airlines em março de 2007 e aqui permaneceu até ao fecho da empresa em 2012. Agora foi "resgatado" pela White pelos motivos acima descritos.

Aspeto geral da cabine:
Imagem

O meu assento:
Imagem

Imagem

Espaço para pernas (1m72 de altura):
Imagem

Luzes, moderno este avião:
Imagem

Bagageiras:
Imagem

Imagem

Mais assentos:
Imagem

A parte traseira da cabine:
Imagem

Uma caixa com a refeição já estava em cima dos bancos. A mesma continha uma sandes de Peru e Queijo, uma garrafa de água, guardanapos e uns tampões de ouvidos. O ATR não é dos aviões mais silenciosos.

A caixa com a refeição:
Imagem

A comida e bebida incluída neste voo:
Imagem

O entretimento a bordo estava limitado à leitura da revista Up da TAP.

A informação sobre este modelo na revista de bordo da TAP:
Imagem

O cartão de segurança (pertencente à White e não à TAP):
Imagem

Às 18h49 (+ 4m) o ATR iniciou o seu trajeto em direção à pista 13. A descolagem deu-se às 18h58 no sentido do mar tendo curvado à direita para seguir a sua rota rumo a Lisboa. Rápido a ganhar altitude, passados 28 minutos estávamos a sobrevoar o aeroporto de Sevilha a caminho de Lisboa.

Comparado com o ATR da AirSerbia que voei no mês passado e que conta mais de 20 anos, este ATR ao serviço da companhia portuguesa é mais silencioso, nota-se menos as vibrações e é mais confortável, além de visualmente mais apelativo.

Foi um voo tranquilo no que toca a turbulência. Passamos por algumas barragens no Alentejo até à entrada em Lisboa vindos sul. Depois de sobrevoar a capital portuguesa aterremos na pista 03, faltavam 2m para a hora programada (19h00). O avião ficou parqueado em frente ao hangar da PGA e foi preciso esperar uns bons minutos pelo autocarro que deixou os passageiros no terminal, facto que originou alguns protestos. Terminou assim o meu segundo voo em ATR e o primeiro em voo TAP neste modelo .

Os primeiros instantes do voo, infelizmente janela muito suja no exterior:
Imagem

Sobre o mar que banha o sul de Espanha, antes de rumar a Lisboa em linha reta:
Imagem

Ainda em território espanhol:
Imagem

Sobrevoando o aeroporto de Sevilha:
Imagem

Já perto de Lisboa, passagem à vertical de Setúbal:
Imagem

Sobrevoando a ponte de Lisboa:
Imagem

Já sobre a capital portuguesa em direção à pista 03:
Imagem

O ATR72 OY-EBW já no aeroporto de LIS:
Imagem

O ATR72 OY-EBW (foto de Richard Sanchez - Airplane Pictures)
Imagem


Em resumo: Num voo que nos dias anteriores tinha registado atrasos significativos, tenho que admitir que tive sorte neste meu TP1079 de 23/08/2014. Pela pontualidade o voo merece nota positiva. Mas na realidade preferia ter voado, e ficar a conhecer, o recente ATR CS-TRU já com as cores da Portugalia


Um abraço,

João Pedro Gomes

_________________
Imagem

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal