Terminada esta Spotting Trip, chegava a hora de regressar a casa.
Voo: TAP Portugal TP 661
Data: 6 de Outubro de 2014
De: Amsterdam Airport Schiphol (AMS/EHAM)
Para: Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS/LPPT)
Check-in: 2
Porta de Embarque: B31
Hora para embarque: 17:30
Hora real do início do embarque: 18:41
Stand onde se encontrava o avião parqueado: B31
Avião: Airbus A321-200, CS-TJE
Lugar: 25A
Hora prevista para a partida: 18:00
Hora real de partida: 19:26
Altitude máxima: FL350
Hora prevista para a aterragem: 20:00
Hora real de aterragem: 21:02
Stand onde parqueou o avião: 806
Rota aproximada do voo. Retirado do site Flightradar24.com
Este voo teve um atraso significativo mas após o embarque, o comandante fez questão de explicar a razão desse atraso. Em primeiro lugar porque o avião tinha feito o voo de Orly para Lisboa tendo saído de Orly com atraso. Em Lisboa não conseguiram recuperar o atraso. No voo Lisboa - Amsterdão apanharam ventos de frente, o que dificultou a recuperação. Para acabar, e durante a rotação em Amsterdão, houve um problema com o camião de abastecimento de combustível, tendo sido resolvido com a substituição do camião. Após o embarque ainda o avião estava a ser abastecido. Por isso foi logo avisado aos passageiros para não apertarem os cintos, por questões de segurança.
O avião, ainda na manga, antes do embarque.
O camião de combustível com problemas prestes a ser trocado por outro
O push-back começou às 19:14. A descolagem foi na pista 18L.
https://www.youtube.com/watch?v=nW_kiE0uY0c
Em altitude cruzeiro, FL350
Aproximação e aterragem na pista 21 em Lisboa
https://www.youtube.com/watch?v=ghH5wXDg1lg
Para os meus colegas a viagem tinha terminado por aqui. Eu tive de esperar cerca de duas horas para o voo Lisboa - Faro.