APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: sábado nov 25, 2017 6:32 am

Hora +01:00 UTC+1


Regras do Fórum





Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado dez 10, 2016 11:56 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Mensagens: 135
Localização: Mafra
Caros,

A minha estreia nos Embraer 190 da Tap Express

A marcação da viagem:

Desejando visitar Estugarda, Estrasburgo e parte da região fronteiriça entre a Alemanha e a França foram várias as alternativas que estudei. Cheguei a pensar chegar a Estrasburgo via Marselha, voar da Alemanha para o Porto, fazer o voo direto entre Lisboa e Estugarda ... entre dezenas de hipóteses.

No final optei pela seguinte combinação:
- Voar para Frankfurt e deste aeroporto apanhar um comboio para o centro de Estugarda.
- Visitar Estugarda, Baden Baden, Karlsruhe e Estrasburgo.
- Voar de Estrasburgo para Toulouse. Visitar Carcassonne e Toulouse.
- Voar de Toulouse para Lisboa.


Os voos:

Dia: 15/09/2016
Companhia: TAP
Voo: TP574
Rota: Lisboa – Frankfurt
Horário: LIS 8h25 - FRA 12h35
Avião: Airbus A321 (CS-TJG) (MSN 1713 – 1º voo em 13/03/2002)
Lugar: 11A (Janela em fila de emergência)
Distância: 1166 mi / 1876 km
Ocupação: Mais de 90%
Preço: 15000 Milhas + 110,34€ (LIS-FRA + TLS-LIS)

Viajando apenas com bagagem de mão rapidamente cheguei à porta de embarque. Os passageiros, mais portugueses do que alemães, já aguardavam pelo embarque. Para o mesmo foi utilizado um autocarro, uma vez que o A321 estava parqueado na placa central.

A partida ocorreu às 8h40 (+ 15m) e às 8h50 começamos a voar utilizando a pista 03. Às 9h33 a tripulação serviu a refeição, uma sandes e um croissant para além das bebidas, sempre de boa qualidade na TAP.

O voo foi tranquilo e aterramos no aeroporto de Frankfurt 10 minutos antes da hora prevista. Um bom voo por parte da TAP !

O embarque para este TP574
Imagem

A desagradável espera no embarque por autocarro
Imagem

A descolagem
Imagem

A refeição servida na classe económica
Imagem
Imagem

O generoso espaço deste assento situado junto à fila de emergência
Imagem

A chegada ao aeroporto de Frankfurt
Imagem

O CS-TJG (foto de Mikele - Airliners)
Imagem

Dia: 18/09/2016
Companhia: Volotea
Voo: V7 2092
Rota: Estrasburgo – Toulouse
Horário: SXB 15h35 – TLS 17h1
Avião: Boeing 717 (EI-EXI) (cn 55174 – 1º voo pela Midwest em 14/10/2003)
Lugar: 21C (corredor na parte de trás do avião)
Distância: 453 mi / 729 km
Ocupação: Cerca de 70%
Preço: 7,00€

O comboio levou-me do centro de Estrasburgo ao aeroporto num percurso com cerca de 10km. Este é um aeroporto que serve pouco mais de 1 milhão de passageiros por ano e que conta com aproximadamente 30 destinos, entre os quais o Porto em voo da Ryanair.

Naquela tarde de domingo o aeroporto estava calmo e foi sem dificuldade que cheguei à zona de embarque. Pude ver a chegada do Boeing 717 do voo anterior e a sua aproximação ao terminal.

O avião escalado para do meu voo foi o EI-EXI. Entre 2003 e 2009 esteve ao serviço da Midwest Airlines e em 2012 foi resgatado pela Volotea. Esta companhia é a única a utilizar este modelo na Europa, mas vai substituir os seus B717 pelos mais "banal" Airbus A319.

Sem grande controlo nas dimensões das bagagens, o embarque para este voo foi a pé pela placa até à aeronave. Ao não pagar a alteração de lugar, sentei-me no lugar que me foi atribuído no check-in online, o 21C. Espaço perfeitamente aceitável para estes voos regionais.

Sendo a minha segunda vez no B717 e na simpática e invulgar Volotea, voltei a achar este modelo da Boeing um avião ainda moderno. A ocupação era boa e os passageiros eram, naturalmente, sobretudo franceses.

Às 15h36 (+1m) o EI-EXI saiu dos blocos e dirigiu-se à pista 23 onde descolamos às 15h40. A companhia espanhola adota o modelo de baixo custo e a comida a bordo é paga à parte. Optei por comer um pequeno bolo e beber um sumo totalizando 4€.

O voo foi curto e aterrou em Toulouse cerca de 30m antes da hora prevista. Para um entusiasta por aviões, como é o meu caso, é sempre estimulante ver aqui os mais recentes aviões construídos pela Airbus.

Preço ultra económico, avião em boas condições e pontualidade contribuíram para a nota positiva a este voo da Volotea.

O aeroporto de Estrasburgo
Imagem

O interior do aeroporto francês
Imagem

Publicidade à Tassili Airlines, uma companhia que desconhecia por completo
Imagem

Os voos daquela tarde de domingo em Estrasburgo
Imagem

A área de check-in da Volotea
Imagem

A porta de embarque
Imagem

A chegada do B717 ao aeroporto de Estrasburgo
Imagem

A troca das tripulações
Imagem

O embarque a pé para este voo SXB-TLS
Imagem

Os assentos do B717 da Volotea
Imagem
Imagem

O espaço para pernas (1m72 de altura)
Imagem

A cabine
Imagem
Imagem

O B717 conta com uma pega junto às bagageiras para colocar as mãos
Imagem

As instruções de segurança coladas nos bancos
Imagem

O menu
Imagem
Imagem

O pequeno lanche que comprei a bordo
Imagem

As rotas da companhia a partir do aeroporto de Estrasburgo
Imagem

Os aeroportos servidos pela companhia espanhola
Imagem

B717 EI-EXI (foto de Ferenc Hamori - Airliners)
Imagem


Dia: 19/09/2016
Companhia: TAP. Operado pela TAP Express / PGA
Voo: TP493
Rota: Toulouse - Lisboa
Horário: TLS 18h25 – LIS 19h25
Avião: Embraer 190 (CS-TPW) (MSN 550 – 1º voo na Trip em 15/06/2012)
Lugar: 4A (janela à frente)
Distância: 641 mi / 1032 km
Ocupação: 76 passageiros
Preço: 15000 Milhas + 110,34€ (LIS-FRA + TLS-LIS)

Apesar de já ter voado num E190, um voo da Azul no Brasil, aguardava com alguma ansiedade o meu voo de estreia na TAP Express. A nova marca da companhia portuguesa que veio substituir as cores da PGA e conta na sua frota com estes modelos da Embraer, permitindo assim a reforma dos E145 e F100.

Pese embora as medidas de segurança adicionais impostas em França após os atentados terroristas não levei muito tempo até chegar à porta de embarque. O aeroporto de Toulouse é confortável e olhando em frente temos a "maternidade" dos aviões Airbus.

Estava a observar os movimentos e vi chegar proveniente de Lisboa o avião do meu voo, o E190 com o registo CS-TPW. Este avião conta com apenas 4 anos de fabrico tendo voado antes com as cores da Trip e Azul. Curiosidade é que este foi o primeiro E190 a voar na TAP Express.

O embarque foi por autocarro e pude então entrar no E190 que, ao que tudo indica, irá ter um grande futuro na marca regional da TAP. No check-in online escolhi o lugar 4A, pois viajando com bagagem de mão queria ser dos primeiros a sair do avião, e fiquei agradavelmente surpreendido pelo espaço do lugar.

Já sentado pude reparar no resto da cabine e posso dizer que gostei do que vi. Além do estado novo, gostei das grandes janelas, do aspeto das cadeiras e sobretudo da configuração 2+2 que considero mais confortável do que a "tradicional" 3+3. Sentado na parte da frente o avião é bastante silencioso. Sem cortina de divisão entre classe executiva e económica. Nota muito positiva para o interior deste avião de fabrico brasileiro.

Os 76 passageiros a bordo, o que equivale a uma ocupação de 72%, eram maioritariamente franceses em idade de reforma. Com toda a gente sentada e feita a instrução de segurança, partimos às 18h30 (+5m) para a pista 14R.

Voo calmo, até passarmos os Pirenéus houve sempre a presença de nuvens, o comandante Luís Brito fez o seu discurso dando informações sobre a altitude (30000 pés) e a rota até Lisboa.

O refeição, ainda grátis em voos da TAP, foi servida às 19h03. Composta por uma sandes mista e um sumo não gostei da forma como a mesma foi entregue aos passageiros. Em termos de apresentação prefiro a entrega dentro de uma caixa de papelão tal como aconteceu no voo de ida (LIS-FRA). Às 19h51 começamos a descida para Lisboa onde viríamos a aterrar na pista 03. Terminava assim a minha estreia num E190 da PGA com as cores da TAP Express.

O exterior do aeroporto de Toulouse
Imagem

Os voos naquele final de tarde no aeroporto francês
Imagem

As salas de embarque
Imagem

Os novos aviões produzidos pela Airbus
Imagem

Um modelo Beluga utilizado pela própria Airbus
Imagem

A chegada do E190 a Toulouse
Imagem
Imagem

Um ATR da africana Fly540
Imagem

Aguardando pela descolagem. Ao lado um A320.Neo
Imagem

A descolagem de Toulouse
Imagem

Os assentos
Imagem
Imagem
Imagem

O generoso espaço para pernas (1m72 de altura) neste lugar 4A
Imagem

Pormenores da moderna cabine
Imagem

As bagageiras do E190
Imagem

Nuvens sobre os Pirenéus
Imagem
Imagem

As instruções de segurança
Imagem
Imagem

A revista da TAP, a Up
Imagem

Informação sobre o E190 na revista de bordo da companhia
Imagem

A refeição servida
Imagem

Já na zona de Lisboa, a sobrevoar a Base Aérea da Ota
Imagem

A passagem sobre o aeroporto de Lisboa
Imagem

Sobre o rio Tejo a caminho da pista 03
Imagem

Já em Lisboa pude ver os F100 que este Embraer 190 vem substituir
\Imagem

E190 CS-TPW (foto de T.Laurent - Airliners)
Imagem


Em resumo: A TAP realizou um voo LIS-FRA com qualidade. A pouco conhecida Volotea conseguiu proporcionar-me um voo pontual, extremamente económico e num avião pouco utilizado mas onde gosto de voar. A minha estreia na TAP Express, operado pela PGA num dos seus E190, também foi um bom voo e acredito que o E190 vai ter uma brilhante carreira na marca regional da TAP.


Um abraço,

João P. Gomes

_________________
Imagem

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal