APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: sexta set 22, 2017 7:10 am

Hora +01:00 UTC+1

Regras do Fórum

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Edição fotos em Raw
MensagemEnviado: quarta mai 05, 2010 11:59 pm 
Desligado

Registado: segunda set 01, 2008 9:10 pm
Olá,

Começo por dizer que não percebo grande coisa disto, aliás o meu objectivo inicial era vir perguntar como trabalham fotos em RAW, mas entendi que seria melhor começar por explicar como o faço e pedir inputs para melhorar. Agradeço então antecipadamente os eventuais comentários e dicas que me possam dar. Práticamente só uso freeware para tratar fotos (GIMP e Raw Therapee) e gostaria de manter isso. Só para tratar ruído comprei o Noise Ninja. O workflow que mostro abaixo é o que faço no Raw Therappe. Depois abro a imagem no GIMP e faço apenas pequenos ajustes, os mais frequentes de "Photoshop" como endireitar, crop, limpar algum pó e pouco mais.

A foto que escolhi para demostrar foi feita com tempo encoberto e aí, ou - no outro extremo - nas fotos com a luz dura do meio dia, consegue aproveitar-se melhor as potencialidades que o trabalhar em Raw nos dá.

1) Mostro a imagem quase em bruto, aberta com o perfil "neutral" (escolhido na caixa superior esquerda) base do Raw Therapee
Imagem

2) O primeiro ajuste que faço, seguindo +/- a sequência das "pestanhas" à esquera é ao White Balance onde costumo procurar um ponto neutro (cinza). Neste caso usei a portinhola (é o termo técnico) do trem dianteiro. Tendencialmente deixo um tom um pouco mais quente que o que quero no final, pois parece-me melhor corrigir numa fase final, já em GIMP e TIFF 8 bits, o que resultou da sequência de tratamento.
Imagem

3) Depois ajusto a exposição. Normalmente apenas subo um pouco o brilho e o contraste.
Imagem

4) Recupero as zonas mais claras e mais escuras.
Imagem

Chegando a esta fase estão concluídas as fases de onde acho que se pode tirar mais proveito do tratamento em RAW: WB e Exposição. Estes ajustes quando são feitos em JPG são mais limitados e gerar muito ruído. O RAW guarda muito mais informação trabalhável, dái a vantagem. Continuo no entanto mais um pouco.

5) Acentuo o micro/local contrate. O efeito parece-me semelhante a USM nos títulos, mas muito bom por exemplo para obter melhores reflexos. Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

6) Sharpening... Supostamente cria menos jaggies e garantidamente menos ruído. Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

7) Reduzo o ruído de luminosidade. O de cor não por tirar detalhe:
Imagem

E ficou isto (parece-me que abusei do contraste):
Imagem

Em jpg (a exposição estava baixa, pelo que a foto ficou logo comprometida) o resultado foi:
Imagem

Crop da versão tratada em Raw e Tiff:
Imagem

Crop da versão tratada em Jpg:
Imagem

Dicas? :roll: Se não houver, pelo menos fica uma espécie de tutorial de "raw for dummies" :mrgreen:

Assunto da Mensagem: Re: Edição fotos em Raw
MensagemEnviado: quinta mai 06, 2010 8:54 am 
Desligado

Registado: sexta nov 21, 2008 12:58 pm
Olá Saraiva,

dicas não tenho.
Mas agradeço muito a tua especie de tutorial, que muito me ensinou.
Agora tratar de conhecer melhors os softs de que falas (tirando o GIMP que já é um velho conhecido).

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.

Apenas distingo dois tipos de aviões no céu: Airbus e os outros...
Imagem

Assunto da Mensagem: Re: Edição fotos em Raw
MensagemEnviado: sexta jul 09, 2010 10:53 pm 
Desligado

Registado: domingo mar 16, 2008 7:14 pm
Para tratar os RAW eu uso o Capture One 5 da Phase e acho-o muito bom.

Podem fazer o download da versão Trial de 30 dias (cof... cof... cof..., maldita tosse) e testar o dito.
Tem imensas pontencialidades, é fácil e intuitivo.

Aqui fica a página de Tutorials

http://www.phaseone.com/en/Software/Cap ... rials.aspx

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: