APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: sábado mar 23, 2019 4:08 am

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Operação Kiwi
MensagemEnviado: quinta mar 07, 2019 5:40 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Boa tarde a todos.
Durante o mês de fevereiro fui de férias para a Nova Zelândia. Os bilhetes já estavam comprados à muito tempo mas a ideia da viagem era bem mais antiga. A rota feita foi OPO-ZRH-HKG-AKL/WLL-AKL-HKG-ZRH-OPO na Swiss, Cathay Pacific, Air New Zealand e Portugalia. Para além de a Cathay ter bons preços, a ideia desta rota foi para poder voar pela primeira no CS100 e A350-900, bem como passar pela primeira vez pelos aeroportos de Zurique e Hong Kong (rota que também é partilhada pela Swiss).
Muitos que visitam a NZ combinam as duas ilhas. Eu diria até que a ideia de só visitar uma das ilhas é muito raro entre os viajantes, principalmente a ilha norte. A ilha sul é tida como mais bonita e tem todos aqueles cenários fantásticos do filme "O Senhor dos Aneis". A escolha da ilha norte tem mais a ver com climas ligeiramente mais quente e praias em abundância. Levei comigo um livro do Lonely Planet de 2010 e em contrapartida deixei a Internet em casa (apenas usei Internet 4 vezes durante a viagem usado bibliotecas nas cidades por onde ia passando. Foi assim que reservei com uma semana de antecedência o voo na ANZ e as minhas últimas noites em Hosteis).

Quando cheguei tinha 3 noites reservadas em Auckland. Todo o resto era decidido no momento. Cheguei no dia 5, fiz logo spotting em Auckland e apanhei o primeiro de dois escaldões. Ao final de duas noites, deixei Auckland e apanhei o ferry para Coromandel. Indo várias vezes à boleia até Gisborne, passei por Whithianga, Waihi Beach, Mt. Mounganui e Ohope Beach. Estes foram os interminaveis dias de praia e muito calor. Alternei entre hostel e campismo em parques de campismo excelentes junto à praia. De Gisborne as distancias eram maiores pelo que comecei andar de autocarro. Fui até Napier onde fiz uma extensa prova/maratona de vinhos. Depois para Masterton para o meu primeiro Airshow - "Wings over Wairarapa". O tempo não estava lá grande coisa e apesar de ter fotografado com céu nublado até acho que as fotos ficaram boas. Estive dois dias tendo o 3º (que eu já não contava estar presente) sido cancelado devido a meteorologia. Também a rapada de um B-52 fora cancelada (ia ser a primeira vez de um B-52 na NZ e a aeronave aparentemente avariou. Uns disseram que foi no Guam outros em Avalon, Austrália onde ia participar no festival aéreo).
Nesse tal 3º dia, domingo, cheguei a Wellington. Cidade muito ventosa mas muito bonita. Parece muito europeia com uma grande cultura de cafés. No meu último dia fui ao Zoo onde finalmente vi esse icónico pássaro chamado Kiwi. Depois fui para o aeroporto ver outros pássaros. Com ventos na ordem dos 40Km/h descolei num A320 da ANZ para AKL. Á chegada mais spotting e no dia seguinte a mesma receita. Estavamos a 28 de fevereiro.
No dia 1 de março, sem conseguir dormir muito bem, cheguei ao aeroporto de AKL antes das 5 da manhã para voar no B-LRI de volta a Hong Kong.

Facilmente recomendo a NZ. Pondo Portugal à parte, acho mesmo que a NZ é o meu pais favorito dos que já visitei. As pessoas são muito simpáticas e educadas, existe um sentimento partilhado que é preciso manter o pais limpo e proteger a sua natureza. O fato de só ter 4.4 milhões de habitantes significa que existe mais do que espaço para todos pelo que se dá preferência a moradias em vez de prédios. Tem praias fantásticas, extensas e ao mesmo tempo desertas. A minha favorita foi a New Chums Beach, mas Ohope e Waihi também não lhe ficam atrás.
Existe muito da ilha norte que não vi. Falhei os principais sitios turisticos. Vi outras coisas, mas onde quer que estivesse (mesmo em locais com cerca de 2000 pessoas) havia sempre alguns turistas Europeus, principalmente da Alemanha.

Agora vem algumas fotos de aviões, tiradas em Auckland, Masterton e Wellington.

Abraço

Anexos:
northisland.gif
northisland.gif [ 58 KiB | Visto 211 vezes ]
IMG_4905.jpg
IMG_4905.jpg [ 344.49 KiB | Visto 211 vezes ]

Assunto da Mensagem: Re: Operação Kiwi
MensagemEnviado: quinta mar 07, 2019 5:46 pm 
Desligado

As 4 primeiras são de AKL, depois seguem-se 3 de Masterton e mais 3 de Wellington. Não sou apreciador da luz das fotos de AKL mas é pelo meio dia que chega o tráfego das ilhas do Pacifico. O Catalina fartei-me de fotografar e o Vampire faz um basqueiro!!

Abraço.

Anexos:
F-ONUI__AKL.jpg
F-ONUI__AKL.jpg [ 246.32 KiB | Visto 210 vezes ]
DQ-FJW__AKL.jpg
DQ-FJW__AKL.jpg [ 230.75 KiB | Visto 210 vezes ]
F-OZNC__AKL.jpg
F-OZNC__AKL.jpg [ 222.33 KiB | Visto 210 vezes ]
I-NEOS__AKL.jpg
I-NEOS__AKL.jpg [ 217.04 KiB | Visto 210 vezes ]
3540__NZMS.jpg
3540__NZMS.jpg [ 333.83 KiB | Visto 210 vezes ]
WE434__NZMS.jpg
WE434__NZMS.jpg [ 238.12 KiB | Visto 210 vezes ]
ZK-PBY__NZMS.jpg
ZK-PBY__NZMS.jpg [ 380.38 KiB | Visto 210 vezes ]
ZK-SAY__WLL.jpg
ZK-SAY__WLL.jpg [ 310.39 KiB | Visto 210 vezes ]
VH-TQL__WLL.jpg
VH-TQL__WLL.jpg [ 336.99 KiB | Visto 210 vezes ]
ZK-NEK__WLL.jpg
ZK-NEK__WLL.jpg [ 310.56 KiB | Visto 210 vezes ]

MensagemEnviado: sexta mar 08, 2019 11:29 am 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Citar:
Boa tarde a todos.
Durante o mês de fevereiro fui de férias para a Nova Zelândia.
Por favor, prepara-te para uma série de insultos sortidos e variados!!!!

Citar:
Muitos que visitam a NZ combinam as duas ilhas. Eu diria até que a ideia de só visitar uma das ilhas é muito raro entre os viajantes, principalmente a ilha norte. A ilha sul é tida como mais bonita e tem todos aqueles cenários fantásticos do filme "O Senhor dos Aneis". A escolha da ilha norte tem mais a ver com climas ligeiramente mais quente e praias em abundância.
Esta nunca tinha pensado. De facto a maioria dos turistas vai à ilha sul. Viagem assim diferente à NZ só me lembro a do Nuno Massano :D
Citar:
Fui até Napier onde fiz uma extensa prova/maratona de vinhos.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Citar:
Facilmente recomendo a NZ. Pondo Portugal à parte, acho mesmo que a NZ é o meu pais favorito dos que já visitei. As pessoas são muito simpáticas e educadas, existe um sentimento partilhado que é preciso manter o pais limpo e proteger a sua natureza. O fato de só ter 4.4 milhões de habitantes significa que existe mais do que espaço para todos pelo que se dá preferência a moradias em vez de prédios. Tem praias fantásticas, extensas e ao mesmo tempo desertas. A minha favorita foi a New Chums Beach, mas Ohope e Waihi também não lhe ficam atrás.
Existe muito da ilha norte que não vi. Falhei os principais sitios turisticos. Vi outras coisas, mas onde quer que estivesse (mesmo em locais com cerca de 2000 pessoas) havia sempre alguns turistas Europeus, principalmente da Alemanha.

Agora vem algumas fotos de aviões, tiradas em Auckland, Masterton e Wellington.

Abraço
Esta será seguramente uma das minhas viagens a fazer. Espectacular descrição. Mas a malta agradece mais fotos... da paisagem, que mesmo sendo de praias, será seguramente deslumbrante. E de aviões, já agora... ouu

MensagemEnviado: sexta mar 08, 2019 1:09 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Que maravilha Rui Miguel, uma viagem mesmo ao teu estilo "Duracell" :)
Citar:
apesar de ter fotografado com céu nublado até acho que as fotos ficaram boas
Os ares Neozelandeses fazem-te bem. Até já fotografas com céu nublado :lol: :lol: :lol:

Muito interessante tudo o que descreveste e mostraste até agora. Aguardo por mais :)

Abraço

Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

MensagemEnviado: sábado mar 09, 2019 5:51 pm 
Desligado

Citar:
Esta será seguramente uma das minhas viagens a fazer. Espectacular descrição. Mas a malta agradece mais fotos... da paisagem, que mesmo sendo de praias, será seguramente deslumbrante. E de aviões, já agora...
De aviões é só pedir agora de paisagens não tenho assim tantas. Poucas, na verdade. Se lá fores recomendo o aluguer de uma auto caravana ou algo parecido. Eu diria que há milhares para alugar e algo bastante comum.
Citar:
Os ares Neozelandeses fazem-te bem. Até já fotografas com céu nublado
Tive que baixar os meus mínimos para encontrar novos mínimos :) . Descobri este festival por acaso quando ainda estava em Portugal a poucas semanas da viagem. A data e local eram perfeitas no itinerário que tinha em mente. Até lá chegar foi sempre a apanhar sol e quando uns dias antes vi a previsão meteorológica nem queria acreditar. Só houve um ligeiro aguaceiro que não incomodou mas estava previsto muito mais chuva. Cerca de 3 horas depois de ter saído, ao segundo dia, caí uma valente carga de água.
Mas acho que as fotos até nem ficaram más...

Creio que este B787 da ANZ fotografado foi o único. Vi mais a voarem mas, sempre que ia fazer spotting em AKL, passava pela manutenção deles, e lá estavam dois B787 encostados, sem motores e com as janelas seladas com fita ou plástico. Para ultrapassar os problemas que a companhia tem tido com os motores dos B787, tem a operar dois B777-200 ex Singapore e um -300 da EVA. Todos tem registo ZK- .

A foto da praia foi tirada em Waihi beach pelas 07:30. Lembro-me que quando fui à boleia até Whangamata (lê-se Fangamata) esse era o meu destino para esse dia. Mas como ainda era cedo decidi continuar para sul mais 30Km até Waihi. Descobri por acaso um parque de campismo 5 estrelas junto à praia num local muito pouco turístico. Para além desta praia, havia uma outra praia (Orokawa bay) a qual para se aceder tinha-se que seguir um trilho durante 40min. Cheguei a estar sozinho nessa praia ouu
Cumprimentos

Anexos:
ZK-OXF__AKL.jpg
ZK-OXF__AKL.jpg [ 220.36 KiB | Visto 155 vezes ]
ZK-OKE__AKL.jpg
ZK-OKE__AKL.jpg [ 225.38 KiB | Visto 155 vezes ]
ZK-NZH__AKL.jpg
ZK-NZH__AKL.jpg [ 225.59 KiB | Visto 155 vezes ]
ZK-MCC__AKL.jpg
ZK-MCC__AKL.jpg [ 205.43 KiB | Visto 155 vezes ]
ZK-SDD__AKL.jpg
ZK-SDD__AKL.jpg [ 232.94 KiB | Visto 155 vezes ]