APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: sábado mai 26, 2018 1:37 am

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 101 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 5 ... 11 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo set 13, 2015 10:25 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5231
Localização: Porto
Moscovo, Москва em russo. Capital do maior país do mundo. Nela vivem mais de 12 milhões de moscovitas tornando-se a segunda cidade mais populosa da Europa atrás de Istambul. Cidade com uma história incrível e de uma beleza ímpar. Visitá-la é um sonho de muitos e sempre foi um grande sonho meu, não só pela cidade em si como também pela parte da aviação, onde se podem ver máquinas voadoras activas que não se vêem em mais lado nenhum do continente europeu.

Tudo começou quando, em Setembro do ano passado, fui convidado pela TAP Portugal através da rede social Instagram, a visitar as instalações da companhia (a visita pode ser relembrada aqui), assim como a mais 4 spotters de outras plataformas online (Facebook, Flickr, ...), cujos trabalhos fotográficos mereceram especial atenção à Equipa de Comunicação e Imagem da TAP (ECI). O intuito da visita era convidar-nos a participar num concurso interno, o Click Pro - TAP Portugal, que consistia em escolhermos as nossas melhores fotografias, enviá-las e serem submetidas à apreciação de um Júri. A melhor selecção de fotos seria premiada e usada para futuras campanhas publicitárias da TAP, assim como o vencedor tinha direito a um prémio, uma viagem para duas pessoas a um destino europeu. Um outro "prémio" surpresa foi a gestão do Instagram da companhia pela primeira vez por um spotter!

Com o objectivo de vencer o concurso e ver o meu trabalho reconhecido, participei com elevado empenho, tendo dedicado várias horas a rever os meus discos a pente fino e seleccionado as minhas melhores fotos a aviões TAP. Num certo dia, recebi um email da ECI a anunciar que era eu o vencedor, algo que me orgulhou bastante. Tal como referira, o prémio era uma viagem a um destino europeu TAP. A reflexão não demorou muito... Estava decidido. Moscovo! Pouco tempo depois escolhi também o meu parceiro de viagem, o meu amigo Pedro Maia.

Após algumas horas de discussão com o meu amigo russo Inal Khaev, que conheci através do André Garcez (tendo-o eu ajudado com os movimentos de destaque em Lisboa aquando de uma visita sua à nossa capital), decidi que iria aproveitar esta oportunidade da melhor forma e ia ser esta a minha grande trip do ano. 10 dias! Depois de alguns dias de contacto via email com a ECI, agendei a minha viagem com partida de Lisboa a 02 de Setembro e regresso a 12.

A 04 de Agosto deste ano, eu e o Pedro deslocámo-nos à capital para tratar dos nossos vistos para aquele país. O report desse dia também pode ser revisto aqui. Tudo tratadinho, estava na hora de fazer as malas e embarcar nesta aventura épica que não esperava viver tão cedo!!!

Aguardem os próximos "capítulos", onde irei partilhar detalhada e cronologicamente toda esta riquíssima viagem, tanto a nível cultural como aeronáutico. Não se vão arrepender... :wink:

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2528) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda set 14, 2015 1:43 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:22 am
Mensagens: 1811
Localização: Matosinhos
Já aguardo em 1ª linha...

e imagino a proxima ZLK 15 ouu ouu (av) (av) (av)

_________________
Pedro Silva
Sócio Nr. 023


Topo
   
MensagemEnviado: segunda set 14, 2015 3:22 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5231
Localização: Porto
02 DE SETEMBRO

Dado que os voos para Moscovo apenas saem de Lisboa, optámos por nos deslocar para a capital de comboio, tendo saído no Alfa Pendular nº 122 às 09h47 de Porto Campanhã rumo à Estação Lisboa Oriente, onde chegámos 2h35 depois, às 12h22. Deslocámo-nos depois até ao T1 do Aeroporto de Lisboa, onde ficámos a aguardar pelo voo que seria nessa noite.

Pelas 18h00 efectuou-se o drop off das nossas bagagens no balcão de check-in 64 e dirigimo-nos à sala de embarque. A porta do nosso voo seria a 43 (stand 143). Foi possível captar alguns registos durante a espera.

TS-IOP - Boeing 737-6H3 - Tunisair
Anexo:
1_TSIOP.jpg
1_TSIOP.jpg [ 617.46 KiB | Visto 5735 vezes ]
CS-TTR, OY-SRT, D-ALEJ, OO-TNQ, EC-IVP e CS-TJG.
Anexo:
2_tails.jpg
2_tails.jpg [ 521.75 KiB | Visto 5735 vezes ]
As marcas do stand 145.
Anexo:
3.jpg
3.jpg [ 635.55 KiB | Visto 5735 vezes ]
A zona de embarque...
Anexo:
4.jpg
4.jpg [ 608.05 KiB | Visto 5735 vezes ]
G-EZOR - Airbus A320-214/W - easyJet
Anexo:
5.jpg
5.jpg [ 496.75 KiB | Visto 5735 vezes ]
Lisboa ia-se despedindo de nós com um cenário fantástico...
Anexo:
6.jpg
6.jpg [ 420.43 KiB | Visto 5735 vezes ]
O nosso avião chegou ao stand 143 desde Amesterdão, com poucos minutos de atraso.

CS-TNV - Airbus A320-214 - TAP PORTUGAL - "Grão Vasco"
C/N 4145 (2009), delivered 18DEC09
Anexo:
7_CSTNV.jpg
7_CSTNV.jpg [ 627.89 KiB | Visto 5735 vezes ]
Devido ao ligeiro atraso da rotação anterior, o embarque realizou-se perto da hora de partida e com um load factor muito bom.
Anexo:
8.jpg
8.jpg [ 513.1 KiB | Visto 5735 vezes ]
O pushback realizou-se às 21h03 e a descolagem ocorreu às 21h13 na pista 03, com 23 minutos de atraso. O voo tinha duração prevista de apenas 04h30 (devido ao tailwind), portanto iríamos chegar antes da hora à capital russa.
O lugar que escolhi no check-in online foi o 20A, tendo o Pedro escolhido o 19A.
Anexo:
9.jpg
9.jpg [ 800.15 KiB | Visto 5735 vezes ]

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2528) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda set 14, 2015 5:06 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5231
Localização: Porto
A ementa foi entregue individualmente a cada passageiro em três diferentes línguas (português de um lado da folha e inglês e russo no verso) cerca de 40 minutos após descolagem.
Anexo:
0.jpg
0.jpg [ 656.74 KiB | Visto 5681 vezes ]
As refeições começaram a ser distribuídas cerca de 15 minutos depois da entrega da ementa. Escolhi o prato de carne, as almôndegas.
Anexo:
1.jpg
1.jpg [ 710.04 KiB | Visto 5681 vezes ]
No final foi servido o habitual chá/café.
Anexo:
2.jpg
2.jpg [ 530.39 KiB | Visto 5681 vezes ]
03 DE SETEMBRO

Passavam 20 minutos das 00h00 CET (Central Europe Time) quando pude fotografar Varsóvia à noite. A nossa rota contemplou passagem relativamente perto de algumas cidades/locais importantes como Vitória, Pamplona, Pirinéus (onde tivemos alguma turbulência e aviso de cintos ligado), Genebra (estava muito nublado, não deu para observar do avião), sul de Zurique, norte de Munique, sul de Praga, a própria cidade de Varsóvia e Minsk (igualmente muito nublado).
Anexo:
3.jpg
3.jpg [ 867.08 KiB | Visto 5681 vezes ]
As luzes da cabine foram totalmente desligadas antes de passarmos Minsk, a capital da Bielorússia. Aproveitei esta oportunidade para experimentar uma exposição que ansiava tentar... Não ficou como queria mas partilho na mesma o resultado. Escuridão total, permitindo ver o céu estrelado.
18mm, F3.5, 1,3", ISO4000, manual focus.
Anexo:
4.jpg
4.jpg [ 800.88 KiB | Visto 5681 vezes ]
A descida iniciou-se cerca de 25 minutos antes da aterragem. Estávamos um pouco adiantados devido ao tailwind entre 90 e 130km/h em rota.

Fizemos uma "circle to land" à pista 14R, passando por cima do aeroporto. Visão magnífica, que nenhuma foto consegue captar melhor que a nossa memória.
Anexo:
5.jpg
5.jpg [ 719.64 KiB | Visto 5681 vezes ]
Prestes a interceptarmos o ILS da 14R.
Anexo:
6.jpg
6.jpg [ 739.31 KiB | Visto 5681 vezes ]
A aterragem realizou-se às 03h50 locais, 35 minutos antes da hora prevista.

No caminho para o stand... :dance

EI-XLO - Boeing 747-412 - Transaero - "Flight of Hope" (Charity Project) c/s
Anexo:
7_EIXLO.jpg
7_EIXLO.jpg [ 734.8 KiB | Visto 5681 vezes ]
Calços às 03h54 no stand 12.
Anexo:
8.jpg
8.jpg [ 569.58 KiB | Visto 5681 vezes ]
... E a foto de praxe. Um agradecimento especial ao Comandante.
Anexo:
9.jpg
9.jpg [ 662.5 KiB | Visto 5681 vezes ]
TAP1232
Lisboa (LIS/LPPT) »» Moscovo Domodedovo (DME/UUDD)

Hora de partida: 20h50
Hora real de partida: 21h23

Hora de chegada: 04h15
Hora real de chegada: 03h50

Nível de cruzeiro (máximo): 37000ft / FL370 (subida progressiva, FL340 »» FL360 »» FL370)

Tempo de voo previsto: 04:30
Tempo de voo real: 04:37


De seguida passámos pelo controlo de Passaportes, recolhemos as nossas bagagens no tapete 1 e fomos de táxi para o nosso hotel repousar um pouco pois teríamos saída prevista para spotting nessa mesma manhã! :)

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2528) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: terça set 15, 2015 1:38 pm 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Mensagens: 3409
Localização: Gaia
Este report vai ser do melhor (gosto)

_________________
Alberto Guedes
Sócio Nr. 154
Imagem
Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM


Topo
   
MensagemEnviado: terça set 15, 2015 3:41 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5231
Localização: Porto
Citar:
Este report vai ser do melhor (gosto)
Vou fazer por isso, Bertinho! :wink:


A cidade de Moscovo possui actualmente três aeroportos comerciais:

- Domodedovo (DME/UUDD), o mais movimentado, ideal essencialmente para airliners. Boa variedade.
- Sheremetyevo (SVO/UUEE), numa análise muito superficial é o ideal para quem quiser aviões de carga, airliners e a frota da Aeroflot.
- Vnukovo (VKO/UUWW), que é o melhor dos três no que toca a russian old-school stuff e a bizjets.

Na primeira manhã em solo russo, fomos com o nosso amigo Inal até ao aeroporto de Vnukovo, onde estava previsto um movimento muito especial e que já me andava atravessado há muito tempo: o M-IABU, que tinha falhado presença em Lisboa na altura da Champions em 2014. As pistas em uso eram a 01 para chegadas e 06 para saídas, mas devido à instabilidade do vento podiam mudar a qualquer hora.

Uma foto exemplificativa de uma descolagem pela pista 06. Este spot (assim como a generalidade dos spots da Rússia) exigem lente superior a 200mm (o ideal é ter 400mm). Levei um extensor Canon 1.4x que me foi safando e porque para esta viagem ainda levei um corpo APS-C (7D). Se fosse full frame provavelmente não teria chegado...

EI-UNY - Boeing 777-222 - Transaero
Anexo:
13_EIUNY.jpg
13_EIUNY.jpg [ 569.1 KiB | Visto 5552 vezes ]
E um exemplo de uma chegada na pista 01. A luz estava horrível.

9H-VCA - Bombardier BD-100-1A10 Challenger 350 - Private (OPR/ VistaJet)
Anexo:
14_9HVCA.jpg
14_9HVCA.jpg [ 301.78 KiB | Visto 5552 vezes ]
EI-XLM - Boeing 747-412 - Transaero
Anexo:
16_EIXLM.jpg
16_EIXLM.jpg [ 585.88 KiB | Visto 5552 vezes ]
E aí vinha ele...

M-IABU - Airbus A340-313X - Private (OPR/ Klaret Aviation)

Este é o A340 executivo de Alisher Usmanov, o homem mais rico da Rússia com um património avaliado em 13,6 biliões de Dólares segundo a Forbes. Aqui a chegar de Olbia, Itália.
Anexo:
18_MIABU.jpg
18_MIABU.jpg [ 310.52 KiB | Visto 5552 vezes ]
Anexo:
19_MIABU.jpg
19_MIABU.jpg [ 342.13 KiB | Visto 5552 vezes ]
Anexo:
20_MIABU.jpg
20_MIABU.jpg [ 327.47 KiB | Visto 5552 vezes ]
Anexo:
21_MIABU.jpg
21_MIABU.jpg [ 517.58 KiB | Visto 5552 vezes ]
Sim, o avião do Roman Abrahmovic também estava por Moscovo estes dias. ouu
Anexo:
22_MIABU.jpg
22_MIABU.jpg [ 621.42 KiB | Visto 5552 vezes ]
E logo de seguida... :D

RA-87227 - Yakovlev Yak-40K - Untitled (BARKOL)
Anexo:
23_RA87227.jpg
23_RA87227.jpg [ 736.12 KiB | Visto 5552 vezes ]
A máquina mais ruidosa do dia... Os T134 são de facto máquinas de fazer barulho.

65917 - Tupolev Tu-134A-3M - SibNIA Airlines
Anexo:
24_65917.jpg
24_65917.jpg [ 580.21 KiB | Visto 5552 vezes ]
Peço desculpa por entrar a matar, mas... This is Mother Russia! :lol:

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2528) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: terça set 15, 2015 9:02 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5231
Localização: Porto
Última aterragem na pista 01 antes da primeira mudança de configuração do dia. O vento estava muito instável e, quanto a mudança de pistas, tudo pode acontecer em VKO.

OY-SNK - Dasssault Falcon 2000 - Private (OPR/ Air Alsie)
Anexo:
25_OYSNK.jpg
25_OYSNK.jpg [ 302.52 KiB | Visto 5506 vezes ]
E de um momento para o outro... Pista 19. Permanecemos no spot da 01 mas num local com elevação mais elevada de modo a não saírem grandes "barrigadas" e na esperança de que a pista mudasse de novo. Acabou por não mudar.

RA-09007 - Dassault Falcon 7X - Russia State Transport Company
Anexo:
28_RA09007.jpg
28_RA09007.jpg [ 254.27 KiB | Visto 5506 vezes ]
EP-MNV - Airbus A310-304 - Mahan Air
Anexo:
29_EPMNV.jpg
29_EPMNV.jpg [ 380.33 KiB | Visto 5506 vezes ]
VQ-BAW - Boeing 737-8MA/W - Pobeda Airlines
Anexo:
30_VQBAW.jpg
30_VQBAW.jpg [ 581.26 KiB | Visto 5506 vezes ]
De seguida descolaram dois A148 em sequência, em voo de Estado. Voos destes são o 'pão nosso de cada dia' em Vnukovo.

RA-61716 - Antonov An-148-100EA - Russia State Transport Company
Anexo:
32_RA6716.jpg
32_RA6716.jpg [ 455.4 KiB | Visto 5506 vezes ]
Anexo:
33_RA6716.jpg
33_RA6716.jpg [ 364.67 KiB | Visto 5506 vezes ]
RA-61720 - Antonov An-148-100EA - Russia State Transport Company
Anexo:
34_RA61720.jpg
34_RA61720.jpg [ 323.61 KiB | Visto 5471 vezes ]
VQ-BTH - Boeing 737-8LJ/W - Pobeda
Anexo:
31_VQBTH.jpg
31_VQBTH.jpg [ 358.33 KiB | Visto 5506 vezes ]
Entretanto aterrou isto na 19... Fotos possíveis... :)

RA-42418 - Yakovlev Yak-42D - Grozny-Avia
Anexo:
36.jpg
36.jpg [ 664.86 KiB | Visto 5506 vezes ]
Anexo:
37_RA42418.jpg
37_RA42418.jpg [ 598.32 KiB | Visto 5506 vezes ]
E mais um "Ryanair" russo. :mrgreen: A Pobeda, a Transaero e a UTAir são as companhias predominantes de VKO.

VQ-BTE - Boeing 737-81D/W - Pobeda
Anexo:
35_VQBTE.jpg
35_VQBTE.jpg [ 346.75 KiB | Visto 5506 vezes ]

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2528) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: terça set 15, 2015 9:30 pm 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Mensagens: 3409
Localização: Gaia
Brutal :shock:

_________________
Alberto Guedes
Sócio Nr. 154
Imagem
Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM


Topo
   
MensagemEnviado: terça set 15, 2015 11:43 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Mensagens: 7469
Localização: Porto
Este tópico devia vir com um aviso para corações sensíveis... :mrgreen: :mrgreen:

_________________
Luis Gonçalves
Sócio Nr. 001
Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: quarta set 16, 2015 1:29 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5231
Localização: Porto
Thanks guys! :P

Ora, vendo que a pista não mudava, decidimos ir para o spot da pista 19. Mas antes da transição, descolou isto:

UR-74026 - Antonov An-74TK-200 - Motor Sich
Anexo:
39_UR74026.jpg
39_UR74026.jpg [ 438.52 KiB | Visto 5343 vezes ]
Anexo:
40_UR74026.jpg
40_UR74026.jpg [ 354.91 KiB | Visto 5343 vezes ]
Já a chegar à cabeceira da 19, com a luz cada vez mais horrível...

S5-ADD - Bombardier Challenger 605 (CL-600-2B16) - Private (OPR/ Elit Avia)
Anexo:
42_S5ADD.jpg
42_S5ADD.jpg [ 330.48 KiB | Visto 5343 vezes ]
VQ-BLK - ATR ATR-72-500 (ATR-72-212A) - UTAir
Anexo:
44_VQBLK.jpg
44_VQBLK.jpg [ 345.97 KiB | Visto 5343 vezes ]
Anexo:
45_VQBLK.jpg
45_VQBLK.jpg [ 316.01 KiB | Visto 5343 vezes ]
Do spot da 19 dava para ver e registar grande parte da frota da Russia State Transport Company e alguns da FSB (Serviços Secretos Federais).

Na imagem dois Tupolev Tu-214 e um Yak40...
Anexo:
46.jpg
46.jpg [ 525.31 KiB | Visto 5343 vezes ]
E o que mais nos poderia acontecer? Mudança de pista! :mrgreen: Tal como disse anteriormente, VKO pode ser um aeroporto muito desafiante quando há grandes variações de vento. Não voltámos a mudar de spot pois estavam a usar pista única para aterragens e descolagens (01) e o M-IABU deveria estar prestes a regressar a Olbia segundo o plano de voo, pelo que permanecemos na cabeceira da 19 a ver no que dava.

N834BA - Boeing 737-73Q/W BBJ - Private (OPR/ Boeing Executive Flight Operations)
Anexo:
47_N834BA.jpg
47_N834BA.jpg [ 312.52 KiB | Visto 5343 vezes ]
Anexo:
48_N834BA.jpg
48_N834BA.jpg [ 341.27 KiB | Visto 5343 vezes ]
Mais um voo de Estado a sair...

RA-73026 - Airbus ACJ319 (A319-115/CJ) - Russia State Transport Company
Anexo:
49_RA73026.jpg
49_RA73026.jpg [ 616.61 KiB | Visto 5343 vezes ]
Nada a fazer quanto à luz.
Anexo:
50_RA73026.jpg
50_RA73026.jpg [ 342.5 KiB | Visto 5343 vezes ]

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2528) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 101 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 5 ... 11 Próximo

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal