APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: domingo ago 19, 2018 3:59 pm

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 101 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 6 7 8 9 10 11 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda nov 30, 2015 6:23 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: domingo out 11, 2015 2:59 pm
Mensagens: 51
Fantástico!!! :D (gosto)

_________________
Ricardo Sousa
Sócio Nr. 304
Flickr | 500px | Instagram


Topo
   
MensagemEnviado: segunda nov 30, 2015 6:26 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5238
Localização: Porto
Citar:
Brutal tanto estas noturnas como o próprio tópico
(gosto)
Citar:
Fantástico!!! :D (gosto)
Obrigado, meus caros! :wink:

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2614) | AirplanePictures gallery (343) | Instagram (633)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda nov 30, 2015 9:51 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5238
Localização: Porto
10 DE SETEMBRO

Neste dia acordámos por volta das 09h00 locais. Após sabermos das previsões de tráfego para aquele dia, decidimos de manhã ir visitar o famoso ekranoplano exposto no Rio Moscovo. A tarde ficaria reservada para spotting em Vnukovo e iríamos sozinhos dado que o Inal não nos poderia acompanhar por motivos profissionais.

Aproveito apenas para dar a conhecer um pouco do Hotel recomendado e escolhido.

Hotel Slavyanka, classificado com 4 estrelas. Está localizado a apenas 3 quilómetros em linha recta da Praça Vermelha, o centro de Moscovo. Nas suas redondezas tem o Estádio Olímpico, O Museu Central das Forças Armadas Russas e o Teatro da Armada Russa, o maior teatro moscovita. A estação de metro mais próxima é Dostoyevskaya a cerca de 4 minutos a pé e neste meio de transporte é possível atingir o centro da cidade entre 10 a 15 minutos.
É um edifício histórico pois desde 1930 que albergou escritórios da Armada Soviética e também já hospedou importantes personalidades do período soviético. Foi remodelado e agora está aberto ao público, dispondo de mais de 300 quartos, uma sala de conferências, restaurantes e até um ginásio.

Na minha opinião, a relação qualidade/preço é óptima. Já íamos com boas impressões para Moscovo e ficámos bastante agradados com as condições. Um quarto standard para duas pessoas é bastante amplo e dispõe de muitas facilidades. O Hotel prima ainda pela limpeza, ambiente e organização. Nada a apontar do staff a não ser o facto de que só os recepcionistas dominam o Inglês mas isso, como já havia dito anteriormente, é mal geral do povo russo. O país é muito pouco "tourist friendly".

Deixo um close up da fachada principal. Éramos para ter feito uma panorâmica do outro lado da rua mas a ideia acabou por não se concretizar.
Anexo:
0_Hotel_Slavyanka.jpg
0_Hotel_Slavyanka.jpg [ 679.27 KiB | Visto 3950 vezes ]
A única refeição que tomávamos no Hotel era o pequeno almoço, que era servido no quinto andar das 07h00 às 11h00 locais. As restantes refeições eram feitas fora e por norma, por falta de tempo, optávamos por fast food, daí não ter grandes registos fotográficos. O lambão do LG já me vai dar nas orelhas... :mrgreen:

Algumas fotografias tiradas com telemóvel a alguma da comida exposta para self-service.
Anexo:
2.jpg
2.jpg [ 264.23 KiB | Visto 3950 vezes ]
Anexo:
3.jpg
3.jpg [ 283.64 KiB | Visto 3950 vezes ]
Anexo:
4.jpg
4.jpg [ 278.24 KiB | Visto 3950 vezes ]
Anexo:
5.jpg
5.jpg [ 294.64 KiB | Visto 3950 vezes ]
As minhas escolhas pouco variavam e era a seguinte refeição que me dava energia todas as manhãs. Como alguns sabem, sou de me alimentar pouco... ouu
Anexo:
6.jpg
6.jpg [ 267.9 KiB | Visto 3950 vezes ]

Após a refeição tomada, fomos de metro em direcção do nosso amigo Inal para nos levar até ao A-90 Orlyonok. :D

Antes de chegar à estação, é possível contemplar o Teatro Central Académico da Armada Russa, inaugurado em 1929 como Teatro da Armada Vermelha e renomeado em 1951 como Teatro da Armada Soviética. Tem uma capacidade de 1900 lugares, tornando-o assim o maior de Moscovo.
Anexo:
7_Russian_Army_Theatre.jpg
7_Russian_Army_Theatre.jpg [ 198.46 KiB | Visto 3950 vezes ]

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2614) | AirplanePictures gallery (343) | Instagram (633)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: sexta dez 04, 2015 10:36 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5238
Localização: Porto
Dirigimo-nos então a noroeste da cidade rumo ao reservatório Khimkinskoe, onde se localiza o Museu Submarino de Moscovo.

Lá é possível visitar o submarino B-396 "Novosibirskiy Komsomolets" construído em 1979 e que serviu a Marinha Russa desde esse ano até 1998.
Anexo:
8_B396.jpg
8_B396.jpg [ 547.42 KiB | Visto 3883 vezes ]
E justamente ao lado deste submarino, está exposto o A-90 Orlyonok.

O A-90 Orlyonok é um ekranoplano (ou veículo de efeito-solo) soviético pensado para uma necessidade da Marinha Soviética na década de 60, que consistia num transporte de cargas pesadas num curto espaço de tempo. Ainda nessa década, Rostislav Evgenievich Alexeyev elaborou alguns esboços sendo que o definitivo foi escolhido já no início da década de 70, tendo sido baptizado de Orlyonok (o que, numa tradução para português é algo como "Pequena Águia"). A primeira unidade foi testada em 1972 inicialmente no Rio Volga mas depois transportado para o Mar Cáspio para uma nova fase de testes. Entrou oficialmente ao serviço da Marinha Russa em 1979.

Classifica-se como um veículo de efeito-solo pelo modus operandi se basear nesse efeito aerodinâmico que consiste na interrupção do escoamento de ar no solo, proporcionando deste modo um aumento da força de sustentação e uma melhor eficiência em voo perto do solo. Este fenómeno pode ser melhor analisado aqui.

Este tipo específico de ekranoplano foi projectado como anfíbio, possuindo trem para eventuais manobras de descolagem/aterragem em terra. Quanto à motorização, esta "aeronave" (se assim podemos chamar) era equipada com o famoso Kuznetsov NK-12, o turboprop mais potente até hoje concebido e que equipa os também famosos Tupolev TU-95 Bear (e também os Antonov An-22 Antei e Tupolev Tu-114), com um impulso de 6393 libras (cerca de 2900kg).
Este veículo podia transportar cerca de 150 pessoas, 28 toneladas de carga e tinha uma tripulação com 6 elementos. Atingia a velocidade máxima de 400km/h e um tecto de operação de 9000 pés, com uma autonomia de 1500km.

Algumas fotografias!

26 white - Alekseyev A-90 Orlyonok - Russia Navy
Anexo:
1_Orlyonok.jpg
1_Orlyonok.jpg [ 485.44 KiB | Visto 3883 vezes ]
Anexo:
8_Orlyonok.jpg
8_Orlyonok.jpg [ 299.8 KiB | Visto 3883 vezes ]
Anexo:
9_Orlyonok.jpg
9_Orlyonok.jpg [ 404.05 KiB | Visto 3883 vezes ]
:)
Anexo:
10_Orlyonok.jpg
10_Orlyonok.jpg [ 307.04 KiB | Visto 3883 vezes ]
Anexo:
11_Orlyonok.jpg
11_Orlyonok.jpg [ 540.71 KiB | Visto 3883 vezes ]
Anexo:
12_Orlyonok.jpg
12_Orlyonok.jpg [ 558.52 KiB | Visto 3883 vezes ]
Anexo:
14_Orlyonok.jpg
14_Orlyonok.jpg [ 535.24 KiB | Visto 3883 vezes ]
Anexo:
16_Orlyonok.jpg
16_Orlyonok.jpg [ 577.61 KiB | Visto 3883 vezes ]
Anexo:
15_Orlyonok.jpg
15_Orlyonok.jpg [ 638.81 KiB | Visto 3883 vezes ]
Com mais um objectivo concretizado, seguimos para Vnukovo onde nos esperavam alguns bons movimentos.

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2614) | AirplanePictures gallery (343) | Instagram (633)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: domingo dez 06, 2015 7:29 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5238
Localização: Porto
Directos a Vnukovo onde nos esperavam alguns movimentos de interesse. Pistas 01 (chegadas) e 06 (partidas) em uso.

VQ-BVV - Boeing 737-8LJ/W - Orenair
Anexo:
18_VQBVV.jpg
18_VQBVV.jpg [ 311.47 KiB | Visto 3831 vezes ]
VQ-BLL - ATR ATR-72-500 (ATR-72-212A) - UTair
Anexo:
19_VQ-BLL.jpg
19_VQ-BLL.jpg [ 333.84 KiB | Visto 3831 vezes ]
EI-UNV - Boeing 777-222/ER - Transaero
Anexo:
21_EIUNV.jpg
21_EIUNV.jpg [ 378.52 KiB | Visto 3831 vezes ]
Anexo:
22_EIUNV.jpg
22_EIUNV.jpg [ 526.09 KiB | Visto 3831 vezes ]
RA-25529 - Mil Mi-8MTV-1S - Russia State Transport Company
Anexo:
23_RA-25529.jpg
23_RA-25529.jpg [ 381.86 KiB | Visto 3831 vezes ]
OE-IEN - Dassault Falcon 2000EX - Private (OPR/ Global Jet Austria)
Anexo:
24_OE-IEN.jpg
24_OE-IEN.jpg [ 344.7 KiB | Visto 3831 vezes ]
RA-61717 - Antonov An-148-100E - MChS Rossii - Russia Ministry for Emergency Situations 8)

O segundo de apenas dois An-148-100E (a versão ambulância do A148) encomendados pelo Ministro das Emergências Russo. Está preparado para cenários de rápida evacuação médica, transporte de doentes e de rápida intervenção de equipas de socorro.
Anexo:
25_RA-61717.jpg
25_RA-61717.jpg [ 298.93 KiB | Visto 3831 vezes ]
Anexo:
26_RA-61717.jpg
26_RA-61717.jpg [ 310.43 KiB | Visto 3831 vezes ]
EI-RUK - Boeing 737-86N - Transaero
Anexo:
27_EI-RUK.jpg
27_EI-RUK.jpg [ 588.66 KiB | Visto 3831 vezes ]
Uma rara máquina que nunca esperaria ver...

RF-19160 - Kamov Ka-226 - Russia State Transport Company
Anexo:
28_RF-19160.jpg
28_RF-19160.jpg [ 338.95 KiB | Visto 3831 vezes ]

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2614) | AirplanePictures gallery (343) | Instagram (633)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda dez 07, 2015 10:11 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5238
Localização: Porto
Entretanto na final estava o IL96 usado normalmente como transporte oficial do Presidente da Rússia para as suas deslocações de Estado, mas não com ele a bordo. Tratava-se de um voo de treino de tripulações, RSD073. Fez um go around e após um circuito, aterragem final na 01.

RA-96016 - Ilyushin IL-96-300PU - Rossiya Airlines
Anexo:
29_RA-96016.jpg
29_RA-96016.jpg [ 341.09 KiB | Visto 3769 vezes ]
Anexo:
30_RA96016.jpg
30_RA96016.jpg [ 345.5 KiB | Visto 3769 vezes ]
Aqui já a abortar a aproximação. Fantástico o som dos seus quatro Aviadvigatel PS-90A em TOGA! :dance
Anexo:
31_RA96016.jpg
31_RA96016.jpg [ 357.47 KiB | Visto 3769 vezes ]
VQ-BTI - Boeing 737-8LJ/W - Pobeda Airlines
Anexo:
32_VQBTI.jpg
32_VQBTI.jpg [ 404.7 KiB | Visto 3769 vezes ]
Anexo:
33_VQBTI.jpg
33_VQBTI.jpg [ 482.75 KiB | Visto 3769 vezes ]
9H-VFE - Bombardier CL-600-2B16 Challenger 605 - Private (OPR/ VistaJet)
Anexo:
34_9HVFE.jpg
34_9HVFE.jpg [ 306.61 KiB | Visto 3769 vezes ]
O céu estava brutal! 8)

VQ-BLC - ATR ATR-72-500 (ATR-72-212A) - UTair
Anexo:
35_VQ-BLC.jpg
35_VQ-BLC.jpg [ 395.18 KiB | Visto 3769 vezes ]
VQ-BJU - Boeing 737-524/W - UTair
Anexo:
36_VQ-BJU.jpg
36_VQ-BJU.jpg [ 316.6 KiB | Visto 3769 vezes ]
E a aproximação para aterragem final do IL96 após um voo treino de duas horas.
Anexo:
37_RA-96016.jpg
37_RA-96016.jpg [ 338.59 KiB | Visto 3769 vezes ]
Anexo:
38_RA-96016.jpg
38_RA-96016.jpg [ 546.85 KiB | Visto 3769 vezes ]
Esta última foto foi a minha milésima no JetPhotos e pode ser vista aqui a 1200px: http://www.jetphotos.net/photo/8146140

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2614) | AirplanePictures gallery (343) | Instagram (633)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: terça dez 08, 2015 10:12 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5238
Localização: Porto
Últimas de VKO, com um céu do caraças! 8)

EI-EUX - Boeing 737-7Q8 - Transaero
Anexo:
39_EI-EUX.jpg
39_EI-EUX.jpg [ 364.61 KiB | Visto 3729 vezes ]
Anexo:
40_EI-EUX.jpg
40_EI-EUX.jpg [ 497.54 KiB | Visto 3729 vezes ]
RA-42362 - Yakovlev Yak-42D - NK air (Grozny-Avia)
Anexo:
41_RA-42362.jpg
41_RA-42362.jpg [ 558.66 KiB | Visto 3729 vezes ]
Anexo:
42_RA-42362.jpg
42_RA-42362.jpg [ 576.46 KiB | Visto 3729 vezes ]
VQ-BUF - Boeing 737-8GJ/W - Orenair
Anexo:
43_VQ-BUF.jpg
43_VQ-BUF.jpg [ 488.37 KiB | Visto 3729 vezes ]
A luz foi piorando e piorando...

EI-FBU - Airbus A330-322 - I-Fly Airlines
Anexo:
44_EI-FBU.jpg
44_EI-FBU.jpg [ 563.19 KiB | Visto 3729 vezes ]
EI-CZK - Boeing 737-4Y0 - Transaero
Anexo:
46_EI-CZK.jpg
46_EI-CZK.jpg [ 554.09 KiB | Visto 3729 vezes ]
EI-UNH - Boeing 737-524 - Transaero Imperial

O único avião da frota da Transaero com configuração VIP dedicada ao transporte de altas personalidades.
Anexo:
47_EI-UNH.jpg
47_EI-UNH.jpg [ 546.79 KiB | Visto 3729 vezes ]
VP-CKR - Bombardier Global Express (BD-700-1A10) - Private (OPR/ RusJet)
Anexo:
48_VP-CKR.jpg
48_VP-CKR.jpg [ 381.34 KiB | Visto 3729 vezes ]
Entretanto fomos abordados pela Polícia, que nos pediu passaportes e vistos. A comunicação verbal era impossível devido ao idioma (nem eles falavam inglês nem nós percebíamos ponta de russo...) mas deu para perceber muito bem que era um convite a abandonarmos o local. Presumi que o motivo fosse por alguém importante estar a chegar ou a partir, dado haver tantos movimentos de Estado/VIP (privados da RusJet, Transaero Imperial, Rossiya em treinos) e efectivamente foi-nos explicado umas horas depois pelo nosso amigo Inal que a evacuação do perímetro aeroportuário se tratava de um procedimento normal precisamente pela eminência de algum voo de membros do Governo/Estado.

Ainda à socapa consegui este registo... :lol: ouu

RA-89053 - Sukhoi SSJ-100-95B Superjet 100 (RRJ-95B) - RusJet
Anexo:
50_RA-89053.jpg
50_RA-89053.jpg [ 305.75 KiB | Visto 3729 vezes ]
Ainda fotografei a aproximação do A320 Yamal VP-BCU mas já o tinha fotografado em Lisboa no ano passado. Após isto viemos mesmo embora...

A tarde prometia mais algumas coisinhas, mas ordens são ordens! Há-de haver próxima. :wink:
Fomos para o Hotel mais cedo e aproveitámos para descansar e ir metendo nojo à malta em Portugal... :mrgreen:

O dia seguinte foi inacreditável. Nunca esperaria ver algumas aeronaves que vi, mesmo estando no "habitat natural" delas, a Rússia. Isso fica para os próximos episódios... ouu

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2614) | AirplanePictures gallery (343) | Instagram (633)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: quarta dez 09, 2015 9:30 am 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Mensagens: 3440
Localização: Gaia
Este tópico é mesmo um dos melhores que temos por cá :shock:

(av)

_________________
Alberto Guedes
Sócio Nr. 154
Imagem
Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM


Topo
   
MensagemEnviado: quarta dez 09, 2015 11:50 am 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Mensagens: 7516
Localização: Porto
Este tópico, just keeps getting better and better!

_________________
Luis Gonçalves
Sócio Nr. 001
Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: quarta dez 09, 2015 11:47 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:22 am
Mensagens: 1832
Localização: Matosinhos
Este tópico é mesmo um dos melhores que temos por cá e ainda faltam boas coisas...

Venham elas Carlos e a ZLK espera por elas todas também (gosto)

_________________
Pedro Silva
Sócio Nr. 023


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 101 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 6 7 8 9 10 11 Próximo

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal