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Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: terça fev 20, 2018 4:39 am

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MensagemEnviado: sábado dez 12, 2015 9:40 pm 
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Este tópico é mesmo um dos melhores que temos por cá :shock:

(av)
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Este tópico, just keeps getting better and better!
Obrigado, Berto e LG. Estou a fazer por isso! :wink:
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Este tópico é mesmo um dos melhores que temos por cá e ainda faltam boas coisas...

Venham elas Carlos e a ZLK espera por elas todas também (gosto)
Obrigado, Pedro. Já tenho muito material de parte para a próxima Zoomlook. Este ano foi muito produtivo para os meus lados... :D

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Carlos Miguel Seabra
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MensagemEnviado: sábado dez 12, 2015 11:13 pm 
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11 DE SETEMBRO

Último dia completo em Moscovo. A saudade já era um sentimento bem presente em mim, só de imaginar que dali a pouco mais de 24h estava a bordo da TAP a regressar a Lisboa. Mas havia que o aproveitar muito bem e acabou por ser o melhor de todos. Tínhamos adiado o famoso museu de aviação em Monino para o fim, mas a agenda não o permitiu. Terá de ficar para uma próxima oportunidade (a médio prazo, espero). Enquanto que o museu é algo que "pode esperar", os movimentos que iríamos ver naquele dia não esperavam...

Na noite de dia 10, já um pouco tarde (bem, na verdade acho que já era madrugada de 11) :mrgreen: recebi um alerta do Inal dizendo que os planos de Monino para o dia seguinte estavam cancelados em detrimento de uma ida obrigatória à base de Chkalovsky. No dia seguinte iria ser para acordar muito cedo (05h45 locais, 02h45 em Lisboa) para apanharmos o metro, o autocarro, o comboio e de seguida boleia de carro do nosso amigo Viktor (o mesmo da boleia à base de Kubinka), de modo a estarmos na Base pelas 08h30. Sim, quatro meios de transporte em cerca de duas horas. :mrgreen: Os movimentos não me foram ditos e ainda bem, para a expectativa ser maior. No entanto fiquei a pensar... T154? IL62? No T154 acertei e no IL62 também, mas este último foi cancelado. Não tive pena porque apareceu algo melhor de surpresa... ouu

Na manhã de dia 11 tudo se cumpriu como planeado. A alvorada foi às 05h45, fomos ter com o Inal de metro à estação Otradnoe e depois fomos os três (eu, Pedro e ele) num pequeno autocarro até à estação Losinoostrovskaya para apanhar o comboio. Chkalovsky é uma província a 31km a noroeste do centro de Moscovo e não tem metropolitano, daí termos de andar de comboio durante uma parte do trajecto. Não sei em que composição andei mas era uma espécie de suburbano como os da CP Porto (UME 3400 para quem estiver mais familiarizado), com menos conforto... :P No comboio vimos alguns vendedores ambulantes a anunciar os seus produtos na frente das carruagens e depois durante a marcha percorriam a carruagem a ver se alguém estava interessado. Após uma agradável viagem chegámos à estação Gagarinskaya onde estava o nosso amigo Viktor a aguardar-nos com café bem quentinho e croissants recheados com creme de leite caramelizado para o pequeno almoço (visto que saímos demasiado cedo do Hotel)! :dance

Após uma viagem de carro de aproximadamente 25 minutos, chegámos por fim à Base Aérea de Chkalovsky (CKL/UUMU). É uma importantíssima base militar moscovita que suporta o centro de treino cosmonáutico Yuri Gagarin assim como o 8º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Russa. Apenas tem uma pista activa, a 12L/30R.
Estava a pista 30R em uso. Dirigimo-nos para o spot da pista 12 para conseguir fotografar as descolagens. O local fica literalmente no meio do nada e, apesar de um pouco enlameado, conseguimos atingi-lo sem grandes dificuldades. O tempo estava miserável, principalmente o tecto que estava demasiado baixo.

Após cerca de meia hora de espera pelo primeiro movimento que já se encontrava um pouco atrasado, descolou uma autêntica surpresa: Raríssimo IL-22M para um voo com propósitos meteorológicos! :dance :dance

RA-75914 - Ilyushin Il-22M-11 Zebra - Russia Air Force
Anexo:
1_RA75914.jpg
1_RA75914.jpg [ 425.3 KiB | Visto 3511 vezes ]
Anexo:
2_RA75914.jpg
2_RA75914.jpg [ 351.34 KiB | Visto 3511 vezes ]
Anexo:
3_RA75914.jpg
3_RA75914.jpg [ 313.29 KiB | Visto 3511 vezes ]
Anexo:
5_RA75914.jpg
5_RA75914.jpg [ 279.07 KiB | Visto 3511 vezes ]
Uma high pass sobre a pista 30R... Fascinante!
Anexo:
6_RA75914.jpg
6_RA75914.jpg [ 564.84 KiB | Visto 3511 vezes ]
Logo de seguida a segunda descolagem daquela manhã. Infelizmente elevou-se bastante cedo e rápido, de maneira a que só foi possível esta barrigada por entre o tecto baixo.

RA-85594 - Tupolev Tu-154B-2 - Russia Air Force
Anexo:
7_RA-85594.jpg
7_RA-85594.jpg [ 287.48 KiB | Visto 3511 vezes ]
Mais em breve... Mas, por muito que me custe dizê-lo, já tinha valido a pena cancelar Monino! 8)

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Carlos Miguel Seabra
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MensagemEnviado: domingo dez 13, 2015 10:20 pm 
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Esta fotografia tirada pelo Pedro é a única que tenho que retrata minimamente o local onde nos encontrávamos. Tal como tinha dito, literalmente in the middle of nowhere. Ali estou com o café na mão e os tais croissants deliciosos que nos foram oferecidos! O meu sorriso de felicidade ilustra bem o que estava a sentir pela caça destas relíquias.
Anexo:
IMG_7873.jpg
IMG_7873.jpg [ 624.17 KiB | Visto 3405 vezes ]
E aqui o ponto da situação na bagageira do Viktor... :lol: Aquele saquinho em baixo são os croissants.
Anexo:
IMG_7878.jpg
IMG_7878.jpg [ 301.95 KiB | Visto 3405 vezes ]
Ora voltando aos aviões... O Piloto do segundo T154 viu que ficámos chateados pelo primeiro se elevar muito rapidamente no céu e resolveu brindar-nos com uma descolagem bastante melhor... Gear up bem cedinho e um climb rate suave. 8) :dance :dance :dance

RA-85571 - Tupolev Tu-154B-2 - Russia Air Force

"Look Mom, no wheels!" :mrgreen:
Anexo:
8_RA-85571.jpg
8_RA-85571.jpg [ 285.02 KiB | Visto 3405 vezes ]
Anexo:
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9_RA-85571.jpg [ 261.67 KiB | Visto 3405 vezes ]
Anexo:
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10_RA-85571.jpg [ 225.49 KiB | Visto 3405 vezes ]
Anexo:
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11_RA-85571.jpg [ 291.07 KiB | Visto 3405 vezes ]
Eu só pensava "Isto não me está a acontecer..." ouu

E o que descolou de seguida, também de surpresa? Uma raríssima modificação de um Tupolev 134 que está preparado para transportar mísseis e bombas! :shock: :o

36 red / RF-66031 - Tupolev Tu-134Sh-2 - Russia Air Force
Anexo:
12_RF-66031.jpg
12_RF-66031.jpg [ 284.29 KiB | Visto 3405 vezes ]
Reparem na barriga do T134 e logo verão a rara modificação de que o aparelho é dotado.
Anexo:
13_RF-66031.jpg
13_RF-66031.jpg [ 282.25 KiB | Visto 3405 vezes ]
Que mais poderia eu querer!? Nem eu sabia... Mas a Rússia ainda tinha mais para nos oferecer!

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Carlos Miguel Seabra
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MensagemEnviado: quinta dez 17, 2015 10:21 pm 
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Por alguns minutos não houve mais tráfego. A romper o silêncio, escutámos uma tripulação qualquer em comunicação com a Torre de Chkalovsky... As comunicações são feitas em russo e pelo menos eu e o Pedro não entendíamos nada... Mas o Inal e o Viktor estavam a escutar atentamente a ver se entendiam de que aeronave se tratava. Das três previstas para aquela manhã nenhuma acabou por sair, mas ainda havia a esperança que alguma saísse. Nenhuma delas deveria ser a que se estava a escutar no rádio. No meio da escuta, o Inal apercebe-se de um diálogo que o deixou com um sorriso na cara e com esperanças de que algo muito bom estivesse para sair. Uma vez mais não me quis dizer do que se tratava, primeiramente para não ganharmos falsas esperanças; em segundo lugar porque tinha mais piada ser surpresa, isto caso se confirmasse.

Após um compasso de espera de aproximadamente 10 minutos, a minha curiosidade e expectativa aumentavam exponencialmente. A aeronave em questão faz backtrack e é autorizada a descolar. Ainda com mais expectativa fiquei e o coração já estava a mil... Que seria? Máquinas apontadas para as árvores a ver "o que de lá saía"... Acabou por se confirmar a suspeita do Inal, quando dele e do Viktor se ouvem gritos de alegria! Nem eu acreditava na visão que estava perante os meus olhos... Um ILYUSHIN IL-80VKP!!!! :shock: :o :dance :dance :dance


RF-93642 - Ilyushin Il-87 Aimak (Maxdome) (Il-80/Il-86VKP) - Russia Air Force

O destaque da viagem a Moscovo.
Anexo:
14_RF93642.jpg
14_RF93642.jpg [ 439.14 KiB | Visto 3196 vezes ]
Código NATO "Maxdome", o IL-80VKP é a versão militar do IL86 com modificações profundas usada como Centro de Comando Táctico da Força Aérea Russa (operado pela 8ª Divisão de Aviação de Propósitos Especiais, baseada em Chkalovsky) que alberga e realiza a evacuação do Presidente da Rússia e os respectivos membros oficiais de Estado em cenários de catástrofe, seja ela uma catástrofe natural ou uma guerra nuclear. Existem apenas 4 unidades, sendo que a primeira deverá ter feito o seu primeiro voo de sempre em 1985, seguindo-se o primeiro voo com a aeronave já totalmente equipada a 5 de Março de 1987. Tem 15,58m de altura, 59,56m de comprimento e uma envergadura de de 48,1m, assim como um peso bruto máximo de aproximadamente 206 toneladas. A motorização está a cargo dos seus 4 Kuznetsov NK-86 com cerca de 29 mil libras de potência cada. Altitude máxima 36000ft, velocidade cruzeiro de 460kts (850km/h) e alcance de 3600km.

Podemos dizer que o IL-80VKP é "primo" do americano Boeing E-4B (747-200B) operado pela USAF. Esta aeronave tem, assim como a versão americana, uma antena SATCOM exterior que se acredita servir para comunicações satélite avançadas, assim como uma antena de baixas frequências na sua frente, provavelmente para comunicações com submarinos. As únicas janelas existentes são as do cockpit, fora isso o aparelho é totalmente fechado com o objectivo de impedir a entrada de impulsos electromagnéticos. Pode ainda transportar dois tanques extra, como é visível. É um avião com uma importância extrema para a Rússia.

Mais características e curiosidades sobre o IL-80VKP podem ser vistas aqui.

É ainda raríssimo de observar em operação exceptuando no Dia da Vitória (9 de Maio), em que é um das participantes do desfile aéreo. Fora esse dia, é preciso muita mas mesmo muita sorte de o ver a voar. Mas a sorte costuma-me assistir... :mrgreen:
Anexo:
15_RF93642.jpg
15_RF93642.jpg [ 319.6 KiB | Visto 3196 vezes ]
Anexo:
16_RF93642.jpg
16_RF93642.jpg [ 302.27 KiB | Visto 3196 vezes ]
Anexo:
17_RF93642.jpg
17_RF93642.jpg [ 319.87 KiB | Visto 3196 vezes ]
E um bocadinho de condensação para dar mais piada à coisa... ouu
Anexo:
18_RF93642.jpg
18_RF93642.jpg [ 359.73 KiB | Visto 3196 vezes ]
Anexo:
19_RF93642.jpg
19_RF93642.jpg [ 329.07 KiB | Visto 3196 vezes ]
A "pista" que o Inal obteve no rádio foi que a aeronave queria descolar da pista 12L. Como o parqueamento destes aviões é feito perto da cabeceira da pista 12, daí o pedido. Mas o ATC obrigou-o a fazer backtrack e a descolar da pista 30R... Ufa! :roll: ouu

Como se este movimento não valesse todos os esforços e toda a viagem, ainda descolou isto! :lol:

Outra raríssima modificação de T134. Este aparelho serve para qualificação de tripulações de Tupolev Tu-160 e Tupolev Tu-22 Bear!

RF-93941 - Tupolev Tu-134UB-L - Russia Air Force
Anexo:
20_RF-93941.jpg
20_RF-93941.jpg [ 308.2 KiB | Visto 3196 vezes ]
Anexo:
21_RF-93941.jpg
21_RF-93941.jpg [ 321.87 KiB | Visto 3196 vezes ]
Ainda vimos um Mil Mi-17-V5 da Força Aérea Russa a sobrevoar a base mas sem registo exterior.


Manhã LOUCA em Chkalovsky! Estava maravilhado.
De seguida fomos a correr para o aeroporto de Sheremetyevo para os últimos movimentos de interesse da viagem, com uma curta paragem num McDonald's para almoço.

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Carlos Miguel Seabra
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MensagemEnviado: sexta dez 18, 2015 11:40 am 
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Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
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O destaque da viagem a Moscovo.

Código NATO "Maxdome", o IL-80VKP é a versão militar do IL86 com modificações profundas usada como Centro de Comando Táctico da Força Aérea Russa (operado pela 8ª Divisão de Aviação de Propósitos Especiais, baseada em Chkalovsky) que alberga e realiza a evacuação do Presidente da Rússia e os respectivos membros oficiais de Estado em cenários de catástrofe, seja ela uma catástrofe natural ou uma guerra nuclear. Existem apenas 4 unidades, sendo que a primeira deverá ter feito o seu primeiro voo de sempre em 1985, seguindo-se o primeiro voo com a aeronave já totalmente equipada a 5 de Março de 1987. Tem 15,58m de altura, 59,56m de comprimento e uma envergadura de de 48,1m, assim como um peso bruto máximo de aproximadamente 206 toneladas. A motorização está a cargo dos seus 4 Kuznetsov NK-86 com cerca de 29 mil libras de potência cada. Altitude máxima 36000ft, velocidade cruzeiro de 460kts (850km/h) e alcance de 3600km.

É ainda raríssimo de observar em operação exceptuando no Dia da Vitória (9 de Maio), em que é um das participantes do desfile aéreo. Fora esse dia, é preciso muita mas mesmo muita sorte de o ver a voar. Mas a sorte costuma-me assistir... :mrgreen:
Cagão!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Luis Gonçalves
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MensagemEnviado: terça dez 22, 2015 1:10 am 
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Nada de novo... :mrgreen:

Entretanto fomos então para Sheremetyevo, com paragem no McDonald's para um rápido almoço.
Anexo:
22_AE.jpg
22_AE.jpg [ 621.15 KiB | Visto 2950 vezes ]
Já em Sheremetyevo, parámos junto a este IL62 que já pertenceu à Aeroflot, quando foi retirado serviu para treino da corporação de bombeiros do aeroporto e desde há poucos meses está exposto junto à Torre.

RA-86492 - Ilyushin Il-62M - Aeroflot
Anexo:
23_RA86492.jpg
23_RA86492.jpg [ 482 KiB | Visto 2950 vezes ]
Anexo:
24_RA86492.jpg
24_RA86492.jpg [ 530.54 KiB | Visto 2950 vezes ]
Anexo:
28_RA86492.jpg
28_RA86492.jpg [ 388.13 KiB | Visto 2939 vezes ]
Anexo:
26_RA86492.jpg
26_RA86492.jpg [ 519.6 KiB | Visto 2950 vezes ]
Anexo:
25_RA86492.jpg
25_RA86492.jpg [ 356.63 KiB | Visto 2950 vezes ]
E a Torre de Controlo de Sheremetyevo.
Anexo:
27_SVO_Tower.jpg
27_SVO_Tower.jpg [ 413.21 KiB | Visto 2950 vezes ]
As pistas em uso eram novamente as 25 e foi para lá que nos dirigimos de seguida. :)

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Carlos Miguel Seabra
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MensagemEnviado: sexta dez 25, 2015 11:48 pm 
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Já no spot da 25R, iniciámos uma tarde de "faina"...

RA-89028 - Sukhoi SSJ-100-95B Superjet 100 (RRJ-95B) - Aeroflot
Anexo:
29_RA-89028.jpg
29_RA-89028.jpg [ 312.23 KiB | Visto 2841 vezes ]
VP-BLX - Airbus A330-243 - Aeroflot
Anexo:
39_VP-BLX.jpg
39_VP-BLX.jpg [ 307.38 KiB | Visto 2841 vezes ]
RA-89046 - Sukhoi SSJ-100-95B Superjet 100 (RRJ-95B) - Aeroflot
Anexo:
30_RA-89046.jpg
30_RA-89046.jpg [ 290.41 KiB | Visto 2841 vezes ]
O destaque daquela tarde em Sheremetyevo a transportar uma carga interessante... 77 porcos para uma propriedade russa, directamente do Canadá. :mrgreen:

Não esperava ver um DC10 a voar em 2015... Este em específico (e o irmão C-GKFD) são clientes habituais de Bruxelas.

C-GKFT - McDonnell Douglas DC-10-30F - Kelowna Flightcraft Air Charter
Anexo:
36_CGKFT.jpg
36_CGKFT.jpg [ 344.19 KiB | Visto 2841 vezes ]
Anexo:
37_CGKFT.jpg
37_CGKFT.jpg [ 259.98 KiB | Visto 2841 vezes ]
Anexo:
38_CGFKT.jpg
38_CGFKT.jpg [ 303.45 KiB | Visto 2841 vezes ]

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Carlos Miguel Seabra
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MensagemEnviado: sábado dez 26, 2015 8:53 pm 
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"Seabrinha", além da partilha das fotos no forum queria agradecer a lembrança que me trouxeste de Moscovo.
Muito grato pelas duas coisas. :dance

Desculpa o off topic e que sigam as fotos (gosto)

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Alberto Oliveira
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MensagemEnviado: domingo dez 27, 2015 10:07 pm 
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"Seabrinha", além da partilha das fotos no forum queria agradecer a lembrança que me trouxeste de Moscovo.
Muito grato pelas duas coisas. :dance

Desculpa o off topic e que sigam as fotos (gosto)
Não é off topic nenhum e não há nada para agradecer! :wink:

Ora então cá vai mais meia dúzia, uma amostra muito significativa do que é uma tarde típica em SVO.

VQ-BRW - Airbus A320-214/W - Aeroflot
Anexo:
41_VQBRW.jpg
41_VQBRW.jpg [ 259.96 KiB | Visto 2746 vezes ]
VQ-BQC - Boeing 777-3M0/ER - Aeroflot
Anexo:
45_VQ-BQC.jpg
45_VQ-BQC.jpg [ 272.57 KiB | Visto 2746 vezes ]
VP-BTL - Airbus A321-211 - Aeroflot - "Manchester United" c/s
Anexo:
46_VP-BTL.jpg
46_VP-BTL.jpg [ 258.82 KiB | Visto 2746 vezes ]
SP-LIB - Embraer 175LR (ERJ-170-200LR) - LOT Polish Airlines
Anexo:
48_SPLIB.jpg
48_SPLIB.jpg [ 304.95 KiB | Visto 2746 vezes ]
RA-89042 - Sukhoi SSJ-100-95B Superjet 100 (RRJ-95B) - Aeroflot
Anexo:
47_RA-89042.jpg
47_RA-89042.jpg [ 271.03 KiB | Visto 2746 vezes ]
VP-BDO - Airbus A319-111 - Aeroflot
Anexo:
49_VP-BDO.jpg
49_VP-BDO.jpg [ 290.55 KiB | Visto 2746 vezes ]

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Carlos Miguel Seabra
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MensagemEnviado: segunda dez 28, 2015 10:33 pm 
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VQ-BEL - Airbus A330-343 - Aeroflot
Anexo:
51_VQ-BEL.jpg
51_VQ-BEL.jpg [ 314.96 KiB | Visto 2577 vezes ]
Mais uma surpresa... :)

OK-NEP - Airbus A319-112 - CSA Czech Airlines - "Prague - Fly to the City of Magic!" c/s
Anexo:
52_OK-NEP.jpg
52_OK-NEP.jpg [ 368.47 KiB | Visto 2577 vezes ]
VP-BWJ - Airbus A319-111 - Donavia
Anexo:
53_VP-BWJ.jpg
53_VP-BWJ.jpg [ 313.33 KiB | Visto 2577 vezes ]
VQ-BQY - Airbus A330-343 - Aeroflot
Anexo:
57_VQ-BQY.jpg
57_VQ-BQY.jpg [ 319.71 KiB | Visto 2577 vezes ]
LN-RGK - Boeing 737-683 - SAS
Anexo:
60_LN-RGK.jpg
60_LN-RGK.jpg [ 349.76 KiB | Visto 2577 vezes ]
Entretanto o céu começou a ficar bastante carregado... As mudanças repentinas de tempo são típicas daquela altura do ano.

DAT sky! :dance

VQ-BQD - Boeing 777-3MO/ER - Aeroflot
Anexo:
58_VQ-BQD.jpg
58_VQ-BQD.jpg [ 305.89 KiB | Visto 2577 vezes ]

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