APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: domingo fev 25, 2018 10:50 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Operação Mirdif
MensagemEnviado: terça dez 08, 2015 1:14 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Antes de mais quero agradecer ao amigo Alberto Oliveira por, numa recente visita ao aeroporto do Porto, me ter recordado que à já algum tempo que não escrevia um trip report desta ou daquela viagem. Pois então aqui vai disto.

A “Operação Mirdif” recebeu os primeiros rabiscos à muitos anos atrás, foi colocada na gaveta, não esquecida mas simplesmente considerada muito arriscada. Foi sendo sucessivamente adiada em deterioramento de outros aeroportos mais fáceis. Mas o que tem de ser feito, tem de ser feito e não vale a pena adiar. Como ajuda a voltar a olhar para Mirdif tive um excelente guia de spotting, a ajuda de um dos seus autores, e um preço fantástico da British Airways. Não pensei muito e limitei-me a aceitar que era altura de regressar ao Dubai. Mas desta vez com a missão de fazer spotting naquele que eu considerava (e continua a considerar) um dos aeroportos com tráfego mais exótico / mais difícil de fotografar. Os voos foram reservados na BA em Julho e não só tinham a vantagem de se voar no mítico B747 bem como serem sensivelmente a metade do preço do voo direto da Emirates de Lisboa (mais de 800€!!).
Desde a reserva até ao dia do voo (28 de Novembro) houve muita troca de emails com um spotter Alemão acerca de Mirdif, onde fica localizado o local de spotting para a pista 30L, a mais usada de todas para aterragens. O principal ponto de discussão era a segurança, dado que ainda este ano tinham sido presos dois spottters no E.A.U. (não no Dubai). Optei por não alugar carro e seguir o meu instinto de usar os transportes públicos, o que me acabava por me deixar exposto uma vez no local de spotting, mas no entanto acabou por ser uma estratégia que resultou na perfeição. O hostel (U.A.E. Youth Hostel) também foi escolhido pela sua localização e acabou por ser uma excelente escolha na relação localização / preço. O tempo foi passando. Os meses tornaram-se semanas, e as semanas tornaram-se dias. No dia 28 de Novembro, com uma mochila às costa, um pequeno papel com variadas notas desorganizadas mas importantes acerca da viagem, sem binóculos que poderiam atrair atenções indesejadas (foi a 1ª spotting trip desde 2008 que fiz sem binóculos) e muita expetativa e curiosidade embarquei no G-EUUO que operou o voo BA499 para Heathrow. Um pouco depois do meio-dia, e após uma curta passagem por LHR, estava a descolar no B747 G-BNLN, que operava o voo BA107, sendo este um dos muito muito poucos voos que são operados para o Dubai com B747 (durante os 7 dias de spotting que estive em Mirdif os únicos B747 que vi foram os da UPS). Aterragem pontual antes da meia-noite e à 00:30 tinha passado a fronteira e estava agora no Dubai. Esta 1ª noite passeia no aeroporto e decidi de imediato enfrentar a “fera”. Fui à policia do aeroporto. Apresentei-me como um vulgar turista que foge ao frio da Europa e quer praias, Sol, e talvez, quem sabe, tirar um dia para fotografar uns aviões. Foram compreensíveis mas não hesitaram em dizer-me que não, culpando toda a situação no Médio Oriente por isso. Mesmo quando apresentei fotos minhas de aviões tiradas do chão para o ar, foi me novamente dito que não se podia tirar fotos a aviões. “Aceitei”, falamos do Cristiano Ronaldo, (tinha que ser, não é…) e fui me embora. Pelo menos fiquei a saber da versão oficial da policia.
Nessa mesma manhã pelas 8 horas dei inicio à operação Mirdif e iniciei uma rotina que se manteve durante 7 dias. Entrei no metro e saí em Etisalat onde mudei para o autocarro 367, saindo depois na paragem “Mirdif City Centre”. Ao final do dia fiz (e comecei a fazer) o percurso inverso, saindo na paragem “Stadium” que ficava a poucos metros do hostel. Aqui está o mapa para não se perderem no que foi escrito acima:

Imagem

Quanto ao local de spotting é um grande terreno onde existe muito espaço. A norte do “Mirdif City Centre” (que é um shopping com Carrefour) existe um clube de ténis e junto a esse clube umas árvores que deverão providenciar boa sombra. Para alguém que como eu tem um 70-200 nesse local à sombra fica-se longe e é difícil fotografar os narrowbodies. Portanto decidi ir para mais próximo do segmento final da aproximação, arriscando ficar mais exposto, tanto aos olhares dos curiosos bem como ao Sol. Quando encontrei o local, sentei numa esteira de praia que tinha comprado e reparei que era praticamente impossível ser visto por quem passa de carro (o terreno está cerca de 1 metro e meio acima do nível da estrada). Apenas tinha que fotografar sentado, ir colocando protetor solar e dar sempre uma vista de olhos para ver se havia policia nas redondezas. Durante os dias que ali passei apenas vi a policia por duas vezes e num ângulo que para eles era virtualmente impossível detetarem-me. Por vezes havia uma ou outra pessoa a passar em direção a umas obras que havia a cerca de 20 metros à frente e também algumas carrinhas de transporte a pararem, aproveitando os condutores para tirarem uma sesta. Apenas me limitava a acenar e era correspondido com outro aceno. Nunca tive qualquer problema nesta local e os 7 dias de sol e aviões passaram-se que foi uma maravilha!
Quanto ao tráfego é variado sim senhor mas também tem alturas que só se vê Emirates (11:30 – 13:00) e 737s da flydubai. Vê-se muito tráfego dos países vizinhos e sendo um aeroporto que opera 24H por dia, perdem-se muitas companhias que só chegam durante a noite. Da Qatar Airways e da Saudi vale tudo. B777, A350, B747, A320, A330, B787, A321… Do Irão também se vê A340-600 / A310 / A300 da Mahan Air bem como Fokkers 100 (da Naft Airlines, por exemplo) e ATR-72. Com o “novo” aeroporto DWC já aberto, muita carga saiu do Dubai DXB. No entanto UPS e FedEx mantém um forte presença, a Aerologic por vezes aparecia com dois B777, e a TNT operava à tarde ( e com uma luz que era um mimo) dois voos com o B777. Perdi a conta o numero de vezes que fotografei o OO-TSA e o OO-TSB. Pelo meio lá aparecem uns bizjets, vê-se alguns A320 da Air Arabia a descolarem de Sharjah e a passarem por cima, um ou outro IL-76 em descida para SHJ e alguns helicópteros que fazem a left base leg para o heliporto.

No sábado dia 05 de Dezembro, depois de fotografar o último avião com luz (UR-PSJ) e ter comprado o jantar no Carrefour, voltei ao Terminal 1 do aeroporto. Apanhei pela última vez o confortável 367, mudei em Etisalat e na estação de metro “Union” mudei para a linha vermelha até ao T1. O voo BA106 (G-CIVY – quem diria, registo novo para mim) descolou ligeiramente atrasado mas chegou cedo de mais a LHR, encontrando-se o aeroporto ainda fechado (antes das 6AM). Uma espera e uns ziguezagues depois, voltava a LHR. O voo para Lisboa BA502 (G-EUUU) teve restrições de slot à partida e descolou já um pouco depois do por do sol. Aterrei na pista 21 pelas 18:30. Eu e umas boas centenas de fotos do tráfego do Dubai.

A Operação Mirdif, no terreno, foi um enorme sucesso. Agora vem a parte logística. Irei começar a colocar aqui as fotos e o log só virá muito mais tarde. Ainda tenho os registos de viagens de Setembro e Outubro para organizar e publicar aqui na APEA, pelo que os desta viagem virão bem depois das fotos.

Mas para hoje o chefe recomenda um menu Paquistanês :D :

As entradas:
AP-BLW A320-214 Pakistan International
Imagem

AP-BLA A320-214 Pakistan International
Imagem

O prato principal:
AP-BHV B777-340/ER Pakistan International
Imagem

A sobremesa (reparem no registo antigo 9H-IMW na asa esquerda):
AP-SSH EMB-135BJ
Imagem

Abraço

PS: Alberto Oliveira, querias um trip report não é?! Agora só paro quando tu disseres :twisted: :mrgreen: !

Assunto da Mensagem: Re: Operação Mirdif
MensagemEnviado: terça dez 08, 2015 6:48 pm 
Desligado

Registado: segunda out 06, 2008 5:41 pm
Espectacular!!! Aguardo com ansiedade as próximas fotografias!

Forte abraço! :wink:

MensagemEnviado: terça dez 08, 2015 8:24 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda out 25, 2004 3:25 pm
Citar:
PS: Alberto Oliveira, querias um trip report não é?! Agora só paro quando tu disseres :twisted: :mrgreen: !
Pára só quando acabarem as fotos.
Temos festa amigo (gosto) :lol:
Temos bons trip reports aqui pelo forum, mas os teus, não desfazendo de quem quer que seja, são as cerejas no topo do bolo, especialmente pelo seu exotismo, aventura e pormenorizada descrição. Já o disse em tempos e mais do que uma vez, as tuas histórias dão um bom livro.
Obrigado.

MensagemEnviado: terça dez 08, 2015 8:28 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Este tópico vai bombar. Aí vai vai :)

(av)

Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM

MensagemEnviado: terça dez 08, 2015 10:13 pm 
Desligado

Reparei que me esqueci de colocar o link para o guia de spotting. Justiça lhe seja feita:

http://www.spotterguide.net/index.php/p ... -dxb-omdb/

Obrigado pelos comentários :D . As fotos vão sendo editadas a grande dúvida é por onde começar... Para terminar o dia, mais dois movimentos.
A6-EAS A330-243 Emirates
Imagem

JY-AYT A321-231 Royal Jordanian
Imagem

Abraço

MensagemEnviado: quarta dez 09, 2015 12:47 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Grande Rui!

Se havia alguém dentro desta casa que iria um dia publicar um report sobre o Dubai tinhas que ser tu!!!

Em pulgas para ver o resto do material!!!

MensagemEnviado: quarta dez 09, 2015 11:40 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:22 am
Grande Rui... foste a um dos mais desejados Aeroportos. (gosto)

já imagino edição extra da ZOOMLOOK 2015 :dance :dance

Rui contamos contigo para a ZLK (gosto)

Agora venham lá essas fotos exóticas do Dubai

MensagemEnviado: sexta dez 11, 2015 10:21 pm 
Desligado

Obrigado Pedro e Luis :) . Quanto a participação na ZL 2015, tenho uma pen com todas as fotos originais e que está inteiramente à disposição da equipa que todos os anos faz com que a Zoomlook seja uma (boa) realidade :wink: .

VT-AXP B737-8HG Air India Express
Imagem

AP-BMC A320-232 Shaheen Air
Imagem

EP-MMH A340-642 Mahan Air
Imagem

A6-FEG B737-8KN flyDubai
Imagem

A6-EEI A380-861 Emirates
Imagem

Um dos destaques da viagem:
UR-CNF B737-3Z0 Yanair (Eritrean Airlines)
Imagem

Abraço e bom fim de semana :)

MensagemEnviado: sábado dez 12, 2015 12:50 pm 
Desligado

Registado: domingo out 11, 2015 2:59 pm
Valeu bem a pena correr riscos, movimentos fantásticos num país fantástico. Abraço e que venham mais fotos :D

MensagemEnviado: domingo dez 13, 2015 7:24 pm 
Desligado

Registado: domingo fev 20, 2005 6:15 pm
Boa, Rui Miguel! Excelente Trip Report!
Estou ansioso por ver mais fotos! Vai colocando!
Abraço

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal