APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda mai 28, 2018 2:24 am

Hora +01:00 UTC+1




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo abr 03, 2016 11:59 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:11 am
Mensagens: 104
Localização: Lisboa
Boas,

Deixo aqui três fotografias dos meus recentes voos com a TAP Express na nova "Ponte Aérea" e o link para o respetivo flight report:

Imagem

Imagem

Imagem

Flight Report
Flying with TAP Express

:wink:

_________________
André Malhão
Sócio Nr. 038


Topo
   
MensagemEnviado: quarta mai 11, 2016 6:31 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5232
Localização: Porto
Aproveitando o tópico do André e com o devido consentimento dele, relato aqui a minha experiência de modo a não abrir mais um tópico para o mesmo efeito.


Dia 02 de Maio fiz pela segunda vez a Ponte Aérea (a primeira tinha sido no dia 03 de Abril, LIS-OPO mas em A319), desta vez foi em ATR. Reservei há pouco mais de 3 semanas pelo preço base, 38,38€. Motivos de lazer, simplesmente ir passar mais um dia à capital.

Inicialmente estava previsto ATR72 mas no momento do check-in apareceu-me ATR42, facto que até me deixou contente pois devo ter muitas mais oportunidades para voar o 72 do que o 42.
O voo era o TAP1925 OPO-LIS das 05h30 com chegada a LIS 06h30. O processo de embarque foi relativamente expedito e sem quaisquer problemas, começando por embarcar das filas 01 à 09 e depois da 09 à 18 - o ATR42 só tem 12 filas mas o processo de embarque do AT72 também se aplica ao 42. O percurso desde a porta 32 ao avião é feito pela manga, depois descem-se as escadas e faz-se um percurso de poucos metros que está sujeito às condições atmosféricas existentes. Estava uma madrugada agradável, não muito fria, com céu limpo e algum vento. Em Lisboa atribuíram-nos um stand remoto (806), o percurso até ao T1 foi feito de autocarro (que estacionou a apenas a poucos metros do avião).

Fui no lugar 11D. Avião pequeno principalmente em altura, mas muito confortável e com um legroom bastante bom. Encontrava-se muito limpo. Adorei a estabilidade e conforto.

Foi um voo de 50 minutos completamente lotado e muito calmo, descolagem da 35 do Porto muito suave às 05h28 e aterragem na 03 (que quase nem se sentiu) às 06h18, respectivamente 2 e 12 minutos antes da hora.

Experiência muito positiva e a repetir sempre que possa.

À noite optei por voltar na Ryanair para a Invicta pelo preço ser mais convidativo (9,99€).

Cabine do CS-TRV, ATR-42-600 da TAP Express operado pela White Airways.
Anexo:
1_CSTRV.jpg
1_CSTRV.jpg [ 396.85 KiB | Visto 2822 vezes ]
Dois registos em voo:

Em descida para a pista 03 de Lisboa. F4.0 1/30 ISO2500 @24mm
Anexo:
2_CSTRV.jpg
2_CSTRV.jpg [ 611.46 KiB | Visto 2822 vezes ]
E um na final longa da 03, com o Sol prestes a nascer. F4.0 1/25 ISO500 @24mm
Anexo:
3_CSTRV.jpg
3_CSTRV.jpg [ 574.74 KiB | Visto 2822 vezes ]

Cumprimentos.

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2531) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: quinta mai 12, 2016 10:53 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 07, 2003 1:11 am
Mensagens: 104
Localização: Lisboa
Excelentes fotos :wink: (gosto)

_________________
André Malhão
Sócio Nr. 038


Topo
   
MensagemEnviado: sexta mai 13, 2016 9:34 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5232
Localização: Porto
Muito obrigado, André!

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2531) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda nov 27, 2017 10:45 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5232
Localização: Porto
Reutilizando uma vez mais este tópico, descrevo agora uma experiência de Ponte Aérea bastante rara.

Em pleno Verão deste ano (meados de Julho), soube através deste artigo da Routes Online que a TAP iria realizar um voo charter em A330-200 entre o Porto e Miami. O voo de ida seria no dia 10 de Novembro (sexta feira) e o regresso no dia 17 (sexta), com chegada à Invicta já no dia 18 (sábado), devido ao fuso horário. Achei esta operação interessante, tendo até na altura pesquisado por slots, mas ainda nada estava carregado.

Entretanto no dia 20 de Setembro, voltei a recordar-me dessa operação e fui pesquisar, já havendo então slots. Reparei num pormenor ainda mais interessante para mim do que a própria operação: os slots dos voos de posição da aeronave entre Lisboa e Porto (TAP3960) e vice-versa (TAP3961) não estavam como "P" (posição) mas sim como "G" (voo adicional). Ou seja, tinham de estar à venda ao público! Não perdi tempo e fui imediatamente ao site da TAP confirmar a situação. Simulei um voo OPO-LIS para o dia 18 de Novembro e lá estava o TAP3961 à venda, sendo até o mais barato daquele dia, a custar menos de 29€ (conforme se pode comprovar pela imagem abaixo). Conversei com a minha namorada Bárbara e também com os meus amigos Daniel e Ricardo sobre a possibilidade de irmos passar um sábado a Lisboa com o propósito de voar em A330-200, ainda por cima num voo doméstico (para o Daniel e para o Ricardo ainda seria mais especial por ser o primeiro voo deles numa aeronave de longo curso).

Aqui está então um print da reserva, verdadeiramente uma pechincha para voar em A330!
Anexo:
reservation.JPG
reservation.JPG [ 66.47 KiB | Visto 1514 vezes ]


Com o relativo entusiasmo da altura, nem nos preocupámos com o regresso ao Porto pois teríamos certamente opções. Só na semana seguinte tratei do regresso. A primeira opção foi voltar ao Porto igualmente na TAP. Simulei um LIS-OPO e o voo mais barato estava praticamente ao preço que pagámos pela ida: 29,57€. Nem perdi tempo a verificar a Ryanair, pois mesmo que fosse mais barato, a diferença nunca seria abismal. O comboio seria a última alternativa caso o regresso por via aérea estivesse a valores proibitivos, o que não era o caso dado ainda ter reservado com alguma antecedência. Diga-se também de passagem que em Setembro paguei mais (à volta dos 32€) por vir em 1ª Classe no Alfa Pendular devido ao facto de a Turística já estar esgotada no horário que pretendia.

Poucos dias antes da ansiada experiência, soube que a aeronave programada para a operação de 17/18 de Novembro seria o CS-TOL, um A330-202 já retrofitado. Felizmente, não houve qualquer alteração e na véspera estive atento à rotação do avião. Fez LIS-MIA no voo regular, antes de operar o charter MIA-OPO. Houve um atraso de cerca de uma hora na saída, mas o jetstream permitiu que o TAP9121 chegasse ao Porto apenas 15 minutos depois da hora programada. A saída do voo adicional de Ponte Aérea TAP3961 estava marcada para as 07h50, pelo que o tempo de chão era mais que suficiente para que não houvesse atraso na descolagem.

Na manhã de sábado, dia 18 de Novembro, estávamos os quatro no aeroporto por volta das 06h30, cerca de uma hora depois da grande confusão que a área das Partidas do Aeroporto do Porto ainda se torna actualmente. Por termos escapado da confusão, demorámos nem 5 minutos a passar a segurança. É inacreditável o tamanho da fila que se tem vindo a gerar todas as madrugadas, dando várias voltas àquele piso do Terminal. Mas essa situação deverá ser atenuada em breve, com a construção de mais pórticos de segurança que está em curso.

Foi tudo muito pacífico, desde a chegada ao aeroporto até ao embarque, que decorreu sem atraso. O load factor do voo era naturalmente baixo, contabilizando pouco mais de 100 passageiros e alguma carga.
O avião está em excelente estado (quase incomparável ao CS-TOK em que voei em Agosto) devido ao retrofit a que foi sujeito. O meu lugar era o 22K e as janelas estavam também em condições impecáveis para tirar fotos. O IFE também estava a funcionar bem.


Agora algumas imagens. As que são do interior da cabine e que não têm copyright foram tiradas com o meu telemóvel e as vistas da janela foram tiradas com a Canon.

Anexo:
PA1.jpg
PA1.jpg [ 543.26 KiB | Visto 1514 vezes ]

Anexo:
PA2.jpg
PA2.jpg [ 543.5 KiB | Visto 1514 vezes ]


A asa direita do "João Gonçalves Zarco" durante o pushback que se realizou às 07h56.
Anexo:
PA3.jpg
PA3.jpg [ 440.96 KiB | Visto 1514 vezes ]


A minha maior expectativa para este voo seria mesmo a partida. É quase certo que uma aeronave de longo curso com um payload de voo doméstico se comporte de uma forma brutal na descolagem, e foi mesmo isso que aconteceu. Às 08h00 em ponto alinhámos no taxiway Bravo e em 950 metros estávamos no ar, sendo que na intersecção com o taxiway Foxtrot já devíamos estar a passar os 500 pés ou mais.

Aqui em subida para o nível de cruzeiro, 23.000 pés, e prestes a iniciar a nossa volta à esquerda rumo a Lisboa, com o Sol a erguer-se rapidamente no horizonte.
Anexo:
PA4.jpg
PA4.jpg [ 335.67 KiB | Visto 1514 vezes ]


Mais uma da asa a contrastar com um belíssimo céu azul.
Anexo:
PA5.jpg
PA5.jpg [ 257.62 KiB | Visto 1514 vezes ]


Estivemos pouco mais de 10 minutos em nível cruzeiro. O Comandante cumprimentou os passageiros e forneceu algumas informações sobre o voo, assim como a meteorologia no destino. Lisboa iria receber-nos com um manto de neblina que se dissipava à medida que a temperatura ia subindo. Foi oferecido um pastel de nata e o habitual serviço de bebidas. O resto deste curto voo foi aproveitado para fechar os olhos por breves momentos visto que o dia tinha começado bastante cedo. :D

33 minutos após a descolagem, estávamos estabelecidos no ILS da pista 03. Foi durante a aproximação que captei a melhor fotografia deste voo, a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei rompendo-se por entre o nevoeiro. :)
Anexo:
PA6.jpg
PA6.jpg [ 543.28 KiB | Visto 1514 vezes ]


A aterragem na pista 03 ocorreu às 08h38 locais (37 minutos depois da saída do Porto) e foi super suave. Foi uma experiência deveras agradável no geral para todos nós.

O dia foi passado a fotografar no Aeroporto, sendo que as fotos irão aparecer no tópico de movimentos oportunamente.

Quando o Sol se pôs, regressámos ao Terminal para voltar à nossa Cidade. Conseguimos todos antecipar o nosso voo, vindo a tempo de ainda jantar em casa. :) A aeronave voada foi o ATR 72-212A (600) CS-DJD "Braga", tendo saído da capital às 18h06 e aterrado às 18h46. Também este voo foi tranquilo e desta vez o snack servido foi um delicioso gelado Magnum de caramelo e amêndoas! :P

Espero que gostem. Bons voos a todos! (gosto)

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2531) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
MensagemEnviado: segunda nov 27, 2017 11:02 pm 
Desligado
Site Admin
Avatar do Utilizador

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Mensagens: 3411
Localização: Gaia
Bela viagem.

E essa ultima foto está fantástica :dance

_________________
Alberto Guedes
Sócio Nr. 154
Imagem
Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM


Topo
   
MensagemEnviado: terça nov 28, 2017 11:33 pm 
Desligado
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Mensagens: 5232
Localização: Porto
Muito obrigado, Guedes! O Sol já estava um pouco alto demais mas ainda assim creio que ficou interessante! :wink:

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238


Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2531) | AirplanePictures gallery (342) | Instagram (626)

Imagem


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal