22/12 - Um dia importante mas de certa forma triste por ser a despedida definitiva de 2 dos 6 Fokker 100 ex-PGA do país que os viu voar cerca de 2 décadas e meia.
Os F100 que garantiram o seu futuro foram o CS-TPA, que foi rematriculado como UP-F1016, e o CS-TPF que passou a UP-F1017. Ambos irão ser operados pela Bek Air, uma companhia aérea cazaque.
Como não me contentei com as fotos que lhes tirara no dia anterior cheias de redes, obstáculos e reflexos manhosos, arrisquei a minha sorte nas saídas que estavam programadas para as 06h10 e 06h15 da madrugada, horas locais. Caso cumprissem o horário, iria fotografar o pushback. Na eventualidade de atrasarem mais de uma hora, logo tentaria apanhá-los nas descolagens.
Cheguei ao aeroporto por volta das 06h00 da manhã e continuavam fechados, deixando-me com esperanças de um atraso que permitisse de facto fotografá-los já com alguma luz.
Anexo:
1_UPF1016_17.jpg [ 240.5 KiB | Visto 2776 vezes ]
Entretanto aproveitei também para ir fazer uma longa exposição ao AN12 que se encontrava no stand W28 e só sairia na noite seguinte.
UR-CBF - Antonov An-12A - AeroVis Airlines
Anexo:
2_URCBF.jpg [ 336.45 KiB | Visto 2776 vezes ]
A tripulação dos Fokkers chegou aos aviões já passava das 06h35. Fazendo contas ao eventual tempo que poderiam demorar a prepará-los para as partidas, achei que provavelmente não demorariam tempo suficiente para saírem com uma fantástica "golden light"... Lá pediram ATC clearance e com o tempo que demorou o update aos planos de voo que já se encontravam suspensos devido ao atraso, quando chegou a derradeira hora a luminosidade crescente dos céus lá me permitiu fazer alguma coisa.
UP-F1016 - Fokker 100 (F28-0100) - Untitled (Bek Air)
O ex "Albatroz" a taxiar para saída e a começar a rolagem através da intersecção Foxtrot rumo a Uralsk (Cazaquistão) via Saarbrücken (Alemanha) com o callsign
BEK2016.
Anexo:
3_UPF1016.jpg [ 361.87 KiB | Visto 2776 vezes ]
Anexo:
4_UPF1016.jpg [ 373.7 KiB | Visto 2776 vezes ]
UP-F1017 - Fokker 100 (F28-0100) - Untitled (Bek Air)
E aqui o ex "Grifo" também em aceleração na 17 com a mesma rota mas a chamar
BEK2017 e com um beacon de brinde.
A avaliar pelo sotaque soviético, já foram tripulações da própria Bek Air a levar as aeronaves para casa.
Anexo:
5_UPF1017.jpg [ 383.12 KiB | Visto 2776 vezes ]
Ainda daquela manhã...
EI-SLJ - ATR 72-201(F) - Air Contractors (ASL Airlines)
A sair posicionado para Paris CDG após ter vindo de lá com carga. Lamento o ângulo, mas a descolagem foi bastante curta.
Anexo:
6_EISLJ.jpg [ 365.57 KiB | Visto 2776 vezes ]
E por último, o Antonov agora com uma belíssima luz matinal.
Anexo:
7_URCBF.jpg [ 612.17 KiB | Visto 2776 vezes ]
Cumprimentos.

_________________
Carlos Miguel Seabra
Sócio Nr. 238
Canon EOS 5D Mark IV | Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L IS II USM |
Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM | Canon EF 70-200mm f4/L USM | Canon EF 50mm f/1.8 STM | Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2909) |
AirplanePictures gallery (347) |
Instagram (668)
