APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: terça set 25, 2018 3:10 am

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jan 31, 2012 7:34 pm 
Desligado

Registado: quinta dez 03, 2009 1:11 pm
Citar:

Ryanair entra na rota de Palma de Maiorca: 3xw

Michael O’Leary, CEO da Ryanair, anunciou hoje a abertura da 34ª rota directa da companhia que dirige no Porto: Palma de Maiorca. A ligação terá inicio a 2 de Maio de 2012 e contará com 3 frequencias semanais (quartas-feiras, sextas-feiras e domingos) operadas com os insuspeitos Boeing 737-800 de 189 lugares. “O Porto conta agora com 6 destinos para o país vizinho e os Portugueses têm a oportunidade de conhecer uma das paradisíacas Ilhas Baleares. Palma de Maiorca é o destino perfeito de sol e praia tanto para férias em família ou férias a dois”, diz Daniel de Carvalho, director de comunicação da Ryanair, mostrando claramente qual será o público-alvo desta rota.

Serão introduzidos pela transportadora irlandesa 1.134 lugares por semana, em concorrência directa com os 2.600 gerados pela ligação diária da Air Berlin, num aumento de capacidade cifrado em 44% (excluindo voos charter).
A situação da Air Berlin no Porto é relativamente sólida no Verão (80% de ocupação média entre Abril e Outubro de 2011, apoio de grande parte dos operadores turísticos e conexões em PMI) mas bastante frágil no Inverno. O tráfego ponto-a-ponto entre o Porto e Maiorca é fraco durante essa altura, o que aliado à baixíssima competitividade do hub criado naquele aeroporto e à possível manutenção dos voos Ryanair pode levar a companhia alemã a tornar a operação do Porto sazonal. A bola está agora nas mãos da Air Berlin.

Imagem
A Ryanair será a sombra da Air Berlin a partir de Maio. Foto tirada por Daniel Nicholson

Os horários ainda não se encontram disponíveis, no entanto a Ryanair afirma que a partir de amanhã os interessados já poderão adquirir bilhetes no seu site.
http://aeroportodoporto.wordpress.com/2 ... iorca-3xw/

Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender
JetPhotos gallery (2666) | AirplanePictures gallery (345) | Instagram (640)

Imagem

MensagemEnviado: terça jan 31, 2012 8:52 pm 
Desligado

Resumindo: Bye Bye Air Berlin... :)

Canon EOS 6D
Canon EF 24-105mm f4/L USM * Canon EF 70-200mm f4/L USM * Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM * Canon EF 50mm f/1.8 STM * Canon EF 1.4x II Extender

Imagem

MensagemEnviado: terça jan 31, 2012 10:44 pm 
Desligado

Registado: terça mai 11, 2010 11:26 pm
:?: Será os futuros titulos de um avião da base do Porto
Citar:
Resumindo: Bye Bye Air Berlin... :)

MensagemEnviado: quarta fev 01, 2012 12:54 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:09 am
Quarta

FR7801 PMI-OPO 13:00 / 13:50
FR7802 OPO-PMI 14:15 / 16:55

Sexta

FR7801 PMI-OPO 13:00 / 13:50
FR7802 OPO-PMI 14:15 / 16:55

Domingo

FR7801 PMI-OPO 19:45 / 20:35
FR7802 OPO-PMI 21:00/ 23:40

MensagemEnviado: quarta fev 01, 2012 6:43 pm 
Desligado

Pena o voo de sexta fazer quase perder esse dia |o

Pedro Silva, quando pensares em marcar, avisa-me 8) :lol: ouu

Canon EOS 6D

Imagem

MensagemEnviado: quarta fev 01, 2012 8:06 pm 
Desligado

Registado: segunda set 01, 2008 9:10 pm
Antes de mais, é uma rota que desejava há bastante tempo, pena terem apostado numa estratégia de fazer sombra à AB, em vez de colmatarem dias sem voos.

Agora, não sei se quem escreve este blog anda por aqui ou se algum associado me pode explicar, mas o que se passa para essa "baixíssima competitividade do hub" de PMI? A AB tem como 4 principais hubs Duesseldorf, Berlin, Viena e Palma, sendo que todos têm usos diferentes. As novas taxas de voos a partir da Alemanha e as recentes obras no terminal de PMI parecem-me fazer deste uma alternativa interessante. Mesmo não sendo tão central como outros, acaba por garantir voos Alemanha/Austria-PMI e vice-versa com um load factor muito razoável em qualquer altura do ano, permitindo (mesmo não sendo base) durante o dia fazer ligações que de outra forma cairiam noutras companhias.

MensagemEnviado: quarta fev 01, 2012 11:21 pm 
Desligado

Registado: domingo fev 20, 2005 6:15 pm
Citar:
Antes de mais, é uma rota que desejava há bastante tempo, pena terem apostado numa estratégia de fazer sombra à AB, em vez de colmatarem dias sem voos.

Agora, não sei se quem escreve este blog anda por aqui ou se algum associado me pode explicar, mas o que se passa para essa "baixíssima competitividade do hub" de PMI? A AB tem como 4 principais hubs Duesseldorf, Berlin, Viena e Palma, sendo que todos têm usos diferentes. As novas taxas de voos a partir da Alemanha e as recentes obras no terminal de PMI parecem-me fazer deste uma alternativa interessante. Mesmo não sendo tão central como outros, acaba por garantir voos Alemanha/Austria-PMI e vice-versa com um load factor muito razoável em qualquer altura do ano, permitindo (mesmo não sendo base) durante o dia fazer ligações que de outra forma cairiam noutras companhias.
Saraiva, não te sei responder, mas a mim parece-me que apesar das recentes obras no terminal, a Air Berlin vai passar por momentos muito dificeis em Palma. Eu pelo menos vejo muito mais futuro na aposta de longo curso, no novo aeroporto de Berlin, na entrada da Etihad no seu capital, na entrada na One World.... Do que insistir num hub que tem os seus dias contados.
O mercado interno está condenado para companhias com a estrutura de custos como o da Air Berlin. A base da FR em PMI apenas vai acelerar o processo de retirada.
O futuro da Air Berlin está no longo curso. Exemplo disso é a rota DUS-LAS, recentemente inaugurada.

Abraço
PM

MensagemEnviado: quarta fev 01, 2012 11:54 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda out 25, 2004 3:25 pm
Perdoem-me a minha pergunta.
Mas vamos deixar de ver Air Berlim no Porto a partir de Maio, não? :cry:

MensagemEnviado: quinta fev 02, 2012 12:56 am 
Desligado

Citar:
Perdoem-me a minha pergunta.
Mas vamos deixar de ver Air Berlim no Porto a partir de Maio, não? :cry:
É o mais provável, amigo... Se já havia redução de frequências e algumas das ainda existentes já eram realizadas em aparelhos mais pequenos (A319, A320) em vez dos "normais" B738, então agora é o fim... :(

Canon EOS 6D

Imagem

MensagemEnviado: quarta fev 08, 2012 6:59 pm 
Desligado

Citar:
Agora, não sei se quem escreve este blog anda por aqui ou se algum associado me pode explicar, mas o que se passa para essa "baixíssima competitividade do hub" de PMI?
Saraiva, aqui tens a resposta que consegui arranjar do autor do blog :wink:
Citar:
De uma forma resumida o hub de Palma é essencialmente O&D Alemanha/Suíça/Áustria/Dinamarca – Palma, Península (Espanha) – Palma e Portugal-Palma no verão.

E no verão a AB tem resultados excelentes no Porto, ocupação média de 84% e uns 50.000pax. entre Abril e Setembro. Com isto consegue manter perfeitamente um voo diário e aproveitar as conexões. O problema é quando acaba Setembro. De Outubro a Março, a ocupação caí cerca de 30%, com meses em que quase toca os 40%! E se a AB mantinha há uns anos o voo diário no inverno, o que permitia que a ligação tivesse uma ocupação mais razoável (ainda assim má) porque apanhava bastantes pax. de ligação, agora chega a ter apenas 2xw! Se somarmos a isto que muitas das frequências ao centro da Europa são sazonais (este ano pior ainda, porque cortaram capacidade em 30%), temos a tal baixíssima competitividade do hub.

Há que perceber que este sistema funciona todo o ano para a maioria dos aeroportos espanhóis porque não há grandes alternativas. No Porto temos a LH, a IB, a TP, a SN (indirectamente a AZ e LX) e ligações a meia-europa, factores que juntos fazem com que o passageiro tenha alternativas muito melhores do que uma AB.

Com a entrada da Ryanair, o mais provável e eles tornarem a operação sazonal (conhecendo as pessoas que estão à frente da divisão ibérica, tudo é possível). Para ter sucesso em OPO eles tem que ligar directamente a DUS/BER/VIE (beneficiando assim PMI), como fazem nos aeroportos espanhóis onde a LH tem presença.
Cumprimentos

Canon EOS 6D

Imagem

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal