Caros,
Voando nas asas da Emirates.
A marcação da viagem:
Para a minha viagem inter-continental deste ano decidi visitar a Índia com dois amigos de infância no mês de março. Como quis correr a Meia-Maratona de Lisboa no dia 24, perdi a parte inicial da viagem deles e combinamos juntarmos ao final da tarde de dia 26 em Jaipur.
Tinha portanto que comprar os voos para a Índia. A escolha foi muito fácil e recaiu na Emirates por todos estes motivos:
- Bom preço (578,08€)
- Podia experimentar uma companhia com grande prestígio e qualidade.
- O facto do voo ser às 18h00, permitia-me correr a Meia Maratona de manhã e voar ao final da tarde, ganhando desde logo um dia na viagem.
- Flexibilidade na marcação da viagem, o que possibilitou fazer duas escalas (na ida e na volta) no Dubai e assim visitar uma amiga que uns meses antes trocou a TAP pela Emirates.
- Os meus amigos também viajavam na Emirates e o voo de regresso seria feito em conjunto.
A compra foi realizada no site da Emirates no dia 27/11/2012. Foi com facilidade que concluí a reserva e fiz o pagamento com o cartão de crédito. Nota positiva igualmente para a flexibilidade na escolha dos voos. Com vários voos diários entre os EAU e a Índia, torna-se fácil encontrar os voos com os melhores horários para a nossa viagem, inclusive escolher "stop overs" no Dubai.
Compra feita, restava-me aguardar pela estreia nos aviões da conceituada EK ...
O voo:
Dia: 24/03/2013
Companhia: Emirates
Voo: EK192
Rota: Lisboa – Dubai
Horário: LIS 18h00 – DXB 05h25
Avião: Boeing 777 300ER (A6-EBI) (cn 32785 – 1º voo em 23/11/2005)
Lugar: 25G (lugar externo no corredor)
Distância: 3821 mi / 6149 km
Ocupação: Mais de 90% (apenas 28 lugares livres)
Preço: 578,08€ (LIS-DXB, DXB-BOM, DEL-DXB e DXB-LIS)
Foi com o corpo cansado pelos 21km da Meia-Maratona em 1h33 que compareci no aeroporto de Lisboa a meio da tarde. Felizmente o aeroporto estava bastante calmo aquela hora. Fiz o check-in online no dia anterior e fui deixar a mala de porão no balcão específico. Depois foi passar pelo controlo de segurança e aguardar pelo voo no lounge da TAP, companhia que tem um acordo de "code share" com a Emirates nesta rota.
Área de check-in da Emirates em Lisboa:
A hora marcada fui até à porta de embarque. Fui dos últimos a entrar no avião e tudo foi feito com grande calma. O embarque dos mais de 300 passageiros fez-se recorrendo a ponte telescópica.
A área não Schengen do aeroporto de Lisboa, com publicidade a uma marca angolana:
O B777 da Emirates aquando do embarque:
O embarque:
Entrei por fim num avião da Emirates. Avião em bom estado de conservação, muito limpo e tudo muito arrumado. A longa rotação entre o EK191 e o EK192 ajudaram a que tudo fosse perfeito. Decoração em tons claros e agradável à vista, embora sem ser "algo de absolutamente espetacular".
O interior do B777 da Emirates:
As cadeiras da classe superior:
O WC:
Como o voo era realizado durante a noite escolhi um lugar nas filas do corredor. O assento era em tecido, apresentava o espaço indicado para viagens de longo curso e era dotado de um sistema de entretenimento individual chamado pela companhia de ICE (informação, comunicação e entretenimento).
O meu assento:
O sistema de entretenimento individual:
O comando do sistema de entretenimento:
Com todos os passageiros devidamente sentados, saímos da posição às 17h49 (-11m) e às 18h01 começamos a voar a partir da pista 03. Às 19h00 serviram um aperitivo e o jantar foi servido às 19h40. A refeição era composta de vários acompanhamentos e quanto ao sabor/gosto, nada de especial. Classificava de: "normal comida de avião". Passados 10m (19h50) passamos por um período de turbulência.
O aperitivo servido:
O jantar:
A tripulação, composta por dezoito elementos, tinha vários elementos que falavam português. As comunicações aos cliente a bordo foram maioritariamente feitos por uma assistente de bordo brasileira. Passaram várias vezes pela cabine a oferecer bebidas aos passageiros.
Informação sobre o voo EK192:
Às 0h58 aterramos no aeroporto do Dubai (+ 4h00 nos Emirados Árabes Unidos), 27 minutos antes da hora programada. Aterragem suave e a caminho do stand apareceram nos ecrãs individuais informações sobre o tapete onde podíamos recolher a nossa bagagem e sobre as portas dos voos de ligação. Pormenores é certo, mas são estes que fazem da EK uma das melhores companhias do mundo.
Indicações sobre os voos de conexão:
Informação sobre o tapete onde podíamos recolher a bagagem de porão:
O desembarque foi por ponte telescópica e decorreu com normalidade. O aeroporto do Dubai impressiona pelo tamanho e qualidade, sendo qualquer coisa de extraordinário. Aquela hora o aeroporto estava bastante calmo, pelo que foi fácil e relativamente rápido chegar à saída do mesmo, atendendo ao facto de ter de passar pelo controle de passaportes e recolher a bagagem.
O aeroporto do Dubai:
A recolha gratuita de carrinhos para as pequenas crianças:
A recolha de bagagem:
O A6-EBI (foto de Sarmad Al-Khozaie - Airliners)
Conclusão:
Um bom voo da Emirates. Pontualidade, avião em bom estado e confortável, bom sistema de entretenimento individual e tripulação em bom nível. O ponto negativo deste voo foi, na minha opinião, não ter sido servida uma refeição ligeira antes da aterragem. Foi este facto que impediu-me de dar nota máxima a este EK192.
Voltarei nos próximos dias com mais relatórios de voos na Emirates.
Um abraço,
Jopeg