Caros Amigos, de regresso à TAP …
Dia – 12.junho.2011
Companhia – TAP
Voo – TP0365
Londres (LHR) – Lisboa (LIS)
LHR 19h30 – LIS 22h10
Avião – A321 (CS-TJE) (Cn 1307)
Lugar – 11A (Janela na fila de emergência)
Comandante – Jorge Pessanha
Passageiros a bordo – 144 (cerca de 70% de ocupação)
Distância – 972 mi (1565 km)
Preço – 63,30£ (75,08€)
A viagem …
Depois de dois meses de muito trabalho, resolvi fazer umas ferias no início de junho. Escolhi visitar a Escócia de 5 a 11 (o relatório da viagem pode ser visto aqui:
http://www.voltaomundo.net/forum/viewto ... =86&t=6753 ) o que se revelou uma escolha acertada já que a Escócia tem paisagens deslumbrantes e Edimburgo é uma cidade muito interessante.
Para os voos, escolhi os seguintes:
-
Lisboa-Edimburgo na easyJet. Uma das mais recentes rotas da U2 em Lisboa. Um bom voo, muito pontual e com 144 passageiros a bord, a sua maioria britânicos.
- Edimburgo-Londres Stansted na easyJet. Um pequeno voo doméstico, muito pontual, praticamente lotado ... tal como o EDI-LIS, nota elevada para a easyJet .
- Londres-Heathrow na TAP. A empresa nacional tinha o melhor horário disponível (passar o máximo de tempo em Londres) e um bom preço.
No dia anterior tinha optado por voar para Stansted, pois tinha os melhores acessos à zona de Londres onde ia ficar alojado em casa de amigos. O autocarro entre Stansted e Stratford é bastante confortável e uma boa opção para chegar a Londres.
No domingo fui para Heathrow de metro, estava na estação de Arsenal e demorei quase 1h20 para chegar ao gigantesco aeroporto londrino. O preço é mais barato que o autocarro do dia anterior, mas acaba por demorar mais tempo e o conforto é bem pior. Depois desta experiência terei de ter alguma atenção na hora de escolher um aeroporto em Londres. Nem sempre o aeroporto mais central é aquele que melhor serve os nossos interesses.
No aeroporto de Londres não demorei muito tempo a fazer o check-in e na ocasião foi-me dito que já não havia lugares à janela. Marquei o 8B. Também foi rápido o controlo de segurança/Raio-X. Estava com medo de demorar muito tempo em filas, mas o aeroporto londrino estava rápido naquele final de tarde.
Quando cheguei à porta de embarque já lá estava o avião da TAP, um A321. Eu esperava um A320, pois era o que constava na minha reserva.
O A321 da TAP com um Oman Air (bonita a pintura !) por trás.
Ainda consegui “ver” uns aviões (mesmo através de dois vidros e muitos reflexos):
Um inglês (BMI) muito frequente neste terminal 1 – Star Alliance
Um sempre imponente A380, este da Emirates
A sala de embarque
A sempre enorme e intrigante fila de embarque.
Embarque, por manga, começou um pouco tarde tendo em conta o horário do voo.
Quando cheguei ao avião fiquei admirado por o mesmo não estar cheio e de me terem dito no check-in que não havia lugares à janela. Pensei, deve ter sido o voo anterior (LIS-LHR) que estava com muitos PAX e “as operações” mudaram de A320 para A321.
Como sempre fui dos últimos a entrar e sentei-me logo na fila 11 (fila de emergência e com imenso espaço). O mesmo fez outro PAX. O voo estava com apenas 144 passageiros pelo que havia muitos lugares livres neste avião com cerca de 200 lugares.
Passou o novo filme de segurança, pelo que observei, muitos passageiros não ligaram nada ao mesmo. A tripulação complementou o filme de segurança.
O avião estava impecavelmente limpo. Estofos em pele e confortáveis. Aqui e ali (assentos, alcatifa, etc.) o avião revela que já tem uns anitos de uso.
O meu assento
O cartão de segurança e a sempre excelente revista Up
Muito espaço nesta fila 11
Em plena fila de emergência
Já se começa a notar o peso dos mais de 10 anos de uso deste A321
Os monitores
Saímos dos calços 16m depois da hora (19h46) e depois foi o longo táxi até à pista 9R (penso ???). Descolamos 40m após a hora.
O comandante falou às 20h58 e pediu desculpa pelo atraso verificado. Segundo as palavras dele, tal deveu-se ao atraso na aterragem em Londres no voo anterior (LIS-LHR) devido ao muito tráfego. Pelo que sei é uma situação normal em Heathrow. Gostei da humildade em apresentar desculpas pelo atraso, mesmo que a causa do problema não fosse da responsabilidade da TAP.
O voo, a 37000 pés, corria calmamente e sem turbulências.
A voar
Às 20h41 começou o serviço de bordo a cargo dos 5 PNC presentes. Tripulação muito profissional e simpática, especialmente as senhoras com mais anos. Conseguiram fazer com 5 elementos o que dantes era feito com 6, sem que os passageiros notassem qualquer diferença.
A refeição oferecida
Gelatina com ananás
Em relação à comida servida, gostei bastante da nova sandes. Gostei do pão, das azeitonas e do fiambre (não comi o vegetal). A gelatina com ananás também é agradável. Para beber, um bom sumo de maça da Compal. Nota alta para a qualidade da comida servida !.
A aproximação à pista 03 de Lisboa foi por cima da Estrada Marginal (não chegamos a ir à Costa da Caparica), talvez para minimizar o atraso. A seguir a aterragem (22h28), houve uma travagem forte e saímos logo no primeiro taxiway. Fiquei com a ideia que o comandante quis chegar o mais rapidamente ao stand para assim anular parte do atraso com que saímos de Londres.
O CS-TJE (foto de Paulo Carvalho – Airliners)
Pese embora o ligeiro atraso, muito por culpa do gigantesco tamanho de LHR, este foi um voo muito agradável.
Avião confortável, tripulação impecável, refeição em bom nível … nota alta para este voo da TAP !
Um abraço,
João Pedro