O meu obrigado aos dois pelos comentários!
Citar:
A primeira foto é comida para passaros, mas é comida.
Temos o escritorio, muito bem.
Penso que agora vêm os aviões
Dá-lhe Seabrinha

Os aviões começam em força no próximo post, esperem só mais um bocadinho
Depois do cockpit foi altura de ir buscar as malas. Aquilo é bom para quem gosta de fazer exercício físico

Desde a nossa porta de saída até à zona de recolha de bagagens vão uns largos minutos! Este aeroporto sofreu obras recentemente e é agora uma importante base da companhia alemã Air Berlin.
Depois de tudo feito, fomos levados ao hotel Las Arenas, que me fora recomendado pelo Pedro Silva, situado na região de Ca´n Pastilla. Mas quando chegámos à recepção, foi-nos dito que aquele hotel estava com problemas de lotação. Fomos então reencaminhados para um da mesma companhia, o Iti Fashion Hotel Nautic, situado a 200m do Las Arenas. Este último foi renovado há pouco tempo e tem bastante qualidade. Para quem quiser mais informação:
http://www.lti.de/cms/website.php?id=/e ... nautic.htm
Podem ver na seguinte imagem a localização dos dois hotéis, bem como a curtíssima distância ao aeroporto.
Anexo:
hoteis.jpg [ 255.15 KiB | Visto 15881 vezes ]
Ambos estão muito bem localizados, quando se refere a distância ao aeroporto e aos sítios de spotting, como depois vos vou mostrar.
Depois do jantar, fomos arrumar tudo para o quarto e eu fui para a varanda. Não sabia as frequências de Palma, mas fiz um scan no rádio e rapidamente descobri o ATIS. No ATIS dizem-nos a frequência de ground (clearance) e na do clearance dão a frequência da torre aos aviões. Ou seja, fácil de descobrir tudo, pois está tudo interligado. Aqui deixo as principais para quem lá for e tiver rádio.
PMI ATIS 119.250
PMI Ground 123.875
PMI TWR (Arrivals) 118.300
PMI TWR (Departures) 118.450
Em Palma, há quatro pistas: 06L, 06R, 24L e 24R
Anexo:
pistas.jpg [ 182.04 KiB | Visto 15881 vezes ]
Normalmente as usadas são as 24, mas as 06 também se usa com alguma regularidade, mais no Verão. Para partidas usa-se sempre a pista direita e para chegadas a pista esquerda, sendo: Partidas 06R e 24R e Chegadas 06L e 24L. Ou seja, da praia só se vêem os movimentos da pista 06, pois aterram e descolam para o lado do mar. Há excepções, mas são mesmo muito raras. Apesar disso, cheguei a vê-las. Principalmente de noite é que acontecem.
Estava na varanda virada para os movimentos da pista 06L (pedido especial) quando no rádio ouço um callsign estranho, algo parecido com "Solinair" (depois viria a constatar que era "Solid Air"), que estava a fazer uma aproximação ILS à pista 06R

Coisa muito rara mesmo, tanto que não vi mais nenhum caso idêntico nos outros 8 dias. Pus as definições que normalmente coloco para fotos nocturnas a objectos em movimento (exemplo: Tv 1/30 ISO12800). Percebo de imediato que é um privado. E até lhe consegui apanhar a matrícula!

PH-JCI. Segundo avião novo de Palma de Maiorca (o primeiro foi um Berlin, D-ABKL, estacionado à nossa beira).
PH-JCI - Raytheon Aircraft Co 390 Premier 1 - Solid Air
Anexo:
PH-JCI.jpg [ 606.93 KiB | Visto 15881 vezes ]
Muitos de vocês se calhar nem registariam (e eu respeito, assim como gostava que respeitassem a minha maneira), mas a minha filosofia é diferente. Desde que se veja minimamente a matrícula, mesmo em fotos muito más em condições extremas, registo...
A noite já ia avançada e eu continuava na varanda, enquanto os meus pais dormiam. Era a expectativa pelos dias seguintes e a felicidiade pela concretização de mais este objectivo, a spotting trip. Deitei-me já passava das 02h30, adormeci lá para as 03h... Foi o dia que dormi menos, tendo acordado às 07h para ir fotografar para a varanda
O primeiro dia está relatado, talvez ainda hoje comece o segundo, com muitos aviões
Cumprimentos!