APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda out 02, 2023 4:27 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça ago 02, 2011 3:55 pm 
Desligado

Registado: sábado jun 12, 2004 4:08 pm
Depois de ter voltado de Frankfurt Main fizeram-me um convite para uma Spotting Trip com um formato diferente. Fui para Hahn para me encontrar com um amigo e de carro iríamos passar por alguns aeroportos

Voo: Ryanair FR 5713
Data: 10 de Julho de 2011
De: Aeroporto Internacional de Faro (FAO/LPFR)
Para: Frankfurt-Hahn Airport (HHN/EDFH)

Check-in:39
Porta de Embarque: A53
Hora para embarque: ???
Hora real do início do embarque: 18:01
Stand onde se encontrava o avião parqueado: 18
Avião: Boeing 737-800, EI-ENS
Lugar: 33F
Hora prevista para a partida: 18:25 LT
Hora real de partida: 18:44 LT

Altitude máxima: FL360

Hora prevista para a aterragem: 22:25 LT
Hora real de aterragem: 22:23 LT
Stand onde parqueou o avião: A2

Sem bagagem de porão, segui directamente para as partidas. O controlo de segurança foi muito demorado devido ao número de partidas que houve naquela tarde. Nos ecrãs dizia que a porta de embarque para o meu voo seria anunciada às 18 horas. Estava a ouvir música e nem reparei que às 17:36 já tinham anunciado a porta de embarque. Fui à pressa para a porta A53 e a fila era enorme.

Por sorte, não me obrigaram a colocar a mochila na "gaiola" que a Ryanair estabelece como as medidas máximas da bagagem de cabine. Passo pelo controlo dos cartões de embarque e deparo-me com o A318 privado que esteve em Faro durante alguns dias.

VP-CKS | A318 | National Air Services
Imagem

A foto não ficou grande coisa, mas eu iria a reencontrar-me com ele mais tarde...

O "meu" avião a chegar ao stand 18
EI-ENS | B737-800 | Ryanair
Imagem

O embarque começou às 18:01. Como em todos os Ryanairs em Faro, o embarque é feito a pé, pelas saídas de emergência das mangas até ao stand.

Imagem

Imagem

Entrei pela porta de trás e sentei-me logo no primeiro lugar à janela que ainda não estava ocupado. O lugar foi o 33F, a última fila. Sendo a pista 28 em uso tive preferência em sentar-me no lado direito do avião para tirar umas fotos que há muito desejava.

Com a confusão de sempre, os passageiros demoram em sentar-se e uma das assistentes de bordo comunica aos passageiros: "Senhores passageiros, pedimos que se sentem nos vossos lugares para proceder à contagem e o voo não atrasar". Eles querem é ouvir a corneta. O que vale é que o voo saiu com 19 minutos de atraso.

Às 18:35 começou o push-back e após alguma espera seguimos para a pista 28. Esperámos um pouco na hold-short para aterrar um B737-300 da Jet2.

VP-CSK | B737-800 BBJ2 | Sultan Al-Kabeer
Imagem

Atrás de nós vinha este avião.
F-GHZA | B737-800 | Transavia France
Imagem

Às 18:44 alinhámos na pista 28 e descolámos em direcção a Hahn.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Subimos até aos 36000 pés. Durante todo o voo houve publicidade aos artigos que a Ryanair vende em todos os voos. Bebidas, snacks, perfumes...

Imagem

Por volta das 21:55, hora local, começámos a descida para a pista 03 de Hahn.

Imagem

Às 22:23 aterrámos. Chegando antes da hora prevista de aterragem os passageiros têm direito ao toque da corneta. Ainda o avião não tinha tocado na pista e já havia aplausos na cabine. Assim que aterrámos, parou tudo.

Imagem

Seguimos para o stand A2. O primeiro avião que vi foi um MD-11F da Aeroflot Cargo. A viagem tinha terminado e ainda não tinha definido qual seria o aeroporto para onde seguíamos. Fizemos um briefing e fizémo-nos à estrada até... (continuação no tópico apropriado, fiquem atentos :mrgreen: )

MensagemEnviado: terça ago 02, 2011 5:41 pm 
Desligado

Registado: segunda set 01, 2008 9:10 pm
Citar:
(continuação no tópico apropriado, fiquem atentos :mrgreen: )
Fico à espera com expectativa :wink:

MensagemEnviado: terça ago 02, 2011 6:41 pm 
Ligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Promete, promete :D

MensagemEnviado: terça ago 16, 2011 6:21 pm 
Desligado

Registado: sábado jun 12, 2004 4:08 pm
Depois do almoço fui para o terminal do aeroporto de Hahn. A zona das partidas está dividida em duas partes. A zona A é para as outras companhias e a zona B para a Ryanair.

Voo: Ryanair FR 5712
Data: 13 de Julho de 2011
De: Frankfurt-Hahn Airport (HHN/EDFH)
Para: Aeroporto Internacional de Faro (FAO/LPFR)

Check-in: Zona B - 17 a 19
Porta de Embarque: 8
Hora para embarque: ???
Hora real do início do embarque: 16:06 LT
Stand onde se encontrava o avião parqueado: A6
Avião: Boeing 737-800, EI-DAL
Lugar: 17F
Hora prevista para a partida: 16:30 LT
Hora real de partida: 16:45 LT

Altitude máxima: FL3??

Hora prevista para a aterragem: 18:30 LT
Hora real de aterragem: 18:22 LT
Stand onde parqueou o avião: 14

No controlo de segurança são logo impostas as regras da bagagem de mão da Ryanair. Só uma peça de bagagem por pessoa, não pode passar dos 10 kg... Ao primeiro sinal de abertura das portas forma-se uma fila. Eu fiquei um pouco atrás e pensei que não conseguisse arranjar um lugar à janela. Às 15:41 houve o sinal de que iam abrir a porta de embarque mas só abriu às 16:06. O embarque é feito a pé pela placa e os aviões estão estacionados ao estilo de um terminal rodoviário. Em cada stand tem uma placa a dizer o destino do avião! Gostei imenso deste pormenor.

Por azar, estava a chover e o avião para Faro estava nos últimos stands. Com a demora do embarque, fiquei nas escadas do avião a apanhar chuva. Ao entrar procurei logo um lugar à janela. Sentei-me no lugar 17F onde fica uma saída de emergência. A meu ver fiz uma boa escolha porque, como é normal, o espaço entre o meu banco e o banco da frente é grande.

Não quis tirar a foto com flash, mas dá para perceber o espaço que vos falo.
Imagem

Às 16:37 começou o push-back. De seguida taxiamos para pista 21. Ainda há tempo e oportunidade de fotografar uns aviões na placa.

VP-BDQ | MD-11F | Aeroflot Cargo
Imagem

RA-82078 | Antonov An-124 | Volga-Dnepr
Imagem

Às 16:44 alinhámos à pista 21 e descolámos.
Imagem

Imagem

Imagem

Perto das 18 horas, hora de Portugal, começámos a descer para aterrar em Faro.
Imagem

Imagem

Às 18:22 aterrámos na pista 28 e seguimos para o stand 14. Chegámos antes da hora prevista, portanto houve direito ao toque da corneta e aplausos.
Imagem

D-ABCC | A321 | Air Berlin
Imagem

EI-DAL | B737-800 | Ryanair
Imagem

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido