APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda out 02, 2023 5:01 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta set 07, 2011 9:58 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

Voo interno na Turquia …

Data: 26/08/2011
Companhia: Anadolu Jet (a operar para a Turkish Airlines)
Voo: TK 7231
Antalya (AYT) - Istambul = Sabiha Gokçen (SAW)
AYT 08:40 – SAW 09:45
Avião: A320 TC-JAI (Cn: 3259)
Lugar: 14A
Distância: 287 mi / 462 km
Preço: 59,00 TL (reservado em 13/02/2011) – Cerca de 24€ ao câmbio de hoje.

A preparação:
No planeamento destas férias optei por visitar primeiro o sul da Turquia e depois viajar até Istambul, o meu principal ponto de interesse nesta viagem. Tinha portanto que comprar um voo entre Antalya e Istambul. Depois de uma consulta na internet reparei que voos entre estas duas cidades era coisa que não faltava. O passo seguinte foi escolher o voo cujo horário e preço fossem de acordo com as minhas pretensões.

A escolha acabou por recair num voo da Turkish Airlines, mas operado por uma companhia sua “parceira”, a Anadolu Jet. Queria sair ao início da manhã e este voo das 8h40 parecia-me o ideal. Se fosse hoje teria optado por um voo ligeiramente mais tarde.

A compra foi feita no site da Turkish Airlines sem nenhum problema. O mesmo se passou com o pagamento através de cartão de crédito.

Fiquei com pena de não ter voado diretamente na companhia de bandeira da Turquia, a Turkish Airlines … mas restou a compensação de ter voado em mais uma companhia nova para mim.

O voo:
Cheguei ao aeroporto de Antalya num “transfer” do próprio hotel e fui diretamente para o terminal doméstico fazer o check-in na Turkish Airlines. Este processo foi rápido e em menos de 5 minutos tinha o cartão de bordo comigo e a mala de porão despachada.

O aeroporto de Antalya é muito moderno, espaçoso e confortável. Nota máxima para esta infraestrutura turca !. E se as condições do terminal são excelentes, então o que dizer do tráfego …

O moderno e confortável aeroporto de Antalya
Imagem

Antalya é um autentico paraíso para os spotters !!! Fiquei admirado com tanto movimento e com os modelos/companhias que ali podemos encontrar. Sendo um dos principais pontos turísticos da Turquia, o 7º país do mundo que recebe mais turistas, Antalya conta com muitas companhias a voar para lá, com destaque para as companhias da ex-URSS, um dos principais emissores de turistas nesta região.

Os voos domésticos daquela manhã
Imagem

Depois de muitas fotos tiradas, lá me apresentei na porta de embarque n.º 6 para dar início a este meu voo. O embarque foi por manga e decorreu sem problemas.

A porta de embarque (o símbolo da Star Alliance devido a ser voo Turkish Airlines)
Imagem

O avião do meu voo, o A320 TC-JAI
Imagem

O avião deste voo foi um dos dois A320 da companhia turca. Dispõe de uma só classe e 180 lugares e o seu interior apresentava um bom estado de conservação. É um avião que fez o seu primeiro voo em 2007. Confortável para um voo como este de curta distância. Segundo a revista de bordo da companhia, esta conta com mais 20 aviões (10 B737-700 e 10 B737-800).

O meu assento:
Imagem

O espaço para pernas (1m72 de altura):
Imagem

A cabine:
Imagem

A tripulação fez a demonstração de segurança e teve um discurso específico para as filas de emergência, a 12 e 13.

O cartão de segurança:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Às 8h51 (+ 11m) iniciamos o push-back. Oportunidade para fotografar mais aviões parados na placa de AYT. A pista utilizada para a descolagem foi a 36R (ILS Cat II) e às 9h06 estávamos a voar.

O inicio do voo:
Imagem

A cidade de Antalya do lado esquerdo
Imagem

A tripulação PNC de 4 elementos, todas do sexo feminino, serviu-me a refeição às 9h24. Uma refeição simples, mas ainda assim positiva para um voo tão curto. O site da Turkish Airlines avisava para o facto dos padrões de serviço desta companhia não serem os mesmos da “casa mãe”.

A simples refeição servida
Imagem

O único entretenimento a bordo, a revista da Anadolu
Imagem

A frota:
Imagem

O voo foi muito calmo em termos de turbulência e às 9h56, precisamente 50 minutos de voo, aterrávamos em Istambul no aeroporto de Sabiha Gokçen (SAW) situado na parte asiática da cidade. O avião imobilizou-se às 9h59 e o desembarque foi por manga.

A chegada à fantástica cidade de Istambul
Imagem

Imagem

Uma vez mais achei este aeroporto muito bom. Funcional, espaçoso, bem organizado e com espaço para uma possível expansão. Apanhei um autocarro até ao porto e daqui um barco para a parte europeia de Istambul. A viagem demorou 1h no autocarro e cerca de 20m no barco. Estava finalmente em Istambul …

A320 TC-JAI (Foto de F-WOWW in Jetphotos)
Imagem

Em resumo:
Agradável este voo doméstico na Turquia. Um bom voo da Anadolu Jet !. Avião em bom estado, tripulação sem nada a apontar, bom preço e pontualidade. Companhia aprovada ! …

cumprimentos,

João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: quinta set 08, 2011 9:25 am 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Citar:
Antalya é um autentico paraíso para os spotters !!!
João P. Gomes
Ora aqui está uma máxima do nosso hobby :mrgreen:

João, espero que Antalya seja para repetir e obrigado pelo report (gosto)

MensagemEnviado: quinta set 08, 2011 11:54 am 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Muito bom João. A Turquia é um país a incluír na lista de visitas, vi recentemente um spotting report em IST fantástico, um shopping com esplanada virada para a principal pista...
http://www.airliners.net/aviation-forum ... in/197322/

MensagemEnviado: sábado set 10, 2011 10:42 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:20 am
Bom report João!
Obrigado pela partilha!

Imagem

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido