Caros,
A minha estreia com a Lufthansa …
Data: 30/08/2011
Companhia: Lufthansa
Voo: LH 1299
Istambul (IST) – Frankfurt (FRA)
IST 13:55 – FRA 15:40
Avião: A321 D-AISF (Cn: 1260)
Lugar: 5A
Distância: 1160 mi / 1867 km
Preço: 256,88€ (LIS-BRU-HAJ e IST-FRA-LIS)
Depois de praticamente 200 voos comerciais consegui (finalmente) experimentar a poderosa Lufthansa, tida por muitos como a melhor companhia europeia. Diversas circunstâncias (rotas, preços, horários, etc.) levaram-me a nunca ter voado nesta companhia alemã.
Nestas férias decidi conjugar a Alemanha com a Turquia e comprei um “complicado” bilhete entre Lisboa e Hanôver – com escala em Bruxelas – pela Brussels Airlines, sendo que o regresso seria a partir de Istambul utilizando a Lufthansa e a TAP.
O voo:
Uma vez chegado ao aeroporto de Istambul Ataturk (IST), o principal aeroporto da cidade e situado na parte europeia, as preocupações com o terrorismo obrigam a um controlo de raio-X, que foi feito em aproximadamente 5minutos.
O check-in foi muito rápido, cerca de três minutos, o mesmo não se pode dizer do controlo de passaporte. Perdi aqui quase 30 minutos, fica a chamada de atenção para quem no futuro utilizar este aeroporto para voos internacionais.
O check-in:
Recebi um convite para um dos lounges vip do aeroporto, onde aproveitei para comer qualquer coisa e aceder à internet.
Um dos lounges do aeroporto de IST:
O embarque foi pela porta 224 e à entrada da porta novo controlo de segurança (raio-X) e de cartão de embarque + passaporte.
O A321 já na manga em Istambul:
Quando cheguei à sala de embarque já lá estava o A321 de nome Lippstad. O embarque, através de manga, foi organizado e rápido. A recepção por parte da assistente de bordo foi muito simpática e sorridente. Aproveitei para perguntar se o voo estava cheio e foi-me dito que sim, que tínhamos 12 passageiros na C (executiva) e 172 na Y (económica).
Um assento da executiva:
O avião em ótimo estado de conservação e limpeza, apresentava uns estofos em pele e pouco espessos, penso serem da Recaro. Nenhum sistema de entretenimento estava disponível neste avião para além da revista de bordo da LH.
O meu assento:
A cabine:
A revista de bordo da companhia:
O comandante fez a sua apresentação. Houve informações de segurança (gravação) também em língua turca. Às 14h06 (+ 11m) saímos da nossa posição. Depois de uma longuíssima espera, começamos a voar às 14h44 na pista 17R.
O cartão de segurança:
Uma enormidade (38m) o tempo de espera para descolar:
A descolagem de IST:
A refeição foi-me servida às 15h07. Uma “normal” comida de avião, frango com molho à base de tomate acompanhado com arroz e legumes. O tabuleiro era ainda composto de uma garrafa de água, um pacote de manteiga, um pão e quando me perguntaram o que ia beber, escolhi o (meu) tradicional sumo de maça. No final da refeição optei por um chá. Refeição apenas mediana … Não sei se devido à hora do voo ou se devido à distância, foi servida uma “refeição completa” em vez de uma simples sandes e isso é de salutar.
A refeição:
O cmdt. falou novamente às 16h03 e apresentou os dados da rota. Voávamos a 11000m de altitude sobre a Hungria.
A voar:
Foi oferecida mais uma bebida (água e sumos).
Às 4h29 a companhia iniciou as vendas “duty-free”. E às 5h01 surgiu o sinal de apertar cintos de segurança, começávamos a descer para Frankfurt.
A descida para Frankfurt:
Já na parte final do voo, depois de pedirem desculpa pelos 15m de atraso na aterragem devido à demora na descolagem em Istambul, os passageiros foram informados acerca das portas de embarque dos voos de ligação mais próximos. Houve preocupação pelos muitos passageiros em ligação e informaram ainda que havia uma equipa de “transferências rápidas” para colocar os passageiros nos voos que saíam dentro de poucos minutos.
Aterramos suavemente em FRA às 17h15 (-1h na Alemanha = 16h15) e depois houve uma forte travagem de modo a deixarmos logo ali a pista e apanharmos o taxiway mais rápido para a manga. O desembarque foi rápido e já havia uma equipa de fronteiras/passaportes à espera dos passageiros em ligação imediata. Eficiência alemã …
Aterragem no gigantesco FRA:
O A321 Lippstad já em Frankfurt
A321 D-AISF (foto de Simon Reichert - Airliners)
Em resumo:
A Lufthansa merece nota largamente positiva neste voo, mas não nota máxima. Faltou uma refeição acima da média e um sistema de entretenimento a bordo.
Tripulação simplesmente excelente !, preocupação com os passageiros em ligação , avião em excelente estado e a tradicional eficácia alemã … razões para o sucesso da Lufthansa neste voo.
Os outros voos (em resumo):
Dia = 17.agosto.2011
Companhia = Brussels Airlines
Voo = SN 3814
Lisboa (LIS) – Bruxelas (BRU)
Avião = B737-300 / OO-VEG
Voo pontual (+10 no push-back). 127 passageiros a bordo. Avião já com alguns anos e um pouco apertado, mas como viajei na fila de emergência e sem ninguém ao lado até que foi uma viagem confortável. Nota positiva para este voo !
OO-VEG (foto de Sérgio Domingos – Airliners)
Dia = 17.agosto.2011
Companhia – Tyrolean Airways (voo para a Brussels Airlines)
Voo = SN 2639
Bruxelas (BRU) – Hanôver (HAJ)
Avião = DHC 8 – 402Q Dash 8 / OE-LGC
Um mês depois voltei a fazer o mesmo voo e no mesmo avião, o Dash OE-LGC. Cerca de 20/25m de atraso na partida, ocupação na casa dos 50% e com 4 passageiros que chegaram atrasados do voo TP LIS-BRU. A bordo também alguns executivos alemães com a tradicional pasta na mão, fato e camisa sem gravata. Foi oferecido um bolo e uma bebida grátis. Embarque e desembarque por autocarro e algum atraso à chegada. Um bom voo !
OE-LGC (foto de Mark Mahu – Airliners)
Dia = 30.agosto.2011
Companhia = TAP
Voo = TP 579
Frankfurt (FRA) – Lisboa (LIS)
Avião = A320 CS-TNM
Um voo sem história. Embarque por manga, pontual (+4m no push-back), tripulação simpática, Cmdt. Pedro Barroso, voltei a gostar do sabor da sandes servida, aterragem antes da hora na pista 21. Já se nota o peso dos anos neste CS-TNM, mas ainda é um avião confortável. Ocupação na casa dos 70/80%. Nota positiva para este voo da TAP.
CS-TNM (foto de José Jorge – Airliners)
Um abraço,
João Pedro