A Suécia é daqueles paises que... não há palavras. Quem lá esteve já sabe o que a casa gasta quem nunca lá esteve deveria ir lá pelo menos uma vez. O mesmo se aplica aos restantes paises Escandinavos.
No dia 22 de Setembro fui com um amigo à segunda maior cidade Sueca: Gotemburgo, na costa oeste. A rota escolhida foi Faro - Londres Stansted - Gotemburgo Saeve na Ryanair, ficando os 4 voos por não mais do que 110 euritos. Cheguei a Stansted a bordo do EI-DHG no inicio da noite, tendo partido pelas 7 da manha do dia seguinte no EI-EMD. O tempo à chegada nem estava muito mau, com algumas abertas e temperaturas até bastante agradaveis. Este aeroporto foi dos mais pequenos onde já estive e os transferes de autocarro de e para o centro acompanham o fluxo de movimentos comerciais o que é muito conveniente. A viagem até centro demora cerca de 15 minutos atravessando as verdes paisagens suecas.
Fiquei em Gotemburgo 5 dias e 4 noites e apesar da cidade não ser muito grande, é muito agradavel para um passeio e para relaxar por uns dias.
Bem, para a malta que gosta de sair à noite, tomem nota desta palavra: Valand. Apenhem o tram até esta estação e logo verão

. São dezenas de bars e clubs porta sim, porta sim, muitos com fila de espera. Esoclher é fácil... qualquer um serve

. Estive num do qual não me recordo do nome, em que não havia fila para entrar [mas que se pagava 150SEK] e lá dentro a fauna local era qualquer coisa digna de um filme

.
A nightlife de Gotemburgo é qualquer coisa de chocante. As noites de sexta e sábado são
amazing, já as de domingo e segunda são bem menos mexidas...
Na terça dia 27 de manhã regressei a Stansted no EI-ENY, registando ainda no aerporto um Wizz Air, um Saab 340 a operar para a Gotlandsflyg e um bizjet Dinamarquês. Um vez em territória da Ryanair, fiz spotting durante umas duas / três horitas e embarquei para Faro (EI-DWI), onde cheguei já passava das 23.
Gotemburgo foi uma excelente surpresa. Ando com vontade de lá voltar ainda este ano e a ver se encaixo este destino numa viagem qualquer

...