Caros, a minha estreia com a WizzAir
Dia: 28/11/2011
Companhia: WizzAir
Voo: W6 8064
Rota: Barcelona – Vilnius
Horário: BCN 22h20 – VNO 02h30 (+1)
Avião: Airbus A320 (HA-LWC) (cn 4323 – 1º voo em 21/05/2010)
Lugar: 27A (janela)
Distância: 1406 mi / 2262 km
Ocupação: 148 passageiros (82%)
Preço: 35,99€ (29,99€ tarifa + 6€ taxa cartão crédito)
A WizzAir é uma companhia de baixo custo que opera sobretudo no leste da Europa, o local da sua fundação. Hoje deve ser a terceira maior companhia de baixo custo (CBC) do continente e vai sobrevivendo ao "duopólio Ryanair/easyJet".
Os seus 36 aviões, todos A320, operam 65 destinos. Um destes destinos é Vilnius, uma das 5 capitais da UE que me faltava conhecer. Juntando este facto com viagens baratas e uns dias de férias disponíveis, decidi ir visitar Vilnius ...
Para chegar à capital da Lituânia escolhi fazer os seguintes voos: Lisboa–Barcelona na easyJet e este Barcelona–Vilnius na Wizzair. Para sair da cidade escolhi um Vilnius–Bremen na Ryanair. Passado uns dias fiz um Berlim-Lisboa para regressar a Portugal.
O voo LIS-BCN da easyJet foi muito pontual, pelo que tive de esperar praticamente cinco horas por este BCN-VNO no aeroporto catalão. Aproveitei para ler e jantar, já que o voo da Wizz partia tarde (22h20).
Os voos da noite em BCN
O avião já em Barcelona
O avião chegou cedo à porta de embarque e cedo começaram a chamar os passageiros com destino a Vilnius. O embarque, através de manga, foi rápido e ordeiro. Chegado ao avião reparei que as primeiras filas e as filas de emergência, as mais espaçosas, estavam reservadas para quem se dispôs pagar um extra por estes lugares.
A sala de embarque
O embarque com o medidor de bagagens da companhia
Os lugares reservados nas filas mais espaçosas
A configuração deste A320 é de 180 passageiros (30 filas X 6) numa só classe, os bancos são em pele num tom violeta forte, a revista de bordo e o cartão de segurança estão originalmente colocados numa ranhura na parte superior dos assentos. Tirando um ou outro aspeto, o avião exibia um bom estado de conservação, demonstrando ser recente.
Os interiores da WizzAir (foto de Laszlo Gyori - Airliners)
O meu assento
A bolsa de arrumação
O avião apresentava uma boa ocupação e muitos passageiros com apenas bagagem de mão, pelo que espaço para as malas não abundava. Para agravar este facto, uma bagageira estava inoperacional. Mas com jeitinho tudo se arranjou ...
Com todos os passageiros já sentados, a tripulação PNC composta por 4 elementos fez a habitual demonstração de segurança e às 22h14 (-6m) o avião saiu da manga. Começamos a voar às 22h33 utilizando a pista 25L. Cerca de 50 minutos passados a tripulação iniciou o serviço de bordo.
A revista da companhia
O cartão de segurança
Como na generalidade das "baixo custo", a refeição a bordo é paga. Como já tinha jantado, comi apenas um chocolate Twix pelo qual paguei 1€. Para terem uma ideia dos preços, posso dar os seguintes exemplos: Coca-cola 0,33l ou água 0,5l 2€, sumos ou cerveja Heineken 3€, sandwich em baguete ou triangulo 4€, sandwich em pão ciabatta 3€ e café 2€.
A tripulação não "morria de simpatia", como geralmente acontece no Leste da Europa, mas cumpriu a sua tarefa com profissionalismo e sem nada a apontar.
Desembarque a pé até ao terminal, o primeiro contato com as baixas temperaturas da Lituânia.
O A320 HA-LWC (foto de Dejan Milinkovic - Airliners)
Os restantes voos:
Lisboa – Barcelona na easyJet.
Avião A319 com o registo G-EZFY, voo muito pontual, ocupação entre 100 a 120 passageiros, embarque e desembarque por manga e nada de especial a apontar. Boa nota para este voo da easyJet.
O A319 G-EZFY (foto de A. Muniz Zaragueta – Airliners)
Vinius – Bremen na Ryanair.
Boeing B737-800 com a matricula EI-EFD. Voo pontual (+7m no push-back). Cerca de 150 passageiros. Publicidade ao turismo do longínquo Peru nas bagageiras do avião. Embarque e desembarque a pé.
O B738 EI-EFD (foto de Javier Rodriguez – Airliners)
Berlim – Lisboa na easyJet.
Bom voo por parte da easyJet. O avião para este voo foi o A319 G-EZDD. Embarque a pé e desembarque por manga. Push-back antes do horário (-6m), apenas 69% de ocupação e chegamos a Lisboa 25m antes do horário previsto, o que deu origem a um discurso bem humorado por parte do comandante: «isto não é normal na companhia, devemos ter batido o recorde do mundo da easyJet».
O A319 G-EZDD (foto de Georg Noack – Airliners)
Em resumo:
Uma boa estreia na WizzAir. Um voo sem grandes “requintes”, é certo, mas a companhia cumpriu no que é essencial: segurança, pontualidade e um bom preço. Gostei da Wizzair e pondero voltar a viajar com esta companhia se as rotas, horários e preços forem interessantes.
cumprimentos,
João P. Gomes