Deixo aqui o meu relatório sobre Bratislava disponível no forum de viagens Voltaomundo.net:
Bratislava
A capital da Eslováquia ...
Bratislava é a capital da Eslováquia, um país recente que até 1992 fazia parte da Checoslováquia, no antigo “Bloco do Leste”. Hoje é um país independente, aderiu à NATO e à União Europeia e já faz parte do grupo de países que utiliza o Euro.
O país conta com 5.5 milhões de habitantes e a principal cidade, a sua capital Bratislava com 427 mil habitantes. É uma cidade pequena, longe da dimensão das suas vizinhas Praga, Budapeste e Viena. Esta proximidade com as outras capitais acaba por trazer-lhe alguma vantagem em termos de turismo, pois muitos dos visitantes de Budapeste, Praga e Viena acabam por vir até Bratislava, nem que seja apenas um só dia. Foi o que fiz e que agora passo a contar…
Estava alojado na vizinha cidade de Viena a apenas 60km de Bratislava, a mais curta distância entre capitais europeias, acordei cedo e apanhei o metro até ao terminal rodoviário. Apanhei um autocarro da Blaguss (ver:
http://www.blaguss.at/en/home ), numa viagem que custou apenas 6€ e demorou cerca de 1h, apenas fazendo uma curta paragem no aeroporto internacional de Viena.
O autocarro deixou-me numa paragem praticamente por baixo da ponte Nový Most. A partir daqui apanhei a bonita avenida Hviezdoslavovo námestie que me levou em direção ao centro da cidade.
Autocarro que faz o percurso entre Viena e Bratislava
Os campos entre as duas capitais
Praça à entrada da Hviezdoslavovo nám.
A avenida Hviezdoslavovo
A avenida, além de muitas arvores, conta com peças de arte
Ao fundo desta avenida temos o Teatro Nacional
A partir daqui segui por ruas mais centrais e mais estreitas até à zona central. Foi aqui que vi o Cumil, uma estátua inaugurada em 1997 e que já é um dos símbolos da cidade.
O Cumil
Um curioso veículo turístico
Subindo pela Rybárska Br. cheguei à praça principal, a Hlavné nám. É uma praça bonita, com esplanadas, uma fonte no centro, edifícios bonitos, uma igreja e umas “barraquinhas” que vendem artesanato. A praça estava com bastantes turistas e é “um lugar com vida”, pelo menos quando o tempo/clima é agradável.
Uma esplanada na Rybárska Br.
A praça Hlavné
A fonte na praça principal
Junto a esta praça, numa praça mais pequena, fica o Palácio Primacial, sede da Câmara local. Estas ruas estão em bom estado de conservação e apresentam alguns edifícios bem bonitos. Os cafés, restaurantes e esplanadas têm muito bom aspecto.
Palácio Primacial
Edifício junto ao Palácio Primacial
O restaurante e cocktail bar Paparazzi … com direito a estátua e tudo
Depois de caminhar por esta zona, e porque já era início da tarde, fui tratar do almoço. Escolhi um restaurante/esplanada na turística e concorrida rua pedonal Michalská. O almoço não foi caro para padrões europeus e a comida era saborosa, com alguns sabores iguais aos da cozinha portuguesa.
A rua Michalská, uma rua pedonal com bastantes restaurantes
A minha refeição em Bratislava
Depois do almoço fui ver o Palácio Grassalkovich, a sede da presidência da Eslováquia. É um palácio imponente, bem cuidado e com a sua beleza. Depois de ver o palácio visitei algumas ruas e algumas igrejas, tendo gostado particularmente da Igreja Azul.
O Palácio Grassalkovich
Uma entrada para o palácio presidencial
Igreja em Bratislava
A igreja de Santa Isabel de 1909-13, mais conhecida como Igreja Azul
A curiosa Igreja Azul
Depois de ver esta igreja regressei às margens do Danúbio, o rio que atravessa Bratislava. O rio separa a cidade velha da Petržalka, uma zona recente com muitos edifícios com a arquitectura típica do período comunista. Este rio é navegável e há, inclusive, transporte regular de passageiros para Viena. Aqui além de memoriais da II Guerra Mundial, podemos ver o edifício da Filarmónica e as pontes que cruzam o Danúbio.
A ponte Nový Most sobre o Danúbio, uma das imagens da capital eslovaca
O edifício da filarmónica
A partir daqui subi para o grandioso Castelo de Bratislava passando pela Igreja Catedral de São Martinho. O castelo está situado num planalto 85m acima do Danúbio e é visível de praticamente toda a cidade. Um incêndio destrui-o em 1811 e esteve em ruínas até à década de 50. Ainda hoje podemos ver algumas obras. Além de ser um edifício grande, bonito e bem cuidado, permite umas belas vistas sobre a cidade e o rio.
A Catedral de S. Martinho (infelizmente em obras)
O Castelo de Bratislava
A bonita zona do Castelo
Junto ao castelo fica o parlamento da Eslováquia. Situado também num plano alto, o parlamento é um edifício moderno com uma bela vista do castelo e da cidade. Em frente há um restaurante/esplanada com muito bom aspecto, estando esta colina muito bem arranjada paisagisticamente.
O Parlamento da Eslováquia, um país recente
A “praça” do parlamento, com vista para o castelo e para o Danúbio
E assim se passou um dia de vista a Bratislava …
Links:
Saber mais, Bratislava:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bratislava
Saber mais, Eslováquia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eslov%C3%A1quia
Turismo:
http://visit.bratislava.sk/en
Mais imagens:
http://www.google.pt/images?rlz=1T4SUNA ... 03&bih=523
Conclusão: Há quem diga que Bratislava é uma Praga em ponto pequeno, eu diria que é uma cidade interessante para - quem está de visita às cidades vizinhas - passar um dia.
Uma cidade pequena, muito bem arranjada, com alguma “vida” e edifícios bonitos e interessantes.
Cmps,
João Gomes