APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda out 02, 2023 4:30 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Bratislava
MensagemEnviado: segunda mar 05, 2012 12:03 pm 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Boas,
Seguindo a lista das 3 capitais Europeias que tenho na minha wishlist para este ano, e depois de ter estado em Vilnius em Janeiro, para o mês de Fevereiro escolhi visitar a capital da Eslováquia. Dado que o voo foi adquirido com milhas na Lufthansa isso implicou que tivesse que viajar para Viena, ou seja iria juntar o útil ao agradável dado que nunca tinha estado na Áustria.

Quinta dia 23 de Fevereiro, um pouco antes das 7 da manhã, descolei para mais um voo em direcção a Frankfurt, neste caso o voo LH1173 D-AIBE (A319). A chegada a FRA foi mais uma vez na nova pista, seguindo-se uma longa rolagem até ao stand. Uma vez dentro do terminal, dediquei aí uns 30 minutinhos ao hobby. Pouco depois estava a embarcar no B737-300 D-ABXU para Viena. O voo seguiu com um load factor muito próximo dos 100% e durou pouco mais de uma hora. Uma vez fora do B737 dei por mim dentro do terminal, continuei para a zona de recolha de bagagens (onde eu não tinha nada para recolher) e pouco depois estava cá fora, em frente à imponente torre de controlo, à espera do autocarro para Bratislava.

As ligações entre o aeroporto e Bratislava são muito frequentes. A Slovak Lines (empresa em que viajei) tem autocarros de meia em meia hora. O bilhete compra-se lá dentro por cerca de 14€ (ida-e-volta) e viagem dura cerca de 1 hora. A Eurolines também opera nesta rota, no entanto com horários menos flexíveis. Existem também autocarros para as cidades de Budapest e Gyor na Hungria, e toda a informação acerca do local onde param os todos autocarros e horários estão lá. O tempo estava algo acinzentado e a paisagem de inverno não era a mais bonita, mesmo assim dá para perceber quando se passa por alguma povoação mais pequena que existe qualidade de vida, e estas em geral são muito pitorescas.
Quando se começa a entrar em Bratislava, percebe-se claramente que já não estamos na encantadora Áustria e é precisamente essa diferença que eu gosto tanto e que me faz viajar para a Europa Central / do Leste (enfim para os pais da ex-URSS). Não é algo chocante, claro que não… mas dá para ver as diferenças.

Bom, uma vez instalado no Hostel, a grande preocupação era como passar o tempo até Domingo, dado que Bratislava é uma cidade pequena e facilmente se vê os principais locais sem muito esforço e sem grandes caminhadas. Bem melhor mesmo do que visitar uma cidade só mesmo conhecer as suas gentes e logo na quinta-feira tive um encontro de Couch Surfing na zona residencial dos estudantes Universitários. Depois das apresentações e de termos ouvido e visto fotos de uma viagem à India por parte de uma das pessoas presentes, estivemos pelos bares e clubes que existem em redor desta zona, onde quase que posso admitir que era o único turista. O que a malta agora quer é fotos não é? Lamento mas não há, por muito que pudesse descrever o ambiente e a clientela nestes locais, não haverá fotos para o comprovar, pelo que é melhor nem começar :mrgreen: :mrgreen:

Tanto sexta-feira como sábado foram passados e deambular pela cidade. Quando me sentia mais cansado, parava umas horas num café (o Shtoor é o meu favorito) e por lá ficava a ler um livro e a comer cheesecakes. Por vezes também dormia durante a tarde, claro está para fazer estágio em preparação para as noites em Partyslava :dance ouu .
Bem, mas aqui ficam então algumas fotos de Bratislava, só para descansarem os olhos da leitura:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No domingo dia 26, terminei o “turno da noite” pelas 6 da manhã, cheguei ao Hostel onde já tinha tudo pronto e de lá caminhei para a o terminal rodoviário… onde às 7 da manhã já estava confortavelmente instalado no autocarro de regresso ao aeroporto e a passar pelas brasas…
Quando lá cheguei, fiz o check-in, num dos muitos Kiosks que lá estavam e passei a segurança sem para tal ter passado por qualquer raio-X. Apenas tive que mostrar os cartões de embarque e já está… sendo o controlo do raio-X apenas quando se entra na zona dedicada da respectiva porta de embarque… algo que nunca tinha visto. Depois de recolher alguns registos, embarquei no B737-300 D-ABET rumo a Frankfurt, tendo descolado pelas 10:40.
Um delicioso pequeno-almoço e alguns minutos a durmir depois e estava de regresso a FRA. Uma vez lá, mais do mesmo, ou seja, alguns registos para o logbook e beber “Hot Chocolate” de borla nas máquinas disponibilizadas pela Lufthansa (são pequenos / grandes detalhes como este que fazem da Lufthansa a minha companhia aérea favorita na Europa). Pouco depois voei no D-AIRY (A321) para Lisboa no voo LH1168.
Em jeito de conclusão, Bratislava é uma cidade pequena mas com o seu merecido encanto. Voltaria lá já de súbito, mas da próxima vez que voltar à Eslováquia também quero aventurar-me mais para o Leste e ir até às montanhas ou até Kosice.
Depois de Vilnius e Bratislava, fica agora sozinha na lista a capital da Moldávia Chisinau, mas esta ainda vai demorar que entretanto apareceram outros destinos na calha ouu

Cumprimentos :D

Assunto da Mensagem: Re: Bratislava
MensagemEnviado: terça mar 06, 2012 4:03 pm 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Olá estimado Rui Miguel,

Deixo aqui o meu relatório sobre Bratislava disponível no forum de viagens Voltaomundo.net:
Citar:

Bratislava

A capital da Eslováquia ...

Bratislava é a capital da Eslováquia, um país recente que até 1992 fazia parte da Checoslováquia, no antigo “Bloco do Leste”. Hoje é um país independente, aderiu à NATO e à União Europeia e já faz parte do grupo de países que utiliza o Euro.

O país conta com 5.5 milhões de habitantes e a principal cidade, a sua capital Bratislava com 427 mil habitantes. É uma cidade pequena, longe da dimensão das suas vizinhas Praga, Budapeste e Viena. Esta proximidade com as outras capitais acaba por trazer-lhe alguma vantagem em termos de turismo, pois muitos dos visitantes de Budapeste, Praga e Viena acabam por vir até Bratislava, nem que seja apenas um só dia. Foi o que fiz e que agora passo a contar…

Estava alojado na vizinha cidade de Viena a apenas 60km de Bratislava, a mais curta distância entre capitais europeias, acordei cedo e apanhei o metro até ao terminal rodoviário. Apanhei um autocarro da Blaguss (ver: http://www.blaguss.at/en/home ), numa viagem que custou apenas 6€ e demorou cerca de 1h, apenas fazendo uma curta paragem no aeroporto internacional de Viena.

O autocarro deixou-me numa paragem praticamente por baixo da ponte Nový Most. A partir daqui apanhei a bonita avenida Hviezdoslavovo námestie que me levou em direção ao centro da cidade.

Autocarro que faz o percurso entre Viena e Bratislava
Imagem

Os campos entre as duas capitais
Imagem

Praça à entrada da Hviezdoslavovo nám.
Imagem

Imagem

A avenida Hviezdoslavovo
Imagem

A avenida, além de muitas arvores, conta com peças de arte
Imagem

Imagem

Ao fundo desta avenida temos o Teatro Nacional
Imagem

A partir daqui segui por ruas mais centrais e mais estreitas até à zona central. Foi aqui que vi o Cumil, uma estátua inaugurada em 1997 e que já é um dos símbolos da cidade.

O Cumil
Imagem

Imagem

Um curioso veículo turístico
Imagem

Subindo pela Rybárska Br. cheguei à praça principal, a Hlavné nám. É uma praça bonita, com esplanadas, uma fonte no centro, edifícios bonitos, uma igreja e umas “barraquinhas” que vendem artesanato. A praça estava com bastantes turistas e é “um lugar com vida”, pelo menos quando o tempo/clima é agradável.

Uma esplanada na Rybárska Br.
Imagem

A praça Hlavné
Imagem

Imagem

Imagem

A fonte na praça principal
Imagem

Junto a esta praça, numa praça mais pequena, fica o Palácio Primacial, sede da Câmara local. Estas ruas estão em bom estado de conservação e apresentam alguns edifícios bem bonitos. Os cafés, restaurantes e esplanadas têm muito bom aspecto.

Palácio Primacial
Imagem

Edifício junto ao Palácio Primacial
Imagem

O restaurante e cocktail bar Paparazzi … com direito a estátua e tudo
Imagem

Depois de caminhar por esta zona, e porque já era início da tarde, fui tratar do almoço. Escolhi um restaurante/esplanada na turística e concorrida rua pedonal Michalská. O almoço não foi caro para padrões europeus e a comida era saborosa, com alguns sabores iguais aos da cozinha portuguesa.

A rua Michalská, uma rua pedonal com bastantes restaurantes
Imagem

A minha refeição em Bratislava
Imagem

Depois do almoço fui ver o Palácio Grassalkovich, a sede da presidência da Eslováquia. É um palácio imponente, bem cuidado e com a sua beleza. Depois de ver o palácio visitei algumas ruas e algumas igrejas, tendo gostado particularmente da Igreja Azul.

O Palácio Grassalkovich
Imagem

Uma entrada para o palácio presidencial
Imagem

Igreja em Bratislava
Imagem

A igreja de Santa Isabel de 1909-13, mais conhecida como Igreja Azul
Imagem

A curiosa Igreja Azul
Imagem

Depois de ver esta igreja regressei às margens do Danúbio, o rio que atravessa Bratislava. O rio separa a cidade velha da Petržalka, uma zona recente com muitos edifícios com a arquitectura típica do período comunista. Este rio é navegável e há, inclusive, transporte regular de passageiros para Viena. Aqui além de memoriais da II Guerra Mundial, podemos ver o edifício da Filarmónica e as pontes que cruzam o Danúbio.

A ponte Nový Most sobre o Danúbio, uma das imagens da capital eslovaca
Imagem

O edifício da filarmónica
Imagem

A partir daqui subi para o grandioso Castelo de Bratislava passando pela Igreja Catedral de São Martinho. O castelo está situado num planalto 85m acima do Danúbio e é visível de praticamente toda a cidade. Um incêndio destrui-o em 1811 e esteve em ruínas até à década de 50. Ainda hoje podemos ver algumas obras. Além de ser um edifício grande, bonito e bem cuidado, permite umas belas vistas sobre a cidade e o rio.

A Catedral de S. Martinho (infelizmente em obras)
Imagem

O Castelo de Bratislava
Imagem

Imagem

A bonita zona do Castelo
Imagem

Junto ao castelo fica o parlamento da Eslováquia. Situado também num plano alto, o parlamento é um edifício moderno com uma bela vista do castelo e da cidade. Em frente há um restaurante/esplanada com muito bom aspecto, estando esta colina muito bem arranjada paisagisticamente.

O Parlamento da Eslováquia, um país recente
Imagem

A “praça” do parlamento, com vista para o castelo e para o Danúbio
Imagem

E assim se passou um dia de vista a Bratislava …

Links:
Saber mais, Bratislava: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bratislava
Saber mais, Eslováquia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eslov%C3%A1quia
Turismo: http://visit.bratislava.sk/en
Mais imagens: http://www.google.pt/images?rlz=1T4SUNA ... 03&bih=523

Conclusão: Há quem diga que Bratislava é uma Praga em ponto pequeno, eu diria que é uma cidade interessante para - quem está de visita às cidades vizinhas - passar um dia.
Uma cidade pequena, muito bem arranjada, com alguma “vida” e edifícios bonitos e interessantes.

Cmps,

João Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: terça mar 06, 2012 11:44 pm 
Desligado

Registado: sexta jul 28, 2006 8:02 pm
Gostei.......muito interesante......boa (gosto)

MensagemEnviado: quarta mar 07, 2012 4:16 pm 
Ligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Partyslava, pois pois :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: e não há fotos como de costume ouu :wink: Gostei da cidade, de facto é muito parecido com Praga

MensagemEnviado: domingo mar 11, 2012 10:09 am 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Gostei dos 2 reports de Bratislava. Só faltou mesmo o da Partyslava... ouu ouu ouu

Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM
https://www.instagram.com/worldpixelsbyguedes/

MensagemEnviado: terça mar 13, 2012 8:47 am 
Desligado

Registado: segunda mai 12, 2008 8:17 pm
Obrigado malta, de facto Bratislava tem algumas semelhanças a Praga, tirando a parte das multidões de turistas... Quanto a Partyslava é que não se desenrasca mesmo uma única fotozinha :mrgreen: ouu ouu , é mesmo ir lá e ver com os próprios olhos |o

Abraço :wink:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: