No dia 27 de Abril (quinta-feira) fiz uma viagem algo diferente daquilo que até aqui tenho feito. Ou seja em vez de aproveitar as folgas que tenho para viajar pela Europa, decidi ir até mais longe e cruzei o Atlântico até à metrópole Nova Iorque. Até esse dia viagens para fora do continente só mesmo nas férias no entanto, e após alguns convites de uma amiga que conhecera nas Honduras, aliado a uns bons preços praticados pela United Airlines, decidi quebrar com a tradição e fui passar 4 dias a NY.
Dado que o tempo nos States iria ser curto, era ideal fazer o voo com o mínimo de ligações possíveis, e nesse campo o voo direto para Newark foi excelente. O voo UA65 (N17105 - B757) descolou pontualmente de LIS. Já tinha voado nesta rota cerca de 3 meses antes quando fui para a Roatan pelo que estava com grande expectativa para ver uns filmes durante o voo. No entanto, o sistema de entretenimento a bordo estava com problemas pelo que o melhor que consegui fazer foi agarrar-me a um livro e tentar dormir o máximo possível. Mas não foi fácil e voo acabou por ser uma grande seca…

. O voo terminou com a aproximação à pista 22L… seguido de uma manobra de “circling” para a pista 29. Nunca tinha visto tal como passageiro, apenas posso dizer que foi brutal aquela volta apertada na final curta!
Antes e após a nossa aterragem chegaram também dois SAS vindos de Oslo e Estocolmo. Poderá parecer um pormenor sem importância, mas quando se tem de esperar cerca de uma hora na fila do “passaporte control” acreditem que faz toda a diferença…
A viagem para NY foi feita de autocarro, existindo para tal ligações a cada 15 minutos. A viagem dura cerca de 30-50minutos, dependendo do trânsito.
Fiquei durante estes dias alojado na casa da minha amiga (que partilhava o apartamento com mais duas amigas) na zona de East village em Manhattan. O tempo esteve impecável com temperaturas amenas e permitiu longas caminhas por esta brilhante cidade:
De todas as cidades onde já estive, tenho que confessar que NYC foi das melhores (se não mesmo, a melhor…) onde já estive. Tem um não sei quê de fenómenal, algo para o qual já tinha sido alertado e que agora confirmo. Recomendo a todos uma visita à big apple, não se irão arrepender!
Segunda, dia 30, pelas 4 da tarde apanhei o autocarro a partir do Bryant Park (um dos locais que mais me fascinou) de regresso ao aeroporto de Newark. O check-in foi feito num dos muitos kiosks existentes, e o processo de passar o controlo de segurança foi rápido e eficaz. Diga-se de passagem que não houve controlo de passaporte à saída.
Antes do voo aproveitei para comprar algumas recordações e fazer um bocado de spotting.
O voo UA64 (N34131 – B757) descolou rumo a Lisboa, numa altura em que muitos voos se preparavam para mais uma travessia do Atlântico. Desta vez houve o sistema de entretenimento a bordo estava operativo, mas o melhor que fiz foi mesmo dormir e acordar a cerca de duas horas de aterrar na Portela. Foi servido o pequeno-almoço, e pouco depois aterrava na pista 21.
Mais uma vez recomendo uma ida a NYC. Quem lá esteve sabe que é uma cidade única e que merece ser sempre revisitada. Fico à espera de nova oportunidade…