De volta ao Brasil, de volta ao longo curso da TAP
A marcação da viagem:
A ideia de voltar ao Brasil surgiu quando vi uma promoção da Lufthansa a 599€. Para beneficiar deste bom preço, quando comparado com o preço da TAP para o voo direto, teria de fazer Lisboa-Frankfurt-Rio de Janeiro e o percurso inverso no regresso. Apesar de considerar a LH uma ótima companhia, não estava muito na disposição de fazer esta escala em Frankfurt e de voar num antigo Boeing 747.
Mentalizado que ia regressar ao Brasil, comecei a procurar uma outra solução: a ida pela TAP a partir de um outro país, pois as tarifas são bem mais baratas que o voo direto à partida de Lisboa. O mais barato que encontrei foi por Bruxelas a cerca de 531,00€. Escolhi fazer o último voo de dia 14/06, podendo desta forma vir dormir a casa. Assim sendo, fiz:
Dia 14/06
- Apresentei-me no aeroporto de Lisboa apenas com uma pequena mochila
- Voo Lisboa-Bruxelas (partida às 13h05)
- Esperar no lounge Star Alliance (SAS) em Bruxelas
- Voo Bruxelas-Lisboa (partida às 20h15)
- Dormir em casa e fazer a mala
Dia 15/06
- Regressei ao aeroporto de Lisboa com mala de porão
- Voo direto entre Lisboa e o Rio de Janeiro
O plano pareceu-me perfeito !, mas comprando bilhete com partida de Bruxelas, teria de ir a Bruxelas apanhar o voo. Faltava-me então comprar o voo entre Lisboa e Bruxelas e juntar este custo ao bilhete intercontinental da TAP.
Optei por comprar o seguinte bilhete na Lufthansa: Lisboa-Bruxelas operado pela Brussels Airlines e Berlim-Lisboa para 3 de setembro. Na compra dos voos LIS-BRU e BER-LIS gastei 137€. Atendendo que o voo Berlim-Lisboa na TAP para o dia 3 de setembro estava a 95€, significa que gastei apenas 42€ para fazer o Lisboa-Bruxelas.
Desta forma consegui uma viagem para o Brasil a menos de 600€, bem menos que os mais de 900€ que custava o voo direto e apenas com o trabalho de ir a Buxelas no dia anterior apanhar o voo.
As companhias têm esta politica tarifaria, apenas "joguei" com isso ...
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Os voos anteriores (LIS-BRU-LIS):
SN 3816
Dia 14/06/2012
Lisboa-Bruxelas
LIS 13h05 – BRU – 16h50
Airbus A319 (OO-SSQ)
Lugar 10A (fila de emergência)
Embarque na porta 14 através de manga. Aproximadamente 15m de atraso no push-back, mas foi possível recuperar o atraso inicial.
Como tinha comido no lounge da TAP antes do embarque, não comi nada a bordo. Voo tranquilo e desembarque por manga no aeroporto da capital belga.
O produto da Brussels Airlines melhorou significativamente com a substituição dos velhinhos B737 por estes A319/320.
Depois de esperar cerca de 3h no lounge da SAS e saborear uma belas cervejas belgas, estava na hora do regresso a Lisboa de onde tinha partido umas horas antes. Agora já na qualidade de passageiro TP com destino ao Rio de Janeiro.
O A320 OO-SSQ da Brussels (foto de Stéphane Mutzenberg – Airliners)
A aguardar novo voo no lounge da SAS em Bruxelas
Vida boa, beber cerveja a ver aviões
TP 619
Dia 14/06/2012
Bruxelas – Lisboa
BRU 20h15 – LIS 22h00
Airbus A320 (CS-TNJ – Florbela Espanca)
Lugar 5A (primeira Fila da económica)
Cmdt: João Assunção
O A320 da TAP na manga de embarque de BRU
A voar …
Os interiores deste A320 onde já se nota o peso dos anos
Embarque por manga, push-back 6 minutos após a hora marcada e começamos a voar às 20h36 a partir da pista 07R.
Às 21h20 serviram o jantar, um bom (padrão de avião e não de restaurante) prato de arroz com carnes. Passamos por uma zona de turbulência e aterramos em Lisboa na pista 03 às 22h18, menos 1h que em Bruxelas.
A refeição servida neste voo de médio-curso
O A320 CS-TNJ (foto de Rui Miguel – Airliners)
Um excelente voo por parte da TAP !
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O voo principal:
Dia: 15/06/2012
Companhia: TAP
Voo: TP 073
Rota: Lisboa – Rio de Janeiro
Horário: LIS 09h20 – GIG 15h20
Avião: Airbus A340 (CS-TOA) (cn 41 – 1º voo em 22/12/1994)
Lugar: 12A (janela e primeira fila da económica)
Distância: 4778 mi / 7690 km
Ocupação: 212 passageiros (77% de ocupação). 35 Passageiros em executiva.
Comandante: Carlos Coutinho
Preço: 531,00€ (BRU-LIS-GIG-LIS)
Devido a algum trânsito acabei por não chegar com muita antecedência ao aeroporto de Lisboa. Fui à "área premium" deixar a minha bagagem e fazer o controlo de segurança, aproveitando o serviço "fast lane". Tudo isto levou pouco tempo.
Fui tomar o pequeno-almoço ao lounge da TAP e, passado pouco tempo, fui fazer o controlo fronteiriço. Como tenho um passaporte dos mais recentes, consegui fazer este controlo de um modo completamente automático e bastante rápido. Em menos de uma hora após ter entrado no aeroporto de Lisboa estava na porta de embarque.
O belo lounge da TAP em Lisboa
Parte do pequeno-almoço
A (relativamente) nova área de Terminal 1 do aeroporto de Lisboa
A sala de embarque
O número do voo e o code-share com a TAM
Os passageiros entraram para o A340 através de manga de embarque, coisa impossível há uns anos atrás em Lisboa. Todo este processo foi rápido e ordeiro. Como é hábito fui dos últimos a entrar para o avião e sentei-me no lugar 12A, a primeira fila da classe económica. É um lugar espaçoso mas que não deixa esticar por completo as pernas. À sua frente situa-se os lugares de descanso da tripulação.
O A343 CS-TOA já na manga telescópica preparado para o embarque
O meu lugar
O grande espaço para pernas
O cartão de segurança
Tinha curiosidade em saber qual o estado dos interiores dos A340, agora que esta frota está em processo de renovação dos interiores. Para um avião a caminho dos 18 anos de uso, o aspeto geral da cabine é ainda muito satisfatório, tendo como pontos fracos os assentos e a falta de entretenimento individual. Sabendo deste facto além de leitura, levei filmes e jogos no meu computador de modo a aguentar melhor as 10h de viagem.
A cabine deste A340 com quase 18 anos de idade
O CS-TOA não tem ainda sistema de entretenimento individual e para piorar ainda mais este capítulo, os "ecrãs coletivos" estiveram sempre desligados, com exceção da exibição do filme "Compramos um zoo".
Os ecrãs desligados durante a viagem
Os ecrãs só estiveram ligados durante a exibição do filme «Compramos um Zoo»
A revista Up, mais uma forma de entreter o tempo neste LIS-GIG
Não houve nenhum filme sobre a companhia, nenhum filme a divulgar as belezas de Portugal – o que podia atrair mais passageiros brasileiros ao nosso país -, nenhuma indicação sobre os dados do voo, pequenos filmes ... nada ! Não consegui compreender o porquê deste facto e é um ponto que a TAP deveria rever.
O voo fechou as portas às 9h39 e às 9h44 (+ 24m) fizemos o push-back. O A340 descolou, com o pouco vigor que lhe é reconhecido, às 10h02 a partir da pista 03. Aproveitei os primeiros minutos do voo para dormir um pouco, assim além de repor o sono perdido, não era tão penoso passar 10h a bordo deste A340.
A saída de Lisboa, a deixar o terminal …
O inicio do voo
A tripulação, simpática por sinal, começou a servir o almoço às 11h20. Achei um pouco cedo e teria preferido comer primeiro um snack e almoçar mais tarde. Mas é assim o atual serviço da TAP ...
Achei a refeição fraca, especialmente devido à carne dura, com bocados de gordura. Confesso que não consegui comer toda esta carne. As bebidas continuam de excelente qualidade. Também tive o azar do meu garfo estar sujo de gordura (a máquina lavou mal), tive de chamar a assistente e pedir a troca do garfo, um processo que demorou uns longos 10 minutos.
O almoço a bordo
Um chá servido a seguir ao almoço
Há uns anos atrás quando voei na Qatar Airways, levado pelo patriotismo e gosto pela TAP, pensei que a diferença de qualidade entre estas duas companhias não era assim tão grande. Agora, ao voar na TAP consegui perceber que a principal diferença está nos detalhes, nos pormenores. Uma das coisas que me desiludiu neste voo foi a "ausência" da tripulação entre as refeições. Noutras companhias estão constantemente a passar pelo corredor a ver se está tudo bem e a oferecer líquidos, na TAP ... nada !
Ás 18h foi servido o lanche, mais de 6h passadas sobre o almoço. Confesso que já estava com alguma fome, devido a não ter comido o almoço todo e ao muito tempo entre as duas refeições. No voo de regresso, após conversa com o passageiro do lado, fiquei a saber que existiam umas quantas sandes para os passageiros com fome.
O lanche
Às 19h10, 15h10 na hora brasileira, depois de um voo bastante calmo em termos de turbulência, começamos a descer para o Rio de Janeiro. Consegui ver as montanhas que rodeiam o RJ e a pista do GIG-Galeão lá em baixo. Depois dos movimentos de aproximação, aterramos suavemente no GIG. O desembarque foi por manga e enquanto esperava pelo controlo de passaporte, vi o A330 da TAP proveniente do Porto a aterrar.
A voar sobre o continente africano
A pista do Galeão lá em baixo …
O montanhoso estado do Rio de Janeiro durante a aproximação
O A340-300 já no aeroporto internacional do Rio de Janeiro
O terminal do Galeão – GIG
O controlo de passaporte e de alfândega foram rápidos e a minha mala (com prioridade Star Alliance Gold) foi das primeiras a surgir no tapete. Estava então no meu amado Rio de Janeiro ...
O A340-300 CS-TOA (Foto de Tiago Palla - Airliners)
Em resumo:
Perante aquilo que hoje o setor da aviação oferece ao nível dos voos de longo curso, considerei este voo da TAP um produto fraco. Assentos a melhorar, entretenimento muito reduzido, refeição sofrível e pouco empenho/presença da tripulação.
Ainda assim dou uma nota ligeiramente positiva a este voo por terem cumprido com pontualidade a missão do transporte entre Lisboa e o Rio de Janeiro e pela simpatia da tripulação.
cumprimentos,
João P. Gomes