Caros,
Três formas de viajar na Turkish Airlines.
Trago até este espaço três formas diferentes de viajar na companhia turca:
- Um voo de médio curso (LIS-IST) em classe económica.
- Um voo doméstico (NAV-IST).
- Um voo de médio curso (IST-LIS) em classe executiva.
Hoje deixo aqui a primeira parte destas "crónicas", o voo de Lisboa a Istambul. Nos próximos dias colocarei aqui os restantes relatórios.
A marcação da viagem:
Para as férias de agosto decidi ir a Chipre, visitar a última capital da UE que faltava-me conhecer, e à Turquia. Achei que seria mais interessante atendendo aos dias de férias disponíveis juntar estes dois países. Os bilhetes seriam emitidos com as milhas que tinha disponíveis.
Analisadas algumas opções e atendendo aos preços praticados, achei que a melhor solução seria entrar pela Turquia e sair por Chipre. A toda poderosa Lufthansa era a hipótese mais lógica para este plano. Com as correspondentes escalas na Alemanha faria um total de 7 voos nesta viagem.
Numa decisão de praticamente última hora, comecei a analisar a hipótese de viajar na Turkish Airlines. Pagaria apenas 121,20€ de taxas, contra as cerca de 240€ na LH, faria menos um voo (6 no total) e não teria de acordar a horas impróprias para apanhar o madrugador voo da Lufthansa para Munique às 6h15.
Com a escolha dos voos diretos entre Lisboa e Istambul, passei à compra dos restantes voos desta viagem, a saber:
Istambul IST – Lefkosa ECN na OnurAir
Lefkosa ECN – Kayseri ASR, com escala em Istambul SAW, na Fly Pegasus
Nevsehir NAV - Istambul IST na Turkish Airlines.
Depois de dois telefonemas e pagas as taxas de embarque com o cartão de crédito, recebi no meu e-mail a confirmação da viagem LIS-IST-LIS na Turkish Airlines.
O voo:
Dia: 21/08/2013
Companhia: Turkish Airlines
Voo: TK 1760
Rota: Lisboa-Istambul
Horário: LIS 14h50 – IST 21h25
Avião: Boeing 737-800 (TC-JHS) (msn 40991. Primeiro voo em 02/04/2013)
Lugar: 12A (janela na segunda fila de emergência)
Distância: 2007 mi / 3230 km
Ocupação: Mais de 90% de ocupação (aproximadamente 140 passageiros)
Preço: 121,20€ (comprado com milhas em 31/07/2013, o preço total era 828,20€)
Fui de transportes públicos (autocarro e metro) para o aeroporto mas cheguei já um pouco atrasado em relação à minha ideia inicial. O check-in foi bastante rápido e sem nenhuma fila. O controlo de segurança (raio-x) também foi um processo rápido e a próxima paragem foi no lounge da TAP para comer qualquer coisa rapidamente e pegar uma leitura para a viagem.
A área de check-in da TK em Lisboa:
Aproveitei para ver, ainda que um pouco à pressa, a nova área do aeroporto e passei o controlo de passaporte nas máquinas automáticas sem filas, beneficiando do facto de possuir um passaporte eletrónico.
A nova zona do aeroporto de Lisboa:
O voo partiu da porta 43 e o embarque fez-se através de ponte telescópica. O voo estava bastante composto, mas à hora programada todos os passageiros estavam dentro do avião.
O B738 da TK na ponte de embarque:
Jornais turcos disponíveis à entrada do avião:
O avião desta viagem foi o Boeing 737-800 com o registo TC-JHS, um avião muitíssimo recente que fez o seu primeiro voo em abril deste ano. Como é de esperar num avião com apenas quatro meses de vida, o seu interior estava impecável e ainda podíamos sentir o "cheiro a novo".
O avião mostrou-se muito confortável, com lugares espaçosos, bancos em pele bastante cómodos e ecrã individual. Um luxo apanhar um avião destes em voos de médio curso. O meu lugar estrategicamente marcado na fila de emergência ainda apresentava mais espaço para as pernas.
O meu assento:
O imenso espaço para pernas na fila de emergência:
Um luxo poder viajar com este conforto em voos de médio curso:
A configuração é de 16 lugares em 135 em económica. Os cerca de 140 passageiros eram sobretudo portugueses à viajar a lazer através de operadores turísticos. Também havia passageiros em ligação, alguns turcos e pessoas a viajar a negócios.
Um dos tripulantes fez-me um pequeno discurso devido ao facto de estar sentando num lugar de emergência. Depois de alguns minutos à espera dentro do avião, este saiu da manga (push-back) às 14h59, apenas 9m após a hora marcada. Fomos para a cabeceira da pista 03 e descolamos às 15h16.
O momento em que deixávamos a nossa posição no aeroporto de Lisboa:
As instruções de segurança:
Revistas a bordo:
Informação sobre a (extensa) frota da TK:
Destinos da Turkish Airlines:
Este moderno e confortável avião estava equipado com um completo sistema de entretenimento a bordo, com os tradicionais filmes, músicas, informações e jogos. Geralmente estes sistemas de entretenimento são mais frequentes em voos de longo curso, mas a TK faz questão em brindar os seus clientes com esta "mordomia" mesmo em voos europeus.
O sistema de entretenimento individual:
Informações sobre este voo:
A rota:
Informação sobre o modelo utilizado neste voo:
Uma ampla escolha musical:
Voo tranquilo na sua fase inicial. A tripulação (4 PNC) distribuiu um menu com as opções para o almoço. Este foi servido às 14h26, uns tripulantes serviram a parte dianteira do avião e os outros a parte traseira, quando chegou a meio do avião, onde estava sentado, já não estava disponível a opção de carne, pelo que tive de comer a massa.
O menu com a refeição para este voo:
A refeição servida:
O café:
Os Raviolis que comi até que eram saborosos, mas o molho tinha demasiado gosto a tomate, na minha opinião, lá está. Várias bebidas disponíveis, tendo optado pelo vinho branco, e muitos acompanhamentos ao prato principal. No final da refeição, e já com o tabuleiro recolhido, a tripulação passou a oferecer chá ou café. Nota bastante positiva para a Turkish no que toca à comida e bebida servida a bordo.
A cabine deste B737-800:
Um avião novíssimo, facto visível em toda a cabine:
Aterragem às 21h27 na pista 05 e desembarque por autocarro até ao terminal. Comprar o visto de entrada na Turquia e passar pelo demorado controlo de passaporte. Quando cheguei ao tapete de recolha de bagagens já lá estava a minha mala. Depois, e para finalizar o dia de viagem, foi apanhar o metro até um hotel junto ao aeroporto. Acabava assim este dia em que a Turkish Airlines levou-me até Istambul.
A recolha de bagagens em Istambul IST:
O B737-800 com o registo TC-JHS (foto Mehmet M. Celik - Airliners):
Conclusão:
A TK a provar o porquê de ser considerada uma das melhores companhias a operar na Europa. Voo pontual, avião novo e confortável, entretenimento a bordo de bom nível e uma boa refeição servida. Nota muito elevada para este voo na Turkish Airlines.
cumprimentos,
João Pedro