APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda out 02, 2023 4:32 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado nov 30, 2013 2:35 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

Três formas de viajar na Turkish Airlines.

Trago até este espaço três formas diferentes de viajar na companhia turca:
- Um voo de médio curso (LIS-IST) em classe económica.
- Um voo doméstico (NAV-IST).
- Um voo de médio curso (IST-LIS) em classe executiva.

Hoje deixo aqui a primeira parte destas "crónicas", o voo de Lisboa a Istambul. Nos próximos dias colocarei aqui os restantes relatórios.

A marcação da viagem:

Para as férias de agosto decidi ir a Chipre, visitar a última capital da UE que faltava-me conhecer, e à Turquia. Achei que seria mais interessante atendendo aos dias de férias disponíveis juntar estes dois países. Os bilhetes seriam emitidos com as milhas que tinha disponíveis.

Analisadas algumas opções e atendendo aos preços praticados, achei que a melhor solução seria entrar pela Turquia e sair por Chipre. A toda poderosa Lufthansa era a hipótese mais lógica para este plano. Com as correspondentes escalas na Alemanha faria um total de 7 voos nesta viagem.

Numa decisão de praticamente última hora, comecei a analisar a hipótese de viajar na Turkish Airlines. Pagaria apenas 121,20€ de taxas, contra as cerca de 240€ na LH, faria menos um voo (6 no total) e não teria de acordar a horas impróprias para apanhar o madrugador voo da Lufthansa para Munique às 6h15.

Com a escolha dos voos diretos entre Lisboa e Istambul, passei à compra dos restantes voos desta viagem, a saber:
Istambul IST – Lefkosa ECN na OnurAir
Lefkosa ECN – Kayseri ASR, com escala em Istambul SAW, na Fly Pegasus
Nevsehir NAV - Istambul IST na Turkish Airlines.

Depois de dois telefonemas e pagas as taxas de embarque com o cartão de crédito, recebi no meu e-mail a confirmação da viagem LIS-IST-LIS na Turkish Airlines.

O voo:

Dia: 21/08/2013
Companhia: Turkish Airlines
Voo: TK 1760
Rota: Lisboa-Istambul
Horário: LIS 14h50 – IST 21h25
Avião: Boeing 737-800 (TC-JHS) (msn 40991. Primeiro voo em 02/04/2013)
Lugar: 12A (janela na segunda fila de emergência)
Distância: 2007 mi / 3230 km
Ocupação: Mais de 90% de ocupação (aproximadamente 140 passageiros)
Preço: 121,20€ (comprado com milhas em 31/07/2013, o preço total era 828,20€)

Fui de transportes públicos (autocarro e metro) para o aeroporto mas cheguei já um pouco atrasado em relação à minha ideia inicial. O check-in foi bastante rápido e sem nenhuma fila. O controlo de segurança (raio-x) também foi um processo rápido e a próxima paragem foi no lounge da TAP para comer qualquer coisa rapidamente e pegar uma leitura para a viagem.

A área de check-in da TK em Lisboa:
Imagem

Aproveitei para ver, ainda que um pouco à pressa, a nova área do aeroporto e passei o controlo de passaporte nas máquinas automáticas sem filas, beneficiando do facto de possuir um passaporte eletrónico.

A nova zona do aeroporto de Lisboa:
Imagem

O voo partiu da porta 43 e o embarque fez-se através de ponte telescópica. O voo estava bastante composto, mas à hora programada todos os passageiros estavam dentro do avião.

O B738 da TK na ponte de embarque:
Imagem

Imagem

Jornais turcos disponíveis à entrada do avião:
Imagem

O avião desta viagem foi o Boeing 737-800 com o registo TC-JHS, um avião muitíssimo recente que fez o seu primeiro voo em abril deste ano. Como é de esperar num avião com apenas quatro meses de vida, o seu interior estava impecável e ainda podíamos sentir o "cheiro a novo".

O avião mostrou-se muito confortável, com lugares espaçosos, bancos em pele bastante cómodos e ecrã individual. Um luxo apanhar um avião destes em voos de médio curso. O meu lugar estrategicamente marcado na fila de emergência ainda apresentava mais espaço para as pernas.

O meu assento:
Imagem

O imenso espaço para pernas na fila de emergência:
Imagem

Um luxo poder viajar com este conforto em voos de médio curso:
Imagem

A configuração é de 16 lugares em 135 em económica. Os cerca de 140 passageiros eram sobretudo portugueses à viajar a lazer através de operadores turísticos. Também havia passageiros em ligação, alguns turcos e pessoas a viajar a negócios.

Um dos tripulantes fez-me um pequeno discurso devido ao facto de estar sentando num lugar de emergência. Depois de alguns minutos à espera dentro do avião, este saiu da manga (push-back) às 14h59, apenas 9m após a hora marcada. Fomos para a cabeceira da pista 03 e descolamos às 15h16.

O momento em que deixávamos a nossa posição no aeroporto de Lisboa:
Imagem

As instruções de segurança:
Imagem

Imagem

Revistas a bordo:
Imagem

Imagem

Informação sobre a (extensa) frota da TK:
Imagem

Destinos da Turkish Airlines:
Imagem

Imagem

Este moderno e confortável avião estava equipado com um completo sistema de entretenimento a bordo, com os tradicionais filmes, músicas, informações e jogos. Geralmente estes sistemas de entretenimento são mais frequentes em voos de longo curso, mas a TK faz questão em brindar os seus clientes com esta "mordomia" mesmo em voos europeus.

O sistema de entretenimento individual:
Imagem

Imagem

Informações sobre este voo:
Imagem

A rota:
Imagem

Informação sobre o modelo utilizado neste voo:
Imagem

Uma ampla escolha musical:
Imagem

Voo tranquilo na sua fase inicial. A tripulação (4 PNC) distribuiu um menu com as opções para o almoço. Este foi servido às 14h26, uns tripulantes serviram a parte dianteira do avião e os outros a parte traseira, quando chegou a meio do avião, onde estava sentado, já não estava disponível a opção de carne, pelo que tive de comer a massa.

O menu com a refeição para este voo:
Imagem

Imagem

A refeição servida:
Imagem

O café:
Imagem

Os Raviolis que comi até que eram saborosos, mas o molho tinha demasiado gosto a tomate, na minha opinião, lá está. Várias bebidas disponíveis, tendo optado pelo vinho branco, e muitos acompanhamentos ao prato principal. No final da refeição, e já com o tabuleiro recolhido, a tripulação passou a oferecer chá ou café. Nota bastante positiva para a Turkish no que toca à comida e bebida servida a bordo.

A cabine deste B737-800:
Imagem

Imagem

Um avião novíssimo, facto visível em toda a cabine:
Imagem

Aterragem às 21h27 na pista 05 e desembarque por autocarro até ao terminal. Comprar o visto de entrada na Turquia e passar pelo demorado controlo de passaporte. Quando cheguei ao tapete de recolha de bagagens já lá estava a minha mala. Depois, e para finalizar o dia de viagem, foi apanhar o metro até um hotel junto ao aeroporto. Acabava assim este dia em que a Turkish Airlines levou-me até Istambul.

A recolha de bagagens em Istambul IST:
Imagem

O B737-800 com o registo TC-JHS (foto Mehmet M. Celik - Airliners):
Imagem

Conclusão:
A TK a provar o porquê de ser considerada uma das melhores companhias a operar na Europa. Voo pontual, avião novo e confortável, entretenimento a bordo de bom nível e uma boa refeição servida. Nota muito elevada para este voo na Turkish Airlines.

cumprimentos,

João Pedro

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: sábado nov 30, 2013 3:09 pm 
Desligado

Registado: segunda set 01, 2008 9:10 pm
Estes trip reports estão cada vez melhores (gosto)

MensagemEnviado: sábado nov 30, 2013 5:50 pm 
Desligado

Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
Muito bom. Tenho lido excelentes reports da Turkish. Na minha ultima viagem parte dos pax que vinham da China optaram pela companhia turca pelos preços e conforto a bordo.

MensagemEnviado: quinta dez 05, 2013 2:09 am 
Desligado

Caros,

Um voo doméstico na Turkish Airlines.

A marcação da viagem:

Estando na Capadócia precisava de um voo para voltar a Istambul, o meu último destino nestas férias repartidas por Chipre e Turquia.

A região da Capadócia é servida pelos aeroportos de Nevshevir e Kayseri, tinha portanto de analisar os voos a partir destes dois aeroportos. Como pretendia voar de manhã cedo, cheguei à conclusão que neste horário o aeroporto de Kayseri apresentava preços ligeiramente mais baixos. Mas acabou por não ser esta a minha opção.

Estando alojado em Goreme, o aeroporto de Nevshevir era mais perto, depois chegaria ao aeroporto de Istambul Ataturk (IST) em vez do Sabiha Gokçen (SAW), mais central e melhor servido de transportes públicos. Para ajudar na minha escolha por Nevshevir também pesou o facto de poder experimentar a Turkish Airlines em voos domésticos. Paguei um pouco mais pelo voo, mas poupei em transfers de e para o aeroporto.

O voo:

Dia: 28/08/2013
Voo: TK 2007
Rota: Nevshevir-Istambul
Horário: NAV 09h05 – IST 10h25
Avião: Airbus A319 (TC-JLP) (msn 2655. Primeiro voo em 21/12/2005)
Lugar: 2F (janela)
Distância: 328 mi / 635 km
Ocupação: Cerca de 75% de ocupação (aproximadamente 100 passageiros)
Preço: 51,50€ (comprado em 31/07/2013)

Foi num confortável serviço de transfer que cheguei ao aeroporto de Nevshevir. Fiz o check-in em menos de 2 minutos pois não havia nenhuma fila. Este aeroporto situado em plena Capadócia é pequeno operando apenas "meia dúzia" de voos por dia, o que acaba por ser ótimo para os passageiros uma vez que não existem quaisquer filas. Nesta manhã apenas operava este meu voo TK2007, pelo que todos os procedimentos até à entrada no avião foram rápidos e ordeiros.

A pequena sala de embarque:
Imagem

O aeroporto de Nevshevir visto do avião:
Imagem

O embarque foi a pé até à aeronave, fui dos últimos a entrar e sentei-me logo na fila 2, o lugar que me foi atribuído no check-in. Não tinha ninguém nos assentos do lado e o espaço para pernas era muito generoso. Ou por ser dos primeiros a fazer o check-in ou devido a possuir um cartão Star Alliance Gold, o certo é que viajei num dos melhores lugares do avião. O único entretenimento a bordo era composto por duas revistas.

O embarque:
Imagem

Imagem

Uma das revistas de bordo:
Imagem

As instruções de segurança:
Imagem

Imagem

O avião deste voo foi o TC-JLP, um avião com 7 anos que pertenceu anteriormente à Atlas Jet onde tinha o TC-OGV. A configuração é de 132 lugares todos em classe económica.
Apresentava-se em bom estado de conservação e muito limpo.

Os assentos:
Imagem

Espaço para pernas (1.72m de altura)
Imagem

Os dados do avião disponíveis na revista de bordo:
Imagem

A tripulação, composta por 4 PNC, fechou as portas às 8h57, ainda antes da hora programada (-8m) e uns segundos antes das 9h05 já estávamos a voar.

Passados 8 minutos (9h13) foi servido o pequeno almoço. Uma curiosa embalagem em cartão a imitar um cesto de picnik trazia um bolo e uma sandes de queijo. A bebida era à escolha do passageiro, tendo escolhido o meu habitual sumo de maça.

O inicio do voo:
Imagem

O pequeno almoço servido:
Imagem

O voo durou um pouco mais de 1 hora e neste período não houve nenhuma ocorrência digna de registo. Às 10h07 aterramos no aeroporto de Istambul Ataturk (IST). Ficamos parados uns minutos no taxi-way e já havia passageiros em pé, o que obrigou a tripulação a fazer um apelo no sistema sonoro para que todos permanecessem sentados.

O desembarque foi por ponte telescópica. Tratando-se de um voo doméstico e sem viajar com bagagem de porão, rapidamente saí do aeroporto. Fui de transportes públicos até ao centro da cidade.

O A319 TC-JLP (foto de Cengiz Arda - Airliners):
Imagem

Conclusão:
Um voo em que a Turkish Airlines cumpriu. Pontualidade, um avião em boas condições, apesar de ser um curto voo ainda serviram uma refeição ligeira e tudo a um preço reduzido. Foi uma boa escolha ter feito este TK2007.

Um abraço,

João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: sexta dez 06, 2013 3:53 pm 
Desligado

Caros,

Experimentando a classe executiva da Turkish Airlines.

Uns dias depois de ter a confirmação da viagem para Istambul, reparei que no voo Istambul-Lisboa estava em classe executiva, não sei se o "upgrade não solicitado" foi pelo facto da económica estar cheia ou se teve a ver com o meu cartão Star Alliance Gold. Fiquei assim com alguma expectativa, reconheço, de saber como era voar na executiva da TK ...

O voo:

Dia: 30/08/2013
Voo: TK 1759
Rota: Istambul-Lisboa
Horário: IS 10h55 – LIS 13h50
Avião: Boeing 737-800 (TC-JHP) (msn 42000/4336. Primeiro voo em 23/01/2013)
Lugar: 3F (janela na classe executiva)
Distância: 2007 mi / 3230 km
Ocupação: 100% de ocupação (151 passageiros)
Preço: 121,20€ (comprado com milhas em 31/07/2013, o preço total era 828,20€)

Cheguei ao aeroporto num serviço de transfer. No dia anterior no outro aeroporto de Istambul, o Sabiha Gokcen, disseram-me que enviavam a minha bagagem perdida há 6 dias para o aeroporto Ataturk (IST) num voo doméstico da Turkish Airlines. Fui ao balcão da TGS ver se encontrava a minha mala, mas a mesma não estava lá. Liguei para a empresa de handling da FlyPegasus, a Havas e depois de contar uma vez mais a história lá veio uma funcionária falar comigo.

Erros atrás de erros, lá foi feito uma nova participação e eu a ver o tempo passar ... Já passava menos de 1h para o inicio do meu voo quando fiz o check-in. Se não fosse viajar em executiva, onde os procedimentos são mais rápidos, tinha perdido o voo. O ato demorou cerca de 5 minutos na área dedicada à classe executiva. O facto de viajar em executiva (C) permitiu-me fazer o controlo de passaporte praticamente sem fila, enquanto a fila normal tinha dezenas e dezenas de pessoas. Como é bom viver no Espaço Schengen e não ter estas filas absurdas ...

A zona de check-in:
Imagem

Depois de tanta correria, ainda tive tempo de passar pelo lounge da TK apenas para beber um copo de sumo que soube-me "pela vida". Nos ecrãs já aparecia a indicação de "Last Call to Lisbon", pelo que fui até à porta de embarque. Sabem aquela sensação de que tudo começa a correr mal em determinado destino, pois é, passou-se isso comigo na Turquia. Claro que a porta de embarque haveria de ser a última. Fui a última 4ª pessoa a entrar no avião. O embarque fez-se por ponte telescópica.

O lounge da Turkish Airlines em IST:
Imagem

Além de bem equipado e confortável, o seu interior é espetacular:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O B738 já na manga de embarque:
Imagem

O avião deste voo foi o TC-JHP, um novíssimo B737 versão 800. Interiores modernos e bastante confortável em C. Espaço para pernas não faltava e os bancos permitiam várias regulações. Tinha direito a uma almofada e um cobertor no meu assento.

O interior deste Boeing 737-800:
Imagem

Muito moderno este avião da TK:
Imagem

O assento:
Imagem

Imagem

Os comandos para as regulações do assento:
Imagem

O lugar:
Imagem

O espaço para pernas:
Imagem

A cabine:
Imagem

Logo à entrada um dos 4 membros da tripulação de cabine ofereceu-me um copo com sumo de morango. Com as portas fechadas, foi feito o push-back precisamente à hora marcada (10h55). Fomos para a pista 35L onde descolamos às 11h06.

A bebida de boas vindas:
Imagem

A despedida do aeroporto de Istambul:
Imagem

O inicio do voo:
Imagem

Istambul ficava para trás:
Imagem

Apesar de cheio, o B737-800 da TK foi rápido a atingir a altitude de cruzeiro:
Imagem

A voar:
Imagem

Um comissário de bordo distribuiu o menu e umas toalhas quentes para passar nas mãos. Às 11h30, 24 minutos após a descolagem, foi servida a refeição. Não será necessariamente por aqui que pagarei "um euro que seja" para viajar em executiva. Aliás, depois de ter sido informado que já não tinham o tortellini, não gostando de peixe e do aspeto da refeição da "galinha do vizinho", pedi mesmo uma refeição de económica. Viajar em executiva e à comer refeição da económica ...

O menu:
Imagem

A toalha quente para o inicio da refeição:
Imagem

A refeição:
Imagem

Imagem

Imagem

Para o prato principal escolhi uma refeição da classe económica:
Imagem

Uma das vantagens da executiva é a maior atenção prestada ao passageiro. Aqui é perguntado antes da refeição o que desejamos beber e as escolhas à disposição são bastantes. Além disso temos direito a loiça e talheres de verdade. Aqui um pormenor curioso, a minha colher de sobremesa era da Emirates.

A mesa, com a vantagem de poder ser dobrada para maior conforto:
Imagem

O estranho aparecimento de uma colher da Emirates a bordo:
Imagem

O café a seguir à refeição:
Imagem

O voo começou calmo, mas passamos por um curto período de turbulência já depois da refeição. A rota passou pela Bulgária, Bósnia, Croácia e pelo norte de Itália. O comandante fez um curto discurso enquanto passávamos precisamente por território transalpino. Quando passamos por Turim voávamos a 11582m com uma velocidade ao solo de 807km/h.

A rota deste voo:
Imagem

A atravessar a Europa, voar um pouco mais a norte do que o voo LIS-IST:
Imagem

A aproveitar o entretenimento a bordo:
Imagem

Entretanto houve uma emergência médica a bordo. Uma senhora sentiu-se mal, vomitou e teve de ser deitada junto à porta que dá acesso ao cockpit. Uma, salvo erro, enfermeira prestou os cuidados de saúde à senhora. A tripulação, obviamente, deixou a assistência a cargo de uma profissional de saúde. Felizmente não foi preciso fazer uma aterragem de emergência (médica) em nenhum aeroporto europeu.

Tanto os 16 lugares da executiva como os 135 da económica estavam completamente preenchidos. Alguns brasileiros a bordo, uns quantos turcos, alguns passageiros em voos de ligação, mas a maioria dos passageiros eram portugueses a viajar em excursões de operadores turísticos, portanto a lazer.

Às 14h29, menos duas horas do que na Turquia, o B738 da Turkish aterrava tranquilamente na pista 21 do aeroporto de Lisboa. O desembarque foi por ponte telescópica. Terminava assim esta minha viagem por terras cipriotas e turcas.

O B737-800 TC-JHP (foto de João Brito - Airliners):
Imagem

Conclusão:
A Turkish Airlines apresentou um bom voo em classe executiva. Bancos confortáveis e bem diferentes dos da classe económica, bom serviço em terra (check-in e controlo de passaporte diferenciados, lounge, ect), apenas a refeição servida ficou aquém do esperado. Depois foi um confirmar do que é a qualidade da TK: avião novo e confortável e pontualidade. Nestes meus três voos a Turquish Airlines demonstrou que em voos efetuados na Europa é das melhores companhias.

Um abraço,

João P. Gomes

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: sexta dez 06, 2013 10:37 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Espectáculo a forma como fazes os reports dos teus voos. Super pormenorizado.

(gosto)

Canon 700D, 450D
Sigma 10-20 mm F4-5,6 DC EX
Sigma 17-70mm f/2.8-4.5 DC Macro
Canon EF 70-200mm f/4L USM
https://www.instagram.com/worldpixelsbyguedes/

MensagemEnviado: segunda jan 20, 2014 4:56 pm 
Desligado

Registado: domingo fev 20, 2005 6:15 pm
Excelentes Trip Reports! Obrigado por partilhares!

Abraço
PM

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora +01:00 UTC+1

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: