Caros,
A estreia no ATR e na Air Serbia.
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A marcação da viagem:
Na visita à "ex-Jugoslávia" o planeamento passou por entrar pela Bósnia, seguir até ao seu vizinho do sul, o Montenegro e daqui seguir para a Sérvia, isto antes de acabar em terras croatas. Precisava portanto de viajar entre o Montenegro e a Sérvia.
Atendendo à distância, à necessidade de "acelerar a viagem" e aos custos, optei por deslocar-me de avião entre as capitais do Montenegro e da Sérvia. Precisava assim de comprar um voo entre Podgorica e Belgrado.
Analisadas duas alternativas, Montenegro Airlines e Air Sérbia, a opção recaiu por esta última, em grande parte devido ao avião utilizado. Na altura ainda não sabia que a TAP/PGA iria substituir os seus B1900 pelo ATR.
Feita a escolha, foi com facilidade que reservei o voo no site da companhia sérvia.
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O voo TGD-BEG:
Dia: 02/07/2014
Companhia: Air Serbia (ex: JAT)
Voo: JU.175
Rota: Pogdorica-Belgrado
Horário: TGD 20h45 – BEG 21h45
Avião: ATR 72-202 (YU-ALN) (MSN 180 – 1º voo em 18/06/1990)
Lugar: 3A (janela)
Distância: 178 mi / 286 km
Ocupação: cerca de 50 PAX (configuração 66 lugares)
Preço: 72,00€ (comprado em 07/11/2013)
Tal como outros aeroportos dos Balcãs, Podgorica não tem transportes públicos para o aeroporto. Tive de deslocar-me de taxi, o que custou 8€. Depois de uma curta visita à desinteressante capital do Montenegro cheguei cedo ao terminal. Este surpreendeu-me pela positiva, apesar de pequeno é bastante funcional e confortável, disponibilizando internet grátis aos seus clientes. Em 2013 este aeroporto serviu 680854 passageiros.
O aeroporto de Podgorica:
O interior do aeroporto TGD:
Quando abriu o check-in, duas horas antes do voo, fui para a curta fila e em menos de dois minutos tinha o cartão de embarque comigo. Aproveitei para pedir um lugar à janela. Depois foi passar pelo controlo de segurança e fronteiriço, tudo muito rápido.
O check-in:
Quando cheguei à porta de embarque já lá estava o ATR preparado para este voo. Juntamente estavam na placa três aviões da Montenegro Airlines, o seu recente E195 e dois F100. À hora marcada os passageiros passaram pela porta de embarque e dirigiram-se a pé até à aeronave.
A porta de embarque:
O meu voo:
A Air Serbia tem na sua frota cinco aparelhos ATR 72, sendo três mais antigos (72-202) e dois mais recentes (72-212A). Para este meu voo o avião escalado foi o YU-ALN, um dos mais antigos que conta já com com 24 anos de idade. Tal facto nota-se ao entrar no avião, parece que recuamos uns anos na história da aviação.
A cabine do ATR da Air Serbia:
A tripulação, formada por três assistentes, deu as boas vindas aos passageiros e ajudou a que todos encontrassem os seus lugares. As bagagens maiores, por não caberem nos respetivos espaços, foram entregues à porta do avião e carregadas pela porta da frente. Já com bagagens e passageiros instalados partimos para o nosso voo, o relógio marcava 20h42 (-3m) quando saímos da nossa posição. O avião estava parqueado em diagonal (noise-free) pelo que nem foi preciso push-back para o mesmo dirigir-se à pista. Nada que chegue a aeroportos pequenos ...
O meu assento:
O espaço para pernas (1.72m de altura):
Outros assentos:
Passados menos de três minutos o avião começava a voar a partir da pista 36. Senti umas quantas vibrações, pelo que estou desejoso que chegue agosto (Málaga-Lisboa no ATR da PGA) onde tenho um voo neste mesmo modelo, mas onde o avião deve ser bem mais recente. Quero fazer a comparação ...
A caminho da pista:
O aeroporto de Podgorica ficava para trás:
Os primeiros minutos de voo:
O ATR 72 utilizado neste voo tem uns consideráveis 24 anos. Foi entregue à JAT em julho de 1990, ainda o país era a Jugoslávia, pois a guerra civil para a separação do país começa apenas em 1991. Esteve sempre na JAT até que em finais de 2013 passou para a Air Serbia, a companhia que pertence à Ethiad.
Se a sua pintura sofreu uma remodelação profunda, com a passagem das cores da JAT para a Air Serbia, o mesmo não se passou com o seu interior. Seja pelo uso, seja pela decoração apresentada, dá para perceber que este ATR já acusa o peso dos anos.
O peso dos anos neste ATR ex-JAT:
O folheto de segurança:
As 20h56 a tripulação entregou um saco de papel, sem qualquer escrito/logótipo, dobrado a meio. Dentro estava a refeição, que na companhia sérvia é gratis em todos os voos. A mesma era constituida por uma sandes de queijo e chouriço e uma gafarra de água. Depois a tripulação dava sumos e chá ou café a quem o desejasse. A sandes era apenas razoável, para meu gosto.
O saco com a refeição servida a bordo:
A sandes:
A refeição completa:
O curto voo corria tranquilamente, sem atravessar zonas de turbulência, e aproveitei o tempo para ver a revista de bordo da recente companhia Air Serbia, nascida a partir da ex-JAT. Esta era a única forma de entretenimento a bordo.
A revista de bordo da Air Serbia:
As rotas da companhia sérvia:
A frota da Air Serbia:
O modelo ATR:
Publicidade ao cartão de passageiro frequente:
Um uniforme da companhia na revista de bordo:
Como a distância que separa estas duas capitais é curta, este TGD-BEG é um voo regional, um voo que o "habitat natural" do ATR 72. Depressa começamos a aproximação a Belgrado, onde aterramos às 21h35. O desembarque fez-se atravês de autocarro. Uma vez no terminal tive de passar o controlo de fronteira e fui de transportes públicos até ao alojamento no centro da cidade. Terminava assim a minha estreia na Air Serbia e no ATR 72.
O ATR 72 YU-ALN (foto Jan Jurecka - Planespottters)
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O voo de regresso:
Dia: 06/07/2014
Companhia: TAP Portugal
Voo: TP.867
Rota: Zagreb - Lisboa
Horário: ZAG 11h30 – LIS 12h55 (-1h)
Avião: A320 (CS-TNN) (cn 1816 – 1º voo em 31/05/2002)
Lugar: 4C (corredor).
Ocupação: 100% (161 passageiros)
Preço: 45,92€ + 12500 milhas (comprado em 09/10/2013)
Voo muito pontual da TAP, avião em ótimo estado de conservação e limpeza e tripulação excelente. O curioso deste voo é que não houve distinção entre económica e executiva. As cortinas não se fecharam durante o voo e a refeição foi igual para todos os passageiros. O avião vinha completamente cheio, em grande parte graças a um grande grupo de turistas a cargo da Nortravel.
Um excelente voo por parte da TAP !
O A320 CS-TNN (foto de Rui Alves - Planespotters)
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Em resumo (voo da Air Serbia):
Gostei da Air Serbia. Voo pontual, refeição grátis e o fazer lembrar do "voar de antigamente".
Quanto ao ATR72 vou querer voar num aparelho mais recente para poder ter uma melhor noção do conforto do avião.
cumprimentos,
João P. Gomes