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Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
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 Assunto da Mensagem: Estados Unidos com a United
MensagemEnviado: quinta out 01, 2015 6:24 pm 
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Os Estados Unidos com a United ...

Marcação da viagem:

Juntamente com a minha esposa decidimos que a viagem de lua de mel seria aos Estados Unidos da América, país do qual só conheciamos umas cidades na costa este. Começamos então a traçar o percurso onde teríamos de incluir alguns dos mais conhecidos parques naturais do Oeste e a cidade de São Francisco.

O passo seguinte foi visitar site de companhias aéreas para ver o que as mesmas propunham e averiguar quais seriam as mais vantajosas para esta viagem. Ao possuir um cartão de passageiro frequente TAP Victoria Gold tinha preferência por uma companhia do grupo Star Alliance e foi no site da United que encontrei a melhor oferta.

Além dos voos para os EUA tinha também de adquirir os voos internos. Ainda pensei em viajar numa companhia e comprar voos domésticos numa outra, algo que como entusiasta de aviação seria muito aliciante, mas depressa verifiquei que no site da United podía adicionar voos sem que praticamente o preço final aumentasse.

O primeiro planeamento seria voar para São Francisco, dali para Las Vegas para visitar os parques naturais e regressar a Portugal com uma escala pelo meio. Depois de algumas simulações no site da companhia norte americana decidimos incluir a capital Washington na ida tendo a viagem ficado marcada da seguinte forma:

* 22/03 Lisboa-Londres (TAP em code share com a United) + Londres-Washington
* 23/03 Washington – São Francisco
* 29/03 São Francisco – Las Vegas
* 03/04 Las Vegas – Nova Iorque
* 04/04 Nova Iorque – Lisboa

Os voos:

Dia: 22/03/2015
Companhia: TAP
Voo: TP352
Rota: Lisboa - Londres Heathrow
Horário: LIS 9h50 - LHR 12h35
Avião: Airbus A319 (CS-TTL) (cn 26951 – 1º voo em 16/04/1997)
Lugar: 3E (lugar do meio)
Distância: 972 mi / 1565 km
Ocupação: Voo cheio
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)

A319 da TAP em Lisboa:
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A refeição servida pela TAP na classe executiva:
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O A319 CS-TTL (foto Paulo Antunes - Airliners.net):
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Upgrade para executiva, voo pontual, o filme de segurança foi o antigo e não o dos 70 anos da companhia. Ficamos numa posição em que o desembarque ocorreu apenas pela porta traseira.

Em resumo: um excelente voo por parte da TAP. Bom produto apresentado e pontualidade.

+++

Dia: 22/03/2015
Companhia: United
Voo: UA925
Rota: Londres Heathrow – Washington Dulles
Horário: LHR 16h20 – IAD 20h50
Avião: Boeing 777 -222ER (U784UA) (cn 26951 – 1º voo em 16/04/1997)
Lugar: 36A (janela)
Distância: 3677 mi / 5917 km
Ocupação: Mais de 90%
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)

Gostei bastante do terminal 2 de Heathrow ocupado por companhias da Star Alliance. Nota igualmente muito positiva para o lounge da United, aqui pude fazer uma refeição de "faca e garfo", utilizar a internet e descansar um pouco num espaço muito bem decorado e acolhedor.

Ver: viewtopic.php?f=16&t=6875

O terminal 2 de LHR:
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A porta de embarque para este Londres-Washington:
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O embarque, utilizando leitores automáticos dos cartões, decorreu sem nenhuma ocorrência digna de registo. Pude então entrar no B777 da United e a primeira impressão não foi das mais favoráveis, até porque o ultimo voo neste modelo de avião foi realizado num moderno B777 da Emirates.

Já no interior do B777:
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O avião está, à semelhança de muitos outros da United, dividido em três classes: a executiva, a "premium económica" e a económica. A diferença entre estas duas ultimas classes é apenas no espaço entre bancos, pois o serviço a bordo e o ecrã de entretenimento individual são iguais.

A cabine:
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O meu assento:
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O espaço para pernas (tenho 1m72 de altura):
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Os lugares da classe executiva:
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O sistema de entretenimento foi uma desilusão, um ecrã muito pequeno e poucas opções disponíveis. Foi com alguma saudade que recordei o sistema ICE da Emirates que utilizei uns meses antes. De referir que este avião tinha sistema de wi-fi a bordo o que permitia aceder à internet, mas a United cobra $19,99 USD pela utilização deste serviço.

O sistema de entretenimento individual:
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Os filmes presentes:
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A internet a bordo paga como extra:
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Os auscultadores da United para uso durante o voo:
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A revista de bordo da companhia norte americana:
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O folheto de segurança:
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O voo foi pontual, com saída da posição às 16h34 (+14m), às 16h52 serviram um sumo e pelas 18h14 o jantar. Esta refeição tinha duas hipóteses: frango ou massa. Escolhi esta última e não apreciei a comida.

O inicio do voo:
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O sumo servido:
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A refeição da classe económica:
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O voo foi tranquilo e depois de sobrevoar o Atlântico, o B777 entrou no continente americano pela costa canadiana. Cerca de 1h antes do final do voo foi servido um pequeno lanche. Às 20h35 (-15m) aterramos na capital norte americana.

A voar sobre o Atlântico:
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Parte da rota efetuada:
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Já sobre o continente americano:
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O lanche servido:
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O Boeing 777 U784UA (foto Jason Xu - Airliners.net)
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Em resumo: A United apresentou um voo pontual e sem problemas, mas longe de encantar. Refeições medianas, cabine sem grande glamour e um fraco entretenimento a bordo não deixam que a nota final vá além de suficiente.

Volto em breve com os restantes voos desta viagem pelos EUA ...

Cumprimentos,

João P. Gomes

_________________
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João Pedro Gomes
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 Assunto da Mensagem: Re: Estados Unidos com a United
MensagemEnviado: sexta out 02, 2015 10:18 am 
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Os Estados Unidos com a United.

Dia: 23/03/2015
Companhia: United
Voo: UA647
Rota: Washington Dulles – San Francisco
Horário: IAD 19h56 – SFO 22h49
Avião: Boeing 757 -222 (U543UA) (cn 25698 – 1º voo em 11/10/1991)
Lugar: 31F (janela)
Distância: 2419 mi / 3892 km
Ocupação: Cerca de 50%.
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)

Depois de um dia em Washington tinha programado um voo da United com destino a São Francisco.

Fui de metro até ao aeroporto Washington Dulles e uma vez no aeroporto dirigi-me à área de embarque. Fiz o check-in na área premium e posso dizer que foi, que me recorde, o pior check-in da minha vida em termos de simpatia e ajuda prestada.

Os voos do dia em Washington IAD:
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As funcionárias presentes pareciam não querer saber dos passageiros, estando mais interessadas na sua conversa. As primeiras palavras foi no sentido de utilizarmos as maquinas automáticas, quando disse que não o queria fazer, não melhoraram a sua postura e só a custo é que fizeram-me o check-in. Pensei: se é assim na parte executiva, o que será na parte geral ?!. Péssimo o serviço de terra da United !

Fui ao lounge da United, que também não deslumbrou, antes de ir para a área de embarque. Aproveitando o cartão Gold da Star Alliance fui dos primeiros a entrar no B757-200 escalado para este voo. O avião já acusava o peso dos anos e a ocupação foi muito fraca, pois apenas metade dos lugares estavam ocupados.

Lounge da United:
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O B757 aguardando o embarque:
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Foram "duas viagens", uma entre Washington e São Francisco e outra "no tempo". O B757, construído em 1991 e sem nenhuma renovação do seu interior, remeteu-me para a década de 90. Estofos antigos, uns enormes monitores para toda a cabine, mas também com algum espaço considerável para pernas. Assim era viajar há 20 anos atrás. O que mudou entretanto, para também acompanhar a baixa de preços, foi o serviço a bordo. Neste voo de "costa a costa" a comida a bordo era paga.

A cabine:
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O meu assento:
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A tal "viagem no tempo até aos anos 90s":
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A partida deu-se à hora prevista e aproveitei para dormir depois de um dia cansativo em Washington e ainda sobre o efeito da diferença horária. Devido ao sono e com o que tinha comido umas horas antes no lounge, nem comi a bordo. Do que pude ver as refeições tinham o preço normal em companhias aéreas e em aeroportos, por sua vez as bebidas eram grátis.

Instruções de segurança:
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A tripulação, já com alguns anos de experiência, cumpriu o seu papel, mas sem excesso de simpatia.

O voo foi tranquilo e conseguimos aterrar em SFO cerca de 10 minutos antes da hora prevista. O desembarque foi através de manga telescópica e sendo um voo doméstico depressa sai do aeroporto de São Francisco.

O Boeing 757 U543UA (foto de POWWWIII - Airliners.net)
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Em resumo: Positivamente destaque para a pontualidade do voo. Do lado negativo destaque para o péssimo serviço de terra, avião antigo e serviço de bordo pago mesmo tratando-se de um voo longo. Um produto fraco este voo da United !

Cumprimentos,

João Pedro

_________________
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João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230


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 Assunto da Mensagem: Re: Estados Unidos com a United
MensagemEnviado: sexta out 02, 2015 11:03 am 
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Registado: terça jan 07, 2003 1:28 am
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Citar:
Juntamente com a minha esposa decidimos que a viagem de lua de mel seria aos Estados Unidos da América, país do qual só conheciamos umas cidades na costa este. Começamos então a traçar o percurso onde teríamos de incluir alguns dos mais conhecidos parques naturais do Oeste e a cidade de São Francisco.

João P. Gomes
João,

Grande abraço de parabéns pelo casamento!

E cá ficamos a aguardar pelos demais reports da viagem.

_________________
Luis Gonçalves
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 Assunto da Mensagem: Re: Estados Unidos com a United
MensagemEnviado: segunda out 05, 2015 6:18 pm 
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Caros,

A continuação da minha experiência com a United,

Dia: 29/03/2015
Companhia: United
Voo: UA391
Rota: San Francisco – Las Vegas
Horário: SFO 15h18 – LAS 16h57
Avião: Airbus A320 (U494UA) (cn 1840 – 1º voo em 04/07/2002)
Lugar: 30B (lugar do meio)
Distância: 414 mi / 666 km
Ocupação: 100%.
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)

Depois de São Francisco o meu destino seguinte nos EUA foi a excêntrica Las Vegas. Com vários voos diários da United entre estas duas cidades, escolhi o UA391, um voo a meio da tarde de domingo.

Para chegar e sair dos aeroportos em causa utilizei os serviços de transferes da SuperShuttle. Uma vez no aeroporto de São Francisco tratei do check-in logo à entrada do edifício. Fui ao lounge, uma vez mais decepcionante, descansar, comer alguma coisa, aceder à internet e ver o movimento em SFO.

A chegada à zona de partidas do aeroporto de São Francisco:
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Os voos naquela tarde de domingo:
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O mapa do aeroporto de São Francisco (revista de bordo United):
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O interior do aeroporto de SFO:
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A entrada para o lounge da United:
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O lounge:
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A observar o movimento na placa:
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Com um voo lotado rapidamente formou-se uma fila para o embarque. Mesmo assim, com todos os passageiros sentados foi possível sair da posição às 15h15, três minutos antes da hora prevista.

A caminho da pista em SFO:
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O terminal com dois A380 (AF e EK) estacionados:
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O inicio do voo:
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Voando sobre o aeroporto de São Francisco:
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A bordo pude constatar que muitos passageiros utilizavam este voo em code-share com várias companhias aéreas da Star-Alliance. Destaque também para o facto de existirem muitas nacionalidades a bordo.

As instruções de segurança:
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A frota da United na sua revista de bordo:
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A frota da United Express, o braço regional da companhia:
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O A320, o único Airbus que voei nestas viagens com a United, foi construído em 2002 e apesar dos 12 anos de idade tinha uns bancos modernos e apresentava uma cabine em bom estado, resultado de uma renovação recente ao seu interior.

O meu assento:
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O espaço para pernas (1m72 de altura):
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Uma fila de assentos:
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Os assentos da classe executiva:
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As 15h56 a tripulação serviu bebidas grátis, não havendo comida disponível. Voo curto e tranquilo, depressa a paisagem mudou e passámos a sobrevoar o deserto que cerca Las Vegas. Depois de uma longa aproximação, onde fiquei admirado com o tamanho da cidade, aterramos no aeroporto LAS às 16h31, uns minutos antes da hora prevista.

Depois de voarmos sobre uma zona montanhosa, eis que surge o deserto:
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Uma vez mais foi utilizada uma manga telescópica para chegar ao terminal. Logo à entrada do terminal os passageiros são "brindados" com maquinas de slot machines a lembrar que entramos na "cidade do jogo" ...

A aproximação a Las Vegas:
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A aterrar em Las Vegas com os casinos e hotéis ao lado esquerdo:
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A caminho do terminal:
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Ao lado de um MD-80/90 da Allegiant Air, uma companhia muito presente em LAS:
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Já em LAS a aguardar ponte telescópica para o desembarque:
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O aeroporto de Las Vegas, bem vindos à cidade do jogo:
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O Airbus A320 U494UA (foto de - Airliners.net)
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Em resumo: Um bom voo da United, mas sem deslumbrar. Os pontos positivos foram a pontualidade e uma cabine renovada e em bom estado.

Cumprimentos,

João Pedro Gomes

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João Pedro Gomes
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 Assunto da Mensagem: Re: Estados Unidos com a United
MensagemEnviado: segunda out 05, 2015 8:31 pm 
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Dá gosto ver reports assim :)

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Alberto Guedes
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 Assunto da Mensagem: Re: Estados Unidos com a United
MensagemEnviado: sexta out 09, 2015 4:21 pm 
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Continuando com os voos na United,

Dia: 03/04/2015
Companhia: United
Voo: UA1234
Rota: Las Vegas – Nova Iorque
Horário: LAS 23h15 – EWR 07h00 (+1)
Avião: Boeing 737-924ER (N77430) (cn 37098 – 1º voo em 08/01/2009)
Lugar: 30F (janela)
Distância: 2227 mi / 3584 km
Ocupação: Bastante completo (cerca de 90/95% de ocupação).
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)

As escolher os voos de regresso a Portugal reparei que havia a possibilidade de fazer uma escala em Nova Iorque superior a 12h e, depois de falar com a esposa, foi esta a combinação de voos que escolhi.

Depois de aproveitar bastante Las Vegas durante o dia e fazer um jantar buffet num dos casinos da cidade, fui para o aeroporto uma vez mais utilizando os serviços da SuperShuttle. Chegado ao aeroporto troquei de roupa e fui fazer o check-in na área premium. Aqui começaram as "contrariedades" que sentem os passageiros ao voar United.

Como iria aproveitar as 12 horas de escala para uma curta visita a Nova Iorque não queria obviamente estar preocupado com a bagagem de porão, o meu pensamento foi: se o voo é LAS-LIS, apenas com escala em EWR, vou despachar já a bagagem para o destino final (LIS). Assim pensava eu, mas a realidade foi diferente ... Segundo a funcionária, uma vez que a escala era demorada, teria de retirar em Nova Iorque e voltar a despachar a mesma.

Obviamente não gostei da decisão da United. Numa companhia eficiente não havia esta necessidade de recolha e posterior check-in da bagagem. Já fiz escalas superiores, por exemplo na Emirates/Dubai, e sem este tipo de preocupações. Mas na United é assim.

Já com a bagagem despachada até Nova Iorque fui até ao lounge antes de dirigir-me à porta de embarque. Aquela hora da noite o aeroporto não estava com muita gente e os procedimentos até à entrada no avião foram rápidos. Fui dos primeiros a entrar no avião pois utilizei a prioridade de embarque concedida aos portadores de cartões Star Alliance Gold.

O lounge da United em Las Vegas:
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O jogo sempre presente em Las Vegas, mesmo no próprio aeroporto:
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Foi a primeira vez que voei na versão 900 do Boeing 737. Esta versão é a maior da família 737 e conta com mais 2.6m que o "mais comum" B737-800. Este avião dispõe de duas classes, sendo que a classe executiva tem 20 lugares e a económica 159. Neste voo a ocupação era muito boa e o avião seguia praticamente cheio.

O avião, com pouco mais que 6 anos de idade, encontrava-se em bom estado de conservação e impecável na limpeza. É um aparelho que foi adquirido inicialmente pela Continental em 2009 e com a fusão entre as duas companhias passou a ostentar as cores da United.

A longa cabine deste B737-900:
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As filas deste Boeing ao serviço da United:
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O meu assento:
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O espaço para pernas (tenho 1m72 de altura):
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No inicio do voo o sistema de entretenimento individual estava ligado e mostrava o que podia ser visto pelos clientes, mas apenas durante uns minutos para "agarrar" o passageiro. Depois o serviço foi desligado a não ser que o cliente pagasse este extra. "Luxos" é coisa que não existe na United ... O que também não existiu foi serviço de bordo grátis, pois as refeições eram pagas à parte.

O ecrã do sistema de entretenimento, infelizmente cobrado como extra:
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O comando do sistema de entretenimento individual:
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o push-back ocorreu às 23h11 (-4m) e o voo decorreu sem problemas o que permitiu chegar a Nova Iorque cerca de 30m antes da hora programada (7h00). Apreciei este facto pois tinha ainda de perder tempo com a "novela da bagagem" (recolher e despachar a mala) e queria chegar o quanto antes ao centro de Nova Iorque.

Durante o voo procurei dormir o máximo possível, pois na noite seguinte também teria um voo noturno e ainda queria aproveitar o dia para uma curta visita à "Big Apple" (Nova Iorque). Acordei já na aproximação ao aeroporto de Newark.

A caminho da ponte telescópica para o desembarque:
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Em EWR estacionamos ao lado do N76504 com as suas Split Scimitar winglets:
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O desembarque foi realizado através de ponte telescópica e uma vez chegado ao terminal tive de recolher a bagagem. O passo seguinte foi despachar a mala para Lisboa pois não queria ter que estar preocupado com uma mala de porão durante a curta visita a Nova Iorque. Mas também aqui a United não facilita nada a vida aos seus clientes ...

Havia alguma fila na área premium de check-in e a primeira resposta que ouvi foi que não sabiam se o check-in já estava aberto e como tal podia ser impossível receber a mala. A funcionária ficou de perguntar e nada ... foi preciso a minha esposa usar o "charme feminino", pedir a um segurança, que por sua vez falou com uma funcionária e então lá foi possível despachar as malas para Lisboa. Com toda esta incompetência da United perdi quase uma hora que poderia ter sido utilizada na visita ao centro da cidade. A United precisa rever o seu serviço em terra !

Aviões da United em Nova Iorque (EWR):
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A United utiliza um terminal próprio (Terminal C) em Newark:
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Com o problema da mala resolvido e com as "mãos livres" deixei o aeroporto de Newark no comboio para a Penn Station. Estava na hora de trocar o calor de Las Vegas pelo friozinho de Nova Iorque.

O B737-900 N77430 (foto de Yan David - Airliners.net)
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Em resumo: O voo até foi pontual, o avião estava em bom estado, embora sem "luxos" (refeições e entretenimento individual) ... mas com o péssimo serviço de terra (despacho da bagagem) da United não posso dar nota positiva a este voo.

Um abraço,

João Pedro

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João Pedro Gomes
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 Assunto da Mensagem: Re: Estados Unidos com a United
MensagemEnviado: quarta nov 18, 2015 5:18 pm 
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Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
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Localização: Mafra
Caros,

Depois de um período com pouca disponibilidade, lá consegui um "tempinho" para aqui colocar a última parte da minha experiência com a United, o voo ERW-LIS.

Dia: 04/04/2015
Companhia: United
Voo: UA64
Rota: Nova Iorque - Lisboa
Horário: EWR 20h10 – LIS 08h20 (+1)
Avião: Boeing 757-224 (N18119) (cn 27561 – 1º voo em 02/05/1997)
Lugar: 29B (meio)
Distância: 3384 mi / 5447 km
Ocupação: Praticamente cheio (cerca de 95% de ocupação).
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)

Após uma visita de cerca de 12h ao centro de Nova Iorque estava na hora de regressar ao aeroporto de Newark para o último voo desta minha viagem aos Estados Unidos, o EWR-LIS. Com as malas de porão entregues naquela manhã, apenas tive de passar pelo controle de segurança.

A noite anterior já tinha sido passada a bordo (LAS-EWR) e depois da visita a Nova Iorque, aproveitei o lounge para tomar um duche. Nota positiva para este serviço da United. Uma cabine de duche ao nível de hotel de categoria superior e uma funcionária para distribuir toalhas e produtos de banho. Soube bem, atendendo às circunstancias, tomar este duche antes de um voo intercontinental. Quanto ao resto do lounge, tudo muito mediano em termos de qualidade e serviços.

O lounge da United em Nova Iorque ERW:
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Poucas opções de comida disponibilizadas neste espaço:
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A vista através das janelas do lounge:
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Fui então para a sala de embarque. Os restantes passageiros que aguardavam este voo eram um misto de famílias portuguesas em férias, emigrantes portugueses nos EUA e turistas norte americanos. Em termos de ocupação esta foi bastante elevada ou até mesmo avião completamente cheio.

Respeitando as prioridades, o pessoal da United convidou os passageiros a entrar no Boeing 757, com o registo N18119, escalado para este Nova Iorque-Lisboa. O avião conta com 18 anos de vida tendo pertencido anteriormente à Continental, antes da fusão entre as duas companhias.

A sala utilizada para o embarque deste ERW-LIS:
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O B757 já na ponte telescópica esperando os passageiros do EWR-LIS:
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Um B737 da United em Nova Iorque EWR:
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Estava com alguma expectativa em ver a cabine do B757 deste voo, depois da companhia ter apresentado uma aeronave com um interior bem antigo aquando do voo Washington-São Francisco. Felizmente para os passageiros que cruzam o Atlântico nestes aviões da United a companhia norte americana renovou as cabines.

O espaço para pernas é semelhante aos outros aviões que fazem longo curso, os bancos são confortáveis e estes B757 contam com sistema de entretenimento individual. Em suma, um avião perfeitamente capaz de realizar com conforto estes voos entre os EUA e a Europa.

Para o passageiro comum, como por exemplo a minha esposa que faz "uma dúzia" de voos por ano, nem dá conta que está a voar num avião norrow body. O que o cliente deseja é conforto a bordo, sendo que estes B757 cumprem minimamente esse aspeto, pontualidade e um bom serviço a bordo.

A United serviu um jantar, normal no "padrão comida de avião" e antes da aterragem disponibilizou um pequeno almoço. Tripulação eficiente mas não particularmente "calorosa" com os passageiros.

A refeição servida na classe económica:
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O sistema de entretenimento a bordo:
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Informações sobre o voo disponíveis no ecrã individual:
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A cabine do Boeing 757:
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O voo decorreu sem percalços e conseguimos aterrar em Lisboa uns minutos antes da hora programada.

O B757-200 N18119 (foto de Chema Gómez - Airliners.net)
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Em resumo: Sem apontamentos de maravilhar a United apresentou um bom produto nesta travessia do Atlântico. Apesar da configuração 3-3 o conforto proporcionado a bordo é muito satisfatório graças ao espaço para pernas, cabine renovada e ao sistema de entretenimento. Refeições medianas e voo pontual.

Em resumo United: Depois destes voos fiquei com a ideia de ser uma companhia muito mediana. O serviço em terra é medíocre e alguns aviões já acusam o peso dos anos em termos de conforto. Pela positiva destaco a pontualidade dos voos.


Um abraço,

João P. Gomes

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João Pedro Gomes
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