Caros,
Os Estados Unidos com a United ...
Marcação da viagem:
Juntamente com a minha esposa decidimos que a viagem de lua de mel seria aos Estados Unidos da América, país do qual só conheciamos umas cidades na costa este. Começamos então a traçar o percurso onde teríamos de incluir alguns dos mais conhecidos parques naturais do Oeste e a cidade de São Francisco.
O passo seguinte foi visitar site de companhias aéreas para ver o que as mesmas propunham e averiguar quais seriam as mais vantajosas para esta viagem. Ao possuir um cartão de passageiro frequente TAP Victoria Gold tinha preferência por uma companhia do grupo Star Alliance e foi no site da United que encontrei a melhor oferta.
Além dos voos para os EUA tinha também de adquirir os voos internos. Ainda pensei em viajar numa companhia e comprar voos domésticos numa outra, algo que como entusiasta de aviação seria muito aliciante, mas depressa verifiquei que no site da United podía adicionar voos sem que praticamente o preço final aumentasse.
O primeiro planeamento seria voar para São Francisco, dali para Las Vegas para visitar os parques naturais e regressar a Portugal com uma escala pelo meio. Depois de algumas simulações no site da companhia norte americana decidimos incluir a capital Washington na ida tendo a viagem ficado marcada da seguinte forma:
* 22/03 Lisboa-Londres (TAP em code share com a United) + Londres-Washington
* 23/03 Washington – São Francisco
* 29/03 São Francisco – Las Vegas
* 03/04 Las Vegas – Nova Iorque
* 04/04 Nova Iorque – Lisboa
Os voos:
Dia: 22/03/2015
Companhia: TAP
Voo: TP352
Rota: Lisboa - Londres Heathrow
Horário: LIS 9h50 - LHR 12h35
Avião: Airbus A319 (CS-TTL) (cn 26951 – 1º voo em 16/04/1997)
Lugar: 3E (lugar do meio)
Distância: 972 mi / 1565 km
Ocupação: Voo cheio
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)
A319 da TAP em Lisboa:
A refeição servida pela TAP na classe executiva:
O A319 CS-TTL (foto Paulo Antunes - Airliners.net):
Upgrade para executiva, voo pontual, o filme de segurança foi o antigo e não o dos 70 anos da companhia. Ficamos numa posição em que o desembarque ocorreu apenas pela porta traseira.
Em resumo: um excelente voo por parte da TAP. Bom produto apresentado e pontualidade.
+++
Dia: 22/03/2015
Companhia: United
Voo: UA925
Rota: Londres Heathrow – Washington Dulles
Horário: LHR 16h20 – IAD 20h50
Avião: Boeing 777 -222ER (U784UA) (cn 26951 – 1º voo em 16/04/1997)
Lugar: 36A (janela)
Distância: 3677 mi / 5917 km
Ocupação: Mais de 90%
Preço: 894,51€ (LIS-LHR-IAD-SFO-LAS-EWR-LIS)
Gostei bastante do terminal 2 de Heathrow ocupado por companhias da Star Alliance. Nota igualmente muito positiva para o lounge da United, aqui pude fazer uma refeição de "faca e garfo", utilizar a internet e descansar um pouco num espaço muito bem decorado e acolhedor.
Ver:
viewtopic.php?f=16&t=6875
O terminal 2 de LHR:
A porta de embarque para este Londres-Washington:
O embarque, utilizando leitores automáticos dos cartões, decorreu sem nenhuma ocorrência digna de registo. Pude então entrar no B777 da United e a primeira impressão não foi das mais favoráveis, até porque o ultimo voo neste modelo de avião foi realizado num moderno B777 da Emirates.
Já no interior do B777:
O avião está, à semelhança de muitos outros da United, dividido em três classes: a executiva, a "premium económica" e a económica. A diferença entre estas duas ultimas classes é apenas no espaço entre bancos, pois o serviço a bordo e o ecrã de entretenimento individual são iguais.
A cabine:
O meu assento:
O espaço para pernas (tenho 1m72 de altura):
Os lugares da classe executiva:
O sistema de entretenimento foi uma desilusão, um ecrã muito pequeno e poucas opções disponíveis. Foi com alguma saudade que recordei o sistema ICE da Emirates que utilizei uns meses antes. De referir que este avião tinha sistema de wi-fi a bordo o que permitia aceder à internet, mas a United cobra $19,99 USD pela utilização deste serviço.
O sistema de entretenimento individual:
Os filmes presentes:
A internet a bordo paga como extra:
Os auscultadores da United para uso durante o voo:
A revista de bordo da companhia norte americana:
O folheto de segurança:
O voo foi pontual, com saída da posição às 16h34 (+14m), às 16h52 serviram um sumo e pelas 18h14 o jantar. Esta refeição tinha duas hipóteses: frango ou massa. Escolhi esta última e não apreciei a comida.
O inicio do voo:
O sumo servido:
A refeição da classe económica:
O voo foi tranquilo e depois de sobrevoar o Atlântico, o B777 entrou no continente americano pela costa canadiana. Cerca de 1h antes do final do voo foi servido um pequeno lanche. Às 20h35 (-15m) aterramos na capital norte americana.
A voar sobre o Atlântico:
Parte da rota efetuada:
Já sobre o continente americano:
O lanche servido:
O Boeing 777 U784UA (foto Jason Xu - Airliners.net)
Em resumo: A United apresentou um voo pontual e sem problemas, mas longe de encantar. Refeições medianas, cabine sem grande glamour e um fraco entretenimento a bordo não deixam que a nota final vá além de suficiente.
Volto em breve com os restantes voos desta viagem pelos EUA ...
Cumprimentos,
João P. Gomes