APEA

Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação
Data/Hora: segunda out 02, 2023 4:11 pm

Hora +01:00 UTC+1

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Voo LIS-OPO. A Ponte Aérea da TAP
MensagemEnviado: quarta ago 16, 2017 12:44 am 
Desligado

Registado: quarta out 14, 2009 11:39 am
Caros,

O primeiro voo da minha bebé ...

A marcação da viagem:

Com a esposa a trabalhar temporariamente no Porto as ligações entre esta cidade e Lisboa passaram a desempenhar um papel importante para a família. Começamos a comparar preços e horários de comboio e avião e por algumas vezes o trajeto foi realizado no próprio automóvel.

Por uma questão de custos, comodidade e segurança os transportes públicos foram a escolha principal, sendo que aqui as decisões foram entre o comboio da CP e as companhias aéreas TAP e Ryanair.

A dificultar a programação das viagens, o facto da escala de serviço da minha esposa sair tarde, o que impossibilitava a compra antecipada de bilhetes. Devido a circunstância, à exceção deste voo que aqui trago, nunca encontramos uma boa relação preço/horário na TAP. A minha esposa regra geral utilizou o comboio CP – Alfa Pendular no trajecto Porto-Lisboa e para o Lisboa-Porto recorreu ao último voo do dia da Ryanair (FR2096), voos estes que correram sempre muito bem. Eu utilizei o avião apenas uma vez, tendo realizado cerca de uma dezena de viagens de comboio.

Conhecedor informado do produto Ponte Aérea da TAP surpreendeu-me o facto de com um mês de antecedência praticamente não encontrar voos com preço abaixo dos 50€ e nos horários que pretendia os preços facilmente ultrapassavam a centena de euros. Valor que não considero competitivo face ao serviço Alfa da CP. Tal como já ficou demonstrado o comboio permite uma ligação mais rápida entre o centro das duas cidades.

Algumas curiosidades: A minha esposa chegou a demorar mais tempo no percurso de metro entre o aeroporto e o centro do Porto do que no voo LIS-OPO propriamente dito. Uma vez foi de táxi entre o aeroporto e o alojamento (Arca de Água/Ameal) e pagou mais pelo táxi do que pelo voo da Ryanair. Mas apesar do que acima escrevi considero que há algum "mercado" nos voos entre as duas maiores cidades portuguesas.

O voo LIS-OPO:

Dia: 17/02/2017
Companhia: TAP Portugal
Voo: TP 1960
Rota: Lisboa - Porto
Horário: LIS 16h00 – OPO 17h00
Avião: ATR 72-600 (CS-DJE) (cn 1236 – 1º voo em 04/03/2015)
Lugar: 5A (janela)
Distância: 172 mi / 277 km
Ocupação: Mais de 75%
Preço: 41,01€ (38,89€ adulto + 2,12€ bebé). Comprado em 24/01/2017.

Com centenas de voos realizados, confesso que este teve um gostinho especial pois tratou-se do batismo de voo da minha filhota de apenas 18 meses. Além de testar a Ponte Aérea da TAP iria também saber como é viajar com uma criança de tenra idade.

Demorei mais tempo do que o previsto a preparar a bebé e cheguei ao aeroporto já muito em cima da hora. O estacionamento foi fácil, pois estacionei num dos melhores parques do aeroporto, e já no Terminal 1 desde logo vi a sinalética para o embarque da Ponte Aérea. Aqui reside um ponto fulcral deste serviço, a demora dos procedimentos em terra. De pouco adianta o avião ser o mais rápido meio de transporte se os passageiros perderem uma eternidade de tempo antes e depois do voo. No meu caso posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com o embarque para o Porto.

[center]As indicações para os embarques dos voos da Ponte Aérea no aeroporto de Lisboa
Imagem
Imagem[/center]

O embarque fez-se numa área dedicada situada junto a uma das entradas e o controlo de segurança foi bastante rápido. Dirigi-me então à Porta 8 onde foi realizado o embarque. Podia enfim descansar um pouco daquela correria que foi chegar à porta de embarque. A bebé estava tranquila, curiosa com o que se passava à sua volta e sem entender porque é que o pai estava a suar. Poucos minutos tinham passado desde que cheguei ao aeroporto, um ponto positivo acerca da preparação e execução destes voos por parte da TAP

[center]A porta de embarque utilizada neste voo LIS-OPO
Imagem

O CS-DJE junto ao terminal aguardando os passageiros
Imagem[/center]

Com uma criança ao colo foi-me dada prioridade no embarque e simpaticamente o assistente que estava na porta de embarque ofereceu-se para levar o carrinho de bebé. O ATR destinado a este voo estava parqueado junto à porta de embarque pelo que os passageiros desceram as escadas e caminharam para o interior do avião.

[center]O embarque a pé até ao avião escolhido para este TP1960
Imagem[/center]

Uma vez no interior do CS-DJE pude verificar que o estado de conservação e limpeza eram excelentes. Este ATR, ex PR-AQY da brasileira Azul, é um avião bastante novo com apenas cerca de 2 anos de vida. Os níveis de conforto são perfeitamente aceitáveis para estes curtos voos, tanto quanto aos assentos como em relação ao nível de ruído, onde apenas na descolagem incomoda um pouco mais.

[center]A cabine deste ATR72
Imagem

Os assentos
Imagem

Espaço para arrumação disponível nas costas do assento
Imagem[/center]

Depois de sentar-me no lugar 5A foi-me demonstrado como colocar o cinto de segurança para a bebé. Pude reparar que a ocupação era boa, com seguramente mais de 75% de lugares ocupados. Alguns passageiros de negócios, algumas famílias mas a maioria dos passageiros estavam em voo de ligação. Mais do que retirar pessoas ao transporte próprio, ao comboio ou à concorrência da Ryanair, dá-me ideia que os voos da Ponte Aérea são utilizados principalmente por passageiros em ligação na rede TAP.

[center]A bebé muito interessada nas instruções de segurança
Imagem

Os primeiros minutos do voo
Imagem[/center]

O voo foi pontual e tranquilo. A rota utilizada passou na zona de Santarém, tendo depois rumado ao litoral junto à Figueira a Foz, a partir daqui foi sempre junto à linha de costa até à pista 35 do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

[center]A voar sobre a zona da Figueira da Foz
Imagem[/center]

A meio o voo foi feito o aviso sonoro que devido a uma emergência médica a bordo a tripulação não ia realizar o serviço de bordo. Fiquei assim sem conhecer a comida e bebida servida a bordo nestes voos de Ponte Aérea.

A emergência médica não foi nada de preocupante e um médico presente a bordo tomou conta da ocorrência. Mesmo assim, este facto foi suficiente para atrasar o desembarque. Sem pressas, fui o último a sair do avião.

Terminava desta forma o primeiro voo da minha filhota. A bebé portou-se muito bem e não achei difícil fazer este curto voo com uma criança tão nova.

[center]Já no Porto a M. continuava curiosa com tudo aquilo que rodeava o avião
Imagem

CS-DJE (foto de Carlos Seabra - Planespotters)
Imagem[/center]

Em resumo: Apesar de acreditar que o avião é batido pelo comboio como o melhor meio de transporte para ligar as duas principais cidades portuguesas, considero que a TAP criou um bom produto com a sua Ponte Aérea. A rapidez do embarque e desembarque são trunfos para esta rota e o avião maioritariamente utilizado (ATR72) cumpre a função. Nota positiva para este voo.

Cumprimentos,

João Pedro

João Pedro Gomes
Sócio Nr. 230

MensagemEnviado: quarta ago 16, 2017 4:27 pm 
Desligado
Site Admin

Registado: segunda nov 12, 2007 1:44 pm
Futura entusiasta a bordo (av)

Bom report caro João Gomes ;)

Abraço

Canon 700D, 450D